Vestibular UENP

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA – Licenciatura

 

Disciplina: História Antiga

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: A origem do Estado e da Cidade: as relações sociais e de trabalho, as guerras e as formações de impérios na Antiguidade. A diversidade cultural e religiosa e os pontos de contato que foram estabelecidos entre as populações. A reapropriação pelas sociedades modernas da “cultura clássica”. O debate historiográfico e o trabalho com as fontes do período.

 

Disciplina: História Medieval I

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: A formação das sociedades medievais, a partir dos elementos romano, bárbaro e religioso. O desenvolvimento do sistema feudal. Religiões monoteístas no Ocidente Medieval: catolicismo, judaísmo e islamismo. Renascimento urbano e comercial. Aspectos econômicos, culturais, e do cotidiano no período. Principais temas e debates historiográficos e o trabalho com fontes no campo da História Medieval.

 

Disciplina: História da América Portuguesa

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Problematização histórica do processo de colonização portuguesa da América. Culturas e sociedades “indígenas”. A consolidação da monarquia portuguesa e o comércio ultramarino. A expansão europeia e suas repercussões no continente africano. Escravidão africana e escravidão indígena. A administração colonial portuguesa e as relações entre o poder local e o poder metropolitano. Economia e trabalho. Domínio espanhol sobre a América Portuguesa. Era Pombalina. A Corte Portuguesa na América. Principais temas e debates da historiografia e o trabalho com as fontes do período.

 

Disciplina: Fundamentos do Ensino de História

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação relacionados à formação do professor de História. A história da educação brasileira e a organização da escolarização pública. O debate historiográfico e o trabalho com fontes para a História da Educação.

 

Disciplina: Introdução ao Conhecimento Histórico

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Concepções de História/Historiografia. Ofício de Historiador. A produção do conhecimento histórico. As “escolas históricas”.

 

Disciplina: História da América I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: A diversidade cultural das populações e impérios no continente antes da chegada dos europeus. O processo de encontro de culturas com os europeus e as conseqüências das transformações a partir do processo de colonização espanhol e inglês. As particularidades dos processos de independências em relação ao contexto europeu. O debate historiográfico e o trabalho com as fontes do período.

 

Disciplina: História e Religiões

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: O conceito de religião, religião e ciência, aspectos metodológicos e epistemológicos da história das religiões, interpretações da religião.

 

Disciplina: História Moderna I

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Análise do período de transição do mundo feudal para o mundo capitalista. O Humanismo e o Renascimento, a constituição dos Estados Modernos, a Reforma e Contra-Reforma, as Grandes Navegações. Aspectos econômicos, culturais e do cotidiano no período. Principais temas e debates historiográficos e o trabalho com fontes no campo da História Moderna.

 

Disciplina: Teorias da História

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Compreender a filosofia da história e suas problemáticas ressaltando a importância da reflexão teórica para o desenvolvimento dos estudos históricos. Identificar algumas das principais correntes da teoria da história e da produção historiográfica dos séculos XVIII ao XXI. Reconhecer o que está em causa no debate contemporâneo da teoria da história.

 

Disciplina: Metodologia do Ensino de História

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: O saber-fazer docente em sala de aula na educação básica. O uso do documento histórico e a elaboração de atividades significativas. A aula-oficina e as diversas linguagens (imagem, cinema, literatura, música) como objeto de estudo em sala de aula. A produção de materiais didáticos.

 

Disciplina: Teorias do Ensino de História

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Fundamentos de Psicologia da Educação relacionados à formação do professor de História para atuar na educação básica.

 

Disciplina: História do Brasil Independente

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: 1830- 1930. A formação do Estado e da Nação brasileiros. Os principais temas e os debates da historiografia sobre o Império. O trabalho com as fontes do período imperial.

 

Disciplina: Didática do Ensino de História

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: A possibilidade de desenvolvimento, durante a escolarização básica, de estruturas históricas úteis para se orientar no tempo. O processo de construção do conhecimento histórico com estudantes do ensino básico. As pesquisas sobre o pensamento histórico dos estudantes. Estruturações curriculares do Ensino de História e seus objetivos. A seleção de conteúdos e a relação com a história acadêmica. Formação de identidade, cidadania e a inserção do ensino de História no mundo contemporâneo.

 

Disciplina: História do Brasil Republicano

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Da proclamação da República aos. Os principais temas e os debates da historiografia sobre o período privilegiado. O trabalho com as fontes da história republicana (1930-2000).

 

Disciplina: Prática de Ensino de História I

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Orientação para o estudo de propostas pedagógicas comprometidas com um ensino crítico enquanto processo, com diferentes abordagens educacionais em situações práticas. Análise e avaliação do processo ensino-aprendizagem de acordo com a legislação vigente e nos fundamentos teóricos e práticos, aplicados às séries finais do ensino fundamental.

 

Disciplina: Prática de Pesquisa em História

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Inserir o aluno na prática da pesquisa histórica por meio de discussões das diferentes metodologias e técnicas utilizadas nas análises dos mais diversos documentos inscritos em diferentes suportes: escrito, iconográfico, oral, material, articuladas às reflexões teóricas do campo da história, criando as bases para a produção do conhecimento histórico.

 

Disciplina: História Contemporânea I

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: O século XIX europeu a partir dos impactos da Revolução Francesa, e as transformações ocorridas no cenário político que desembocam na formação dos Estados-Nação; a Revolução Industrial e a redefinição dos interesses das potencias industriais com as colônias em outros continentes, os movimentos revolucionários, os conceitos de Modernidade e seus impactos na cultura européia. O debate historiográfico e o trabalho com as fontes do período.

 

Disciplina: História da África

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: A diversidade cultural e política do continente subsaariano; a interação entre africanos, árabes e europeus e as transformações no continente após a colonização européia e a formação do “Mundo Atlântico” quanto aos efeitos do comércio de escravos nas sociedades subsaarianas. A África no contexto do neocolonialismo e os processos de independência e definições territoriais. O debate historiográfico e o trabalho com as fontes do período.

 

Disciplina: Prática de Ensino de História II

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Orientação para o estudo de propostas pedagógicas comprometidas com um ensino crítico enquanto processo, com diferentes abordagens educacionais em situações práticas. Análise e avaliação do processo ensino-aprendizagem de acordo com a legislação vigente e nos fundamentos teóricos e práticos, aplicados ao ensino médio.

 

Disciplina: História do Paraná

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Populações “indígenas” antes do século XVI. A ocupação espanhola e as reduções jesuíticas. A ocupação portuguesa no litoral e nos Campos Gerais. Emancipação política do Paraná. A ocupação do Norte do Paraná. Aspectos econômicos, sociais e culturais na História do Paraná. Principais temas e debates historiográficos e o trabalho com fontes no campo da História do Paraná.

 

Disciplina: Libras

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Noções básicas de LIBRAS com vistas a uma comunicação funcional entre ouvintes e surdos no âmbito escolar no ensino de língua e literaturas da língua portuguesa.

 

Disciplina: História da América II

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: A formação dos Estados Nacionais Americanos e a problemática de “imitação” de modelos estrangeiros; as consolidações territoriais, as tensões sociais, trabalho e escravidão. A América Latina ao longo do século XX: a crise do Estado oligárquico, novas abordagens sobre o populismo, movimentos revolucionários e os regimes militares na América Latina. O debate historiográfico e o trabalho com as fontes do período.

 

Disciplina: História Contemporânea II

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: As principais transformações acontecidas no século XX: as guerras mundiais, a crise capitalista de 1929, os regimes totalitários, as revoluções comunistas, a Guerra Fria e o mundo globalizado. O debate historiográfico e o trabalho com as fontes do período.

 

Ementas optativas

 

Disciplina: Tópicos Especiais em História e Patrimônio

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Principais discussões sobre a preservação do patrimônio cultural no Brasil, material e imaterial. Ênfase nos órgãos de preservação, particularmente o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sua trajetória ao longo do tempo e as atuais políticas desenvolvidas: o Registro de bens culturais de natureza imaterial e o Programa Monumento.

 

Disciplina: Tópicos de História Antiga

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Tópicos acerca da Antiguidade, como escravidão e trabalho, imperialismo, questões políticas e de cidadania, identidade e religião antiga abordados de maneira temática ou específica a um período ou população; historiografia e ensino de História Antiga.

 

Disciplina: Laboratório de Cinema e História

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: O cinema como objeto para o historiador e para o professor de História. A “alfabetização” para o entendimento do cinema. O papel do cinema para o mundo contemporâneo e para a formação da consciência histórica. Possibilidades e limites da utilização sistemática do cinema no ensino de História. Edição de filmes e elaboração de estratégias pedagógicas para utilização do cinema nas aulas de História.

 

Disciplina: Laboratório de análise e produção de materiais didáticos

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Análise de materiais didáticos, de diferentes suportes materiais (livros, softwares, etc.), voltados para o ensino de História. Elaboração de materiais didáticos de História, utilizando as diversas linguagens sociais a partir de fontes históricas.

 

Disciplina: História, ensino e construção de identidades

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: A escrita da história e a construção da memória da nação. Os “usos do passado" e as políticas de afirmação de identidades. Representações sociais como leituras e traduções do contemporâneo. A dimensão política das representações e das identidades culturais e suas repercussões para os historiadores e professores de História.

 

Disciplina: História e Meio Ambiente

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Compreensão histórica e crítica da relação entre homem e natureza ao longo do tempo. A transformação do ambiente através da técnica, pelo homem, e a constituição de seu mundo material e imaterial.