UENP contra o Coronavírus

logo coronavirus

Em tempos de pandemia, o que podemos cultivar em nossas casas?

Quarta, 15 Abril 2020 16:27 por Assessoria de Comunicação Social

Pensando na Pandemia que o Brasil e o mundo vem enfrentando com o Coronavírus, assim como no risco de escassez e aumento do preço de alimentos, nós estagiários do NITEC (Núcleo de Investigação em Tecnologia de Aplicação e Máquinas Agrícolas) viemos por meio desta cartilha apresentar algumas culturas de fácil plantio e manejo, que podem ser cultivadas em casa, em uma horta ou em vasos e, em curto período de tempo poderão ser consumidas.

Todas as culturas aqui descritas são comercializadas no município de Bandeirantes (PR) e partiram de uma pesquisa em hortifrútis e supermercados da cidade. Algumas culturas são favorecidas em locais com temperaturas elevadas. Algumas podem ser plantadas o ano todo, ou seja, fora de suas respectivas épocas de plantio. Isso se dá por estarem em condições de quintal e não de campo, sendo assim, não dependem das chuvas e sim da irrigação, cuidados com a exposição à luz, solo e adubação. Isso também é possível por diversas culturas apresentarem tolerância a temperaturas amenas, tendo em vista que estamos próximos do inverno.

Culturas que podem ser plantadas o ano todo com restrições:

1. Plantas que se desenvolvem melhor em temperaturas elevadas, mas que toleram temperaturas amenas: Abóbora, batata-doce, berinjela, brócolis de verão, cebola, cenoura de verão, coentro, couve-flor de verão, gengibre, inhame, cará, milho verde, pepino, pimentão, rabanete, manjericão, alface de verão, quiabo.

2. Plantas que se desenvolvem melhor em temperaturas amenas, mas que toleram uma certa elevação de temperatura: Abobrinha, acelga, agrião, alho, almeirão, batata, beterraba, brócolis de inverno, cebolinha, cenoura de inverno, chicória, chuchu, couve manteiga, couve-flor de inverno, ervilha, espinafre, vagem, jiló, mandioca salsa, mandioca, feijão, nabo, repolho, rúcula, salsa, tomate, alface de inverno.

Leia a Cartilha Informativa na íntegra por meio do anexo abaixo.

Última modificação: Sábado, 25 Abril 2020 15:33
Anexo(s):