Ingressantes a partir de 2020 - LICENCIATURA
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Licenciatura
Ementário do Núcleo I
Disciplina: Classificação e Diversidade dos Seres Vivos
Carga horária: 15
Teórica: 15
Prática: -
Ementa: Histórico e Fundamentos da Classificação Biológica, Sistemática Filogenética dos Seres Vivos, Níveis de Organização.
Disciplina: Bioquímica Estrutural
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Bases da química orgânica; pH – conceitos e aplicações; a célula e sua organização bioquímica; Estrutura e propriedades de aminoácidos e proteínas; Enzimas – cinética, mecanismos de catálise e regulação; Estrutura e propriedades de carboidratos; Estrutura e propriedades de lipídios; Estrutura e propriedades de ácidos nucléicos. Instrumentação Laboratorial.
Disciplina: Anatomia Humana
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Estudo morfofuncional dos sistemas orgânicos que constituem o corpo humano. História da anatomia, a introdução ao estudo da anatomia e regras de nomenclatura, o estudo dos elementos descritivos e funcionais dos sistemas articular, esquelético, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital (masculino e feminino) e endócrino.
Disciplina: Ecologia Geral
Carga horária: 60
Teórica: 45
Prática: 15
Ementa: Introdução à ecologia. Condições ambientais e disponibilidade de recursos. Recursos naturais e fatores de degradação. Nicho ecológico. Relações ecológicas. Estrutura trófica. Fluxo de energia e matéria. Ciclos biogeoquímicos. Conceitos gerais de população, comunidade e ecossistemas. Ambientes aquáticos. Poluição.
Disciplina: Geologia
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Materiais terrestres. Mineralogia física. Mineralogia química. Mineralogia sistemática. Petrologia magmática (ígnea). Petrologia sedimentar. Petrologia metamórfica. A Terra em transformação através do ciclo das rochas. Tectônica de placas. Geocronologia. Noções gerais de Estratigrafia. Princípios estratigráficos. Colunas (seções) estratigráficas. Perfis geológicos. Geologia do Estado do Paraná.
Disciplina: Química Geral I
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Conceitos fundamentais da química. Estrutura da matéria. Estequiometria. Termoquímica. Gases. Periodicidade química. Ligações químicas.
Disciplina: História e Filosofia da Ciência
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática: -
Ementa: Análise das concepções de mundo na produção de teorias científicas e seu papel na construção do conhecimento. O entendimento das teorias científicas como reflexo do momento histórico e a compreensão da importância dos conceitos filosóficos para o pensamento científico. Conhecimento científico, método científico, grandes paradigmas da ciência. Produção e evolução do conhecimento em ciências naturais. Importância da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências. Problematização da visão eurocêntrica da ciência e Recontextualização da história da Ciência Ocidental Moderna levando em consideração as questões étnico-raciais e de gênero (Representação de mulher e negro nas ciências).
Disciplina: Invertebrados I
Carga horária: 60
Teórica: 45
Prática: 15
Ementa: Morfologia, sistemática, filogenia e evolução dos filos Placozoa, Porifera, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes, Nemertea, Rotifera, Gastrotrichia, Kinorrhyncha, Priapulida, Nemata, Nematomorpha, Acanthocephafa, Entoprocta, Mollusca e Annelida.
Disciplina: Cálculo para Biologia
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática: -
Ementa: Números racionais, números reais: razão e proporção, notação decimal, representação percentual. Funções de variável real e sua aplicação como modelos nas Ciências Biológicas. Equação, tabela, gráfico, utilização do Cálculo Diferencial na análise e traçado de curvas: as polinomiais, as racionais, as funções potência, as exponenciais, as logaritmas.
Disciplina: Biologia Celular
Carga horária: 75
Teórica: 45
Prática: 30
Ementa: Noções de microscopia óptica e eletrônica. Células eucariontes e procariontes. Células a nível molecular. Morfofisiologia e ultra-estrutura dos componentes celulares e suas interações. Comunicação celular. Síntese protéica. Ciclo celular. Morte celular.
Disciplina: Educação Ambiental
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Histórico da Educação Ambiental. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (Resolução no 02/2012). Política Nacional de Educação Ambiental (Lei no 9.795/1999). Política Estadual da Educação Ambiental (Lei no 17.505/2013). Normas Estaduais para a Educação Ambiental no Sistema de Ensino do Paraná (Deliberação no 04/2013). Estratégias para a Educação Ambiental. Princípios e Práticas da Educação Ambiental com vistas à cidadania. Educação Ambiental formal e informal. Aplicações nos currículos de Ciências e Biologia. As implicações da Educação Ambiental com o desenvolvimento científico-tecnológico e o papel da escola.
Disciplina: Morfoanatomia Vegetal
Carga horária: 75
Teórica: 45
Prática: 30
Ementa: Paredes de células vegetais. Histologia: sistemas dérmico, fundamental e vascular e tecidos meristemáticos de formação do corpo primário e secundário de plantas vasculares com sementes. Anatomia e morfologia de órgãos vegetativos e reprodutivos; noções básicas da influência do ambiente sobre a estrutura e anatomia vegetal. Tipos de polinização, de fecundação e de reprodução.
Disciplina: Física Aplicada à Biologia
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Grandezas físicas e unidades de medidas; Energia: fontes e conservação; Fenômenos ondulatórios: luz, som e ultrassom; Óptica aplicada à Biologia; Fluidos em sistemas biológicos; Aplicações das Leis da Mecânica; Calor e termodinâmica; Eletricidade em sistemas biológicos; Astronomia; física das radiações.
Disciplina: Histologia Geral
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Estudo comparado da organização estrutural e histofisiológica dos órgãos e
sistemas: circulatório, respiratório, digestório, urinário, endócrino e reprodutor feminino e masculino de vertebrados.
Disciplina: Genética Molecular
Carga horária: 60
Teórica: 60
Prática: -
Ementa: Histórico do conhecimento da genética molecular. O material genético: identificação, estrutura, composição e função. Organização genômica: compactação e tipos de sequência. Hereditariedade: replicação, mutação, reparo e recombinação. Expressão da informação genética e o conceito de gene: transcrição, tradução e controle da expressão gênica. Tipos de RNA e função. Tecnologia do DNA recombinante e noções de aplicação de marcadores genéticos e da biologia molecular.
Disciplina: Invertebrados II
Carga horária: 75
Teórica: 45
Prática: 30
Ementa: Morfologia, sistemática, filogenia e evolução dos Filos Arthropoda, Sipuncula, Echiura, Pogonophora, Tardigrada, Phoronida. Ectoprocta, Brachiopoda e Echinodermata.
Disciplina: Vertebrados I
Carga horária: 60
Teórica: 45
Prática: 15
Ementa: Sistemática, filogenia, estrutura e evolução dos Filos Hemichordata e Chordata: Urochordata, Cephalocordata, Agnata, Chondrichthyes, Osteichtyes, Amphibia.
Disciplina: Diversidade de Microorganismos
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Princípios básicos da organização viral, grupo Archaea, Eubactéria, protozoários e fungos.
Disciplina: Embriologia
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Aspectos gerais da reprodução. Gametogênese. Desenvolvimento embrionário dos vertebrados: fecundação, clivagem, implantação, gastrulação, neurulação e organogênese. Anexos embrionários. Período fetal. Malformações congênitas.
Disciplina: Vertebrados II
Carga horária: 60
Teórica: 45
Prática: 15
Ementa: Sistemática, filogenia, estrutura e evolução do Filo Chordata: Reptilia, Aves e Mammalia
Disciplina: Genética Geral I
Carga horária: 75
Teórica: 45
Prática: 30
Ementa: Divisão celular aplicada a genética, mendelismo e probabilidade ligada a genética, herança ligada ao sexo, ligação gênica, herança poligênica e genética quantitativa, aberrações cromossômicas estruturais e numéricas, herança extracromossômica, noções de genética humana.
Disciplina: Diversidade e Evolução dos Organismos Fotossintetizantes Avasculares
Carga horária: 60
Teórica: 45
Prática: 15
Ementa: Diversidade, morfologia, ciclos de vida, evolução, caracteres diagnósticos, sistemática e importância dos grandes grupos de algas, briófitas e pteridófitas.
Disciplina: Diversidade e Evolução dos Organismos Fotossintetizantes Vasculares
Carga horária: 60
Teórica: 45
Prática: 15
Ementa: Diversidade, morfologia, ciclos de vida, evolução, caracteres diagnósticos e importância das Gimnospermas e Angiospermas.
Disciplina: Bioquímica Metabólica
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Bases da Termodinâmica; Metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos; Regulação e integração do metabolismo.
Disciplina: Fisiologia Humana
Carga horária: 75
Teórica: 45
Prática: 30
Ementa: Homeostase; Fisiologia hematológica; Equilíbrio ácido-base; Fisiologia dos sistemas endócrino, nervoso, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório e renal.
Disciplina: Fisiologia Vegetal I
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Água no sistema solo-planta-atmosfera. Fotossíntese. Reguladores Vegetais, fotomorfogênese, frutificação.
Disciplina: Ciências Sociais
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática: -
Ementa: Conceitos básicos de Antropologia. Origem da humanidade. Fases do desenvolvimento Humano. Conceituação de etnocentrismo e relativização cultural. Relações de gênero. Relações étnico-raciais. O passado cultural do Homem. Os grupos antropológicos brasileiros. História e cultura afro-brasileira e Africana. As estratificações sociais. Políticas de inclusão social.
Disciplina: Genética Geral II
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática: -
Ementa: Estrutura genética de uma população. Fluxo gênico e sistemas de acasalamento. Freqüências gênicas e genotípicas. Lei de Hardy-Weinberg; Teste do equilíbrio de Hardy-Weinberg para herança qualitativa, alelos múltiplos e genes ligados ao sexo; Fatores que alteram a freqüência gênica.
Disciplina: Evolução
Carga horária: 60
Teórica: 60
Prática: -
Ementa: Histórico do pensamento evolutivo e conceito de evolução biológica, evidências da evolução. Fontes de variabilidade genética individual e populacional. Evolução não adaptativa: deriva genética, efeito fundador e gargalo de garrafa. Teoria neutra da evolução molecular. Evolução adaptativa: seleção natural. Teoria da evolução das espécies por seleção natural. Macroevolução: espécies e mecanismos de especiação, coevolução. História da vida na Terra. Evolução humana e aprofundamento da discussão sobre a inexistência de raças humanas biológicas.
Ementário do Núcleo II
Disciplina: Instrumentação em Ecologia
Carga horária: 30
Teórica: 30
Prática: -
PCC: Presencial
Ementa: Noções básicas para formação de uma proposta metodológica para o ensino de Ecologia , com desenvolvimento de práticas pedagógicas e alternativas metodológicas com recursos/materiais para um ensino motivador sobre conteúdos do Ensino Fundamental (Ciências) e Médio (Biologia), com aporte teórico da Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais e outros Documentos Oficiais, para integrar a formação teórica e prática do licenciando. Elaboração e adequação de instrumental para aulas de Ciências e Biologia, com utilização nos diferentes espaços escolares (salas de aula, laboratórios, espaços abertos de ensino). Análise de materiais e livros didáticos, de textos científicos, de mídias (filmes, desenhos animados, publicidade), conteúdos veiculados pela internet, softwares educacionais, que envolvam temas científicos do Ensino de Ciências e Sociedade. Contextualizar o ensino na perspectiva de ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Trabalhar a experimentação e as tecnologias de informação e comunicação para o ensino e aprendizagem. Estudar o processo de avaliação. Desenvolver atividades para elaboração de projetos de construção e/ou montagem de Kits para realização de experimentos com produção de materiais para o ensino de Ecologia. Planejamento e realização de experimentos e atividades práticas de Biologia que possam ser desenvolvidos em sala de aula, laboratório e em outros espaços educativos.
Disciplina: Prática do Ensino de Física e Astronomia
Carga horária: 60
Teórica: 30
Prática: -
PCC: 30 (extraclasse)
Ementa: Abordar os tópicos principais de Física: Movimento e velocidade; Força e peso; As leis de Newton; Energia; Trabalho e potência; Sensação térmica, temperatura e as escalas de temperatura; Calor, equilíbrio térmico e as formas de propagação do calor; Dilatação térmica e contração térmica; As propriedades do som; A reflexão e refração da luz; As cargas elétricas; Correntes e dispositivos elétricos; Circuito elétrico; Magnetismo e eletromagnetismo; e de Astronomia: identificação de objetos celestes (planetas, constelações e objetos de fundo); recursos tecnológicos ao ensino de Astronomia. Experimentos e simulações por computador para o Ensino de Astronomia: determinação de distâncias e períodos de planetas e satélites. Aplicação das leis de gravitação. Marés. Determinação de massas dentro e fora do Sistema Solar. Formação e evolução de estrelas e galáxias. Cosmologia. Desenvolver atividades extraclasse para elaboração de projetos de construção e/ou montagem de Kits para realização de experimentos com produção de materiais para o ensino de Física e Astronomia.
Disciplina: Prática do Ensino de Química
Carga horária: 50
Teórica: 30
Prática: -
PCC: 20 (extraclasse)
Ementa: Dificuldades de aprendizagem de conceitos básicos em Química e suas implicações para o ensino de Química. Transposição didática de conteúdos de Química. Abordagens didáticas para o ensino de Química na Educação básica. Desenvolver atividades extraclasse para elaboração de projetos de construção e/ou montagem de Kits para realização de experimentos com produção de materiais para o ensino de Química.
Disciplina: Didática das Ciências
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática: -
PCC: -
Ementa: Fundamentos da didática; a práxis pedagógica: caracterização e problematização dos elementos didáticos (aluno, professor, conteúdo); atuais abordagens teóricas sobre a didática das ciências naturais; questões históricas e atuais sobre a formação do professor de Ciências e Biologia; a Transposição Didática e a Alfabetização Científica no Ensino das Ciências; a importância das Ciências Naturais na formação do aluno no Ensino Básico; as diferentes propostas de ensino-aprendizagem para o ensino das Ciências; Planejamento de ensino: elaboração de projetos e planos de aula que explicitem a mediação teórico-prática da ação docente no ensino das Ciências Naturais.
Disciplina: Libras
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática: -
PCC: -
Ementa: Introdução: aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez. A Língua de Sinais Brasileira - Libras: características básicas da fonologia. Noções básicas de léxico, de morfologia e de sintaxe com apoio de recursos audio-visuais; Noções de variação. Praticar Libras: desenvolver a expressão visual-espacial.
Disciplina: Instrumentação em Biologia Molecular da Célula
Carga horária: 30
Teórica: 30
Prática: -
PCC: Presencial
Ementa: Noções básicas para formação de uma proposta metodológica para o ensino de Bioquímica e Biologia Celular, com desenvolvimento de práticas pedagógicas e alternativas metodológicas com recursos/materiais para um ensino motivador sobre conteúdos do Ensino Fundamental (Ciências) e Médio (Biologia), com aporte teórico da Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais e outros Documentos Oficiais, para integrar a formação teórica e prática do licenciando. Elaboração e adequação de instrumental para aulas de Ciências e Biologia, com utilização nos diferentes espaços escolares (salas de aula, laboratórios, espaços abertos de ensino). Análise de materiais e livros didáticos, de textos científicos, de mídias (filmes, desenhos animados, publicidade), conteúdos veiculados pela internet, softwares educacionais, que envolvam temas científicos do Ensino de Ciências e Sociedade. Contextualizar o ensino na perspectiva de ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Trabalhar a experimentação e as tecnologias de informação e comunicação para o ensino e aprendizagem. Estudar o processo de avaliação. Desenvolver atividades para elaboração de projetos de construção e/ou montagem de Kits para realização de experimentos com produção de materiais para o ensino de Bioquímica e Biologia Celular. Planejamento e realização de experimentos e atividades práticas de Biologia que possam ser desenvolvidos em sala de aula, laboratório e em outros espaços educativos.
Disciplina: Psicologia da Educação
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
PCC: -
Ementa: Psicologia educacional, tipos de ensino, inter-relação professor-aluno, aspectos centrais do desenvolvimento humano nos anos escolares e na adolescência. Teorias da aprendizagem e variáveis da aprendizagem (cognição, gênero, nível sócio-econômico, cultura). A motivação do aluno. Transtornos do neurodesenvolvimento. Contribuições da neurociência cognitiva para a educação. Variáveis da aprendizagem e relações com gênero/etnia.
Disciplina: Metodologia do Ensino de Ciências
Carga horária: 90
Teórica: 30
Prática: 30
PCC: 30 (extraclasse)
Ementa: O ensino de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental: tendências, pressupostos teórico-metodológicos e Documentos Oficiais. Epistemologia e o ensino de Ciências: Biologia, Física e Química. A unidade indissociável: ciência, tecnologia, ambiente social e natural. Processo ensino-aprendizagem de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental. Elementos do planejamento no Ensino de Ciências. Metodologias Ativas. Avaliação: formas, instrumentos e critérios. Fundamentos teóricos para a pesquisa em Educação em Ciências e as contribuições para o ensino de Ciências e Biologia.
Disciplina: Política Educacional
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática: -
PCC: -
Ementa: Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil com destaque para: a política educacional no contexto das políticas públicas. Organização e Gestão dos sistemas de ensino, considerando as peculiaridades nacionais e os contextos internacionais, focando a Legislação de ensino. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, enfatizando as Ciências Biológicas como componente curricular de ensino fundamental e médio. Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação em Direitros Humanos – Parecer CP/CNE nº 08/2012, Deliberação nº 02/2015 CEE/PR, Lei 7.716/89 (define os crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor); LDBEN 9394/96 + Lei 10.639/03 (obrigatoriedade da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no Currículo Nacional) + Lei 11645/08 (inclusão da temática indígena), Deliberação nº 02/2002 CEE/PR - Educação Escolar Indígena e Deliberação nº 04/2006 CEE/PR - Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana + Lei 11340/06 (Lei Maria da Penha), Lei 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Disciplina: Prática do Ensino de Ciências
Carga horária: 60
Teórica: 30
Prática: -
PCC: 30 (extraclasse)
Ementa: Microensino. Ambientação no espaço escolar. O professor e o Ensino de Ciências. Escolha e direcionamento prático dos conteúdos escolares e o Ensino de Ciências. Seleção, estruturação e planejamento dos conteúdos de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental. Direcionamento prático para as escolhas de metodologias e estratégias para o Ensino de Ciências. Noções práticas associadas à avaliação. Instrumentação para o Ensino de Ciências.
Disciplina: Metodologia do Ensino de Biologia
Carga horária: 90
Teórica: 30
Prática: 30
PCC: 30 (extraclasse)
Ementa: Documentos Oficiais para o Ensino de Biologia. Objetivos do ensino de Biologia. Conteúdos escolares e o ensino de Biologia. Identificação profissional do professor de Biologia. Elementos de planejamento do ensino de Biologia. Métodos e estratégias para o ensino de Biologia. Metodologias Ativas. Avaliação: formas, instrumentos e critérios. As relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Alfabetização científica. Atividades extraclasses como PCC.
Disciplina: Prática do Ensino de Saúde
Carga horária: 60
Teórica: 15
Prática: 15
PCC: 30 (extraclasse)
Ementa: Introdução à Educação em Saúde. Saúde: processo saúde-doença; conceitos em epidemiologia; políticas públicas de saúde. Estudo sobre as concepções e paradigmas vigentes na prática de Educação em Saúde. Métodos e técnicas de abordagem com a comunidade. Representações sociais. Educação em saúde no ensino de Ciências Biológicas. Saúde Ambiental: ecologia médica. Doenças infectocontagiosas emergentes e re-emergentes. . Desenvolver atividades para elaboração de projetos de construção e/ou montagem de Kits para realização de experimentos com produção de materiais para o ensino de Saúde.
Disciplina: Instrumentação em Desenvolvimento Animal
Carga horária: 40
Teórica: 15
Prática: 15
PCC: PCC: 10 (extraclasse)
Ementa: Noções básicas para formação de uma proposta metodológica para o ensino de Histologia Animal e Embriologia, com desenvolvimento de práticas pedagógicas e alternativas metodológicas com recursos/materiais para um ensino motivador sobre conteúdos do Ensino Fundamental (Ciências) e Médio (Biologia), com aporte teórico da Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais e outros Documentos Oficiais, para integrar a formação teórica e prática do licenciando. Elaboração e adequação de instrumental para aulas de Ciências e Biologia, com utilização nos diferentes espaços escolares (salas de aula, laboratórios, espaços abertos de ensino). Análise de materiais e livros didáticos, de textos científicos, de mídias (filmes, desenhos animados, publicidade), conteúdos veiculados pela internet, softwares educacionais, que envolvam temas científicos do Ensino de Ciências e Sociedade. Contextualizar o ensino na perspectiva de ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Trabalhar a experimentação e as tecnologias de informação e comunicação para o ensino e aprendizagem. Estudar o processo de avaliação. Desenvolver atividades extraclasse para a elaboração de projetos de construção e/ou montagem de Kits para realização de experimentos com produção de materiais para o ensino de Histologia Animal e Embriologia. Planejamento e realização de experimentos e atividades práticas de Biologia que possam ser desenvolvidos em sala de aula, laboratório e em outros espaços educativos.
Disciplina: Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
Carga horária: 30
Teórica: 30
Prática: -
PCC: -
Ementa: Análise histórica da Educação Especial. Políticas contemporâneas de educação especial brasileira e as proposições internacionais. Estudos avançados em epistemologias, abordagens teóricas e pedagogias: contribuições à educação especial. Escola e práticas organizativas, educacionais e curriculares numa perspectiva inclusiva. Desafios, atravessamentos e possibilidades de emancipação e de cidadania. Alteridade e relações de ensino
Disciplina: Gênero e Sexualidade
Carga horária: 40
Teórica: 30
Prática: -
PCC: 10 (extraclasse)
Ementa: Discutir os conceitos de gênero e de sexualidade, focalizando o contexto escolar como campo de estudo. A Educação Sexual na escola. Discutir preconceitos, desigualdades e prevenção. Principais estudos e teorias sobre mulheres e gênero; Histórico dos feminismos; Principais estudos sobre sexualidade e diversidade sexual; Homossexualidades, travestilidades e transexualidades; Histórico dos movimentos LGBT; Teoria queer; Identidade de gênero e orientação sexual; Homo, lesbo e transfobia; Direitos sexuais e reprodutivos. Desenvolver atividades para elaboração de projetos de construção e/ou montagem de Kits para realização de experimentos com produção de materiais para o ensino de Gênero e Sexualidade.
Disciplina: Instrumentação em Microbiologia e Saúde
Carga horária: 55
Teórica: 30
Prática: 15
PCC: 10 (extraclasse)
Ementa: Noções básicas para formação de uma proposta metodológica para o ensino de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, com desenvolvimento de práticas pedagógicas e alternativas metodológicas com recursos/materiais para um ensino motivador sobre conteúdos do Ensino Fundamental (Ciências) e Médio (Biologia), com aporte teórico da Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais e outros Documentos Oficiais, para integrar a formação teórica e prática do licenciando. Elaboração e adequação de instrumental para aulas de Ciências e Biologia, com utilização nos diferentes espaços escolares (salas de aula, laboratórios, espaços abertos de ensino). Análise de materiais e livros didáticos, de textos científicos, de mídias (filmes, desenhos animados, publicidade), conteúdos veiculados pela internet, softwares educacionais, que envolvam temas científicos do Ensino de Ciências e Sociedade. Contextualizar o ensino na perspectiva de ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Trabalhar a experimentação e as tecnologias de informação e comunicação para o ensino e aprendizagem. Estudar o processo de avaliação. Desenvolver atividades extraclasse para a elaboração de projetos de construção e/ou montagem de Kits para realização de experimentos com produção de materiais para o ensino de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia. Planejamento e realização de experimentos e atividades práticas de Biologia que possam ser desenvolvidos em sala de aula, laboratório e em outros espaços educativos.
Disciplina: Instrumentação em Funcionamento Animal
Carga horária: 55
Teórica: 30
Prática: 15
PCC: 10 (extraclasse)
Ementa: Noções básicas para formação de uma proposta metodológica para o ensino de Anatomia e Fisiologia Humana, com desenvolvimento de práticas pedagógicas e alternativas metodológicas com recursos/materiais para um ensino motivador sobre conteúdos do Ensino Fundamental (Ciências) e Médio (Biologia), com aporte teórico da Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais e outros Documentos Oficiais, para integrar a formação teórica e prática do licenciando. Elaboração e adequação de instrumental para aulas de Ciências e Biologia, com utilização nos diferentes espaços escolares (salas de aula, laboratórios, espaços abertos de ensino). Análise de materiais e livros didáticos, de textos científicos, de mídias (filmes, desenhos animados, publicidade), conteúdos veiculados pela internet, softwares educacionais, que envolvam temas científicos do Ensino de Ciências e Sociedade. Contextualizar o ensino na perspectiva de ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Trabalhar a experimentação e as tecnologias de informação e comunicação para o ensino e aprendizagem. Estudar o processo de avaliação. Promover oficinas e elaborações de projetos de construção e/ou montagem de Kits para realização de experimentos com produção de materiais para o ensino de Anatomia e Fisiologia Humana. Planejamento e realização de experimentos e atividades práticas de Biologia que possam ser desenvolvidos em sala de aula, laboratório e em outros espaços educativos.
Disciplina: Instrumentação em Zoologia
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
PCC: Presencial
Ementa: Noções básicas para formação de uma proposta metodológica para o ensino de Zoologia (Vertebrados, Invertebrados, Fisiologia Animal), com desenvolvimento de práticas pedagógicas e alternativas metodológicas com recursos/materiais para um ensino motivador sobre conteúdos do Ensino Fundamental (Ciências) e Médio (Biologia), com aporte teórico da Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais e outros Documentos Oficiais, para integrar a formação teórica e prática do licenciando. Elaboração e adequação de instrumental para aulas de Ciências e Biologia, com utilização nos diferentes espaços escolares (salas de aula, laboratórios, espaços abertos de ensino). Análise de materiais e livros didáticos, de textos científicos, de mídias (filmes, desenhos animados, publicidade), conteúdos veiculados pela internet, softwares educacionais, que envolvam temas científicos do Ensino de Ciências e Sociedade. Contextualizar o ensino na perspectiva de ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Trabalhar a experimentação e as tecnologias de informação e comunicação para o ensino e aprendizagem. Estudar o processo de avaliação. Promover oficinas e elaborações de projetos de construção e/ou montagem de Kits para realização de experimentos com produção de materiais para o ensino de Zoologia. Planejamento e realização de experimentos e atividades práticas de Biologia que possam ser desenvolvidos em sala de aula, laboratório e em outros espaços educativos.
Disciplina: Instrumentação em Botânica
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
PCC: Presencial
Ementa: Noções básicas para formação de uma proposta metodológica para o ensino de Botânica, com desenvolvimento de práticas pedagógicas e alternativas metodológicas com recursos/materiais para um ensino motivador sobre conteúdos do Ensino Fundamental (Ciências) e Médio (Biologia), com aporte teórico da Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais e outros Documentos Oficiais, para integrar a formação teórica e prática do licenciando. Elaboração e adequação de instrumental para aulas de Ciências e Biologia, com utilização nos diferentes espaços escolares (salas de aula, laboratórios, espaços abertos de ensino). Análise de materiais e livros didáticos, de textos científicos, de mídias (filmes, desenhos animados, publicidade), conteúdos veiculados pela internet, softwares educacionais, que envolvam temas científicos do Ensino de Ciências e Sociedade. Contextualizar o ensino na perspectiva de ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Trabalhar a experimentação e as tecnologias de informação e comunicação para o ensino e aprendizagem. Estudar o processo de avaliação. Promover oficinas e elaborações de projetos de construção e/ou montagem de Kits para realização de experimentos com produção de materiais para o ensino de Botânica. Planejamento e realização de experimentos e atividades práticas de Biologia que possam ser desenvolvidos em sala de aula, laboratório e em outros espaços educativos.
Disciplina: Instrumentação em Genética e Evolução
Carga horária: 55
Teórica: 30
Prática: 15
PCC: 10 (extraclasse)
Ementa: Noções básicas para formação de uma proposta metodológica para o ensino de Genética e Evolução, com desenvolvimento de práticas pedagógicas e alternativas metodológicas com recursos/materiais para um ensino motivador sobre conteúdos do Ensino Fundamental (Ciências) e Médio (Biologia), com aporte teórico da Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais e outros Documentos Oficiais, para integrar a formação teórica e prática do licenciando. Elaboração e adequação de instrumental para aulas de Ciências e Biologia, com utilização nos diferentes espaços escolares (salas de aula, laboratórios, espaços abertos de ensino). Análise de materiais e livros didáticos, de textos científicos, de mídias (filmes, desenhos animados, publicidade), conteúdos veiculados pela internet, softwares educacionais, que envolvam temas científicos do Ensino de Ciências e Sociedade. Contextualizar o ensino na perspectiva de ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Trabalhar a experimentação e as tecnologias de informação e comunicação para o ensino e aprendizagem. Estudar o processo de avaliação. Desenvolver atividades para elaboração de projetos de construção e/ou montagem de Kits para realização de experimentos com produção de materiais para o ensino de Genética e Evolução. Planejamento e realização de experimentos e atividades práticas de Biologia que possam ser desenvolvidos em sala de aula, laboratório e em outros espaços educativos.
Disciplina: Prática do Ensino de Biologia
Carga horária: 60
Teórica: 30
Prática: -
PCC: 30 (extraclasse)
Ementa: Microensino. Investigação do ambiente escolar e o ensino de Biologia. Escolha e direcionamento prático aos conteúdos escolares e o ensino de Biologia. Implementação do planejamento do ensino de Biologia. Direcionamento prático para as escolhas de métodos e estratégias para o ensino de Biologia. Noções práticas associadas à avaliação. Instrumentação para o ensino de Biologia.
Ementário do Núcleo III – Disciplinas Eletivas
Disciplina: Acessibilidade
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: A inclusão social, lei brasileira de inclusão, normas técnicas, legislação. Desenho universal, projetos, pessoas com deficiência, idosos. O engenheiro agrônomo e a acessibilidade: arborização, vegetações, projetos com acessibilidade.
Disciplina: Bioestatística I
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Noções básicas de estatística. Estatística descritiva. Conceitos básicos de probabilidade. Principais distribuições de probabilidade.
Disciplina: Diversidade Etno-racial
Carga horária: 30
Teórica: 30
Prática: -
Ementa: Conceituar etnia, raça, racialização, identidade e diferenças. Compreender os processos de colonização, enfatizando a diáspora e a temática da escravidão, e pós-colonização. Propostas de políticas de inclusão das populações étnicas. Discutir o racismo e a discriminação em perspectiva histórica e nos novos tempos de autoritarismo. Estudar a história e cultura afro-brasileira e os movimentos sociais, discutindo a natureza do discurso de reprodução versus transformação.
Disciplina: Etnobotânica
Carga horária: 30
Teórica: 30
Prática: -
Ementa: Histórico da Etnobotânica, Importância de Etnobotânica e sua interdisciplinaridade. Valor da Etnobotânica para conservação da diversidade biológica e cultural. Contextualização do trabalho: aspectos culturais, aspectos ecológicos e aspectos sócio-políticos das comunidades a serem estudadas. Métodos de trabalho no campo: quantitativos e qualitativos, Coleta de plantas, Etnobotânica e Indústria, Ética no trabalho etnobotânico, Propriedade intelectual das informações populares.
Disciplina: Metodologia Científica
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática: -
Ementa: Ciências e suas características, pesquisa científica, trabalhos de pesquisas, redação/ técnico-científica, características de linguagem e estilo, revisão bibliográfica, bibliografia; tipos de resumos, projeto e relatório de pesquisa, popularização das ciências; palestras e apresentação de trabalhos científicos.
Disciplina: Psicobiologia
Carga horária: 30
Teórica: 30
Prática: -
Ementa: Princípios básicos da Psicobiologia. Bases neurobiológicas do comportamento. Princípios básicos de psicofarmacologia e bases biológicas dos transtornos mentais. Saúde pública e abuso de drogas.
Disciplina: Sociologia da Educação
Carga horária: 30
Teórica: 30
Prática: -
Ementa: Conceitos e objetivos da sociologia e da educação nas sociedades modernas. As teorias sociológicas clássicas e contemporâneas e as tendências ideológicas na educação. A relação dialética entre Escola, Estado e Sociedade. As decisões políticas do estado capitalista e a educação como política social. O Estado e as relações entre o saber e o poder. A educação popular e a Escola Pública. O papel político do professor. Questionamentos amplos dos conceitos de burocracia, função social da escola e da família, instituições sociais, trabalho e educação e das formas de justificação e legitimação de ações e políticas educacionais. O direito universal à educação e os benefícios da produção cultural. Os mecanismos de transmissão e assimilação de conhecimentos e os diferentes processos de socialização no âmbito da educação familiar e escolar.
Ingressantes a partir de 2020 - BACHARELADO
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Bacharelado
Ementário do Núcleo I
Disciplina: Classificação e Diversidade dos Seres Vivos
Carga horária: 15
Teórica: 15
Prática: -
Ementa: Histórico e Fundamentos da Classificação Biológica, Sistemática Filogenética dos Seres Vivos, Níveis de Organização.
Disciplina: Bioquímica Estrutural
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Bases da química orgânica; pH – conceitos e aplicações; a célula e sua organização bioquímica; Estrutura e propriedades de aminoácidos e proteínas; Enzimas – cinética, mecanismos de catálise e regulação; Estrutura e propriedades de carboidratos; Estrutura e propriedades de lipídios; Estrutura e propriedades de ácidos nucléicos. Instrumentação Laboratorial.
Disciplina: Anatomia Humana
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Estudo morfofuncional dos sistemas orgânicos que constituem o corpo humano. História da anatomia, a introdução ao estudo da anatomia e regras de nomenclatura, o estudo dos elementos descritivos e funcionais dos sistemas articular, esquelético, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital (masculino e feminino) e endócrino.
Disciplina: Ecologia Geral
Carga horária: 60
Teórica: 45
Prática: 15
Ementa: Introdução à ecologia. Condições ambientais e disponibilidade de recursos. Recursos naturais e fatores de degradação. Nicho ecológico. Relações ecológicas. Estrutura trófica. Fluxo de energia e matéria. Ciclos biogeoquímicos. Conceitos gerais de população, comunidade e ecossistemas. Ambientes aquáticos. Poluição.
Disciplina: Geologia
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Materiais terrestres. Mineralogia física. Mineralogia química. Mineralogia sistemática. Petrologia magmática (ígnea). Petrologia sedimentar. Petrologia metamórfica. A Terra em transformação através do ciclo das rochas. Tectônica de placas. Geocronologia. Noções gerais de Estratigrafia. Princípios estratigráficos. Colunas (seções) estratigráficas. Perfis geológicos. Geologia do Estado do Paraná.
Disciplina: Química Geral I
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Conceitos fundamentais da química. Estrutura da matéria. Estequiometria. Termoquímica. Gases. Periodicidade química. Ligações químicas.
Disciplina: História e Filosofia da Ciência
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática: -
Ementa: Análise das concepções de mundo na produção de teorias científicas e seu papel na construção do conhecimento. O entendimento das teorias científicas como reflexo do momento histórico e a compreensão da importância dos conceitos filosóficos para o pensamento científico. Conhecimento científico, método científico, grandes paradigmas da ciência. Produção e evolução do conhecimento em ciências naturais. Importância da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências. Problematização da visão eurocêntrica da ciência e Recontextualização da história da Ciência Ocidental Moderna levando em consideração as questões étnico-raciais e de gênero (Representação de mulher e negro nas ciências).
Disciplina: Invertebrados I
Carga horária: 60
Teórica: 45
Prática: 15
Ementa: Morfologia, sistemática, filogenia e evolução dos filos Porifera, Placozoa, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes, Nemertinea, Tardigrada, Nemata, Rotifera, Gastrotrichia, Nematomorpha, Acanthocephafa, Kinorrhyncha, Mollusca, Annelida, Sipuncula, Echiura, Priapulida e Pogonophora.
Disciplina: Cálculo para Biologia
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática: -
Ementa: Números racionais, números reais: razão e proporção, notação decimal, representação percentual. Funções de variável real e sua aplicação como modelos nas Ciências Biológicas. Equação, tabela, gráfico, utilização do Cálculo Diferencial na análise e traçado de curvas: as polinomiais, as racionais, as funções potência, as exponenciais, as logaritmas.
Disciplina: Biologia Celular
Carga horária: 75
Teórica: 45
Prática: 30
Ementa: Noções de microscopia óptica e eletrônica. Células eucariontes e procariontes. Células a nível molecular. Morfofisiologia e ultra-estrutura dos componentes celulares e suas interações. Comunicação celular. Síntese protéica. Ciclo celular. Morte celular.
Disciplina: Educação Ambiental
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Histórico da Educação Ambiental. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (Resolução no 02/2012). Política Nacional de Educação Ambiental (Lei no 9.795/1999). Política Estadual da Educação Ambiental (Lei no 17.505/2013). Normas Estaduais para a Educação Ambiental no Sistema de Ensino do Paraná (Deliberação no 04/2013). Estratégias para a Educação Ambiental. Princípios e Práticas da Educação Ambiental com vistas à cidadania. Educação Ambiental formal e informal. Aplicações nos currículos de Ciências e Biologia. As implicações da Educação Ambiental com o desenvolvimento científico-tecnológico e o papel da escola.
Disciplina: Morfoanatomia Vegetal
Carga horária: 75
Teórica: 45
Prática: 30
Ementa: Paredes de células vegetais. Histologia: sistemas dérmico, fundamental e vascular e tecidos meristemáticos de formação do corpo primário e secundário de plantas vasculares com sementes. Anatomia e morfologia de órgãos vegetativos e reprodutivos; noções básicas da influência do ambiente sobre a estrutura e anatomia vegetal. Tipos de polinização, de fecundação e de reprodução.
Disciplina: Física Aplicada à Biologia
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Grandezas físicas e unidades de medidas; Energia: fontes e conservação; Fenômenos ondulatórios: luz, som e ultrassom; Óptica aplicada à Biologia; Fluidos em sistemas biológicos; Aplicações das Leis da Mecânica; Calor e termodinâmica; Eletricidade em sistemas biológicos; Astronomia; física das radiações.
Disciplina: Histologia Geral
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Estudo comparado da organização estrutural e histofisiológica dos órgãos e sistemas: circulatório, respiratório, digestório, urinário, endócrino e reprodutor feminino e masculino de vertebrados.
Disciplina: Genética Molecular
Carga horária: 60
Teórica: 60
Prática: -
Ementa: Histórico do conhecimento da genética molecular. O material genético: identificação, estrutura, composição e função. Organização genômica: compactação e tipos de sequência. Hereditariedade: replicação, mutação, reparo e recombinação. Expressão da informação genética e o conceito de gene: transcrição, tradução e controle da expressão gênica. Tipos de RNA e função. Tecnologia do DNA recombinante e noções de aplicação de marcadores genéticos e da biologia molecular.
Disciplina: Invertebrados II
Carga horária: 75
Teórica: 45
Prática: 30
Ementa: Morfologia, sistemática, filogenia e evolução dos Filos Arthropoda, Ectoprocta, Brachiopoda, Echinodermata, Entoprocta e Phoronida.
Disciplina: Vertebrados I
Carga horária: 60
Teórica: 45
Prática: 15
Ementa: Sistemática, filogenia, estrutura e evolução dos Filos Hemichordata e Chordata: Urochordata, Cephalocordata, Agnata, Chondrichthyes, Osteichtyes, Amphibia.
Disciplina: Diversidade de Microorganismos
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Princípios básicos da organização viral, grupo Archaea, Eubactéria, protozoários e fungos.
Disciplina: Embriologia
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Aspectos gerais da reprodução. Gametogênese. Desenvolvimento embrionário dos vertebrados: fecundação, clivagem, implantação, gastrulação, neurulação e organogênese. Anexos embrionários. Período fetal. Malformações congênitas.
Disciplina: Vertebrados II
Carga horária: 60
Teórica: 45
Prática: 15
Ementa: Sistemática, filogenia, estrutura e evolução do Filo Chordata: Reptilia, Aves e Mammalia
Disciplina: Genética Geral I
Carga horária: 90
Teórica: 60
Prática: 30
Ementa: Divisão celular aplicada a genética, mendelismo e probabilidade ligada a genética, herança ligada ao sexo, ligação gênica, herança poligênica e genética quantitativa, aberrações cromossômicas estruturais e numéricas, herança extracromossômica, noções de genética humana.
Disciplina: Diversidade e Evolução dos Organismos Fotossintetizantes Avasculares
Carga horária: 60
Teórica: 45
Prática: 15
Ementa: Diversidade, morfologia, ciclos de vida, evolução, caracteres diagnósticos, sistemática e importância dos grandes grupos de algas, briófitas e pteridófitas.
Disciplina: Diversidade e Evolução dos Organismos Fotossintetizantes Vasculares
Carga horária: 60
Teórica: 45
Prática: 15
Ementa: Diversidade, morfologia, ciclos de vida, evolução, caracteres diagnósticos e importância das Gimnospermas e Angiospermas.
Disciplina: Bioquímica Metabólica
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Bases da Termodinâmica; Metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos; Regulação e integração do metabolismo.
Disciplina: Fisiologia Humana
Carga horária: 90
Teórica: 60
Prática: 30
Ementa: Homeostase; Fisiologia hematológica; Equilíbrio ácido-base; Fisiologia dos sistemas endócrino, nervoso, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório e renal.
Disciplina: Fisiologia Vegetal I
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Água no sistema solo-planta-atmosfera. Fotossíntese. Reguladores Vegetais, fotomorfogênese, frutificação.
Disciplina: Ciências Sociais
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática:
Ementa: Esta disciplina introduz conteúdos acerca das diversas dimensões da relação indivíduo e sociedade e os seus condicionantes culturais, políticos e econômicos. Essa abordagem é construída em torno de temas básicos da vida social e problematizado a partir dos fenômenos sociais que são produzidas e reproduzidas nas sociedades pelas diferentes culturas e grupos, mediante a perspectiva analítica das ciências sociais.
Disciplina: Genética Geral II
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática:
Ementa: Estrutura genética de uma população. Fluxo gênico e sistemas de acasalamento. Freqüências gênicas e genotípicas. Lei de Hardy-Weinberg; Teste do equilíbrio de Hardy-Weinberg para herança qualitativa, alelos múltiplos e genes ligados ao sexo; Fatores que alteram a freqüência gênica.
Disciplina: Evolução
Carga horária: 60
Teórica: 60
Prática:
Ementa: Histórico do pensamento evolutivo e conceito de evolução biológica, evidências da evolução. Fontes de variabilidade genética individual e populacional. Evolução não adaptativa: deriva genética, efeito fundador e gargalo de garrafa. Teoria neutra da evolução molecular. Evolução adaptativa: seleção natural. Teoria da evolução das espécies por seleção natural. Macroevolução: espécies e mecanismos de especiação, coevolução. História da vida na Terra. Evolução humana e aprofundamento da discussão sobre a inexistência de raças humanas biológicas.
Ementário do Núcleo II
Disciplina: Química II
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Líquidos e soluções. Noções de termodinâmica. Cinética química. Equilíbrio químico. Eletroquímica. Processos nucleares.
Disciplina: Bioética e Biossegurança
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: História da bioética, principais acordos internacionais e diretrizes em Bioética, Pesquisa em animais, Pesquisa em seres humanos, Bioética de fronteira (bioética e a genética). Biossegurança laboratorial: Tipos de risco, Tipos de Risco Biológico e Níveis de Biossegurança, Barreiras de contenção primárias e secundárias, segurança química e gerenciamento de resíduos. Lei Brasileira de Biossegurança, Biossegurança na pesquisa e comercialização de OGMs, clonagem terapêutica e uso de células tronco embrionárias.
Disciplina: Sistemática Vegetal
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Introdução a sistemática vegetal. Nomenclatura botânica. Histórico e sistemas de classificação. Sistemática de Gimnospermas e Angiospermas. Filogenia de Angiospermas e classificação com base em sistemas filogenéticos atuais, compreendendo os clados: Grupos Basais, Magnoliídeas, Monocotiledôneas e Eudicotiledôneas e principais ordens e famílias da Mata Atlântica.
Disciplina: Ecologia de Populações
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Caracterização de populações - taxas de crescimento populacional, estrutura populacional, distribuição espacial. Tabelas de vida. Fatores de regulação de populações - fatores dependentes e independentes da densidade. História de vida. Interações biológicas e efeitos sobre a dinâmica populacional. Dinâmica e conservação de metapopulações.
Disciplina: Ética do Profissional Biólogo
Carga horária: 30
Teórica: 30
Prática:
TICS/EAD:
Ementa: Pressupostos básicos da ética: a formação de uma cultura e a vida em sociedade; a política com essência do ser social; definição de público e privado; a moral e a ética (conceito, a liberdade humana, a responsabilidade e o compromisso social); fundamentos do Direito Público e Privado pertinentes ao exercício da profissão do biólogo; Legislação trabalhista (modalidades de contrato e regime de trabalho); definição jurídica da profissão biólogo no Brasil; Aspectos legais da profissão; código de ética profissional; o mercado de trabalho (necessidades, realidade e perspectivas futuras) e formação inicial e continuada do profissional biólogo.
Disciplina: Ecologia de Comunidades
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Comunidade: definição e conceitos. Riqueza e abundância de espécies. Diversidade em comunidades. Nicho, guildas e grupos funcionais. Metacomunidades. Regulação e equilíbrio. Ecologia de Paisagem. Padrões biogeográficos (Biomas mundiais e Fitogeografia do Brasil).
Disciplina: Biofísica
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Fundamentos da biofísica molecular e celular; Biofísica das membranas; Biopotenciais; Transmissão sináptica; Biofísica da contração muscular; Biofísica de sistemas (circulação, respiração, função renal, visão e audição); Métodos biofísicos aplicados à biologia; Radiobiologia.
Disciplina: Metodologia Científica
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática:
Ementa: Ciências e suas características, pesquisa científica, trabalhos de pesquisas, redação/ técnico-científica, características de linguagem e estilo, revisão bibliográfica, bibliografia; tipos de resumos, projeto e relatório de pesquisa, popularização das ciências; palestras e apresentação de trabalhos científicos.
Disciplina: Microbiologia
Carga horária: 30
Teórica: 15
Prática: 15
Ementa: Introdução a Microbiologia. Citologia microbiana (Bactérias, Fungos e Vírus). Fisiologia microbiana: (metabolismo autotrófico, heterotrófico). Crescimento e Controle de Crescimento Microbiano. Genética Microbiana. Antimicrobianos. Fungos e Vírus.
Disciplina: Saúde Ambiental
Carga horária: 30
Teórica: 15
Prática: 15
Ementa: O meio ambiente humano, qualidade de vida e saúde. Riscos no trabalho, habitação e meio ambiente. Políticas ambientais, interações entre sistemas, natureza e sociedade.
Disciplina: Epidemiologia
Carga horária: 30
Teórica: 30
Prática:
Ementa: História da Epidemiologia. Conceitos básicos. Indicadores de Saúde. Estudos de Mortalidade. Medidas de ocorrência de doenças. Prevalência, incidência. Fundamentos metodológicos da epidemiologia. Aplicações da epidemiologia: doenças infecciosas, vigilância epidemiológica, doenças não-infecciosas, serviços de saúde e qualidade dos serviços de saúde.
Disciplina: Bioestatística I
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Noções básicas de estatística. Estatística descritiva. Conceitos básicos de probabilidade. Principais distribuições de probabilidade.
Disciplina: Paleontologia
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Processos de Fossilização. Técnicas de Campo e Laboratório. Paleoecologia e Paleobiogeografia. Paleontologia Histórica e Evolutiva. Biotas Primitivas. Transição para o Continente. Evolução dos Seres Vivos.
Disciplina: Parasitologia
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Relação parasito-hospedeiro e noções básicas de ecologia; Protozoários e helmintos de interesse da saúde; Entomologia Médica: principais artrópodes transmissores e veiculadores de doenças; Modos de infecção e infestação, diagnóstico, profilaxia e controle das doenças parasitárias do país e região.
Disciplina: Imunologia
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Fundamentos de imunologia. Antígenos. Imunoglobulinas. Interação antígeno-anticorpo “in vitro”. Sistema complemento. Imunogenética. Cooperação celular. Hipersensibilidade mediada por anticorpos e por células. Imunidade a infecções. Imunoprofilaxia.
Disciplina: Fisiologia Animal Comparada
Carga horária: 90
Teórica: 60
Prática: 30
Ementa: Circulação. Respiração. Pigmentos respiratórios. Digestão, absorção e tomada de alimento. Metabolismo energético. Osmorregulação e excreção. Evolução ed filogênese do sistema nervoso. Sistema sensorial e motor de invertebrados e vertebrados. Endocrinologia comparada.
Disciplina: Saúde Coletiva
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Evolução das Políticas de Saúde no Brasil, A história das políticas e da assistência à saúde no Brasil, A organização do setor saúde no Brasil. A Reforma Sanitária, Organização do Sistema Único de Saúde, As bases legais do sistema de saúde no Brasil: Constituição Federal, Leis Orgânicas da Saúde, Conselhos de saúde, Pacto pela Saúde, Municipalização da Saúde, As redes de atenção a saúde; A estratégia saúde da Família, Controle social e financiamento do SUS, Vigilância em Saúde como unidade de práticas de vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador. Territorialização, Unidade de Saúde, Visita Domiciliar.
Disciplina: Fisiologia Vegetal II
Carga horária: 30
Teórica: 15
Prática: 15
Ementa: Crescimento e Desenvolvimento; dormência e germinação de sementes. Noções de nutrição mineral de plantas.
Núcleo III – Disciplinas Eletivas
Disciplina: Agroecologia
Carga horária: 45
Teórica: 15
Prática: 30
Ementa: Aspectos dos sistemas agroecológicos e orgânicos de produção, certificação orgânica e sustentabilidade agropecuária: proteção de nascentes, sistemas sintrópicos, agroflorestas, proteção e controle solos, técnicas agroecológicas para cultivo: compostagem, vermicompostagem, biodigestor artesanal, uso de plantas medicinais no controle sanitário animal.
Disciplina: Aquicultura de preservação
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Estudo dos principais grupos de peixes de água doce do Brasil; Características de ambientes lóticos e lênticos e relação da comunidade com fatores ambientais; Histórico e situação atual do uso da aquicultura na preservação ambiental; Princípios e conceitos básicos de desenvolvimento sustentável aplicado à aquicultura; Métodos de coleta e considerações sobre amostragem e ambientes de água doce. Processos de reciclagem de efluentes através da aquicultura; Controle biológico de pragas através de organismos aquáticos; Integração da aquicultura com atividades rurais causadoras de impacto ambiental; Repovoamento de ambientes naturais com espécies autóctones.
Disciplina: Avaliação de Impacto e Riscos Ambientais
Carga horária: 45
Teórica:
Prática:
Ementa: Legislação relativa à avaliação de impactos ambientais. Evolução das metodologias de avaliação e quantificação de impactos ambientais. Licenciamento nos níveis federal, estaduais e municipais. Licenciamento ambiental no Estado do Paraná. Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Conceituação de impactos. Tipos de impactos. Classificação dos impactos. Intensidade e magnitude dos impactos. Abrangência dos impactos. Metodologias de avaliação de impactos. Impactos ambientais sobre o solo e a água. Mitigação de impactos. Acidentes Ambientais por causas naturais. Acidentes Tecnológicos. Plano de Contingência e de atendimento a Emergências Ambientais. Custos dos acidentes Ambientais.
Disciplina: Bioestatística II
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Teste qui-quadrado. Correlação e Regressão linear. Análise de variância em diversos delineamentos experimentais. Testes estatísticos para comparações de médias.
Disciplina: Biogeografia
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática:
Ementa: Introdução à Biogeografia. História e Conceitos básicos. Deriva Continental e Tectônica de Placas. Distribuição, Variações geográficas e Clima. Biogeografia ecológica. Regiões Biogeográficas, fauna e flora. Espécie, especiação, extinção e Conceitos de espécie. Endemismo, Provincialismo e Disjunção. Biogeografia de Ilhas e Biogeografia histórica. Centro de Origem e Método Filogenético.
Disciplina: Biologia da Conservação
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática:
Ementa: Biologia da conservação: princípios, conceito e aplicabilidade. Diversidade Biológica: Distribuição e Ameaças. Conservação de Populações, espécies e comunidades. Saneamento ambiental, manejo de parques e reservas biológicas. Ecologia da restauração. Tópicos em Legislação Ambiental.
Disciplina: Biologia de Campo - Biomas
Carga horária: 60
Teórica:
Prática: 60
Ementa: Práticas de campo com noções básicas e conceituais nas áreas de Zoologia, Botânica e Ecologia; Caracterização do Bioma visitado.
Disciplina: Biologia de Campo - Litoral
Carga horária: 45
Teórica:
Prática: 45
Ementa: Práticas de campo com noções e conceitos básicos nas áreas de Zoologia de Invertebrados Marinhos e Ecologia; Caracterização do Bioma visitado.
Disciplina: Bioquímica Clínica e experimental
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Bioquímica de Membranas. Bioquímica do eritrócito. Bioquímica da coagulação. Introdução à bioquímica clínica. Biomarcadores sorológicos. Instrumentação e metodologias para determinações de analitos bioquímicos. Técnicas aplicadas à bioquímica. Análises laboratoriais qualitativas e quantitativas. Cinética enzimática.
Disciplina: Botânica Econômica
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Descrição e identificação de famílias e espécies de plantas de importância econômica: alimentícias, oleaginosas, fibrosas, medicinais, tóxicas, aromáticas, frutíferas e paisagísticas nativas e suas potencialidades econômicas. Técnicas de coleta e herborização de material botânico. Bioprospecção
Disciplina: Botânica Experimental
Carga horária: 30
Teórica: 15
Prática: 15
Ementa: Atividades experimentais diferenciadas na pesquisa de botânica e etnobotânica; instalação de experimentos relacionados com propagação de plantas medicinais (uma alternativa natural), comestíveis, nativas e extrativas, associadas e contribuindo para a formação do conhecimento científico e popular.
Disciplina: Controle Biológico
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Definição e terminologia. Importância do controle biológico. Taxonomia. Criação massal de inimigos naturais. Controle de qualidade. Casos de sucesso no controle biológico no Brasil empregando entomófagos. Ácaros predadores. Agentes microbianos de controle biológico. Análise de risco e impacto ambiental do uso de agentes de controle biológico.
Disciplina: Controle de Vetores e Pragas
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Entomologia Médica: principais artrópodes transmissores e veiculadores de doenças. Modos de infecção e infestação, diagnóstico, profilaxia e controle das doenças vetoriais do país e região. Epidemiologia de doenças relacionadas a vetores; Capacidade vetorial; Comportamento humano e epidemiologia das doenças vetoriais;
Disciplina: Animais de Experimentação
Carga horária: 30
Teórica: 30
Prática:
Ementa: Importância do uso de animais. Princípios éticos na experimentação animal. Animais de experimentação. Biotério: necessidades básicas, rotina, procedimentos, componentes ambientais e biossegurança. Enriquecimento ambiental. Biologia, cuidados e manejo de animais de experimentação. Procedimentos experimentais: coleta de amostras, vias de administração de substâncias, anestesia, analgesia. Eutanásia.
Disciplina: Doenças Parasitárias
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Estudo das doenças humanas causadas por helmintos, protozoários e artrópodes, com o eixo centralizado na doença: sintomatologia, patogenia, epidemiologia tratamento e profilaxia.
Disciplina: Ecologia de Campo Animal
Carga horária: 45
Teórica:
Prática: 45
Ementa: Conhecimento de técnicas para coleta de dados zoológicos no campo. Discussão e aplicação prática de conceitos ecológicos na zoologia. Treinamento em formulação e análise de hipóteses em ecologia animal. Redação de trabalhos científicos.
Disciplina: Ecologia de Campo Vegetal
Carga horária: 60
Teórica:
Prática: 60
Ementa: Conhecer e manipular materiais e equipamentos de campo para pesquisas vegetais; procedimentos e métodos de coleta de materiais e dados vegetais, organização de planilhas de dados de campo, análise e redação trabalhos científicos; normas de segurança em atividades de campo.
Disciplina: Ecotoxicologia
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Definição e conceitos de ecotoxicologia. Exposição a agentes químicos e xenobióticos. Processos de transporte e transformação das substâncias potencialmente tóxicas no ambiente. Testes de toxicidade e exemplos de bioensaios. Ecotoxicologia aquática. Exploração de recursos naturais e seus potenciais riscos ambientais. Estudos de caso, incluindo artigos clássicos da área de ecotoxicologia bem como artigos contemporâneos.
Disciplina: Etnobotânica
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Histórico da Etnobotânica, Importância e sua interdisciplinaridade. Valor da Etnobotânica para conservação da diversidade biológica e cultural. Contextualização do trabalho: aspectos culturais, aspectos ecológicos e aspectos sócio-políticos das comunidades a serem estudadas. Métodos de trabalho no campo: quantitativos e qualitativos, Coleta de plantas, Etnobotânica e Indústria, Ética no trabalho etnobotânico, Propriedade intelectual das informações populares.
Disciplina: Etologia
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: História do estudo do comportamento animal: conceitos, métodos e principais abordagens. Filogenia, aptidão e função adaptativa aplicadas a comportamentos individuais e sociais. Inter-relação entre pré-disposições inatas e processos de aprendizagem. Etologia aplicada.
Disciplina: Farmacologia I
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática:
Ementa: Interação Droga-Receptor e Vias de Sinalização Celular. Farmacocinética. Vias de Administração de Fármacos. Neurotransmissão e Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo. Junção Neuromuscular. Anestésicos Locais.
Disciplina: Farmacologia II
Carga horária: 45
Teórica:
Prática:
Ementa: Farmacologia do SNC. Farmacologia do sistemas cardiovascular e renal. Farmacologia do Aparelho digestivo. Autofarmacologia. Antinflamatórios. Corticóides. Insulina e hipoglicemias orais. Coagulantes e anticoagulantes. Farmacologia do sistema respiratório. Ocitócicos e anovulatórios. Antibióticos e quimioterápicos. Interação medicamentosa.
Disciplina: Geologia Ambiental
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Sistemas da Terra: fontes de energia e fluxos da matéria através dos ciclos biogeoquímicos nos processos geológicos. Fenômenos geológicos e interferências antrópicas. Problemas e benefícios causados pela exploração econômica da Terra e pela ocupação humana do meio ambiente. Disponibilidade e limitação do uso dos recursos minerais visando a sustentabilidade.
Disciplina: Geoprocessamento
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Cartografia básica, Princípios de geoprocessamento, sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica. Modelo de dados em sistemas de informação geográfica, processamento de imagens, modelagem numérica de terreno, álgebra de mapas e análise espacial. Uso de Sistemas de informações geográficas em estudos e planejamento ambiental de bacias hidrográficas.
Disciplina: Histologia Comparada
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Estudo comparado da organização estrutural e histofisiológica dos órgãos e sistemas: vascular, respiratório, digestório, urinário, endócrino e reprodutor feminino e masculino de vertebrados.
Disciplina: Insetos Úteis
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa:
Disciplina: Geologia Ambiental
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Biologia de Bombix mori; criação do bicho-da-seda; cultura da amoreira; sirgaria, depósito de folhas, chocadeira; produtos do bicho da seda; doenças do bicho-da-seda
Disciplina: Métodos de Investigação em Microscopia
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Microscopia óptica e suas aplicações. Coleta e fixação de material biológico. Preparações citológicas. Processamento histológico. Colorações. Princípios de histoquímica e citoquímica. Imunohistoquímica. Meios de montagem. Interpretação de cortes histológicos. Aquisição e análise de imagens. Métodos quantitativos e morfométricos de células e tecidos. Noções de histopatologia.
Disciplina: Micologia Ambiental
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Estudo das características básicas dos fungos filamentosos e leveduriformes: taxonomia e classificação, morfologia, genética, fisiologia e estratégias nutricionais. Técnicas e cultivo dos fungos de importância ambiental. Micotoxicologia. Fungos em processos de biorremediação. Fungos do solo e associações biológicas. Fixação de nutrientes e decomposição.
Disciplina: Micologia Clínica
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Estudo das características básicas dos fungos filamentosos e leveduriformes: taxonomia e classificação, morfologia, genética, fisiologia, estratégias nutricionais e sua relação com o hospedeiro. Técnicas de isolamento e cultivo de fungos patogênicos. Etiologia das micoses. Métodos de diagnósticos de micoses. Anti-fúngicos. Fatores de virulência dos fungos.
Disciplina: Microbiologia Ambiental
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Caracterização dos microrganismos em seus habitats naturais (solo, água, ar e resíduos) e seu potencial de aplicação: avaliação de metodologias para medidas de crescimento microbiano. Genética de microrganismos – DNA recombinante. Biotecnologia do Solo. Biorremediação. Interações Microbianas. Microrganismos e os Ciclos biogeoquímicos.
Disciplina: Parasitologia Clínica
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Estudo dos protozoários e helmintos de interesse em saúde pública. Morfologia dos protozoários e helmintos. Coleta e conservação de material biológico. Preparo de reagentes e corantes. Execução de métodos de diagnóstico parasitológico para identificação das formas parasitárias.
Disciplina: Patologia Geral e Clínica
Carga horária: 90
Teórica: 60
Prática: 30
Ementa: Introdução à Patologia Geral: homeostasia, Saúde x Doença, etiologia, etiopatogenia, fisiopatologia. Lesões Celulares Reversíveis e Irreversíveis. Distúrbios da Circulação. Distúrbios do Crescimento e Diferenciação Celular. Carcinogênese e Neoplasia. Inflamação e Mediadores Químicos da Inflamação. Cicatrização.
Disciplina: Política e Gestão Ambiental
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática:
Ementa: Conceitos de gestão ambiental. Sistema de gestão ambiental. Implantação do Sistema de Gestão Ambiental segundo Normas da ABNT/ Comitê Gestão Ambiental. Política e Legislação de Avaliação de Impactos Ambientais no Brasil. Métodos de Avaliação, Identificação, Caracterização dos Impactos Ambientais. Processos e métodos de recuperação de área degradada. Gestão de recursos hídricos, resíduos líquidos e sólidos.
Disciplina: Psicobiologia
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática:
Ementa: Princípios básicos da Psicobiologia. Bases neurobiológicas do comportamento. Princípios básicos de psicofarmacologia e bases biológicas dos transtornos mentais. Saúde pública e abuso de drogas.
Disciplina: Química Ambiental
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Introdução a química ambiental. Química da atmosfera, poluição e monitoramento. Química de ambientes aquáticos, poluição e problemas ambientais. Química do solo, fontes de contaminação, dispersão de poluentes e biorremedicação.
Disciplina: Química Analítica
Carga horária: 45
Teórica: 30
Prática: 15
Ementa: Equilíbrio químico. Amostragem e preparo de amostras e soluções. Análises graviméticas e titulométricas. Noções de espectrofotometria de emissão e de absorção.
Disciplina: Solos: Natureza e propriedades
Carga horária: 45
Teórica: 15
Prática: 30
Ementa: A formação dos solos. Classificação do solo. Propriedades físicas dos solos. A fração coloidal: local de atividade química e física do solo. Matéria orgânica do solo. Solos e poluição química. Qualidade dos solos.
Disciplina: Toxicologia
Carga horária: 45
Teórica: 45
Prática:
Ementa: Mecanismos de ação e efeitos decorrentes da interação dos toxicantes com os sistemas biológicos. Principais grupos de drogas com efeitos tóxicos. Toxinas de plantas, algas e fungos. Toxicologia dos metais, hidrocarbonetos, solvente, ácidos, bases e agrotóxicos. Mecanismos de atenuação da toxicidade. Princípios das análises toxicológica e da vigilância toxicológica.
Ingressantes até 2019
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Licenciatura / Bacharelado
Disciplina: Biologia Celular, Embriologia e Biologia do Desenvolvimento
Carga horária: 150 h
Série: 1ª
Ementa: Métodos de estudo em Biologia Celular, Embriologia Animal e Biologia do Desenvolvimento. Aspectos morfofuncionais e bioquímicos da célula: revestimento, compartimentos e componentes celulares. Comunicação entre células e seu ambiente. Ação e expressão gênica. Ciclo celular e divisão celular. Apoptose. Gametogênese. Fecundação. Clivagem e gastrulação em ovos de vertebrados. Diferenciação dos folhetos embrionários e organização da forma básica do corpo. Anexos embrionários. Teratologia.Conceitos básicos e modelos animais em biologia do desenvolvimento. Bases celulares e moleculares da morfogênese. Controle e plasticidade da expressão gênica. Diferenciação celular e células-tronco. Padrões de determinação dos eixos corporais de vertebrados.
Disciplina: Anatomia Humana
Carga horária: 90 h
Série: 1ª
Ementa: Estudo dos sistemas: ósseo, articular, muscular, tegumentar, digestivo, respiratório, circulatório, urinário, genital, nervoso e endócrino.
Disciplina: Invertebrados I
Carga horária: 90 h
Série: 1ª
Ementa: Morfologia, sistemática e filogenia dos filos Sarcomastigophora, Ciliophora, Apicomplexa Porifera, Placozoa, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes, Nemertinea, Tardigrada, Nemata, Rotifera, Gastrotricha, Nematomorpha, Acanthocephala e Kinorrhyncha, Mollusca, Annelida, Sipuncula, Priapulida e Pogonophora.
Disciplina: Geologia e Paleontologia
Carga horária: 120 h
Série: 1ª
Ementa: Mineralogia física, química e sistemática. Petrologia magmática, sedimentar e metamórfica. Tectônica de placas e o interior da Terra. Geocronologia. Princípios estratigráficos. Geologia do estado do Paraná. Importância da paleontologia. Processos de fossilização, tipos de fósseis e esqueletos minerais. Técnicas de campo e laboratório empregadas em paleontologia. Fósseis e paleoambientes; paleoecologia e paleobiogeografia. Paleontologia histórica e evolutiva: biotas primitivas. Invertebrados e vegetais marinhos. Transição para o continente. Origem dos vertebrados. Paleontologia e evolução dos peixes, anfíbios. Plantas terrestres, répteis e aves. Migração continental e evolução biológica. Paleontologia e evolução dos hominídeos.
Disciplina: Física Biológica e Biofísica
Carga horária: 120 h
Série: 1ª
Ementa: Física das radiações e radiobiologia; Transformações e fluxo de energia na biosfera; Noções de astronomia; Transporte através da membrana, Potenciais de ação e repouso; Transmissão sináptica; Transdução de sinais; Biofísica da contração muscular; Leis dos gases e suas aplicações biológicas; Biofísica da respiração; Estática e dinâmica dos fluidos; Biofísica da circulação; Biofísica da função renal; Física do som e acústica; Biofísica da audição; Óptica; Biofísica da visão. Métodos biofísicos de análise
Disciplina: Química Geral
Carga horária: 60 h
Série: 1ª
Ementa: Eletroquímica. Termoquímica. Hidrocarbonetos. Grupos funcionais. Alcenos-álcoois (reação, obtenção). Compostos carbonílicos. Compostos aromáticos. Isomeria. Relação de peso. Estrutura atômica. Propriedades periódicas. Ligações químicas. Gases. Sólidos. Líquidos. Soluções. Cinética química e equilíbrio. Equilíbrio iônico. Relação de oxi-redução.
Disciplina: Cálculo para Biologia
Carga horária: 60 h
Série: 1ª
Ementa: Relações e funções. Função exponencial e logarítmica. Limites. Derivadas. Integrais
Disciplina: Ecologia Geral
Carga horária: 60 h
Série: 1ª
Ementa: Ecologia: introdução; Condições ambientais e disponibilidade de recurso; Recursos naturais e fatores de degradação; Nicho ecológico; Relações ecológicas; Estrutura trófica; Fluxo de energia e matéria; Ciclos biogeoquímicos; Conceitos gerais de população, comunidade e ecossistemas; Ambientes aquáticos; Poluição.
Disciplina: História e Filosofia da Ciência
Carga horária: 45 h
Série: 1ª
Ementa: Análise das concepções de mundo na produção de teorias científicas e seu papel na construção do conhecimento. O entendimento das teorias científicas como reflexo do momento histórico e a compreensão da importância dos conceitos filosóficos para o pensamento científico. Conhecimento científico, método científico, grandes paradigmas da ciência. Produção e evolução do conhecimento em ciências naturais. Importância da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências.
Disciplina: Diversidade, Evolução e Morfoanatomia de Organismos Fotossintetizantes
Carga horária: 120 h
Série: 2ª
Ementa: Diversidade, evolução, morfologia e ciclos de vida de algas, briófitas e plantas vasculares sem sementes. Evolução, morfologia e ciclos de vida de gimnospermas. Evolução e ciclos de vida de angiospermas. Níveis morfológicos de organização, organogênese, morfoanatomia de estruturas vegetativas e reprodutivas.
Disciplina: Histologia Geral e comparada de Vertebrados
Carga horária: 120 h
Série: 2ª
Ementa: Caracterização morfofuncional dos tecidos animais: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Estudo comparado da organização estrutural e histofisiológica dos órgãos e sistemas: vascular, respiratório, digestório, urinário, endócrino e reprodutor feminino e masculino de vertebrados.
Disciplina: Invertebrados II
Carga horária: 90 h
Série: 2ª
Ementa: Morfologia, sistemática e filogenia do filo Arthropoda, com ênfase nos subfilos Crustacea, Chelicerata, Miriapoda, Mandibulata, Bryozoa, Brachiopoda, Entoprocta, Phoronida e Echinodermata.
Disciplina: Bioquímica
Carga horária: 120 h
Série: 2ª
Ementa: Água, pH e tampões. Química de carboidratos, proteínas e lipídeos. Enzimas e Coenzimas. Introdução ao metabolismo. Bioenergética. Metabolismo de carboidratos, lipídeos, aminoácidos, proteínas e nucleotídeos. Integração metabólica. Bioquímica analítica qualitativa. Química orgânica: Cadeias carbônicas alifáticas e aromáticas; Isomeria; Grupos funcionais; Propriedades funcionais; Reações em meio não aquoso; Polímeros.
Disciplina: Genética Molecular Aplicada
Carga horária: 120 h
Série: 2ª
Ementa: Material genético: identificação, estrutura, composição química e funções. Expressão gênica. Regulação da expressão gênica. Mutações Gênicas e mecanismos de reparo. Recombinação gênica. Elementos transponíveis. Organização genômica. Técnicas de isolamento e separação de biomoléculas. Tecnologia do DNA recombinante. PCR e Hibridação de ácidos nucléicos. Marcadores moleculares. Seqüenciamento de ácidos nucléicos. Genômica estrutural e funcional. Transformação genética.
Disciplina: Psicologia da Educação
Carga horária: 60 h
Série: 2ª
Ementa: Aspectos psicológicos da inter-relação professor-aluno. Aprendizagem: conceitos, tipos, principais modelos teóricos. Variáveis da aprendizagem. A motivação do aluno. Aspectos centrais do desenvolvimento humano nos anos escolares e na adolescência.
Disciplina: Bioestatística
Carga horária: 60 h
Série: 2ª
Ementa: Natureza dos métodos probabilísticos. Distribuição de freqüências. Introdução às probabilidades. Função e distribuição de probabilidades. Momentos e principais medidas. Noções sobre amostragem. Estimativas. Testes de hipóteses. Noções sobre correlação e regressão linear. Introdução à análise de variância.
Disciplina: Didática Geral
Carga horária: 60 h
Série: 2ª
Ementa: Fundamentos da didática: conceito, evolução, tendências. Diferentes abordagens educacionais no estudo de objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos e avaliações. A práxis pedagógica: caracterização e problematização dos elementos didáticos (aluno, professor, conteúdo). Planejamento de ensino: tipos, níveis e etapas, segundo as várias tendências. Estruturação de planos de ensino.
Disciplina: Metodologia Científica
Carga horária: 60 h
Série: 2ª
Ementa: Ciências e suas características, pesquisa científica, trabalhos de pesquisas, redação técnico-científica, características de linguagem e estilo, revisão bibliográfica, bibliografia; tipos de resumos, projeto e relatório de pesquisa, popularização das ciências; palestras e apresentação de trabalhos científicos.
Disciplina: Sistemática Vegetal e Botânica Econômica
Carga horária: 90 h
Série: 3ª
Ementa: Introdução à sistemática vegetal. Histórico e nomenclatura botânica. Identificação, sistemas de classificação e diversidade de Fanerógamas. Técnicas de coleta, fixação e herborização. Importância econômica dos grupos vegetais.
Disciplina: Genética Geral
Carga horária: 120 h
Série: 3ª
Ementa: Bases físicas da herança. Herança monogênica. Segregação independente. Determinação do sexo e herança ligada ao sexo. Ligação gênica e aberrações cromossômicas. Herança poligênica. Princípios de genética Quantitativa. Genética de populações. Herança extracromossômica. Genética Humana.
Disciplina: Oficina de Ensino de Ciências
Carga horária: 150 h
Série: 3ª
Ementa: Desenvolvimento de práticas pedagógicas sobre diversos conteúdos biológicos para o licenciando fazer utilização em sala de aula e em laboratório, integrando a formação teórica e prática. O objetivo desta disciplina é desenvolver no licenciando a criatividade para elaboração e adequação de instrumental para aulas de Ciências.
Disciplina: Microbiologia
Carga horária: 90 h
Série: 3ª
Ementa: Citologia microbiana (prions, virusóides, viróides, vírus, procariontes, eucariontes). Fisiologia microbiana: metabolismo autotrófico, heterotrófico, crescimento e respiração microbiana e regulação celular. Recombinações microbianas. Antimicrobianos. Microbiologia ambiental (solo, água, ar, plantas, animais e homem). Biodegradação microbiana. Interações microbianas.
Disciplina: Vertebrados
Carga horária: 120 h
Série: 3ª
Ementa: Morfologia, Sistemática e Evolução do Filo Hemichordata e do Filo Chordata: Urochordata, Cephalochordata, Agnatha, Chondrichthyes, Osteichtyes, Amphibia e do Filo Chordata: Reptilia, Aves e Mammalia.
Disciplina: Parasitologia
Carga horária: 90 h
Série: 3ª
Ementa: Relações parasito-hospedeiro: evolução, aspectos ecológicos, bioquímicos e imunológicos. Principais protozoários e helmintos que parasitam o homem. Aspectos: celulares, imunológicos, moleculares. Epidemiologia. Patogenia. Profilaxia e diagnóstico. Entomologia médica, estudo dos principais artrópodes transmissores e veiculadores de doenças. Animais peçonhentos.
Disciplina: Fisiologia Humana
Carga horária: 90 h
Série: 3ª
Ementa: Fundamentos da fisiologia dos sistemas, nervoso, cardiovascular, respiratório, digestivo, renal, endócrino, enfocando organização funcional, mecanismos e regulação aos mesmos.
Disciplina: Política Educacional: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Carga horária: 60 h
Série: 3ª
Ementa: Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil com destaque para: a política educacional no contexto das políticas públicas. Organização dos sistemas de ensino, considerando as peculiaridades nacionais e os contextos internacionais, focando a Legislação de ensino. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, enfatizando as Ciências Biológicas como componente curricular de ensino fundamental e médio.
Disciplina: Fisiologia Vegetal
Carga horária: 90 h
Série: 4ª
Ementa: Permeabilidade e absorção. Crescimento e desenvolvimento; dormência e germinação de semente. Água no sistema solo-planta-atmosfera. Noções de nutrição mineral de plantas. Fotossíntese. Translocação de solutos orgânicos. Reguladores Vegetais, fotomorfogênese, frutificação.
Disciplina: Metodologia e Prática do Ensino de Ciências
Carga horária: 120 h
Série: 4ª
Ementa: A prática do ensino nos cursos de licenciatura. Objetivos do ensino de ciências. Planejamento no ensino de ciências. O professor de ciências. Métodos e técnicas no ensino de ciências. Avaliação. Confecção de instrumentos de ensino de ciências. Temas livres em ciências. Instrumentação para o ensino de Ciências.
Disciplina: Fisiologia Animal Comparada
Carga horária: 90 h
Série: 4ª
Ementa: Circulação. Respiração. Pigmentos respiratórios. Digestão, absorção e tomada de alimento. Metabolismo energético. Osmorregulação e excreção. Evolução e filogênese do sistema nervoso. Sistema sensorial e motor de invertebrados e vertebrados. Endocrinologia comparada.
Disciplina: Etologia e Ecologia Animal
Carga horária: 90 h
Série: 4ª
Ementa: Noções básicas e determinantes biológicos do comportamento animal, enfatizando sua origem, filogenia, evolução e ontogenia, incluindo fundamentos neurológicos e controle hormonal. Ecologia comportamental. Estudo sobre comportamento comparativo. Metodologia de estudos do comportamento animal. Princípios e conceitos referentes às organizações no nível de população da espécie. Princípios e conceitos sobre a organização populacional no nível interespecífico. Comunidades.
Disciplina: Geoprocessamento, Manejo e Gestão Ambiental
Carga horária: 90 h
Série: 4ª
Ementa: Cartografia básica, Princípios de geoprocessamento, sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica. Modelo de dados em sistemas de informação geográfica, processamento de imagens, modelagem numérica de terreno, álgebra de mapas e análise espacial. Uso de Sistemas de informações geográficas em estudos e planejamento ambiental de bacias hidrográficas. Conceitos de gestão ambiental. Sistema de gestão ambiental. Implantação do Sistema de Gestão Ambiental segundo Normas da ABNT/ Comitê Gestão Ambiental. Política e Legislação de Avaliação de Impactos Ambientais no Brasil. Métodos de Avaliação, Identificação, Caracterização dos Impactos Ambientais. Processos e métodos de recuperação de área degradada. Gestão de recursos hídricos, resíduos líquidos e sólidos.
Disciplina: Oficina de Ensino de Biologia
Carga horária: 150 h
Série: 4ª
Ementa: Desenvolvimento de práticas pedagógicas sobre diversos conteúdos biológicos para o licenciando fazer utilização em sala de aula e em laboratório, integrando a formação teórica e prática. O objetivo desta disciplina é desenvolver no licenciando a criatividade para elaboração e adequação de instrumental para aulas de Biologia.
Disciplina: Imunologia
Carga horária: 60 h
Série: 4ª
Ementa: Fundamentos de imunologia. Antígenos. Imunoglobulinas. Interação antígeno-anticorpo “in vitro”. Sistema completo. Imunogenética. Cooperação celular. Hipersensibilidade mediada por anticorpos e por células. Imunidade a infecções. Imunoprofilaxia.
Disciplina: Libras
Carga horária: 45 h
Série: 4ª
Ementa: Introdução: aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez. A Língua de Sinais Brasileira - Libras: características básicas da fonologia. Noções básicas de léxico, de morfologia e de sintaxe com apoio de recursos audio-visuais; Noções de variação. Praticar Libras: desenvolver a expressão visual-espacial.
Disciplina: Bioética e Biossegurança
Carga horária: 60 h
Série: 4ª
Ementa: Conceito, história da bioética, Principais acordos internacionais de diretrizes em Bioética, Pesquisa em seres humanos, Pesquisa em animais, Reprodução assistida, Aconselhamento genético, Genética forense, Projeto Genoma Humano, Terapia celular e Terapia gênica. Contextualização, Biossegurança laboratorial, Segurança Química e Gerenciamento de resíduos, Biossegurança na experimentação animal, Lei Brasileira de Biossegurança, Biossegurança na pesquisa e comercialização de OGMs.
Disciplina: Sociologia e Antropologia
Carga horária: 30 h
Série: 4ª
Ementa: Conceitos básicos de Antropologia. Origem da humanidade. Fases do desenvolvimento Humano. Conceituação de etnocentrismo e relativização cultural. Relações de gênero. Relações etnico-raciais. O passado cultural do Homem. Os grupos antropológicos brasileiros. História e cultura afro-brasileira e Africana. As estratificações sociais.
Disciplina: Metodologia e Prática do Ensino de Biologia
Carga horária: 120 h
Série: 5ª
Ementa: Parâmetros Curriculares Nacionais. Objetivos do ensino de Biologia. Conteúdos escolares e o ensino de Biologia. Perfil do professor de Biologia. Elementos de planejamento do ensino de Biologia. Métodos, estratégias e técnicas para o ensino de Biologia. Avaliação: formas, instrumentos e critérios. As relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Instrumentação para o ensino de Biologia.
Disciplina: Ecologia Vegetal e Fitogeografia
Carga horária: 90 h
Série: 5ª
Ementa: O ambiente físico. Classificação ecológica das plantas. Interações planta x planta. Interações planta x animal. Estrutura e dinâmica de populações vegetais. Estrutura e dinâmica de comunidades vegetais. Sucessão vegetal. Classificação e ordenação das comunidades vegetais. Biomas mundiais. Fitogeografia do Brasil. Classificação e ordenação das comunidades vegetais. Fitogeografia do Brasil.
Disciplina: Evolução
Carga horária: 45 h
Série: 5ª
Ementa: Histórico do pensamento evolutivo, evidências da evolução, seleção natural, adaptação, deriva genética, evolução molecular, origem e manutenção da variabilidade genética, história da vida, conceitos de espécie, isolamento reprodutivo, especiação, coevolução e evolução humana.
Disciplina: Biogeografia
Carga horária: 45 h
Série: 5ª
Ementa: Introdução à Biogeografia. História e Conceitos básicos. Deriva Continental e Tectônica de Placas. Distribuição, Variações geográficas e Clima. Biogeografia ecológica. Regiões Biogeográficas, fauna e flora. Espécie, especiação, extinção e Conceitos de espécie. Endemismo, Provincialismo e Disjunção. Biogeografia de Ilhas e Biogeografia histórica. Centro de Origem e Método Filogenético.
Disciplina: Biologia da Conservação
Carga horária: 60 h
Série: 5ª
Ementa: Princípios da Biologia da conservação. Diversidade Biológica: Distribuição e Ameaças. Conservação de Populações, espécies e comunidades. Saneamento ambiental, manejo de parques e reservas biológicas. Elementos de Legislação Ambiental.
Disciplina: Educação Ambiental
Carga horária: 45 h
Série: 5ª
Ementa: Histórico da Educação Ambiental. Estratégias para a Educação Ambiental. Princípios e Práticas da educação ambiental com vistas à cidadania. Educação ambiental formal e informal. Aplicações nos currículos de ciências e biologia. As implicações da educação Ambiental com o desenvolvimento científico-tecnológico e papel da escola.