Projeto de extensão promove ações de empoderamento feminino sobre direitos sexuais

Quarta, 28 Junho 2023 09:06 por Editor da Comunicação Social

O projeto de extensão “Empoderamento de Mulheres em seus Direitos Sexuais e Reprodutivos”, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), desenvolve ações educativas e de capacitação entre as mulheres. As ações acontecem em Bandeirantes e Santa Mariana, através de parceria entre a Universidade e as Secretarias de Saúde dos municípios.

Com o objetivo de desenvolver ações compatíveis com a realidade de cada região, o projeto visa a atender mulheres vulneráveis e em situação de pobreza de forma a contribuir para a construção de uma vida saudável e segura às mulheres e a seus pares. A ação possibilita ainda a superação de desafios sociais, econômicos, de vulnerabilidade e dos diversos tipos de dependência existentes.

Para a coordenadora, Carolina Fordellone Rosa Cruz, trazer as informações para as mulheres é fundamental para que elas possam primar por sua saúde, segurança e bem-estar. “Empoderar essas mulheres sobre seus direitos sexuais e reprodutivos relacionados ao seu bem-estar e saúde, aliado a ações de educação, prevenção e promoção, contribui positivamente para a dinamização e a construção para uma vida saudável e segura a si e a seus pares”, destacou a professora.

No decorrer do projeto, além das visitas aos locais indicados, serão desenvolvidos cursos, palestras, rodas de conversas e ações de sensibilização referentes ao autocuidado, promovendo a conscientização sobre saúde da mulher em geral e aspectos preventivos. Ao longo do projeto, serão desenvolvidos materiais didáticos sobre as temáticas trabalhadas. Também serão selecionadas mulheres com perfil de liderança para participar do curso de capacitação sobre direitos sexuais e reprodutivos.

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) – Nível Mestrado Acadêmico, conforme o Edital N° 020/2024-PPAGRO, divulga o resultado de homologação das inscrições do processo seletivo para o ingresso na condição de aluno regular para o segundo semestre de 2024.

• Torna público que no período de 02 a 11 de julho de 2024 estarão reabertos os pedidos de inscrição para os interessados em utilizar-se da Câmara de Crescimento de Plantas (CCP).

• Faz saber aos interessados a PRORROGAÇÃO do Edital no 020/2024 – PGAGRO/UENP, que estabelece normas, condições e procedimentos para seleção de Aluno Regular para o ingresso no segundo semestre de 2024 no PPAGRO/CCA/CLM/UENP.

• Análise do pedido de inscrição para interessados em utilizar a Câmara de Crescimento de Plantas do Laboratório de Análise de Solo e Tecido Vegetal (LabSolos).