EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - Licenciatura
Ingressantes a partir de 2019
Disciplina: Fundamentos de Geologia
Carga horária: 120 h/a
Ementa: Processos endógenos (estruturais) e exógenos (esculturais) responsáveis pela dinâmica da superfície terrestre. Estruturas geológicas, rochas, minerais e solos. O ciclo das rochas (diagênese e pedogênese). História geológica e ecológica da vida. Recursos minerais e noções de paleontologia.
Disciplina: Climatologia
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Conceitos de Tempo e Clima. As escalas do clima: zonais, regionais, locais e microclimas. Dinâmica Atmosférica: Teorias da circulação geral e sistemas de circulação atmosférica. Distribuição Espacial dos Tipos Climáticos da Terra e do Brasil. Mudanças Climáticas locais e globais e sua relação com o Meio Ambiente. A Climatologia no ensino de Geografia.
Disciplina: Epistemologia da Geografia
Carga horária: 120 h/a
Ementa: História da produção do conhecimento geográfico. As origens da Geografia científica. Escolas do pensamento geográfico moderno. Principais paradigmas. Tendências contemporâneas do pensamento geográfico. Filosofia e a ciência geográfica. Evolução do pensamento geográfico. A geografia como ciência e no Brasil. Fatos físicos e humanos e econômicos que norteiam a geografia.
Disciplina: Introdução a Ciência Geográfica
Carga horária: 60 h/a
Ementa: A fundação da ciência moderna. A Geografia, o contexto histórico e as bases filosóficas. Especificidades de abordagens da Geografia Física e da Geografia Humana.
Disciplina: Metodologia de Pesquisa Científica
Carga horária: 30 h/a
Ementa: Normas básicas para configurações de trabalhos científicos de acordo com a ABNT. O trabalho científico. As formas básicas de apresentação de trabalhos acadêmicos: resumo, fichamento, resenha, seminários, artigos, paper, plano de aula, etc. A leitura. A revisão de literatura. Os referenciais bibliográficos: citações, notas de rodapé, bibliografia.
Disciplina: Metodologia e Métodos de Pesquisa em Geografia
Carga horária: 60 h/a
Ementa: A ciência. Os tipos de conhecimento. A pesquisa. A revisão de literatura. A escrita. Instrumentalização científica. Plágio: o que é e como evitar. A pesquisa científica geográfica: métodos e metodologias; A produção espacial das informações na geografia. Elementos constitutivos do Projeto de Pesquisa: o Pré-Projeto e a redação do texto do Trabalho de Conclusão de Curso. Da teoria à pratica: como construir a pesquisa geográfica e demonstrar os resultados.
Disciplina: Cartografia Geral
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Conceitos e Histórico da Cartografia. Cartografia e o Ensino de Geografia. Instituições responsáveis. Formas da Terra. Sistemas de projeção. Escala. Fusos horários. Sistemas de coordenadas geográficas. Produtos cartográficos. Séries Cartográficas. Sistema UTM. Leitura e plotagem de coordenadas. Carta topográfica. Interpretação de curvas de nível. Declividade. Perfis.
Disciplina: Epistemologia da Geografia
Carga horária: 60 h/a
Ementa: A institucionalização da Geografia científica. Evolução e escolas do pensamento geográfico. Principais paradigmas e conceitos geográficos. Tendências recentes do pensamento geográfico. A Geografia brasileira. Aplicação de temas voltados para o ensino de Geografia em consonância com o debate acerca das relações étnico-raciais e dos direitos humanos.
Disciplina: Geomorfologia I
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Teorias da Ciência Geomorfológica. Processos morfoestruturais, morfoesculturais, morfoclimáticos e morfodinâmicos atuantes na superfície terrestre, responsáveis por sua dinâmica e transformação. Processos endogenéticos e exogenéticos do relevo. Geomorfologia e Meio Ambiente.
Disciplina: Geografia Física do Brasil
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Domínios morfoestruturais, morfoesculturais e morfodinâmicos responsáveis pela dinâmica espacial brasileira. Aspectos físicos gerais do Brasil.
Disciplina: Geografia do Paraná
Carga horária: 60 h/a
Ementa: A evolução da natureza e a formação socioterritorial do Estado do Paraná. A relação sociedade natureza e a produção/ordenamento do espaço paranaense. As territorialidades paranaenses e as relações étnico-raciais. A dinâmica sócio econômica e a diversidade regional paranaense. Aplicabilidades da Geografia do Paraná no ensino.
Disciplina: Geografia Rural
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Perspectivas teóricas e metodológicas para abordar a Geografia Rural, Agrária e Agrícola. Formação histórica do espaço agrário brasileiro. Estrutura agrária e relações de produção e de trabalho. Questão agrária, reforma agrária e luta pela terra no Brasil. Novas ruralidades e relação campo cidade. Instituições e políticas públicas para o desenvolvimento rural. Aplicabilidades da Geografia Rural no ensino.
Disciplina: Geografia da População
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Bases teóricas e conceituais da Geografia da População. Teorias Demográficas. Técnicas e análises demográficas. Evolução, estruturação e distribuição da população. Diversidade Geracional. Políticas populacionais e movimentos migratórios. População brasileira: evolução e espacialização (Elementos da dinâmica populacional), relações étnicas raciais, direitos humanos.
Disciplina: Geomorfologia II
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Princípios básicos da Geomorfologia Aplicada. Técnicas de Pesquisa em Geomorfologia. Geomorfologia e Meio Ambiente. Geomorfologia do Brasil e do Paraná. Uso e ocupação do Relevo e seus Riscos Ambientais. Geomorfologia e o Ensino de Geografia.
Disciplina: Cartografia Temática
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Fundamentos e conceitos da Cartografia Temática. Organização e tratamento de dados geográficos e bases cartográficas para geração de mapas temáticos e cartogramas. Semiologia gráfica. Gráficos. Tabelas. Componentes de mapas temáticos. Aplicações de SIG na manipulação da informação cartográfica. Layout Cartográfico. Cartografia Temática e o Ensino de Geografia.
Disciplina: Geografia Humana do Brasil
Carga horária: 60 h/a
Ementa: A origem do povo brasileiro. A inviabilização das populações indígenas e africanas e a consciência de ser brasileiro. Formação territorial brasileira. Os papéis das populações indígena, europeia e africana na construção socioterritorial do Brasil. Os processos de regionalização brasileira. Critérios e finalidade de delimitação das divisões regionais brasileiras. Aspectos populacionais do Brasil. As regiões brasileiras e seus aspectos socioeconômicos.
Disciplina: Fundamentos de Geoprocessamento
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Bases conceituais e teóricas do Geoprocessamento. Dados Georreferenciados. Principais Geotecnologias. Sistemas de Posicionamento Global. Sensoriamento Remoto como forma de Obtenção de Dados. Bancos de Dados Geográficos. Arquitetura dos Sistemas de Informação Geográfica. Modelos Numéricos do Terreno. Geoprocessamento e Análise Ambiental. Geoprocessamento e o ensino de Geografia.
Disciplina: Organização do Espaço Mundial
Carga horária: 60 h/a
Ementa: A evolução da natureza e a formação do espaço geográfico mundial. Agentes e dinâmica da organização do espaço mundial. A divisão do espaço mundial a partir dos diferentes estágios de desenvolvimento. Dinâmicas regionais do século XX. Formação dos blocos econômicos regionais. Globalização e suas múltiplas dimensões. Aplicação de temas voltados para o ensino.
Disciplina: Climatologia II
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Balanço de energia: interação atmosfera e superfície terrestre. Massas de ar e frentes e sistemas associados. El Niño – Oscilação Sul: interação oceano/atmosfera. Principais dinâmicas na atmosfera superior e superfície na América do Sul. Zona de Convergência do Atlântico Sul associados a chuva no Brasil. Ilhas de Calor. Clima no Planejamento Urbano e Rural. Climatologia Aplicada e o Ensino de Geografia. Clima e sua relação com o Meio Ambiente.
Disciplina: Geografia Urbana
Carga horária: 60 h/a
Ementa: O município e a cidade. A cidade na história. O processo de urbanização mundial. A cidade no Ensino de Geografia. Classificação de cidades e área de influência. O direito à cidade. A produção do espaço urbano. Segregação social e autossegregação. Impactos socioambientais urbanos. Percurso urbano no Ensino de Geografia. Complexos urbanos. Planejamento urbano e Plano Diretor. A rede urbana do Norte pioneiro paranaense.
Disciplina: Geografia Industrial e Econômica
Carga horária: 60 h/a
Ementa: O processo de industrialização no mundo. A industrialização brasileira. Descentralização industrial. As teorias da organização econômica do espaço. A divisão territorial e internacional do trabalho. Inflação e Deflação. Origem e evolução do comércio. Noções de comércio internacional. Estrutura de mercado de bens e serviços. Privatizações no setor de serviços. Desenvolvimento econômico brasileiro. A economia paranaense e no Norte Pioneiro do Paraná.
Disciplina: Geografia Política e Geopolítica
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Bases teóricas e conceituais de Geografia Política e de Geopolítica. Geografia Política e Geopolítica no Ensino de Geografia. As noções de poder. O poder no ambiente escolar. Os Estados Nacionais. Conflitos Mundiais e Terrorismo. Organização política brasileira. Geografia Eleitoral e o direito ao voto. Gênero e etnia na composição política brasileira.
Disciplina: Pesquisa Como Princípio Educativo
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Investigação sobre a realidade da Escola da Educação Básica no campo Pedagógico, Legislativo e de Gestão. Elaboração de projeto, leituras e estudos de documentos durante o primeiro semestre (30 horas). Atividades de campo, análise documental e/ou bibliográfica e apresentação de seminário para socialização dos resultados da investigação durante o segundo semestre (25 horas). Disciplina considerada integralmente para cômputo da Prática como Componente Curricular – PCC.
Disciplina: Educação Ambiental
Carga horária: 30 h/a
Ementa: A evolução histórica da Educação Ambiental. Princípios, objetivos e características da Educação Ambiental. Práticas de Educação Ambiental em espaços formais e não formais; Legislação e políticas públicas de Educação Ambiental. Projetos de Educação Ambiental.
Disciplina: Libras
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Fundamentos da Educação de Surdos. Aspectos Clínicos da Surdez. Linguística da Libras. Léxico, morfologia e sintaxe. Cultura e Identidade Surda. Educação dos Surdos no Brasil. Educação Inclusiva. Libras como segunda língua e formação de professores. Vocabulário da Libras em contextos diversos.
Disciplina: Gestão e Políticas Públicas para Educação Básica
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Estudos das Legislações Educacionais Brasileira; Estabelecimentos de relações entre Legislação da Educação e as Políticas Públicas para a Educação Básica; Estrutura, Funcionamento e Gestão da Educação Básica.
Disciplina: PCC - Ensino de Geografia Física
Carga horária: 55 h/a
Ementa: Problematização do Ensino de Geografia física no Ensino Fundamental II e/ou Médio. Construção didática de conceitos e temas pertinentes a Geografia Física para o Ensino Fundamental II e/ou Médio. Discussão e produção de material didático e paradidático pertinente a Geografia Física para o Ensino Fundamental II e/ou Médio. Implementação de ação / sequencia didática / projeto, produtos da disciplina no contexto escolar. Elaboração de projeto, leituras e estudos de documentos durante o primeiro semestre (30 horas). Atividades de campo, análise documental e/ou bibliográfica e apresentação de seminário para socialização dos resultados da investigação durante o segundo semestre (25 horas). Disciplina considerada integralmente para cômputo da Prática como Componente Curricular – PCC.
Disciplina: Relações Étnico Raciais e a Educação
Carga horária: 60 h/a
Ementa: A construção do racismo e as conceituações de raça/etnia, etnocentrismo, racismo/preconceito/discriminação, identidade, democracia racial. As políticas afirmativas e as legislações. Os currículos, a pesquisa em educação e as produções didáticas junto as relações étnico raciais.
Disciplina: Didática
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Didática no contexto da formação docente. A Didática como um processo de ensino. Desenvolvimento histórico da Didática e tendência pedagógicas e avaliações escolares
Disciplina: Geografia Escolar: Aspectos Teóricos e Metodológicos
Carga horária: 60 h/a
Ementa: História da Geografia escolar no Brasil. Currículo da Geografia da Educação Básica. Temáticas contemporâneas e o ensino de Geografia. Elaboração e execução de aulas piloto. A disciplina de Geografia Escolar será considerada integralmente para cômputo de Prática como Componente Curricular, tendo em vista sua natureza e enfoque.
Disciplina: Formação Docente para o Ensino de Geografia no Ensino Fundamental II
Carga horária: 60 h/a
Ementa: O processo de formação inicial e continuada de professores (as), as relações entre teoria e prática, reflexão e análise acerca de políticas de formação e o trabalho docente. Compreensão da realidade do ensino praticado nas escolas.
A disciplina de Formação Docente para o Ensino de Geografia no Ensino Fundamental II será considerada integralmente para cômputo de Prática como Componente Curricular, tendo em vista sua natureza e enfoque.
Disciplina: PCC - Ensino de Geografia Humana
Carga horária: 55 h/a
Ementa: Problematização do Ensino de Geografia Humana no Ensino Fundamental e/ou Médio. (Re) Construção didática de conceitos e temas pertinentes a Geografia Humana para o Ensino Fundamental e/ou Médio. Discussão e produção de material didático e paradidático pertinentes à Geografia Humana para o Ensino Fundamental e/ou Médio. Implementação de ação / sequência didática / projeto, produtos da disciplina no contexto escolar. Elaboração de projeto, leituras e estudos de documentos durante o primeiro semestre (30 horas). Atividades de campo, análise documental e/ou bibliográfica e apresentação de seminário para socialização dos resultados da investigação durante o segundo semestre (25 horas). Disciplina considerada integralmente para cômputo da Prática como Componente Curricular – PCC.
Disciplina: Psicologia da Educação
Carga horária: 30 h/a
Ementa: A constituição do conhecimento Psicológico: histórico, definições e objetos de estudo. A Psicologia da Educação e as principais teorias do desenvolvimento humano. Teorias da aprendizagem. A disciplina de Psicologia da Educação na formação de professores: propósitos e pesquisas. Temas atuais em Psicologia da Educação e a formação docente.
Disciplina: Formação Docente para o Ensino de Geografia no Ensino Médio
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Ensino de Geografia no Ensino Médio, conceituação e estrutura; Orientações Nacionais e Estaduais para a disciplina de Geografia no Ensino Médio; Aulas e Práticas de Ensino Geografia para o Ensino Médio. A disciplina de Formação Docente para o Ensino de Geografia no Ensino Médio será considerada integralmente para cômputo de Prática como Componente Curricular, tendo em vista sua natureza e enfoque.
Disciplina: PCC – Práticas do Ensino de Geografia
Carga horária: 55 h/a
Ementa: Estratégias de Ensino e aprendizagem de Geografia. Instrumentos para o Ensino de Geografia. A Prática de Ensino de Geografia. Discussão e Construção de práticas de Ensino de Geografia para o Ensino Fundamental II e Médio. Implementação de ação / sequencia didática / projeto, produtos da disciplina no contexto escolar. Elaboração de projeto, leituras e estudos de documentos durante o primeiro semestre (30 horas). Atividades de campo, análise documental e/ou bibliográfica e apresentação de seminário para socialização dos resultados da investigação durante o segundo semestre (25 horas). Disciplina considerada integralmente para cômputo da Prática como Componente Curricular – PCC.
Disciplina: Tecnologias Educacionais
Carga horária: 30 h/a
Ementa: Estudo das diretrizes, políticas e programas educacionais voltados para o uso das tecnologias. Investigação sobre o uso do computador, softwares, ambientes virtuais e internet como ferramentas de apoio ao ensino, bem como implicações pedagógicas e sociais do uso da informática em educação. Análise da produção televisual, cinematográfica, linguagem multimídia e suas diversas possibilidades como recurso educacional. Reflexão sobre modalidades de ensino não presencial, mediadas pelo uso das tecnologias. Discussão sobre a formação de professores para uso de ferramentas tecnológicas.
Disciplinas Eletivas
Disciplina: Geografia do Turismo
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Bases teóricas e conceituais da Geografia do Turismo. A dimensão territorial do turismo. Modalidades de turismo. Impactos Sociais, ambientais e econômicos do turismo. Planejamento e ordenamento territorial do turismo. O turismo e as comunidades locais. Estratégias de desenvolvimento turístico no Brasil e no Paraná. O turismo Pedagógico como ferramenta no ensino da Geografia.
Disciplina: Introdução a Hidrogeografia
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Conceitos de Hidrogeografia. Ciclo da Água. O ciclo hidrológico e os impactos socioambientais. Bacia hidrográfica e a Gestão dos Recursos Hídricos. Principais processos hidrológicos. Hidrografia do Brasil e do Mundo. Política Nacional dos Recursos Hídricos. A Hidrogeografia no Ensino de Geografia.
Disciplina: Fundamentos de Pedologia
Carga horária: 30 h/a
Ementa: Conceitos de solo e sua evolução histórica; Propriedades do solo e interpretação; Formação e evolução dos solos; Classificação Brasileira dos solos; Degradação e conservação dos solos; Abordagem do Solo no Ensino de Geografia.
Disciplina: Geografia Cultural
Carga horária: 60 h/a
Ementa: A epistemologia da Geografia cultural: gênese; histórico; definições; conceitos; abordagens contemporâneas e pesquisa. Conceituações de Cultura, Identidade e Diversidade e suas manifestações no espaço geográfico. Contribuições da Geografia Cultural e o Ensino de Geografia.
Disciplina: Cartografia Escolar
Carga horária: 30 h/a
Ementa: A Cartografia no ensino de Geografia. – A linguagem cartográfica - Alfabetização Cartográfica para o ensino. O desenvolvimento do raciocínio espacial por meio de mapas. Alfabetização cartográfica.
Disciplina: Tópicos Especiais em Geografia Humana
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Conteúdo variável em: 1. Gênero e Geografia: Sexualidades – definições; As sexualidades e as violências; As sexualidades e os direitos; As sexualidades e os movimentos; As sexualidades e a educação; As sexualidades e A Geografia As sexualidades e o ensino de Geografia; 2. Geografia Africana: A África como berço da humanidade. A Geografia Africana: diversidade regional e correntes migratórias. A presença mulçumana e europeia no continente: aspectos gerais. A participação africana na formação cultural brasileira. A escravidão brasileira e a resistência negra: os quilombos; O papel dos africanos na construção socioeconômica do Brasil. África e o Ensino de Geografia. 3. Geografia Latino-americana: processos de colonização e pós-colonização; identidades e territorialidades agrarias, urbanas, socioeconômicas, políticas e culturais e suas discussões no Ensino de Geografia. 4. Geografia da Violência: conceituação de violência e insegurança; a produção do espaço a partir da violência; taxas de homicídios e demais crimes; violência no ambiente escolar; 5. Geografia da fome: Base teórica e conceitual da Geografia da Fome. A geopolítica da fome. A explosão demográfica e a fome no mundo. Tipos e estruturas da Fome. A pobreza como privação das capacidades. Políticas Públicas de combate à fome. O problema alimentar: fome, desnutrição no Brasil e no Paraná. Impactos da fome no ensino.
Disciplina: Fundamentos de Sensoriamento Remoto
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Princípios físicos do Sensoriamento Remoto. O espectro eletromagnético e os princípios físicos do Sensoriamento Remoto. Características espectrais dos materiais. Sistemas sensores. Sistemas aéreos. Sensores orbitais. Resoluções: espectral, espacial, temporal e radiométrica. Introdução à interpretação de imagens orbitais. Os sistemas multiespectrais. Processamento digital de imagens. Estudo de casos. Sensoriamento Remoto aplicado ao ensino de Geografia.
Disciplina: Biogeografia
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Biogeografia: conceitos fundamentais. Origem e evolução dos seres vivos. As grandes unidades biogeográficas. Interação dos elementos abióticos, bióticos e geográficos no desenvolvimento dos seres vivos. Biogeografia e Meio Ambiente em consonância com a legislação referente a educação ambiental vigente.
Disciplina: Geografia das Redes
Carga horária: 60 h/a
Ementa: Redes e Geografia. Redes materiais e imateriais. Redes e formação territorial. O papel da comunicação e circulação na organização do espaço. Aplicação de temas voltados para o ensino.