Ingressantes a partir de 2020
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA – Licenciatura
Disciplina: Introdução aos Estudos Históricos
Carga horária: 72 h
Semestre: 1ª
Ementa: Concepções de História/Historiografia; o ofício de Historiador; a produção do conhecimento histórico; As “escolas históricas”.
Disciplina: História Medieval I
Carga horária: 72 h
Semestre: 1ª
Ementa: Discussão histórico-conceitual do período estudado. A desconstrução de conceitos e preconceitos da história tradicional sobre a Idade Média. Aspectos da cultura, das mentalidades e do cotidiano do sistema feudal. Idade Média – conceitos e preconceitos. A formação da matriz ocidental medieval: O elemento romano, o elemento bárbaro e o elemento religioso.
Disciplina: História da Antiguidade I
Carga horária: 72 h
Semestre: 1ª
Ementa: Estudo comparativo da Historiografia antiga. A representatividade da expressão oral e escrita no desenvolvimento do estudo da antiguidade. A Importância de uma abordagem crítica social contemporânea da História da Antiguidade. Estudo crítico-analítico interpretativo do surgimento, ascensão e declínio das sociedades do Antigo Oriente Próximo. Política, cultura e religião na Antiguidade Oriental.
Disciplina: Fundamentos do Ensino de História I
Carga horária: 72 h
Semestre: 1ª
Ementa: Fundamentos sociológicos e políticos da educação relacionados à formação do professor de História. Políticas públicas para a educação.
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais
Carga horária: 72 h
Semestre: 1ª
Ementa: História, língua, identidade e cultura surda. Aspectos linguísticos e teóricos da Libras. Educação de surdos na formação de professores, realidade escolar e alteridade. Estudo da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. Prática em Libras: vocabulário geral e especifico para comunicação com surdos.
Disciplina: História da América
Carga horária: 72 h
Semestre: 2ª
Ementa: A diversidade cultural das populações e impérios no continente antes da chegada dos europeus. O processo de encontro de culturas com os europeus e as conseqüências das transformações a partir do processo de colonização espanhol e inglês. As particularidades dos processos de independências em relação ao contexto europeu. O debate historiográfico e o trabalho com as fontes do período.
Disciplina: História Medieval II
Carga horária: 72 h
Semestre: 2ª
Ementa: O conceito de Cristandade sobreposto ao conceito de Império Romano como o contexto adotado para a abordagem da Idade Média. O desenvolvimento do sistema feudal. Renascimento urbano e comercial. Aspectos econômicos, culturais, e do cotidiano no período. A baixa Idade Média, as transformações dos séculos XI, XII. A crise do século XIV. Principais temas e debates historiográficos e o trabalho com fontes no campo da História Medieval.
Disciplina: Fundamentos do Ensino de História II
Carga horária: 72 h
Semestre: 2ª
Ementa: Fundamentos históricos da educação relacionados à formação do professor de História. História da Educação e da escolarização na modernidade. História da educação brasileira.
Disciplina: História da Antiguidade II
Carga horária: 72 h
Semestre: 2ª
Ementa: A antiguidade Clássica e o debate Historiográfico no século XXI. As discussões sobre as fontes históricas disponíveis para o estudo das civilizações greco-romana. A reapropriação da cultura clássica pelas sociedades modernas. Estudo transversal dos mais diversos temas ligados às sociedades da antiguidade clássica.
Disciplina: Geografia Geral e do Brasil
Carga horária: 72 h
Semestre: 2ª
Ementa: Os fundamentos da Geografia da Natureza. Formação territorial brasileira. Regionalização do território brasileiro. Estrutura e formação da população mundial e brasileira. Distribuição e mobilidade da população. Noções de localização e organização do espaço.
Disciplina: Teoria da História I
Carga horária: 72 h
Semestre: 3ª
Ementa: Formação de um campo de disciplinar. A historicidade da Teoria e da Teoria da História. Racionalismo, ilustração e filosofia: as Filosofias da História nos séculos XVIII e XIX. Teoria da História no século XIX: Positivismo, Historicismo e Relativismo. A Teoria da História e o surgimento da Histórica científica: problemas. A historiografia no século XIX.
Disciplina: História da América Portuguesa I
Carga horária: 72 h
Semestre: 3ª
Ementa: Problematização histórica do processo de colonização portuguesa da América. A consolidação da monarquia portuguesa e o comércio ultramarino. A expansão europeia e suas repercussões. Escravidão africana e escravidão indígena. A administração colonial portuguesa e as relações entre o poder local e o poder metropolitano. Economia e trabalho. Domínio espanhol sobre a América Portuguesa.
Disciplina: Metodologia do Ensino de História I
Carga horária: 72 h
Semestre: 3ª
Ementa: Contextualizar a trajetória do código disciplinar da História, no Brasil. Saberes, práticas escolares e princípios teóricos e metodológicos para o ensino de História. O currículo de História na Educação Básica, seus percursos e possibilidades. O saber-fazer docente em sala de aula. O uso do documento histórico e a elaboração de atividades significativas. Memória e Ensino de História.
Disciplina: História do Paraná I
Carga horária: 72 h
Semestre: 3ª
Ementa: Processos de ocupação/povoamento/colonização e organização do espaço norte paranaense. As atividades econômicas implementadas ao longo do território e suas relações com o meio ambiente. Estudo de caso: O Norte Pioneiro do Paraná. Abordagens das manifestações socioculturais e históricas da Região Norte Pioneira do Paraná.
Disciplina: História Moderna
Carga horária: 72 h
Semestre: 3ª
Ementa: Discussão histórico conceitual do período estudado. A desconstrução de conceitos e preconceitos da história tradicional dos tempos modernos. Aspectos da cultura, das mentalidades e do cotidiano do período de transição do sistema feudal para o sistema capitalista. O surgimento do Estado Moderno no Ocidente. O Mundo ocidental moderno: os descobrimentos. O ‘Renascimento’. As revoluções burguesas.
Disciplina: Teoria da História II
Carga horária: 72 h
Semestre: 4ª
Ementa: Marx, os Marxismos e o Materialismo histórico: problemáticas. A crítica à Economia Política e a História. História e Teoria da História nos séculos XX e XXI: os limites e os problemas. O Movimento Annales e seus desdobramentos: as novas [e fragmentadas] Histórias. Os desafios: neoliberalismo, ética, conservadorismo e o projeto da História (ou a falta dele).
Disciplina: História da América Portuguesa II
Carga horária: 72 h
Semestre: 4ª
Ementa: Problematização histórica do processo de colonização portuguesa da América. A era Pombalina. A Corte Portuguesa na América. Revoltas anticolonialistas. Principais temas e debates da historiografia e o trabalho com as fontes do período.
Disciplina: Metodologia do Ensino de História II
Carga horária: 72 h
Semestre: 4ª
Ementa: Pesquisa escolar, aula-oficina e as diversas linguagens (imagem, cinema, literatura, música, canção, livro didático) como objeto de estudo em sala de aula. Seleção de conteúdos, organização e elaboração/construção de materiais didáticos para o ensino de História no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Avaliação e Ensino de História. Políticas públicas e gestão da educação.
Disciplina: História do Paraná II
Carga horária: 72 h
Semestre: 4ª
Ementa: Processos de ocupação/povoamento/colonização e organização do espaço norte paranaense. As atividades econômicas implementadas ao longo do território e suas relações com o meio ambiente. Estudo de caso: O Norte Pioneiro do Paraná. Abordagens das manifestações socioculturais e históricas da Região Norte Pioneira do Paraná.
Disciplina: História da América Latina
Carga horária: 72 h
Semestre: 4ª
Ementa: Sociedade e cultura latino-americanas; A América hispana, A diversidade cultural das populações e impérios no continente; movimentos de independência; revoluções no século X;, A América Latina e o século XXI.
Disciplina: História do Brasil Monárquico I
Carga horária: 72 h
Semestre: 5ª
Ementa: Os principais temas e os debates da historiografia sobre o Império entre 1822 e 1840. Independência e formação do Estado nacional. Diversidades étnico- racial, de gênero, sexual, religiosa no período imperial. O trabalho com as fontes do período.
Disciplina: Prática de Ensino de História I
Carga horária: 72 h
Semestre: 5ª
Ementa: O Estágio Supervisionado como espaço de pesquisa. A articulação dos saberes historiográfico e pedagógico por meio da práxis. Planejamento escolar e práxis educativa. Documentos curriculares e o ensino de História. Desafios e possibilidades curriculares para a disciplina de História no Ensino Fundamental II.
Disciplina: História, Economia e Desenvolvimento
Carga horária: 72 h
Semestre: 5ª
Ementa: Princípios básicos de economia. Considerações sobre o pensamento econômico. Sistemas econômicos. Desenvolvimento e crescimento. Desenvolvimento regional. A economia política e a crítica à economia política. A História econômica. Capitalismo, sociedade e mercado. Notas sobre economia brasileira.
Disciplina: Teorias do Ensino de História
Carga horária: 72 h
Semestre: 5ª
Ementa: Fundamentos de psicologia da educação relacionados à formação do professor de História.
Disciplina: História do Brasil Monárquico II
Carga horária: 72 h
Semestre: 6ª
Ementa: Os principais temas e os debates da historiografia sobre o Império entre 1840 e 1889.Formação da nação brasileira. Diversidades étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa no período imperial. O trabalho com as fontes do período.
Disciplina: Prática do Ensino de História II
Carga horária: 72 h
Semestre: 6ª
Ementa: A escola e a formação de professores na contemporaneidade. O Estágio Supervisionado e suas contribuições na formação do professor de História. Formação de professores e a construção de uma identidade docente. Saberes e práticas docentes do Ensino de História no Ensino Fundamental II.
Disciplina: Didática do Ensino de História II
Carga horária: 72 h
Semestre: 6ª
Ementa: A seleção dos conteúdos históricos escolares e sua relação com a história acadêmica. O Ensino de História e as questões de identidade na contemporaneidade. Política, cidadania e a inserção do ensino de História nas problemáticas do mundo contemporâneo.
Disciplina: Metodologia de Pesquisa em História (Projeto)
Carga horária: 72 h
Semestre: 6ª
Ementa: Fundamentos teóricos da produção de conhecimento histórico. Métodos e técnicas na pesquisa histórica. Escrita da história e papel social do (a) historiador (a). Etapas de elaboração do projeto de pesquisa.
Disciplina: História do Brasil Republicano I
Carga horária: 72 h
Semestre: 7ª
Ementa: O Golpe e construção do regime republicano. Positivismo, Laicidade e Igreja, coronelismo e oligarquias. Modernidade: o início do processo de industrialização, o comunismo, o integralismo e a inserção do Brasil no capitalismo mundial. Os trabalhadores. Movimentos sociais, políticos e culturais. A crise do Estado Oligárquico e a "Revolução" de 1930. O Estado Novo. O Brasil e a segunda Guerra.
Disciplina: História Contemporânea I
Carga horária: 72 h
Semestre: 7ª
Ementa: O eixo primordial que vem embasar o estudo e críticas sobre a transição para o mundo contemporâneo estará compreendido nos inícios da Revolução Francesa estendendo-se até os fatores preliminares que viabilizaram a Primeira Guerra Mundial. A partir das discussões emanadas por meio das principais correntes historiográficas, o enfoque das abordagens serão: o processo de industrialização, as transformações políticas e sociais, a organização dos trabalhadores, a formação da sociedade burguesa, o capitalismo contemporâneo, o nacionalismo, o imperialismo e a expansão colonial, o desenvolvimento científico e cultural.
Disciplina: Prática de Pesquisa em História I (TCC)
Carga horária: 72 h
Semestre: 7ª
Ementa: História, memória e interpretação na pesquisa histórica. Trabalho teórico- prático com os diversos tipos de fontes históricas. Elaboração e discussão inicial do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Disciplina: Prática do Ensino de História III
Carga horária: 72 h
Semestre: 7ª
Ementa: O Estágio Supervisionado no ensino médio como espaço para a produção do conhecimento; A atividade docente e a indissociabilidade entre a teoria e a prática; O Ensino Médio em Debate: a formação do professor frente às propostas curriculares; A observação do espaço escolar e das aulas do professor de História como processo de construção da práxis pedagógica.
Disciplina: História da África
Carga horária: 72 h
Semestre: 7ª
Ementa: A diversidade cultural e política do continente subsaariano; a interação entre africanos, árabes e europeus e as transformações no continente após a colonização européia e a formação do “Mundo Atlântico”. A África no contexto do neocolonialismo; racismo, resistências, pan-africanismo e os processos de independência e definições territoriais. Enfoque em questões de diversidades étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa. O debate historiográfico e o trabalho com as fontes do período.
Disciplina: Memória e Patrimônio Cultural
Carga horária: 72 h
Semestre: 8ª
Ementa: A política de preservação do patrimônio cultural no Brasil. O patrimônio material e imaterial e suas implicações sociais: memória, recepção, direitos e cidadania. Educação patrimonial. O patrimônio cultural regional e local.
Disciplina: História do Brasil Republicano II
Carga horária: 72 h
Semestre: 8ª
Ementa: Concepções de Populismo, Trabalhismo, Socialismo e Nacional- desenvolvimentismo. De Vargas a João Goulart. O golpe de 1964. Autoritarismo militar, violência e resistência. A tecno-burocracia e "milagre" brasileiro. Cultura e sociedade no século XX. Sociedade civil, democracia e participação popular no começo do século XXI.
Disciplina: História Contemporânea II
Carga horária: 72 h
Semestre: 8ª
Ementa: Estudo e Compreensão dos principais eventos que assinalam a Primeira Guerra Mundial até a constituição do processo de Globalização e sua efetivação nos anos 1990 do século XX. Tendo como base as principais correntes historiográficas estudar as duas guerras e seus desdobramentos, as crises e constituição do nazi- fascismo, as transformações nas sociedades e os processos de dominação sobre as massas, os movimentos de contraposição ao capitalismo, o impulso científico e tecnológico.
Disciplina: Prática de Pesquisa em História II (TCC)
Carga horária: 36 h
Semestre: 8ª
Ementa: Trabalho teórico-prático com os diversos tipos de fontes históricas. Questões teórico-práticas acerca da escrita da história no tempo presente. Elaboração e discussão final do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Disciplina: Prática do Ensino de História IV
Carga horária: 72 h
Semestre: 8ª
Ementa: O Planejamento da aula de História para o Ensino Médio; A aula de História e a interação professor, aluno e contexto histórico; Fontes históricas na sala de aula; O processo de avaliação e a construção de um ensino democrático.
Disciplinas Eletivas
Disciplina: História, Corpo e Sexualidade
Carga horária: 36 h
Ementa: Corpo, saúde e sexualidade como objetos históricos e sociológicos. Estudos Clássicos e Contemporâneos. Principais tendências e perspectivas teóricas. O tema na produção histórica e sociológica brasileira.
Disciplina: História e Música
Carga horária: 36 h
Ementa: A História e a música no Mundo. A música e a história: relações historiográficas. Música no Brasil.
Disciplina: Agricultura e Capitalismo no Brasil
Carga horária: 36 h
Ementa: A Geografia e o estudo da agricultura. As correntes teóricas e o campo. A Agricultura pré-capitalista. A Agricultura sob o modo capitalista de produção. As relações capitalistas de produção na agricultura. A renda da terra. As relações não- capitalistas de produção na agricultura. Os movimentos sociais no campo e a luta pela terra. A Questão Política no Campo e a Questão Agrária.
Disciplina: Centros de documentação e arquivos: patrimônio documental,
preservação, direitos e cidadania
Carga horária: 72 h
Ementa: Discute-se os centros de documentação e os arquivos e suas concepções ampliando-as a partir de suas implicações sobre as memórias preservadas e excluídas da sociedade, além dos seus significados nas disputas políticas, ideológicas es imbólicas. O papel político dessas instituições inscrito nas linhas de acervos e nas formas de acesso as informações, ligado ao fomento da cidadania e ao processo de construção de uma sociedade democrática.
Disciplina: Manuais escolares e o ensino de História
Carga horária: 72 h
Ementa: História da leitura: produção e circulação do impresso. Os manuais escolares como artefato cultural complexo. A História das disciplinas escolares. A escrita da História conhecimento historiográfico e saber escolar.
Disciplina: História, cinema e Ensino de História
Carga horária: 36 h
Ementa: As relações entre cinema e História. Os usos e representações da História no cinema. O cinema como fonte Histórica. O cinema como objeto de estudo na Educação Básica.
Disciplina: História, de colonialidade e ensino de História
Carga horária: 36 h
Ementa: História e eurocentrismo. As teorias pós-coloniais. A decolonialidade e a América Latina. A Educação Básica, a decolonialidade e o ensino de História.
Disciplina: Ensino de História, memória e identidade
Carga horária: 36 h
Ementa: A relação entre Ensino de História, memória e identidade. A dimensão política das representações e identidades culturais e suas repercussões para os historiadores e professores de História. Políticas públicas, usos do passado e identidades silenciadas.
Disciplina: História e Meio Ambiente
Carga horária: 36 h
Ementa: Relações entre homem e natureza ao longo do tempo e do espaço. A sociedade, os recursos naturais e o processo de organização espacial. Cidadania ambiental. Recursos ambientais (água, combustíveis fósseis, minerais metálicos e não metálicos). A questão ambiental atual.
Disciplina: História, Turismo e Ressignificação da Cultura Popular na região
norte “pioneiro” do Paraná.
Carga horária: 36 h
Ementa: Analisar os aspectos históricos e as diversas manifestações de cultura popular presentes na sociedade brasileira e, em especial, na região “Norte Pioneiro” do Paraná. Estudar o patrimônio cultural, a memória e a identidade ligadas ao turismo, suas políticas de preservação, proteção e de conservação dos bens culturais, sua espetacularização em diversos aspectos, principalmente religioso e a transformação do patrimônio cultural sob bases históricas. A percepção de Patrimônio natural, cultural, material e imaterial nos espaços urbano e rural. Turismo e impacto nos padrões da cultura popular tradicional.
Disciplina: Linguagem e novas linguagens no Ensino de História
Carga horária: 36 h
Ementa: Analisar os aspectos históricos e as diversas manifestações de cultura popular presentes na sociedade brasileira e, em especial, na região “Norte Pioneiro” do Paraná. Estudar o patrimônio cultural, a memória e a identidade ligadas ao turismo, suas políticas de preservação, proteção e de conservação dos bens culturais, sua espetacularização em diversos aspectos, principalmente religioso e a transformação do patrimônio cultural sob bases históricas. A percepção de Patrimônio natural, cultural, material e imaterial nos espaços urbano e rural. Turismo e impacto nos padrões da cultura popular tradicion Análise de materiais didáticos, de diferentes suportes de aprendizagem voltados para o ensino de História. Elaboração de materiais didáticos de História, utilizando as diversas linguagens sociais a partir de fontes históricas. Os novos suportes de informação (jogos, seriados, redes sociais, filmes...) e a aprendizagem histórica.al.
Disciplina: Sindicalismo e movimentos sociais urbanos na sociedade brasileira (1980-2000)
Carga horária: 72 h
Ementa: A mobilização da sociedade civil após com o fim do regime militar por meio de associações, sindicatos e organizações com perspectivas de retorno à democracia, de busca e reconhecimento de direitos e de igualdade de condições nos diversos âmbitos da vida. As experiências de luta e resistência das minorias étnicas, sociais e de gênero na sociedade brasileira.
Disciplina: Conservadorismo e Estado Brasileiro
Carga horária: 72 h
Ementa: O Iluminismo Português e a Independência do Brasil; A Formação do Estado Nacional; Universidade de Coimbra e a relação com o Brasil; A Tradição Ilustrada e os primeiros núcleos acadêmicos no Brasil; Conservadorismo, Judicialidade e a formação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil.
Disciplina: Tecnologia, Inovação e Ensino
Carga horária: 72 h
Ementa: A tecnologia na atualidade e a situação do homem enquanto sujeito histórico. A tecnologia como ferramenta de libertação ou desumanização. O papel das tecnologias no cotidiano. Cibercultura. A História da Internet. O potencial da internet e o problema da descontextualização histórica. Redes sociais e novas formas de sociabilidade. A Cultura Digital, a escola, o professor e os alunos. O ensino de História, suas metodologias e tecnologias.
Disciplina: Estética e História da Arte
Carga horária: 36 h
Ementa: Noções Básicas de Estética. A Arte como expressão e sistema cultural relacionado ao contexto histórico, político e econômico, da pré-história à contemporaneidade. Conceitos e questões estéticas dos movimentos artísticos dos períodos históricos.
Disciplina: Oficina de Produção Textual
Carga horária: 36 h
Ementa: Teoria e prática de produção textual: construção de frase, de parágrafo e de texto. Argumentação e adequação do texto às diferentes condições de produção. Produção de gêneros acadêmicos.
Disciplina: História das ideias filosóficas na América Latina
Carga horária: 36 h
Ementa: Formação da Cultura Latino-Americana, Perspectivas históricas do pensamento filosófico do Brasil e da América Latina. Os pensadores latino- americanos.
Disciplina: Tópicos de História da África
Carga horária: 36 h
Ementa: As escolas antropológicas e a visão da África. Os povos africanos, suas regiões e suas matrizes linguísticas. Religiões africanas e Religiões de Matrizes Africanas no Brasil. Vivências e Significações culturais africanas nas Américas. A África contemporânea na historiografia: um balanço crítico. História da cultura africana. História das Áfricas na contemporaneidade. Colonização, colonialismo e resistências na história da África. Movimentos de independência: negociação e revoluções. Etnias, sociedade e poder após as independências. História da África e educação no Brasil. Enfoque em questões de diversidade sétnico-racial, desgênero, sexual e religiosa. O debate historiográfico e o trabalho com as fontes do período.
Disciplina: Tópicos de História Antiga
Carga horária: 36 h
Ementa: Revisão crítica da historiografia relativa à antiguidade, através da análise de textos e documentos do e sobre o período. O ensino da Antiguidade no Ensino Fundamental e Médio.
Disciplina: Ensino de História, memória e identidade
Carga horária: 36 h
Ementa: A relação entre Ensino de História, memória e identidade. A dimensão política das representações e identidades culturais e suas repercussões para os historiadores e professores de História. Políticas públicas, usos do passado e identidades silenciadas.
Disciplina: Linguagem e novas linguagens no Ensino de História
Carga horária: 36 h
Ementa: Análise de materiais didáticos, de diferentes suportes de aprendizagem voltados para o ensino de História. Elaboração de materiais didáticos de História.