Ingressantes a partir de 2019
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Licenciatura | |
Disciplina: Noções de Anatomia Humana | |
Carga horária: 75 h | Série / Período: 1ª / 1º |
Ementa: Conceitos fundamentais em Anatomia. Planos e eixos do corpo humano. Princípios gerais de construção corpórea. Aspectos morfológicos e topográficos básicos dos sistemas: esquelético, articular, muscular, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital feminino, genital masculino e nervoso. | |
Disciplina: Química Geral e Orgânica | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 1ª / 1º |
Ementa: Propriedades Químicas da Matéria; Equilíbrio Químico; Hidrólise de Sais, atividade. Iônica; Produto de Solubilidade; Compostos Complexos e Potencial de Oxidação- Redução, Soluções Químicas. Erros e Tratamentos de Dados Experimentais. Fundamentos e Aplicações dos Seguintes Métodos Analíticos: Volumetria, Gravimetria, Potenciometria, Espectrofotometria e Cromatografia. Estrutura, Nomenclatura e Propriedades Físicas das Famílias de Substâncias Orgânicas. Ocorrências de Substâncias Orgânicas por Famílias de Plantas. Noções de Quimiotaxonomia de Plantas. Estereoquímica de Substâncias Orgânicas. | |
Disciplina: Morfologia e Sistemática de Algas, Fungos e Briófitas | |
Carga horária: 90 h | Série / Período: 1ª / 1º |
Ementa: Morfologia e classificação geral das cianobactérias, algas, fungos macroscópicos e liquenizados e briófitas. Algas lacustres e marinhas: morfologia, ultraestrutura, aspectos fisiológicos, ecológicos e evolutivos. Identificação dos principais gêneros e de espécies mais representativas. Fungos: morfologia e classificação dos principais grupos; Briófitas: morfologia, sistemática, reprodução e filogenia. | |
Disciplina: Biologia Celular I | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 1ª / 1º |
Ementa: Noções de microscopia e técnicas em biologia celular. Origem da vida e evolução da célula. Células procarióticas e eucarióticas. Aspectos morfológicos, bioquímicos e funcionais da célula. Membrana plasmática e suas especializações. Transporte através da membrana. Citoesqueleto. | |
Disciplina: Tópicos de Direitos Educacionais e Educação Especial | |
Carga horária: 30 h | Série / Período: 1ª / 1º |
Ementa: Direito educacional e educação do século XXI; Escola do século XXI; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Educação nacional e formação do cidadão; Educação para o Direito de todos; Conveniência didático–pedagógica e utilidade científica do Direito Educacional; Fundamentos da educação especial; Marcos legais da educação inclusiva; Alunos com Necessidades Educativas Especiais e a Inclusão Escolar; Escola Inclusiva. | |
Disciplina: Matemática Aplicada para Biocientistas | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 1ª / 1º |
Ementa: Funções de uma variável: domínio, imagem, gráficos. Funções e modelos matemáticos. Funções Exponenciais e Logarítmicas. Limites e continuidade: conceito intuitivo e definições. Limite de uma sequência. O limite de uma função. Cálculos envolvendo limites. Técnicas para determinação de limites. Limites infinitos e no infinito. Cálculo diferencial: definição, taxas de variação, máximos e mínimos. Cálculo Integral: Integral indefinida e Integral definida. Modelagem Matemática de Fenômenos Biológicos. | |
Disciplina: Física Geral | |
Carga horária: 30 h | Série / Período: 1ª / 1º |
Ementa: Medidas de grandezas físicas. Introdução a Mecânica. Noções de termodinâmica. Estudo de dinâmica de fluidos. Compreensão e interpretação de fenômenos ondulatórios. Aspectos da física da radiação. | |
Disciplina: Noções de Astronomia | |
Carga horária: 30 h | Série / Período: 1ª / 1º |
Ementa: Gravitação: a Física de Aristóteles, a Física de Galileu, as Leis de Kepler e a lei da gravitação universal de Newton. Breve histórico da astronomia ocidental. O sistema solar e seus objetos astronômicos. Fenômenos astronômicos básicos: eclipses, fases da lua, marés e estações do ano. Estrelas, constelações, a Via Láctea e o universo conhecido. Noções de astrofísica e cosmologia. Práticas observacionais do céu a olho nu e com telescópio. O ensino de astronomia nos níveis de escolaridade fundamental e médio: cuidados, métodos e atividades. | |
Disciplina: Biologia Celular II | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 1ª / 2º |
Ementa: Estrutura e função das organelas e suas interações. Núcleo, carioteca e cromatina. Ribossomos e síntese de proteínas. Ciclo celular: mitose e meiose. Respiração Celular. | |
Disciplina: Educação Ambiental | |
Carga horária: 30 h | Série / Período: 1ª / 2º |
Ementa: Introdução a Educação Ambiental; Objetivos da Educação Ambiental; Construção de conceitos que fundamentam as principais discussões ambientais; Principais problemas ambientais no Brasil e no Mundo; Diferentes aplicações da Educação Ambiental nos contextos educacionais e não formais. | |
Disciplina: Legislação do Profissional Biólogo | |
Carga horária: 30 h | Série / Período: 1ª / 2º |
Ementa: Aspectos históricos da Biologia. O surgimento e regulamento da profissão de Biólogo. Legislação da profissão do Biólogo. O Biólogo: do estudante ao profissional. O curso de Biologia: áreas de atuação e mercado de trabalho. As Ciências Biológicas e demandas atuais. Órgãos de classe. A importância do regulamento dos conselhos de Biologia. Conduta e ética profissional. Linhas de Pesquisa em Biologia. A responsabilidade social do Biólogo na sua formação e atividade profissional. Bioética. | |
Disciplina: Tópicos de História, Filosofia e Sociologia da Ciência | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 1ª / 2º |
Ementa: Relação entre a História e a Filosofia da Ciência e os Estudos Sociais da Ciência no Ensino de Ciências e Biologia; Contribuições do enfoque histórico, filosófico e sociológico da Ciência no Ensino de Ciências e Biologia. | |
Disciplina: Política Educacional Brasileira para a Educação Básica | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 1ª / 2º |
Ementa: O sistema educacional brasileiro: aspectos históricos e políticos. Educação, Estado e sociedade. Organização dos níveis de Ensino. Legislação, reformas e políticas educacionais: histórico e contexto atual. Planejamento, gestão e financiamento da educação. Bases Curriculares (federais e estaduais). Aspectos legais da formação de professores no Brasil. | |
Disciplina: Zoologia dos Invertebrados I | |
Carga horária: 90 h | Série / Período: 1ª / 2º |
Ementa: História da sistemática zoológica. Sistemática filogenética: métodos e aplicações. Origem e evolução dos Protozoa. Biologia, sistemática, diversidade, problemas de classificação dos principais filos de Protozoa. Introdução aos Metazoa. Biologia, sistemática e diversidade dos filos Porifera, Placozoa, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes, Gnathifera: Acanthocephala. | |
Disciplina: Psicologia da Educação | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 1ª / 2º |
Ementa: Psicologia da Educação e sua contribuição para a formação docente. Concepções teóricas contemporâneas sobre desenvolvimento e aprendizagem e suas implicações pedagógicas. Análise dos múltiplos fatores que interferem no processo de aprendizagem: fatores biológicos, psicológicos e sociais. | |
Disciplina: Tópicos de Diversidade e Direitos Humanos | |
Carga horária: 30 h | Série / Período: 1ª / 2º |
Ementa: O conceito dos direitos humanos e histórico no contexto internacional, nacional e local. Políticas públicas em direitos humanos. Educação, direitos humanos e formação para a cidadania em consonância com a Deliberação nº 02/2015-CEE/PR. Diversidade cultural, étnico-racial e de gênero, em consonância com Deliberação CEE nº 04/2006, de 02/08/2006 e a Deliberação CEE nº 07/2006. Diversidade, Educação e Políticas públicas e /ou afirmativas. Projetos e práticas educativas promotoras da cultura de direitos e do respeito as diversidades. | |
Disciplina: Atividades de Pesquisa I | |
Carga horária: 90 h | Série / Período: 1ª / 2º |
Ementa: Cuidados e normas para a realização de pesquisas em ambiente laboratorial; Materiais e equipamentos de uso geral em pesquisas com material biológico; Acondicionamento e destinação de resíduos e rejeitos laboratoriais; Primeiros socorros; Bioética e Biossegurança; Coleta de material biológico; Seleção e organização de amostras; Análises laboratoriais; Experimentação; Análises de dados; Disseminação de resultados. | |
Disciplina: Atividades Complementares e de Extensão I | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 1ª / 2º |
Ementa: Atividades complementares e de extensão desenvolvidas nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia, Produção e Ensino. | |
Disciplina: Bioquímica | |
Carga horária: 90 h | Série / Período: 2ª / 1º |
Ementa: Água, pH e tampões. Química de carboidratos, proteínas, lipídeos e ácidos nucleicos. Enzimas e Coenzimas. Introdução ao metabolismo (Catabolismo e Anabolismo). Bioenergética. Metabolismo de carboidratos, lipídeos, aminoácidos, proteínas e nucleotídeos. Integração metabólica. | |
Disciplina: Zoologia dos Invertebrados II | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 2ª / 1º |
Ementa: Biologia, sistemática e diversidade dos filos Rotifera, Mollusca, Lophophorata: Brachiopoda e Bryozoa. | |
Disciplina: Neurociência e Aprendizagem | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 2ª / 1º |
Ementa: Noções de Neurociência e sua relação com a Educação. Estudo das funções cognitivas e os processos de aprendizagem: inteligência, linguagem, atenção, memória, funções executivas, leitura, escrita e cognição numérica. Transtornos do neurodesenvolvimento e o atendimento educacional especializado. | |
Disciplina: Histologia | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 2ª / 1º |
Ementa: Tecidos epiteliais. Tecidos conjuntivos. Tecido cartilaginoso. Tecido ósseo. Tecidos musculares. Tecido nervoso. | |
Disciplina: Geologia Geral | |
Carga horária: 30 h | Série / Período: 2ª / 1º |
Ementa: Introdução às geociências; Minerais e rochas; Dinâmica interna e externa; Rochas ígneas, sedimentares e metamórficas; Recursos minerais energéticos; A vida no registro geológico; Tempo geológico. Formações geológicas brasileiras. | |
Disciplina: Didática Geral | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 2ª / 1º |
Ementa: Configuração histórica da Didática geral; A docência como trabalho interdisciplinar; Condicionantes da ação docente (gestão de conteúdo, gestão de classe e gestão da aprendizagem da docência); Relação professor-aluno; Organização e planejamento da prática docente (projeto pedagógico escolar, planejamento docente; sequências didáticas e planos de ensino); Tipologias de atividades/conteúdos (factuais, procedimentais e atitudinais); Modalidades e instrumentos avaliativos; Reflexões sobre as especializações da Didática (da Didática geral para as Didáticas específicas) no âmbito do ensino de Ciências e Biologia. | |
Disciplina: Anatomia e Morfologia de Vegetais Vasculares | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 2ª / 1º |
Ementa: Histologia vegetal: célula, origem, tipos celulares, componentes celulares, constituição das paredes celulares. Anatomia vegetal: sistemas de tecidos, estrutura primária e secundária da raiz e do caule; anatomia foliar e suas variações; anatomia dos órgãos reprodutivos. Características gerais das espermatófitas. Morfologia dos órgãos vegetativos: raiz, caule e folha; Morfologia dos órgãos reprodutivos: flor, fruto e semente. | |
Disciplina: Zoologia dos Invertebrados III | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 2ª / 2º |
Ementa: Cycloneuralia: Filo Priapulida, Filo Gastrotricha, Filo Nematoda, Filo Nematomorpha, Filo Kinorhyncha, Filo Loricifera; Filo Anellida; Introdução ao Filo Artrhopoda: Classe Aracnida e Classe Crustácea. | |
Disciplina: Embriologia | |
Carga horária: 45 h | Série / Período: 2ª / 2º |
Ementa: Introdução. Tipos de reprodução. Sistemas reprodutores masculino e feminino. Gametogênese. Introdução a embriologia propriamente dita. Fases do desenvolvimento embrionário. Comparação entre o desenvolvimento embrionário dos cordados. Anexos embrionários dos cordados. | |
Disciplina: Paleontologia | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 2ª / 2º |
Ementa: Bioestrationomia e tipos de fossilização. Origem da vida e biotas précambrianas. Paleoicnologia. Micropaleontologia. Paleobotânica. Paleoinvertebrados. Paleovertebrados. Estudo de caso I: a ocupação do meio terrestre. Estudo de caso II: a origem e evolução do homem. | |
Disciplina: Introdução à Pesquisa I | |
Carga horária: 30 h | Série / Período: 2ª / 2º |
Ementa: Introdução à metodologia da ciência e epistemologia do conhecimento científico. Definição e tipos de conhecimento. Caracterização do trabalho científico. Condicionantes do processo de construção do conhecimento. Normatização de trabalhos acadêmico-científicos. Estrutura e apresentação/organização de trabalhos acadêmicos (resumo, resenha crítica, relatório, fichamento, seminário). | |
Disciplina: Prática de Ensino de Ciências Morfológicas | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 2ª / 2º |
Ementa: Elaboração e avaliação de planos de aula, sequências didáticas, atividades teóricas e práticas, modelos, maquetes, simulações (jogos) e outros materiais didáticos que possam ser desenvolvidos em ambiente escolar para o ensino de Ciências Morfológicas na Educação Básica. | |
Disciplina: Genética Molecular | |
Carga horária: 90 h | Série / Período: 2ª / 2º |
Ementa: Material genético: função, identificação, composição química, estrutura molecular, propriedades físicas. Genomas: tamanho e tipos de sequências de DNA. Replicação do DNA. Mutação: bases moleculares da mutação gênica, agentes mutagênicos, transposons e mecanismos de reparo do DNA. Expressão gênica: mecanismo molecular da transcrição, processamento de RNA, código genético, tradução. Regulação da expressão gênica. Erros inatos do metabolismo. | |
Disciplina: Atividades de Pesquisa II | |
Carga horária: 90 h | Série / Período: 2ª / 2º |
Ementa: Cuidados e normas para a realização de pesquisas em ambiente laboratorial; Materiais e equipamentos de uso geral em pesquisas com material biológico; Acondicionamento e destinação de resíduos e rejeitos laboratoriais; Primeiros socorros; Bioética e Biossegurança; Coleta de material biológico; Seleção e organização de amostras; Análises laboratoriais; Experimentação; Análises de dados; Disseminação de resultados. | |
Disciplina: Atividades Complementares e de Extensão II | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 2ª / 2º |
Ementa: Atividades complementares e de extensão desenvolvidas nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia, Produção e Ensino. | |
Disciplina: Genética Geral | |
Carga horária: 90 h | Série / Período: 3ª / 1º |
Ementa: Reprodução como base da hereditariedade. Mendelismo: princípios básicos da hereditariedade. Interação gênica. Determinação do sexo e herança ligada ao sexo. Genética humana: padrões de herança. Ligação gênica e mapeamento. Princípios de genética quantitativa. Herança poligênica. Herança extranuclear. | |
Disciplina: Zoologia dos Invertebrados IV | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 3ª / 1º |
Ementa: Grupo Tracheata: Classe Myriapoda e Classe Insecta; Filo Echinodermata; Filo Chaetognata, Filo Chordata. | |
Disciplina: Fisiologia Humana e Biofísica | |
Carga horária: 105 h | Série / Período: 3ª / 1º |
Ementa: Fisiologia dos sistemas nervoso, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, renal e endócrino, com enfoque na organização funcional e nos mecanismos de regulação desses sistemas. | |
Disciplina: Metodologia do Ensino de Ciências | |
Carga horária: 120 h | Série / Período: 3ª / 1º |
Ementa: Planejamento e realização do estágio supervisionado obrigatório de docência em Ciências Naturais; Histórico da disciplina de Ciências no Brasil; Documentos Oficiais norteadores para o ensino de Ciências; Currículo e ensino de Ciências; Objetivos do ensino de Ciências na perspectiva da alfabetização científica; Necessidades formativas dos professores de Ciências; Modalidades didáticas para o ensino de Ciências; A prática pedagógica e o desenvolvimento profissional do professor de Ciências; Estratégias, recursos e avaliação no ensino de Ciências; Abordagens metodológicas diversificadas para o ensino de Ciências; Tecnologias de informação e comunicação no ensino. | |
Disciplina: Sistemática de Vegetais Vasculares | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 3ª / 1º |
Ementa: Princípios de sistemática vegetal e evidências taxonômicas. Histórico e nomenclatura botânica. Técnicas coleta, herborização e preservação. Origem e evolução das Pteridófitas, características gerais, sistemas de classificação, morfologia, ciclos de vida. Origem e evolução das Gimnospermas. Filos das Gimnospermas: Cycadophyta, Coniferophyta, Ginkgophyta e Gnetophyta. Origem e evolução das Angiospermas. Sistemas de Classificação APGII: angiospermas basais, eudicotiledôneas e monocotiledôneas. Identificação de famílias. Importância econômica dos grupos vegetais. | |
Disciplina: Prática de Ensino de Botânica | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 3ª / 1º |
Ementa: Elaboração e avaliação de planos de aula, sequências didáticas, atividades teóricas e práticas, modelos, maquetes, simulações (jogos) e outros materiais didáticos que possam ser desenvolvidos em ambiente escolar para o ensino de Botânica na Educação Básica. | |
Disciplina: Microbiologia | |
Carga horária: 105 h | Série / Período: 3ª / 2º |
Ementa: Citologia microbiana (virusóides, procariontes e eucariontes). Fisiologia microbiana: metabolismo autotrófico, heterotrófico, crescimento, respiração e regulação celular. Genética microbiana e molecular. Antimicrobianos. Principais características de bactérias, vírus e fungos. Interações microbianas. Microbiologia ambiental (solo, ar, água, animais e homem). Biodegradação microbiana. | |
Disciplina: Ecologia Geral | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 3ª / 2º |
Ementa: Relação da ecologia com outras ciências e sua importância para a civilização; Ecologia evolutiva; Principais biomas terrestres; Sucessão ecológica; Transferência de energia e ciclos de matéria nos ecossistemas; Interações ecológicas. | |
Disciplina: Bioestatística | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 3ª / 2º |
Ementa: Conceitos básicos: variáveis, levantamento de dados; amostragem e população; amostragem e levantamentos de dados. Organização dos dados. Medidas de tendência Medidas de associação. Medidas de distribuição. Experimentação. Testes não-paramétricos. Uso de pacotes estatísticos. | |
Disciplina: Zoologia de Vertebrados I | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 3ª / 2º |
Ementa: Aspectos evolutivos dos Urochordata e Cephalochordata; origem dos vertebrados; Evolução, morfologia, biologia, ecologia e sistemática dos grupos de vertebrados não-amniotas viventes (peixes e anfíbios). | |
Disciplina: Biotecnologia | |
Carga horária: 30 h | Série / Período: 3ª / 2º |
Ementa: O uso da Genética na Biotecnologia nas diferentes áreas de conhecimento. Conceitos de Biotecnologia. Desenvolvimento das Principais Técnicas usadas na Engenharia Genética. Marcadores moleculares. | |
Disciplina: Genética de Populações e Conservação | |
Carga horária: 45 h | Série / Período: 3ª / 2º |
Ementa: Princípios de genética de populações. Ferramentas moleculares utilizadas em Genética populacional. Frequências genotípicas e alélicas em populações. Equilíbrio de Hardy-Weinberg e de Wrigth. Sistema reprodutivo. Endo e Exocruzamento e seus efeitos sobre a estrutura genética de populações. Forças evolutivas que alteram as frequências alélicas (seleção, deriva genética, migração e mutação). Estrutura genética de populações. Estatísticas F de Wright. Estatísticas de Nei. Distâncias genéticas e medidas da variabilidade populacional. Tamanho efetivo populacional. Princípios Básicos de Genética da Conservação. | |
Disciplina: Atividades de Pesquisa III | |
Carga horária: 90 h | Série / Período: 3ª / 2º |
Ementa: Cuidados e normas para a realização de pesquisas em ambiente laboratorial; Materiais e equipamentos de uso geral em pesquisas com material biológico; Acondicionamento e destinação de resíduos e rejeitos laboratoriais; Primeiros socorros; Bioética e Biossegurança; Coleta de material biológico; Seleção e organização de amostras; Análises laboratoriais; Experimentação; Análises de dados; Disseminação de resultados. | |
Disciplina: Estágio Obrigatório de Docência I | |
Carga horária: 200 h | Série / Período: 3ª / 2º |
Ementa: Legislações sobre o estágio de docência; Os saberes dos professores de Ciências; Planejamento de aulas; Comunicação entre professor e aluno; Aulas de Ciências no Ensino Fundamental e a transposição dos conhecimentos; Planejamento e execução de atividades docentes relacionadas ao ensino de Ciências, sob orientação e supervisão do professor; Estágio de observação, participação e regência. | |
Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I | |
Carga horária: 130 h | Série / Período: 3ª / 2º |
Ementa: Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). | |
Disciplina: Evolução | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 4ª / 1º |
Ementa:Origem e evolução da vida. História do pensamento evolutivo. Evolução adaptativa e neutra. Evolução do sexo e das histórias de vida. Seleção sexual; Mudanças macroevolucionárias. Origem e manutenção da variabilidade genética. Evolução em nível molecular. Evolução do homem. | |
Disciplina: Biogeografia | |
Carga horária: 30 h | Série / Período: 4ª / 1º |
Ementa: Introdução à Biogeografia. Histórico da Biogeografia. Biogeografia de Ilhas. Dispersalismo. Teorias biogeográficas. Deriva continental. Convergência adaptativa. Fatores que determinam a biodiversidade. Vicariância. Extinção. Biogeografia cladística e Panbiogeografia. | |
Disciplina: Zoologia de Vertebrados II | |
Carga horária: 75 h | Série / Período: 4ª / 1º |
Ementa: Evolução, morfologia, biologia, ecologia e sistemática dos grupos de vertebrados amniotas viventes (répteis, aves e mamíferos). | |
Disciplina: Metodologia do Ensino de Biologia | |
Carga horária: 120 h | Série / Período: 4ª / 1º |
Ementa: Planejamento e realização do estágio supervisionado obrigatório de docência em Biologia; Histórico da disciplina de Biologia no Brasil; Documentos oficiais norteadores para o ensino de Biologia; Currículo e ensino de Biologia; A prática pedagógica e o desenvolvimento profissional do professor de Biologia; Professor reflexivo; Professor pesquisador/investigador; Estratégias, recursos e avaliação no ensino de Biologia; Tendências e perspectivas do ensino de Biologia: relação ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). Abordagens metodológicas diversificadas para o ensino de Biologia. | |
Disciplina: Fisiologia Vegetal | |
Carga horária: 120 h | Série / Período: 4ª / 1º |
Ementa: Relações hídricas. Nutrição mineral. Translocação de solutos orgânicos. Fotossíntese. Respiração. Assimilação de nutrientes. Metabolismo secundário e defesa vegetal. Crescimento e desenvolvimento. Fotomorfogênese. Hormônios vegetais: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno, ácido abscísico, brassinosteróides, jasmonatos, ácido salicílico e poliaminas. Floração. Germinação e dormência. | |
Disciplina: Parasitologia | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 4ª / 1º |
Ementa:Estudo dos principais protozoários e helmintos de interesse médico. Relação parasitahospedeiro e ecologia parasitária. Classificação zoológica, biologia, patogenia, sintomatologia, imunologia, diagnóstico, epidemiologia e profilaxia. Estudos dos principais artrópodes transmissores e veiculadores de doenças ao ser humano. | |
Disciplina: Biodiversidade | |
Carga horária: 30 h | Série / Período: 4ª / 1º |
Ementa:Noções básicas de taxonomia e nomenclatura biológica; Introdução à diversidade biológica; Mensurando a diversidade biológica; Os valores da diversidade biológica; Diversidade biológica nos principais biomas Neotropicais. | |
Disciplina: Prática de Ensino de Genética | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 4ª / 1º |
Ementa: Elaboração e avaliação de planos de aula, sequências didáticas, atividades teóricas e práticas, modelos, maquetes, simulações (jogos) e outros materiais didáticos que possam ser desenvolvidos em ambiente escolar para o ensino de Genética na Educação Básica. | |
Disciplina: Introdução à Pesquisa II | |
Carga horária: 30 h | Série / Período: 4ª / 1º |
Ementa: Normas de elaboração de produção científica como os Projetos de Iniciação Científica, TGI, Trabalho de Conclusão de Cursos, Dissertações, Teses e Artigos. | |
Disciplina: Imunologia | |
Carga horária: 30 h | Série / Período: 4ª / 1º |
Ementa: Fundamentos de Imunologia. Antígenos. Imunoglobulinas. Interação antígeno-anticorpo “in vitro”. istema linfóide. ilogenia do sistema imune. Imunogenética. Cooperação celular. Hipersensibilidades. Imunidade às infecções. Imunoprofilaxia. | |
Disciplina: Prática de Ensino de Fisiologia | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 4ª / 2º |
Ementa: Elaboração e avaliação de planos de aula, sequências didáticas, atividades teóricas e práticas, modelos, maquetes, simulações (jogos) e outros materiais didáticos que possam ser desenvolvidos em ambiente escolar para o ensino de Fisiologia na Educação Básica. | |
Disciplina: Biologia da Conservação | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 4ª / 2º |
Ementa: A história da Biologia da conservação; Extinção; Principais causas da perda da biodiversidade; Fragmentação e destruição de habitats naturais; Bioinvasão; Crescimento populacional; Poluição; Sobreexplotação; Planejamento e prioridades de conservação. | |
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 4ª / 2º |
Ementa: História, língua, identidade e cultura surda. Aspectos linguísticos e teóricos da Libras. Educação de surdos na formação de professores, realidade escolar e alteridade. Estudo da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. Prática em Libras: vocabulário geral e especifico da área de atuação docente. | |
Disciplina: Ecologia de Populações e Comunidades | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 4ª / 2º |
Ementa: Conceitos de populações e comunidades; Estrutura e desenvolvimento de populações; Crescimento e regulação das populações; Estrutura e desenvolvimento de comunidades. | |
Disciplina: Anatomia e Fisiologia Animal Comparada | |
Carga horária: 120 h | Série / Período: 4ª / 2º |
Ementa: Evolução e filogênese do sistema nervoso. Sistema sensorial e motor de invertebrados e vertebrados. Circulação. Respiração. Pigmentos respiratórios. Digestão, absorção e tomada de alimento. Metabolismo energético. Osmorregulação e excreção. Endocrinologia comparada. | |
Disciplina: Prática de Ensino de Microbiologia e Parasitologia | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 4ª / 2º |
Ementa: Elaboração e avaliação de planos de aula, sequências didáticas, atividades teóricas e práticas, modelos, maquetes, simulações (jogos) e outros materiais didáticos que possam ser desenvolvidos em ambiente escolar para o ensino de Microbiologia e Parasitologia na Educação Básica. | |
Disciplina: Prática de Ensino de Ecologia | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 4ª / 2º |
Ementa: Elaboração e avaliação de planos de aula, sequências didáticas, atividades teóricas e práticas, modelos, maquetes, simulações (jogos) e outros materiais didáticos que possam ser desenvolvidos em ambiente escolar para o ensino de Ecologia na Educação Básica. | |
Disciplina: Prática de Ensino de Zoologia | |
Carga horária: 60 h | Série / Período: 4ª / 2º |
Ementa: Elaboração e avaliação de planos de aula, sequências didáticas, atividades teóricas e práticas, modelos, maquetes, simulações (jogos) e outros materiais didáticos que possam ser desenvolvidos em ambiente escolar para o ensino de Zoologia na Educação Básica. | |
Disciplina: Atividades de Pesquisa IV | |
Carga horária: 90 h | Série / Período: 4ª / 2º |
Ementa: Cuidados e normas para a realização de pesquisas em ambiente laboratorial; Materiais e equipamentos de uso geral em pesquisas com material biológico; Acondicionamento e destinação de resíduos e rejeitos laboratoriais; Primeiros socorros; Bioética e Biossegurança; Coleta de material biológico; Seleção e organização de amostras; Análises laboratoriais; Experimentação; Análises de dados; Disseminação de resultados. | |
Disciplina: Estágio Obrigatório de Docência II | |
Carga horária: 200 h | Série / Período: 4ª / 2º |
Ementa: Legislações sobre o estágio de docência; Os saberes dos professores de Biologia; Planejamento de aulas; Comunicação entre professor e aluno; Aulas de Biologia no Ensino Médio e a transposição dos conhecimentos; Planejamento e execução de atividades docentes relacionadas ao ensino de Biologia, sob orientação e supervisão do professor; Estágio de observação, participação e regência. | |
Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) II | |
Carga horária: 130 h | Série / Período: 4ª / 2º |
Ementa: Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). |