GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - Licenciatura

 

HISTÓRICO

O curso de licenciatura em Geografia foi um dos primeiros cursos a funcionar na antiga FAFICOP desde o ano de 1966, autorizado a funcionar pelo Decreto Estadual nº 5.217. Contudo, durante este período em que o país foi gerido por governos militares, o curso ficou desativado desde 1979, sendo reativado somente em 1996. A última renovação de reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 5.456 de 4 de novembro de 2016, válida pelo prazo de 4 (quatro) anos.

 

APRESENTAÇÃO

A finalidade da Geografia é estudar a distribuição e relações dos fenômenos naturais e humanos na superfície terrestre. Sendo assim, esse ramo do conhecimento interessa-se pelo estudo da organização espacial, qual seja o resultado do trabalho humano sobre um substrato físico. A Geografia é um conhecimento único e abrangente que possui significado relevante para a compreensão de ambos os domínios: o domínio da natureza e o domínio da sociedade.

Assim, entende-se que é fundamental a esse profissional professor compreender as dinâmicas física e humana do espaço geográfico, seja de modo mais específico ou de modo integrado que, é como estas dinâmicas ocorrem no espaço. Todavia, também é basal a esse profissional o conhecimento acerca do ensinar a Geografia pelas dinâmicas físicas e/ou eminentemente humanas que se manifestam no espaço.

Desse modo, faz se relevante destacar que o curso de Geografia, pautado obviamente em debates contemporâneos da ciência geográfica, embasa-se em três perspectivas da ciência geográfica – Geografia Física, Geografia Humana e Ensino de Geografia -  que, ao longo do desenvolvimento do curso, são exploradas, ora de modo específico ora de modo integrado, contudo, buscando promover uma formação capaz de atuar junto às dinâmicas do mundo contemporâneo.

Nesse sentido, o curso teve seu projeto pedagógico curricular construído também a partir linhas de estudos e pesquisa que orientaram a construção da grade curricular. Sendo estas:

  • Aspectos físico-naturais e Dinâmicas sócio-ambientais: Esta linha aborda processos que tocam: Análise Ambiental. Geomorfologia Ambiental, Dinâmica de Bacias Hidrográficas. Impactos Ambientais, Uso e Ocupação do solo, Sensoriamento Remoto aplicado a análise ambiental.
  • (Re)produção do espaço geográfico, dinâmicas socioespaciais e desenvolvimento local e regional. Esta linha aborda processos que tocam: Dinâmicas e (re)configurações de espaços rurais e urbanos. Dinâmicas territoriais, de redes e as relações de poder. Território, economia, cultura e dinâmicas regionais. Dinâmicas econômicas, sociais, políticas e culturais e desenvolvimento local e regional.
  • Educação e Ensino de Geografia: Esta linha aborda processos que tocam a formação e a atuação dos profissionais no ensino de Geografia. Dentre eles os relativos: as teorias didático-pedagógicas, logo a epistemologia da área, as práticas de ensino e suas reflexões, a fim de contribuir na construção do conhecimento geográfico na formação formal e não formal.  

 

OBJETIVOS

  • Formar professores licenciados em Geografia, aptos a atuar na educação e capazes de compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia.
  • Formar professores para o ensino de Geografia, em diferentes níveis e realidades de ensino, comprometido em compreender a realidade espacial, natural e humana em sua totalidade;
  • Formar professores empenhados em debates relacionados às políticas e gestão da educação, direitos humanos e diversidades étnico racial, de gênero, sexual e religiosa no contexto da sociedade atual;
  • Formar professores a partir da integração entre a Universidade e a educação básica por meio de projetos, programas, disciplinas, monitorias, experiências práticas, etc.
  • Formar professores a partir da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO

O curso de licenciatura em Geografia visa formar licenciados em Geografia aptos para lecionar Geografia a partir de uma concepção crítica no Ensino Fundamental II e Ensino Médio na Educação Básica de rede escolar pública e privada. Estes profissionais docentes aptos a atuarem na educação básica e capazes de compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e construído, com base nos fundamentos teóricos, metodológicos e epistemológicos da Geografia.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

O curso desde sua reativação nos anos noventa passou por várias reformulações de sua proposta pedagógica em atendimento às orientações curriculares do MEC. Atualmente em 2019, o curso noturno de licenciatura em Geografia com duração de 04 anos, apresenta 20 aulas semanais com disciplinas anuais e disciplinas semestrais (obrigatórias e eletivas) lecionadas por seu corpo docente, composto predominantemente por professores doutores. Além das disciplinas, o estudante que escolhe fazer Geografia deve realizar atividades de Estágio nas escolas da Educação Básica a partir do 3º ano. E, no último ano também deve elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso.

 

CURSO: Licenciatura em Geografia

CARGA HORÁRIA: 3.200 horas

TURNO: Noturno

REGIME: Seriado anual com disciplinas semestrais

VAGAS: 40

PERIODO DE INTEGRALIZAÇÃO: 4 anos (mínimo); 6 anos (máximo)

MODALIDADE: Presencial

 

pdf PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

 

CONTATOS:

Coordenadora: Vanessa Maria Ludka - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vice Coordenadora: Pedro Henrique Carnevalli Fernandes - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Coordenador de Estágio: 

Paulo Henrique Marques de Castro - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Representantes docentes:

Carla Holanda da Silva

Coaracy Eleutério da Luz

Ricardo Aparecido Campos

 

Representante discente: 

Caíque da Costa Lucio

 

 

Telefone: (43) 3904-1922