UENP contra o Coronavírus

logo coronavirus

UENP coordena mutirão de saúde para caminhoneiros

Terça, 30 Junho 2020 16:43 por Assessoria de Comunicação Social
Bolsistas realizaram exames que ajudam na prevenção ou diagnóstico de doenças, tais como diabetes, hipertensão, além de coletas para testagem da Covid-19 Bolsistas realizaram exames que ajudam na prevenção ou diagnóstico de doenças, tais como diabetes, hipertensão, além de coletas para testagem da Covid-19

Bolsistas da Fundação Araucária que participam do Projeto de Combate ao Coronavírus, coordenado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), realizaram, na última semana, ação que atendeu a 970 caminhoneiros, por meio do programa Saúde na Estrada dos Postos Ipiranga. O mutirão de saúde foi realizado em posto da rede no município de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro.

Durantes dois dias, na quarta-feira, 24, e quinta, 25, foram realizados exames gratuitos que ajudam na prevenção ou diagnóstico de doenças, tais como diabetes, hipertensão, além de testes rápidos de Covid-19 em motoristas com sintomas; coletas RT – PCR, para testagem da covid-19; e vacinas da gripe e do sarampo.

A ação foi realizada por meio de uma iniciativa conjunta da Secretaria da Saúde do Paraná; Secretaria Municipal de Saúde de Siqueira Campos; Curso Cetep de Itararé SP; Polícia Rodoviária Estadual, além da Universidade que atuou com os com bolsistas financiadas pela Fundação Araucária, por meio de projeto da Sesa e Seti.

Oswaldo Tchaikovsky Junior, coordenador das ações de Saúde da Sesa nas divisas do Estado do Paraná, comentou que a parceria com a rede Ipiranga foi realizada por entender o grande potencial do projeto. “Nesta ação, entramos com com a mão de obra especializada. Entramos com as vacinas. Assim conseguimos atender a um público que normalmente não teria assistência de saúde e prevenimos doenças, o que resultada no desafogar o sistema de saúde”, acentua.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo, coordenadora das ações desenvolvidas pela UENP para prevenção, cuidados e combate à pandemia do novo coronavírus através da Chamada Pública 09/2020 destaca que os números desta ação demonstram a força de uma mobilização conjunta de várias instituições contra o Coronavírus.

“Em ações como esta, temos a oportunidade de promover a saúde para população, sobretudo aos caminhoneiros que, devido a sua transitoriedade, estão mais vulneráveis. Quero, portanto, agradecer à Secretaria de Saúde do Paraná, Secretaria de Saúde de Siqueira, ao Curso Cetep, de Itararé, Fundação Araucária, Polícia Rodoviária Estadual, a UENP e a todos os colaboradores que estão atuando corajosamente nessa luta contra a Covid-19”, disse a pró-reitora.

Matheus Selzler, 30, caminhoneiro natural do Rio Grande Sul, comenta que chega a passar 45 dias fora de casa em viagem pelo Brasil. Ele relata que o atendimento que recebeu é muito importante para que possa conduzir com tranquilidade, ciente de que está com boa saúde.

“O atendimento é muito bom, porque ajuda a gente que vive na estrada. Ir num posto de saúde ou algo assim não tem como. A gente fica muito tempo fora de casa. Daí se tu chega em casa, não dá nem tempo de tu ir fazer uma bateria de exame. Só se tu ficar mal mesmo pra ti parar, ou nas férias, que é uma vez por ano só. E assim é muito bom”, ressalta.

Experiência

Ricardo Siqueira de Oliveira, bolsista técnico recém-formado em Educação Física pela UENP, destaca que a experiência tanto na divisa como no mutirão para o atendimento aos caminhoneiros “está sendo muito gratificante, de grande valor. Todos que estão aqui hoje só têm a ganhar com essa experiência, como aprendizado para a vida toda. Realmente é uma coisa que vai mudar nossas vidas significativamente”, disse.

A bolsista Mariana de Matos Guedes, técnica de Enfermagem, partilha sobre o aprendizado proporcionado pelo projeto e o crescimento pessoal por conta do trabalho. “Minha experiência está sendo muito produtiva. Muito boa. Aprendi muito com os treinamentos e trabalhando na barreira entre Ourinhos e jacarezinho. Para mim está sendo uma experiência única que ficará para sempre”, finaliza.

O professor Rui Gonçalves Marques Elias, coordenador do projeto na UENP, acentua a importância da ação para atendimento dos caminhoneiros e experiência dos bolsistas. “ A rotina de trabalho dos Motoristas, quase sempre, não permite muito tempo cuidado à saúde. Chegam em casa muitas vezes no final de semana e emendam uma viagem com a outra. Esse tipo de ação vai até onde eles estão, possibilitando o cuidado da saúde. Além disso, o projeto possibilita aos bolsistas uma grande experiência de vida”, destaca o professor.

Saúde na Estrada

O Saúde na Estrada é realizado somente nos Postos Ipiranga Rodo Rede desde 2008 e já atendeu mais de 400 mil pessoas por todo o Brasil.

É um programa itinerante especializado no atendimento ao público da estrada, oferecendo exames gratuitos que ajudam na prevenção de doenças, tais como diabetes, hipertensão, obesidade e outros, contribuindo também para aumentar a segurança nas estradas.

Última modificação: Sexta, 03 Julho 2020 08:17