Campus Luiz Meneghel realiza evento ‘Conhecendo o cérebro’

Quarta, 22 Outubro 2014 15:56 por Assessoria de Comunicação Social

Aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o evento "Conhecendo o cérebro", promovido pelo Grupo de Estudos em Neurociência da UENP, coordenado pela professora Roberta Ekuni de Souza. Mais de 400 pessoas visitaram os estandes.

Durante os dois dias, os visitantes participaram de diversas atividades. Quem passou pela feira, teve a oportunidade de montar óculos 3D e de compreender como funciona a visão, bem como, através de experimentos, a ilusão de ótica. Por meio dos trabalhos, pode-se entender também o funcionamento do sistema auditivo e experienciar o efeito holofonico. O evento possibilitou ainda saber como se dá a gustação e o olfato, com experimentos de gosto/cheiro. No espaço, foi realizado uma exposição de cérebros de acrílico do Labcog- USP e de peças neuroanatomicas do laboratório da UENP.

O espaço contou com o estande do tato, que trouxe caixinha surpresa e o experimento da "mão falsa". Um estande montado sobre prática esportiva mostrou a importância da atividade física para o cérebro. Educadores físicos preparam atividades para os visitantes se divertirem. Em parceria com a Neuro Games, os expositores relataram a importância dos jogos para a cognição e puderam jogar um jogo desenvolvido na UENP.

No estande "O que há dentro da sua cabeça?", os visitantes montaram neuro-balões, pintaram cérebro de gesso, aprenderam sobre as áreas cerebrais através da arte, e puderem ler o livro "As dúvidas de STEM, uma pequena célula multipotente". O evento, como destaca Roberta Ekuni, foi importante para divulgar e despertar o interesse dos alunos para as neurociências.

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• RESOLVE homologar a Banca Examinadora do Exame de Qualificação do mestrando Rafael Brugnera Belani, conforme sugestão apresentada, com a devida anuência do Prof. Dr. Leopoldo Sussumu Matsumoto

• Estabelece normas, condições e procedimentos para a seleção de docentes, para desenvolvimento de estágio pós-doutoral no PPAGRO/CCA/CLM/UENP.

• TORNA PÚBLICA a concessão de bolsas do Programa de Redução de Assimetrias na Pós-Graduação (PRAPG), no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel - Bandeirantes.

• RESOLVE homologar a Banca Examinadora da Defesa de Dissertação da mestranda Cassia Milena da Silva, conforme sugestão apresentada, com a devida anuência do orientador Prof. Dr. Marco Antonio Gandolfo.

• Nomeia Coordenadores de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Coordenadores de Atividades Curriculares de Extensão (AEX) da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel.