pped logo

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPEd/UENP) obteve autorização de funcionamento de seu Mestrado Profissional em Educação Básica pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em novembro de 2018.

Estruturado em uma área de concentração – “Educação Básica” – e duas Linhas de Pesquisa – “Educação Básica: gestão e planejamento” e “Práticas Docentes para a Educação Básica”, a preocupação central do Programa é a formação do docente-pesquisador pautada na compreensão da realidade escolar de modo aprofundado e crítico, a partir da realidade local, em articulação com o regional, o nacional e o internacional. Isso permitirá, ao egresso do Programa, uma ação transformadora em sua atuação nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica.

A reflexão sistematizada sobre a Educação Básica baliza o trabalho e a formação interdisciplinar do mestrando do Programa, tanto ao contemplar os aspectos históricos e filosóficos da educação quanto as práticas educativas e as políticas e gestão da educação.

 

Prof. Flávio Massami Martins Ruckstadter – coordenador

Prof. Antonio Carlos de Souza – vice-coordenador

Profa. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter – representante docente

Profa. Dra. Marisa Noda – representante docente 

Juliana Carolina de Andrade Krone - representante discente