Pasta Livraria

pdf Cornélio Procópio (1930-2021): um estudo de Geografia Histórica Urbana

 

 

 

Esta obra apresenta ao longo de seus capítulos a evolução urbana procopense desde os idos de 1930 até as últimas décadas do século XXI. Em suas 154 páginas, revela por meio de um texto científico os principais fatos que demarcaram o curso da cidade no espaço e no tempo. O leitor é convidado a conhecer um pouco do contexto da geografia histórica de Cornélio Procópio, além de refletir sobre as origens daqueles elementos típicos e emblemáticos, tão lembrados como referências da cidade: o ‘km 125’, a ferrovia, a estação, o trem, o café e outros.

pdf Glossário de Contabilidade em Libras

 

 

 

 

E-book de autoria do Prof. Dr. José Antonio Marcelino, direciona-se a estudantes surdos de cursos de graduação em Ciências Contábeis. Foi pensada pelo autor, tendo-se em conta a importância da comunicação humana e a expansão do conhecimento, de modo a favorecer a educação inclusiva de estudantes de Contabilidade, Administração e Libras. Explica conceitos básicos de forma abrangente, utilizando-se de palavras pouco exploradas na língua de Libras, o que possibilita sua utilização em sala de aula para auxiliar estudantes surdos compreenderem e aprenderem melhor conteúdos da contabilidade.

pdf ENSINO COMO PRÁTICA INVESTIGATIVA: reflexões teóricas, metodológicas e didáticas (Vol. 04)

 

 

 

 

Esta obra é resultado de pesquisas educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, contribuindo para a docência das melhores abordagens educacionais, sobretudo, em estudantes com problemas de aprendizagem. Trata-se do quarto volume que abrange as áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Química, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguagens, Tecnologias na Educação Básica. Este livro tem quinze capítulos e aborda entre outros temas o Ensino Religioso, Educação em Ciências e Matemática, Culinária na cultura do Norte paranaense, Cidadania, Biologia para estudantes surdos e Formação pedagógica em agronegócio.

pdf PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: ANÁLISES, FUNDAMENTOS E PRÁTICAS (Vol. II)

 

 

 

 

Livro organizado pelas professoras Flávia Évelin Bandeira Lima Valério e Marisa Noda, apoiado nas linhas de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd) da UENP. Está dividido em duas seções a serem: “Educação Básica: gestão e planejamento” com cinco textos e “Práticas docentes para a Educação Básica” com sete textos de diversos autores.

pdf ENSINO COMO PRÁTICA INVESTIGATIVA: reflexões teóricas, metodológicas e didáticas (Volume 03)

 

 

 

 

Este livro é resultado de pesquisas educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, uma valiosa contribuição à docência sobre as melhores abordagens educacionais, sobretudo em relação a estudantes com problemas de aprendizagem. Trata-se do quarto volume que abrange as áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Química, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguagens, Tecnologias na Educação Básica. Neste terceiro volume são discutidos temas como: Ensino de geografia, Matemática voltada para o cotidiano e Estudantes autistas, O estudo da estatística com o uso do software Geogebra, Análise de redação para o ENEM, Newsletter e educação financeira, Educação ambiental e Sexualidade no ensino das Ciências.

pdf LEITURAS EM CURSO: PROCESSOS FORMATIVOS NO ÂMBITO DO PROFLETRAS

 

 

 

 

Livro com uma coletânea intitulada "Leituras em curso: processos formativos no âmbito do ProfLetras", proveniente de pesquisas desenvolvidas no Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) na UENP. O objetivo é fornecer propostas didáticas que abordem o tema da leitura no contexto escolar. Composta por seis capítulos que abordam pesquisas derivadas da formação continuada de docentes da Educação Básica, visando a formação de leitores perenes e a promoção de uma educação de qualidade.

pdf Ensino de língua portuguesa e literatura: práticas e mediações formativas em sala de aula

 

 

 

 

Reúne trabalhos resultantes de dissertações de ex-estudantes do Mestrado Profissional em Letras em Rede (ProfLetras), na UENP. Sendo um curso semipresencial oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), o ProfLetras tem como área de concentração Linguagens e Letramentos, subdividida em duas linhas de atuação: Estudos da linguagem e práticas sociais e Estudos literários. Esta é uma coletânea que reflete tal estrutura, sendo dividida em duas partes, ambas centradas na linguagem como característica fundamental do ser humano. Destaca-se a importância da linguagem na formação da individualidade, no raciocínio, na ação e na construção do discurso, ressaltando a relação entre linguagem e pensamento.

pdf Pesquisa em educação básica e formação docente: fundamentos e procedimentos metodológicos

 

 

 

 

O livro apresenta uma coletânea intitulada "Pesquisas em Educação: análises, fundamentos e práticas", sendo o segundo volume, produzido pelo Programa de Pós- Graduação em Educação – Mestrado Profissional em Educação Básica da (PPEd) da UENP. O objetivo é divulgar os debates e pesquisas realizadas. Esta obra está dividida em duas seções: "Educação Básica: gestão e planejamento", na qual são abordados temas como Avaliação externa em larga escala, Ensino remoto, Formação docente, Políticas de avaliação e Educação emancipatória. O fechamento desta seção trata da relação entre educação, política e emancipação. A segunda seção intitulada "Práticas docentes para a Educação Básica", compreende temas como Raciocínio geográfico, Educação física como ferramenta de transformação, Desenvolvimento do interesse pela docência, Educação ambiental crítica, Projeto de trabalho docente-discente, Prática de lembrar e Importância do ensino de história nos anos iniciais.

pdf A representatividade é a alma do negócio: A publicidade LGBTQIA+ como promoção dos direitos humanos.

 

 

 

 

Livro escrito por Victor Hugo Gonçalves de Lima em coautoria com o Prof. Dr. Fernando de Brito Alves, investiga a importância da representatividade LGBTQIA+ na publicidade comercial contemporânea. Aborda a utilização da mídia e os conteúdos publicitários para defender pautas de superação das discriminações e exclusões individuais por busca de visibilidade e reconhecimento de direitos. A publicidade, embora tenha como objetivo principal a venda de produtos, tem um papel fundamental na promoção dos direitos humanos, pois influencia a conformação dos processos sociais e a percepção das pessoas LGBTQIA+ acerca da realidade social e dos valores democráticos, como a igualdade e a liberdade. A publicidade deve ser inclusiva e
representativa, de modo a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e diversa.

pdf Sistemas para produção agropecuária sustentável no norte pioneiro do Paraná

 

 

 

 

Esta obra apresenta informações essenciais sobre a sustentabilidade na produção agropecuária, destacando a necessidade de atenção à forma como são produzidos alimentos, vestuários, energia e outros itens, a partir de práticas que causem menor impacto ambiental. O Estado do Paraná é reconhecido nacionalmente como um dos principais produtores de Agropecuária, influenciado pelas condições edafoclimáticas locais. Entretanto, mais estudos regionais são necessários para o sucesso da implementação de medidas sustentáveis pelos agropecuaristas. Este livro tem três partes: Produção agropecuária sustentável, Sanidade vegetal e Inovações em sanidade vegetal.

pdf Práticas de linguagem no ensino de Língua Portuguesa e Literatura: da pesquisa no PROFLETRAS à sala de aula

 

 

 

 

Evidencia o papel do professor de Língua Portuguesa e Literatura no contexto escolar, ressaltando a importância da seleção de estratégias adequadas para incentivar a leitura e a escrita. É ressaltada a habilidade do professor em promover o desenvolvimento de competências não apenas dentro da sala de aula, mas também na vida de seus alunos. Para os autores, os educadores devem ser mediadores no processo de aprendizagem, motivar os alunos a lerem textos literários e facilitar técnicas de leitura e escrita. A coletânea transparece a preocupação de seus organizadores em selecionar artigos que apresentam resultados de pesquisas e suas implementações em escolas do Ensino Fundamental e Médio nos Estados do Paraná, Ceará e São Paulo.

pdf Biodinâmica do movimento humano: respostas e adaptações orgânicas na saúde e no desempenho

 

 

 

 

Atualmente, é indiscutível os benefícios da prática habitual de atividade física visando à prevenção e ao tratamento de doenças crônicas. Igualmente, sabe-se que o desempenho humano em diferentes tarefas do cotidiano ou em atividades esportivas é influenciado e determinado por aspectos funcionais e psicofi siológicos. No entanto, a relação entre essas variáveis é complexa, requerendo investigação científica rigorosa para que estratégias de intervenção adequada possam ser traçadas por profi ssionais que atuam na área das Ciências do Movimento Humano. O livro Biodinâmica do Movimento Humano: Respostas e Adaptações Orgânicas na Saúde e no Desempenho apresenta uma série de capítulos que elucidam de maneira clara e didática a complexa relação entre atividade física e doenças crônicas; entre desempenho humano, funcionalidade e fatores psicofi siológicos. Configura-se, com isso, como importante leitura para profissionais da Educação Física, Ciência do Esporte, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, dentre outros.

pdf Pesquisas em educação, análises, fundamentos e práticas

 

 

 

 

Livro organizado pelos professores Antonio Carlos de Souza, Flávio Massami Martins Ruckstadter, Jorge Sobral da Silva Maia e Luiz Antonio de Oliveira. Os temas estão relacionados a pesquisas feitas no campo das políticas públicas educacionais, sobretudo, após 2016, quando ocorre uma mudança brusca e anticonstitucional no planejamento da educação nacional. Com a nova BNCC entrando em vigor, novos desafios e métodos educacionais se tornam necessários. Destacam-se temas relacionados a gestão organizacional e educacional, políticas de ações afirmativas, discussões de gênero e sexualidade no campo da pedagogia, educação integral, educação financeira para alunos da EJA, educação física escolar, entre outros.

pdf Pesquisa em ensino: propostas de intervenção,implementação didática e produtos educacionais

 

 

 

 

Coletânea de catorze textos educacionais relacionados a dissertações do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) da UENP. São textos escritos de forma descritiva, interpretativa ou reflexiva, aliados a ampliação de conhecimentos e informações sobre: Metodologias ativas, Didática, Períodos pedagógicos, Metodologia de ensino histórico-epistemológico, Educação ambiental, Abordagens freirianas e Tecnologias e comunicações digitais. Considerando os novos desafios contemporâneos, a Educação precisa passar por transformações relacionadas com sua prática. A obra é organizada pelos professores Eliana Merlin Deganutti de Barros, Daniel Trevisan Sanzovo e Marinez Meneghello Passos. 

pdf EDUCAÇÃO, TENSÕES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: Negacionismos, Covid-19, “ensino” remoto e outras questões do nosso tempo (vol. II)

 

 

 

 

Livro publicado em parceria com a Editora Pedro & João editores. Ao longo dos seus doze artigos aborda sobre vivermos em um mundo “não-familiar”, o que ocorre exatamente quando a realidade e seu conceito são incompatíveis, com a mesma frequência e rapidez que o mundo se transforma. Seus organizadores são os professores Flávia Wegrzyn Magrinelli Martinez, Marcio Luiz Carreri e Maurício Gonçalves Saliba, todos professores da UENP.

pdf PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA: formação e desafios no contexto da UENP

 

 

 

 

Este livro organizado pelos professores Vanderléia da Silva Oliveira e Fabiano Gonçalves Costa, tem oito capítulos que abordam os desafios da pesquisa no período pandêmico, contemplando textos de vários professores/autores. No contexto da pandemia da Covid-19, o ensino sofre alterações e surge a dúvida de como continuar contribuindo para a evolução da Ciência, Tecnologia e Inovação na Pós-graduação.

pdf SANEAMENTO AMBIENTAL: educação, gestão, eficiência e sustentabilidade (Volume 01)

 

 

 

 

Resultado de estudos produzidos por alunos do curso de Especialização em Saneamento Ambiental (parceria entre UENP e Sanepar) funcionários da cooperativa. Portanto, trata-se de uma obra coletiva que busca solucionar os problemas de populações que vivem a falta de acesso a saneamento urbano e rural, tais como, água potável, tratamento do esgoto e coleta de resíduos, contribuindo assim, para o desenvolvimento sustentável sanitário, frente a crises ambientais, sociais e econômicas. Este primeiro volume está dividido em duas partes: “A Sanepar e o Ambiente”, que se refere às questões climáticas, educação ambiental, saúde pública, sustentabilidade e universalização dos serviços e avaliação e “A Sanepar e suas ferramentas”, na qual são abordadas questões voltadas a demandas de abastecimento de água, gestão de resíduos e do lodo rural, hidrelétricas e avaliação dos impactos.

pdf SANEAMENTO AMBIENTAL: educação, gestão, eficiência e sustentabilidade (Volume 02)

 

 

 

 

 

Resultado de estudos produzidos por alunos do curso de Especialização em Saneamento Ambiental (parceria entre UENP e Sanepar) funcionários da cooperativa. Portanto, trata-se de uma obra coletiva que busca solucionar os problemas de populações que vivem a falta de acesso a saneamento urbano e rural, tais como, água potável,tratamento do esgoto e coleta de resíduos, contribuindo assim, para o desenvolvimento sustentável sanitário, frente a crises ambientais, sociais e econômicas. Neste segundo volume, ocorre o desfecho, a conclusão das temáticas do livro anterior, cujos capítulos são distribuídos em duas partes, a serem: “A Sanepar e suas alternativas”, na qual é feita uma análise dos impactos ambientais e econômicos, tratados sobre o aproveitamento da água e o tratamento do esgoto e “A Sanepar e suas operações” que levanta discussões sobre poluidores químicos e microbiológicos, o consumo e o custo do esgoto e o saneamento na agricultura.

pdf LINGUAGENS NA ESCOLA: práticas no ensino de Língua Portuguesa e Literatura

 

 

 

 

Livro organizado pelas professoras Letícia Jovelina Storto e Vanderléia da Silva Oliveira do Programa de Pós-Graduação Profissional (ProfLetras) na UENP, tem sete capítulos que relatam como a literatura tem importância na metodologia de alfabetização funcional e humanização dos estudantes. Tem como tese o processo de desenvolvimento humano e a linguagem como um fator essencial para a construção de inter-relações, enquanto um processo histórico e social.