Os professores-mestres Daniel Trevisan Sanzovo, do colegiado de Matemática, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), campus Jacarezinho, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), e Vanessa Queiroz, do Colégio Objetivo/Maranata, lançaram mais dois livros da coleção infanto-juvenil "Explorando o Universo", projeto do grupo GEPEasTrO (ou simplesmente GEPETO). As obras, lançadas pela editora da Universidade Estadual de Londrina (EDUEL), buscam levar assuntos de Astronomia e Astrofísica Moderna por meio de uma linguagem acessível às crianças, jovens e adultos.

"O Sistema Solar na aula da Professora Zulema", "Uma estrela Chamada Sol" e "Vida de Estrela" foram os três primeiros livros da coleção editados em 2009. Os novos títulos são "Halley, o Cometa Dorminhoco", que apresenta, de maneira científica e lúdica, a atividade e composição (núcleo, caudas, coma, período, entre outros) de um cometa típico – o "famoso" Halley, numa linguagem acessível a todos, e "O Caminho do Sol no céu", que trabalha o conhecimento sobre os pontos cardeais também de maneira lúdica, com o objetivo de ampliar as noções de referência espacial, incentivando o leitor a utilizar, no seu cotidiano, noções básicas de Astronomia, observando o movimento do Sol no céu, usando o Universo como um laboratório.

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O professor Daniel é graduado em Física e possui mestrado em Astronomia pela UEL. A professora Vanessa é licenciada em Física e mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática/Astronomia pela mesma instituição. Ambos são membros da Sociedade Astronômica Brasileira e da Associação Brasileira de Ciências e integram o GEPETO, grupo de trabalho formado por físicos, geógrafos e astrônomos profissionais.

Daniel Trevisan salienta que o trabalho realizado: "Procura levar ao público infanto-juvenil, assuntos de Astronomia e Astrofísica Moderna, em uma linguagem acessível, para que todos tenham oportunidade de aprender e se atualizar nestes temas". O professor explica que: "Fazemos pesquisas sobre como ensinar Astronomia às crianças, de forma integrada, momento em que se junta a Astronomia do dia a dia com as últimas descobertas científicas feitas pela corrida espacial". Ele disse ainda que: "O grupo desenvolve atividades divertidas e interessantes, como Oficinas e Jogos de Astronomia, e escreve textos para crianças e jovens, revelando os segredos do Universo, além de terem participado efetivamente da criação e implantação do Planetário de Londrina pela UEL".

O lançamento oficial, com sessão de autógrafos dos autores do GEPETO, está previsto para agosto. A data e o local serão previamente divulgados no site do grupo: http://sites.google.com/site/gepeastro/home. Os livros podem ser adquiridos pelos endereços eletrônicos: http://www.uel.br/editora/portal/?content=../catalogo/catalogo-online-detalhes.php&codProduto=732) e http://www.uel.br/editora/portal/? Content =../ catalogo/catalogo-online-detalhes.php&codProduto=733

Livros abordam assuntos de Astronomia e Astrofísica Moderna com linguagem acessível

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O livro "Ensaios Filosóficos: Antropologia, Neurociência, Linguagem e Educação" será lançado na quinta-feira, 12 de junho, a partir das 19h30, na Livrarias Curitiba do Parkshopping Barigui, na capital, com os organizadores Fábio Antonio Gabriel e Gustavo Luiz Gava. A obra, composta por artigos de professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e outros instituições, é destaque da agenda cultural das Livrarias Curitiba no mês julho.

A obra é organizada em três eixos: Neurociência, antropologia e linguagem em diálogo; Ensaios filosóficos modernos e contemporâneos; Filosofia e Educação: ensaios, diálogos e Propostas Metodológicas para o Ensino. Para o prefaciador, professor-doutor Kleber Bez Birolo Candiotto, docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), o livro possui um conteúdo relevante na medida em que: "Ao consultar a obra, o leitor será instigado pelos constantes e profundos questionamentos oriundos das diversas temáticas abordadas pelos autores, organizada por Fábio Antonio Gabriel e Gustavo Luiz Gava, com exímia apresentação de José Carlos da Silva".

O coordenador do curso de Filosofia da UENP, professor–doutor José Carlos da Silva, enfatiza na apresentação da obra: "As reflexões do livro 'Ensaios filosóficos: antropologia, neurociência, linguagem e educação' e seus desdobramentos querem ajudar a formar o homem integral na atual conjuntura em que vivemos. Quanto mais integração houver, mais possibilidade terá o homem de ser cidadão emancipado e capaz de lutar por uma qualidade de vida mais humana, justa e digna do ser humano".

O diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), professor-doutor Antônio Carlos de Souza, um dos autores do livro, ressalta que a obra completa o projeto dos docentes do curso de Filosofia da UENP em parceria com diversos professores de outras instituições da trilogia lançada pela Multifoco: "Filosofia e educação: um diálogo necessário" (2011); "Filosofia e educação: um diálogo entre saberes na contemporaneidade" (2012) e "Ensaios Filosóficos" (2012).

Os autores dos artigos que compõe o livro são os professores da UENP: Antonio Carlos de Souza; Eva Cristina Francisco; Jorge Sobral da Silva Maia; Silvia Borba Zandoná Cadenassi; José Carlos da Silva e Fábio Antonio Gabriel . De outras instituições: Gustavo Luiz Gava (POSITIVO); Ana Paula Ribeiro (PUC-PR); Ari Alex Ramos (PUC-PR); Carlos Willians Jaques Morais (UEPG-UNICAMP); Cleber Dias de Araújo (SEED-PR); Elisandra Angrewski (SEED-PR); Isadora Lima Machado (UNICAMP); Lucas André Teixeira (UNESP); Marcelo Rocha (PUC-PR); Márcia Regina Galvan Campos (SEED PR); Maria Cristina Müller (UEL); Maria Eliane Rosa de Souza (IF-GO); Maurício Silva Alves (PUC-PR); Odirlei Silva de Souza (SEED-PR); Pamela Cristina de Gois (SEED-PR); Ronaldo Mainardes Lemes Pinheiro (SEED-PR). O link da Agenda Cultural cuja versão impressa é anexada na revista Ler e Cia é: http://www.livrariascuritiba.com.br/ CultureAgenda.aspx?monthnow=7&YearNow=2012&idSquare=1

 O Tribunal de Contas do Estado do Paraná TCE/PR recebeu Pedido de Rescisão para corrigir decisão que equivocadamente desaprovou conta da Fundação Faculdades Luiz Meneghel e o Prof. Eduardo Meneghel Rando pela ausência de juntada deTermo de Cumprimento de Objetivos Conclusivos, no processo de Prestação de Contas de Transferência Voluntária referentes ao exercício financeiro de 2008/2009, referente ao Projeto nº 13145 do Programa de Apoio à Participação em Eventos Técnico-Científicos – Convênio 98/2008.

Embora o TCE/PR tivesse sido informado de que a UENP não se encontrava de posse do referido documento, que até abril do presente ano não havia sido expedido, a conta foi desaprovada unicamente pela não apresentação do Termo de Cumprimento de Objetivos Conclusivos.

Em maio do corrente ano, a UENP interpôs Pedido de Rescisão da decisão do TCE/PR, para que as contas fossem julgadas prestadas regularmente, e para que houvesse retificação do cadastro de gestores que tiveram contas reprovadas.

Confira a íntegra da Publicação

6/7/2012-PROCESSO N º: 360635/12 ORIGEM: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ DE JACAREZINHO INTERESSADO: EDUARDO MENEGHEL RANDO ASSUNTO: RECURSO DE AGRAVO DESPACHO: 1438/12 Os autos tratam de Agravo de Instrumento (Art. 489 do Regimento Interno) protocolado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná de Jacarezinho contra o Despacho n.º 1165/12 - GCNB. A decisão recorrida não conheceu Pedido de Rescisão (n.º 295574/12) pela ausência de documento novo que justificasse a medida protocolada. O pedido informou que o Termo de cumprimento dos objetivos juntado aos autos se trata de documento expedido em 12/04/2012, portanto posterior ao próprio Acórdão rescindendo nos autos de origem. Requereu, então, a reforma da decisão, para que haja o recebimento do Pedido de Rescisão e a suspensão do Acórdão rescindendo (n.º 931/12-Tribunal Pleno). De fato, o documento juntado à peça n.º 02, fl. 08 dos autos n.º 295574/12 se trata de novo Termo de cumprimento dos objetivos, ou seja, torna possível a análise dos autos originários como Pedido de Rescisão (Art. 77, II, da Lei Orgânica). A partir disso, exerço o juízo de retratação da decisão recorrida neste Agravo de Instrumento e recebo o Pedido de Rescisão (prot. n.º 295574/12), conforme previsto no Art. 489, § 2º, do Regimento Interno. Por fim, determino o envio dos autos às unidades instrutivas, para análise do pedido liminar, conforme previsão do Art. 495-A, § 3º, do Regimento Interno. Gabinete, em 3 de julho de 2012. CONSELHEIRO NESTOR BAPTISTA RELATOR.

O Centro de Ciências Biológicas (CCB), campus Luiz Meneghel (CLM) - de Bandeirantes, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), oferecerá curso de pós-graduação em "Práticas de Ensino em Ciências Químicas e Biológicas". O curso de especialização, na modalidade semipresencial, ofertará 50 vagas para professores de ensino fundamental e médio e demais profissionais que tenham concluído licenciatura ou Bacharelado nas áreas de Ciências Químicas, Biológicas e afins.

"O curso deverá proporcionar uma preparação fundamentada em princípios básicos consistentes na área de Ciências Químicas e Biológicas", garante o Coordenador do curso, professor-doutor Leopoldo Sussumu Matsumoto. Segundo ele, o curso irá possibilitar uma "aquisição de conhecimentos teóricos e práticos para o melhor desenvolvimento dos temas abordados pelos docentes junto aos seus discentes".

Para o professor, existe a preocupação em aprimorar a formação de docentes para o magistério e a adequação de profissionais às necessidades do mercado de trabalho. O curso deverá ter início em agosto deste ano e encerramento em janeiro de 2014. Para mais informações quanto a investimento e inscrição, acesse o site da UENP: www.uenp.edu.br/propg, ou entre em contato com o CLM pelo telefone: (43) 3542-8042 ou pelo e-mail:

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), campus Cornélio Procópio, oferece curso de pós-graduação (lato sensu) em "Ensino de Língua Inglesa". A especialização é direcionada a alunos egressos do curso de Letras, profissionais da educação e graduados de áreas afins.

Segundo a coordenadora do curso, professora-mestra Eliane Segati Rios Registro, o objetivo da especialização é de fomentar a prática pedagógica de professores de língua inglesa que atuam no ensino fundamental e médio, por meio da atualização e aprimoramento de sua formação docente como base no desenvolvimento dos conhecimentos teóricos, linguísticos, metodológicos e práticos da língua inglesa.

As aulas terão início na primeira semana de agosto/2012 com término em dezembro/2013. Os interessados poderão se inscrever até o dia 13 de julho e, após esse período, entre os dias 16 e 20, ocorrerá a seleção dos candidatos. O resultado da seleção está marcado para o dia 21 de julho e os alunos selecionados terão até o dia 27 para efetuar a matrícula.

Para mais informações, acesse www.faficp.br / e-mail: ( ). Telefones para contato: (43) 3904-1922; (43) 3904-1927 CEPEL/CLCA.

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