Livraria

Livraria Aberta


 Sobre a Livraria Aberta da Editora UENP:

 

  A Livraria Aberta tem por objetivo garantir o acesso gratuito aos livros produzidos pela Editora UENP, dando visibilidade à produção universitária de nossa instituição. 

 

Áreas do conhecimento:                                                                    Linhas editorais: 

- Ciências Exatas e da Terra                                                                  - Arandu

- Ciências Biológicas                                                                             - Ideias e Vivências 

- Ciências da Saúde                                                                              - Caminhos

- Ciências Agrárias                                                                                - Olhares

- Ciências Sociais Aplicadas                                                                   - Acervo

- Ciências Humanas 

- Linguística, Letras e Artes

- Multidisciplinar 

Convergência criativa: unindo ensino, pesquisa e extensão no VIII encontro de integração da UENP

Convergência criativa: unindo ensino, pesquisa e extensão no VIII encontro de integração da UENP

 

 

 

A presente obra, organizada por José Antonio Marcelino, reúne artigos premiados nas áreas da pesquisa, extensão, ensino e internacionalização que foram produzidos no contexto de realização do VIII Encontro de Integração da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), ocorrido em 2022. Trata-se de um evento acadêmico organizado com o objetivo principal de fomentar a integração na comunidade universitária e estabelecer conexões com a comunidade externa. Composto de 20 capítulos, o livro aborda temáticas variadas, contemplando estudos desenvolvidos na esfera da literatura, da cultura, das ciências sociais aplicadas, das ciências humanas, da biologia, da formação docente e da educação. Nesses termos, os capítulos são diversos e discutem, entre muitas outras, questões ligadas ao apoio social dado a usuários de álcool, os efeitos de exercícios de Pilates para idosos, as ações extensionistas em assistência jurídica e análises sobre política e saúde pública, incluindo reflexões sobre o comportamento do governo brasileiro no contexto pandêmico. Além disso, relata experiências internacionais, mostrando a diversidade e o alcance global das atividades acadêmicas da UENP. Portanto, o livro materializa o compromisso dessa universidade com o avanço e a disseminação do conhecimento científico na sociedade.

Desvendando a gamificação no ensino de contabilidade

Desvendando a gamificação no ensino de contabilidade

 

 

    

Desvendando a gamificação no ensino de contabilidade  se origina  da tese intitulada Formação Docente para o uso da gamificação no ensino superior de ciências contábeis e de seu  Produto Técnico Tecnológico (PTT), que é uma exigência do Programa de Doutorado em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional – UNINTER. Trata-se do material que foi aplicado em uma oficina de formação docente com o intuito de mostrar que as aulas de contabilidade podem ser muito mais motivadoras, atrativas e interessantes para os estudantes. Nesse sentido, os autores almejam que a obra seja um catalizador, um facilitador e um pontapé inicial para  professores de contabilidade que desejam utilizar a gamificação como estratégia para criar aulas significativas e capazes de canalizar a atenção e o comprometimento dos seus estudantes. A proposta está fundamentada na abordagem sociocultural de ensino –  que enfatiza os benefícios da aprendizagem pela interação social –, na aprendizagem pela experiência e na perspectiva da autonomia do estudante. A obra está dividida em três partes, perfazendo um total de dez capítulos, que foram construídos a partir da lógica da gamificação, ou seja, utilizando os elementos de jogos durante seu percurso, com vistas a promover o engajamento e a motivação para o aprendizado dos conceitos neles apresentados. Para isso, foi inserida uma sequência a ser percorrida pelo leitor, que o direciona para o cumprimento de missões correspondentes aos conceitos trabalhados em cada capítulo, de modo a ganhar pontos, com vistas a desbloquear o capítulo seguinte. Assim, o leitor terá um exemplo prático de gamificação, podendo  perceber de que forma essa estratégia poderá ser inserida no contexto de uma sala de aula.

Memórias múltiplas do cotidiano: trabalho, religiosidade e lazer na região Nordeste do Paraná (séculos XX e XXI)

Memórias múltiplas do cotidiano: trabalho, religiosidade e lazer na região Nordeste do Paraná (séculos XX e XXI)

 

 

 

A presente obra reúne memórias, práticas e saberes relacionados aos ofícios, à religiosidade, ao lazer e às culturas tradicionais e ancestrais, consubstanciadas em experiências múltiplas do cotidiano de parte da população situada na região Nordeste do Paraná. Trata-se, pois, de uma revisão da memória da população da região, cujo objetivo principal é reposicionar o discurso de sujeitos que, não raro, são cerceados do acesso à memória de seu próprio grupo. Dividido em oito capítulos escritos por autores de diferentes áreas do conhecimento, este livro tem em comum a análise de fontes orais produzidas por meio da metodologia da história oral.

Consciente, responsável e sustentável

Consciente, responsável e sustentável

 

 

 

   A cartilha didática Consciente, Responsável e Sustentável, de autoria de Valquíria Batista Bueno e Carlos César Garcia Freitas, tem como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental – anos iniciais. Elaborada em conformidade com as propostas da Base Nacional Comum Curricular e da Estratégia Nacional de Educação Financeira, a obra pretende ser uma ferramenta de suporte para debater com os estudantes, nas aulas de Educação Financeira, o tema do consumo consciente, a partir da reflexão sobre desejos, necessidades, compra consciente, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade.  Trata-se de um material elaborado a partir da produção técnica educacional denominada “Sequência didática de Educação Financeira para o Ensino Fundamental – anos iniciais”, que integra a dissertação de mestrado Educação Financeira no Ensino Fundamental – anos iniciais: desenvolvimento e aplicação de uma Sequência Didática, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná. A intenção é envolver os estudantes com o tema de modo lúdico.

A história do dinheiro e o dinheiro brasileiro

A história do dinheiro e o dinheiro brasileiro

 

 

 

   A história do dinheiro e o dinheiro brasileiro, de autoria de Valquíria Batista Bueno e Carlos César Garcia Freitas, é uma cartilha didática que objetiva discutir a história do dinheiro e sua importância social, com ênfase na moeda nacional. O material está direcionado aos anos iniciais do Ensino Fundamental e foi desenvolvido em consonância com as propostas da Base Nacional Comum Curricular e da Estratégia Nacional de Educação Financeira, tendo como intuito ser uma ferramenta de suporte para o ensino da Educação Financeira em ambiente escolar. A obra foi elaborada a partir da produção técnica educacional intitulada “Sequência Didática de Educação Financeira para o Ensino Fundamental – anos iniciais” que integra a dissertação de mestrado Educação Financeira no Ensino Fundamental – anos iniciais: desenvolvimento e aplicação de uma Sequência Didática, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná. A cartilha visa engajar os estudantes no tema de forma interativa e divertida.

A arte de envelhecer com saúde

A arte de envelhecer com saúde

 

 

 

    A arte de envelhecer com saúde, organizado por Sônia Regina Leite Merege, Fabrício José Jassi, Camila Costa de Araujo Pellizzari e Michelle Moreira Abujamra Fillis, é um livro que promove o diálogo entre os estudos científicos desenvolvidos em diferentes áreas da saúde e as vivências, o estilo de vida e os comportamentos da professora Sônia Regina Leite Merege. Composta de sete capítulos, a obra discute questões relacionadas à prática de exercícios físicos, à fisioterapia, à saúde bucal, à espiritualidade, à família e à saúde mental, considerando as pesquisas realizadas a respeito desses temas, bem como as experiências da já referida docente, as quais foram analisadas a partir de entrevistas não estruturadas, concebidas, neste livro, como uma forma peculiar de interação verbal.

Cornélio Procópio (1930-2021): um estudo de Geografia Histórica Urbana

Cornélio Procópio (1930-2021): um estudo de Geografia Histórica Urbana

 

 

 

Esta obra apresenta ao longo de seus capítulos a evolução urbana procopense desde os idos de 1930 até as últimas décadas do século XXI. Em suas 154 páginas, revela por meio de um texto científico os principais fatos que demarcaram o curso da cidade no espaço e no tempo. O leitor é convidado a conhecer um pouco do contexto da geografia histórica de Cornélio Procópio, além de refletir sobre as origens daqueles elementos típicos e emblemáticos, tão lembrados como referências da cidade: o ‘km 125’, a ferrovia, a estação, o trem, o café e outros.

Glossário de Contabilidade em Libras

Glossário de Contabilidade em Libras

 

 

 

 

E-book de autoria do Prof. Dr. José Antonio Marcelino, direciona-se a estudantes surdos de cursos de graduação em Ciências Contábeis. Foi pensada pelo autor, tendo-se em conta a importância da comunicação humana e a expansão do conhecimento, de modo a favorecer a educação inclusiva de estudantes de Contabilidade, Administração e Libras. Explica conceitos básicos de forma abrangente, utilizando-se de palavras pouco exploradas na língua de Libras, o que possibilita sua utilização em sala de aula para auxiliar estudantes surdos compreenderem e aprenderem melhor conteúdos da contabilidade.

ENSINO COMO PRÁTICA INVESTIGATIVA: reflexões teóricas, metodológicas e didáticas (Vol. 04)

ENSINO COMO PRÁTICA INVESTIGATIVA:  reflexões teóricas, metodológicas e didáticas (Vol. 04)

 

 

 

 

Esta obra é resultado de pesquisas educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, contribuindo para a docência das melhores abordagens educacionais, sobretudo, em estudantes com problemas de aprendizagem. Trata-se do quarto volume que abrange as áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Química, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguagens, Tecnologias na Educação Básica. Este livro tem quinze capítulos e aborda entre outros temas o Ensino Religioso, Educação em Ciências e Matemática, Culinária na cultura do Norte paranaense, Cidadania, Biologia para estudantes surdos e Formação pedagógica em agronegócio.

PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: ANÁLISES, FUNDAMENTOS E PRÁTICAS (Vol. II)

PESQUISAS EM EDUCAÇÃO:  ANÁLISES, FUNDAMENTOS E PRÁTICAS (Vol. II)

 

 

 

 

Livro organizado pelas professoras Flávia Évelin Bandeira Lima Valério e Marisa Noda, apoiado nas linhas de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd) da UENP. Está dividido em duas seções a serem: “Educação Básica: gestão e planejamento” com cinco textos e “Práticas docentes para a Educação Básica” com sete textos de diversos autores.

ENSINO COMO PRÁTICA INVESTIGATIVA: reflexões teóricas, metodológicas e didáticas (Volume 03)

ENSINO COMO PRÁTICA INVESTIGATIVA: reflexões teóricas, metodológicas e didáticas (Volume 03)

 

 

 

 

Este livro é resultado de pesquisas educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, uma valiosa contribuição à docência sobre as melhores abordagens educacionais, sobretudo em relação a estudantes com problemas de aprendizagem. Trata-se do quarto volume que abrange as áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Química, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguagens, Tecnologias na Educação Básica. Neste terceiro volume são discutidos temas como: Ensino de geografia, Matemática voltada para o cotidiano e Estudantes autistas, O estudo da estatística com o uso do software Geogebra, Análise de redação para o ENEM, Newsletter e educação financeira, Educação ambiental e Sexualidade no ensino das Ciências.

LEITURAS EM CURSO: PROCESSOS FORMATIVOS NO ÂMBITO DO PROFLETRAS

LEITURAS EM CURSO: PROCESSOS FORMATIVOS NO ÂMBITO DO PROFLETRAS

 

 

 

 

Livro com uma coletânea intitulada "Leituras em curso: processos formativos no âmbito do ProfLetras", proveniente de pesquisas desenvolvidas no Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) na UENP. O objetivo é fornecer propostas didáticas que abordem o tema da leitura no contexto escolar. Composta por seis capítulos que abordam pesquisas derivadas da formação continuada de docentes da Educação Básica, visando a formação de leitores perenes e a promoção de uma educação de qualidade.

Ensino de língua portuguesa e literatura: práticas e mediações formativas em sala de aula

Ensino de língua portuguesa e literatura: práticas e mediações formativas em sala de aula

 

 

 

 

Reúne trabalhos resultantes de dissertações de ex-estudantes do Mestrado Profissional em Letras em Rede (ProfLetras), na UENP. Sendo um curso semipresencial oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), o ProfLetras tem como área de concentração Linguagens e Letramentos, subdividida em duas linhas de atuação: Estudos da linguagem e práticas sociais e Estudos literários. Esta é uma coletânea que reflete tal estrutura, sendo dividida em duas partes, ambas centradas na linguagem como característica fundamental do ser humano. Destaca-se a importância da linguagem na formação da individualidade, no raciocínio, na ação e na construção do discurso, ressaltando a relação entre linguagem e pensamento.

Pesquisa em educação básica e formação docente: fundamentos e procedimentos metodológicos

Pesquisa em educação básica e formação docente: fundamentos e procedimentos metodológicos

 

 

 

 

O livro apresenta uma coletânea intitulada "Pesquisas em Educação: análises, fundamentos e práticas", sendo o segundo volume, produzido pelo Programa de Pós- Graduação em Educação – Mestrado Profissional em Educação Básica da (PPEd) da UENP. O objetivo é divulgar os debates e pesquisas realizadas. Esta obra está dividida em duas seções: "Educação Básica: gestão e planejamento", na qual são abordados temas como Avaliação externa em larga escala, Ensino remoto, Formação docente, Políticas de avaliação e Educação emancipatória. O fechamento desta seção trata da relação entre educação, política e emancipação. A segunda seção intitulada "Práticas docentes para a Educação Básica", compreende temas como Raciocínio geográfico, Educação física como ferramenta de transformação, Desenvolvimento do interesse pela docência, Educação ambiental crítica, Projeto de trabalho docente-discente, Prática de lembrar e Importância do ensino de história nos anos iniciais.

A representatividade é a alma do negócio: A publicidade LGBTQIA+ como promoção dos direitos humanos.

A representatividade é a alma do negócio: A publicidade LGBTQIA+ como promoção dos direitos humanos.

 

 

 

 

Livro escrito por Victor Hugo Gonçalves de Lima em coautoria com o Prof. Dr. Fernando de Brito Alves, investiga a importância da representatividade LGBTQIA+ na publicidade comercial contemporânea. Aborda a utilização da mídia e os conteúdos publicitários para defender pautas de superação das discriminações e exclusões individuais por busca de visibilidade e reconhecimento de direitos. A publicidade, embora tenha como objetivo principal a venda de produtos, tem um papel fundamental na promoção dos direitos humanos, pois influencia a conformação dos processos sociais e a percepção das pessoas LGBTQIA+ acerca da realidade social e dos valores democráticos, como a igualdade e a liberdade. A publicidade deve ser inclusiva e
representativa, de modo a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e diversa.

Sistemas para produção agropecuária sustentável no norte pioneiro do Paraná

Sistemas para produção agropecuária sustentável no norte pioneiro do Paraná

 

 

 

 

Esta obra apresenta informações essenciais sobre a sustentabilidade na produção agropecuária, destacando a necessidade de atenção à forma como são produzidos alimentos, vestuários, energia e outros itens, a partir de práticas que causem menor impacto ambiental. O Estado do Paraná é reconhecido nacionalmente como um dos principais produtores de Agropecuária, influenciado pelas condições edafoclimáticas locais. Entretanto, mais estudos regionais são necessários para o sucesso da implementação de medidas sustentáveis pelos agropecuaristas. Este livro tem três partes: Produção agropecuária sustentável, Sanidade vegetal e Inovações em sanidade vegetal.

Práticas de linguagem no ensino de Língua Portuguesa e Literatura: da pesquisa no PROFLETRAS à sala de aula

Práticas de linguagem no ensino de Língua Portuguesa e Literatura: da pesquisa no PROFLETRAS à sala de aula

 

 

 

 

Evidencia o papel do professor de Língua Portuguesa e Literatura no contexto escolar, ressaltando a importância da seleção de estratégias adequadas para incentivar a leitura e a escrita. É ressaltada a habilidade do professor em promover o desenvolvimento de competências não apenas dentro da sala de aula, mas também na vida de seus alunos. Para os autores, os educadores devem ser mediadores no processo de aprendizagem, motivar os alunos a lerem textos literários e facilitar técnicas de leitura e escrita. A coletânea transparece a preocupação de seus organizadores em selecionar artigos que apresentam resultados de pesquisas e suas implementações em escolas do Ensino Fundamental e Médio nos Estados do Paraná, Ceará e São Paulo.

Biodinâmica do movimento humano: respostas e adaptações orgânicas na saúde e no desempenho

Biodinâmica do movimento humano: respostas e adaptações orgânicas na saúde e no desempenho

 

 

 

 

Atualmente, é indiscutível os benefícios da prática habitual de atividade física visando à prevenção e ao tratamento de doenças crônicas. Igualmente, sabe-se que o desempenho humano em diferentes tarefas do cotidiano ou em atividades esportivas é influenciado e determinado por aspectos funcionais e psicofi siológicos. No entanto, a relação entre essas variáveis é complexa, requerendo investigação científica rigorosa para que estratégias de intervenção adequada possam ser traçadas por profi ssionais que atuam na área das Ciências do Movimento Humano. O livro Biodinâmica do Movimento Humano: Respostas e Adaptações Orgânicas na Saúde e no Desempenho apresenta uma série de capítulos que elucidam de maneira clara e didática a complexa relação entre atividade física e doenças crônicas; entre desempenho humano, funcionalidade e fatores psicofi siológicos. Configura-se, com isso, como importante leitura para profissionais da Educação Física, Ciência do Esporte, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, dentre outros.

Pesquisas em educação, análises, fundamentos e práticas

Pesquisas em educação, análises, fundamentos e práticas

 

 

 

 

Livro organizado pelos professores Antonio Carlos de Souza, Flávio Massami Martins Ruckstadter, Jorge Sobral da Silva Maia e Luiz Antonio de Oliveira. Os temas estão relacionados a pesquisas feitas no campo das políticas públicas educacionais, sobretudo, após 2016, quando ocorre uma mudança brusca e anticonstitucional no planejamento da educação nacional. Com a nova BNCC entrando em vigor, novos desafios e métodos educacionais se tornam necessários. Destacam-se temas relacionados a gestão organizacional e educacional, políticas de ações afirmativas, discussões de gênero e sexualidade no campo da pedagogia, educação integral, educação financeira para alunos da EJA, educação física escolar, entre outros.

Pesquisa em ensino: propostas de intervenção,implementação didática e produtos educacionais

Pesquisa em ensino: propostas de intervenção,implementação didática e produtos educacionais

 

 

 

 

Coletânea de catorze textos educacionais relacionados a dissertações do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) da UENP. São textos escritos de forma descritiva, interpretativa ou reflexiva, aliados a ampliação de conhecimentos e informações sobre: Metodologias ativas, Didática, Períodos pedagógicos, Metodologia de ensino histórico-epistemológico, Educação ambiental, Abordagens freirianas e Tecnologias e comunicações digitais. Considerando os novos desafios contemporâneos, a Educação precisa passar por transformações relacionadas com sua prática. A obra é organizada pelos professores Eliana Merlin Deganutti de Barros, Daniel Trevisan Sanzovo e Marinez Meneghello Passos.