HISTÓRICO DO CEP

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos/CEP da Universidade Estadual do Norte do Paraná/UENP foi credenciado junto a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS/MS), em junho de 2015. Em conformidade com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, o Comitê de Ética é um órgão colegiado interdisciplinar, deliberativo, consultivo, educativo e independente na tomada de decisões, no exercício de suas funções, tem como finalidade essencial defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e contribuir com o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos.

Ato executivo 28/2021 -  Aprova o Regulamento do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Portaria nº 59/2024 - Nomeia membros do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP - da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

QUE TIPO DE PESQUISA NECESSITA DE APRECIAÇÃO ÉTICA?

Deve-se encaminhar para apreciação ética todos os protocolos de pesquisa que envolvam pessoas como participante da pesquisa, cuja informação será obtida diretamente com o participante.

 

QUAIS OS RISCOS DA PESQUISA?

Toda pesquisa com seres humanos envolve risco em tipos e gradações variados, podem ser mínimos, moderados e de risco elevado. Quanto maiores e mais evidentes os riscos, maiores devem ser os cuidados para minimizá-los (CNS/Resolução 466/12). Ao graduar e identificar o risco o pesquisador deve descrever como pretende prevenir ou minimizá-los no decorrer da pesquisa. Os riscos devem ser apresentados de forma semelhante no projeto de pesquisa, na Plataforma Brasil e no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Lembre-se a pesquisa só pode ser admissível quando os riscos se justificam pelo benefício esperado.

 

QUAIS RESOLUÇÕES EMBASAM O PARECER ÉTICO?

Área da Saúde - Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012.

Área das Ciências Humanas e Sociais – Resolução n. 510, de 07 de abril de 2016.

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

  1. Manual do pesquisador
  2. Regulamento do CEP/UENP
  3. Regimento do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CONSUNI/UENP
  4. Playlist de videos da CONEP sobre a Plataforma Brasil
  5. Acompanhe a CONEP pelo Instagram

 

ENDEREÇO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CEP

Endereço: Rodovia BR 369, Km 54, s/n., Caixa Postal 261.

Cidade: Bandeirantes UF: PR      CEP: 86.360-000

E-mail:

Tel.: (43) 3542-8056 - Atendimento de segunda-feira à sexta-feira das 07h30min às 12h00min – das 13h30min às 17h00min

Secretário administrativo – Thiago Ferreira de Aguiar