Nome Concluinte Elisangela Aparecida de Oliveira Silvestre Ano de conclusão: 2024 Título da Dissertação: A INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NA APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DE ESCOLARES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Título Produto Educacional: ESTRATÉGIAS DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS PARA ESCOLARES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Orientador: Flávia Évelin Bandeira Lima Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: Nome Concluinte Janice Zilio Martins Pedroso Ano de conclusão: 2024 Título da Dissertação: O LUGAR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Título Produto Educacional: GRUPO COLABORATIVO DE ESTUDOS: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO - CRÍTICA Orientador: Vanessa C. M. Ruckstadter Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: Nome Concluinte João Marcelo Fernandes Ferreira Ano de conclusão: 2024 Título da Dissertação: TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UM MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO E EM TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO ENTRE 2012 E 2022 Título Produto Educacional: UM PODCAST SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR A LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Orientador: Luiz Antonio de Oliveira Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: Nome Concluinte Renata Ferreira da Silva Ano de conclusão: 2024 Título da Dissertação: A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO, REMUNERAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO Título Produto Educacional: PRODUTO EDUCACIONAL FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL Orientador: Marisa Noda Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: Nome Concluinte Sabrina da Silva Valle Meotti Ano de conclusão: 2024 Título da Dissertação: A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO “CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS PROFESSOR FRANCISCO BENEDETTI” Título Produto Educacional: PANORAMA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UM GUIA PARA PROFESSORES E PROFESSORAS DA EJA Orientador: Flávio M. M. Ruckstadter Linha de pesquisa: Educação Básica: Gestão e Planejamento Lattes: Nome Concluinte Viviane Leite Mateus Martins Romera Ano de conclusão: 2024 Título da Dissertação: MITOS DE GÊNERO E SUA RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Título Produto Educacional: DESMISTIFICANDO GÊNERO NA MATEMÁTICA: PROPOSTA DE CURSOS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Orientador: Juliane Priscila Diniz Sachs Linha de pesquisa: Práticas docentes para a Educação Básica Lattes: Felipe Gustavo Consulin Rezende 2024 JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO E ANÁLISE DAS PESQUISAS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS ENTRE 2013 À 2023 JOGO DE RPG DIGITAL: UMA FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SÉRIES E SEQUÊNCIAS George Francisco Santiago Martin Práticas docentes para a Educação Básica Ana Paula Pedrina Spada 2024 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EDUCAÇÃO INFANTIL EM FOCO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Siderly do Carmo Dahle de Almeida Educação Básica: Gestão e Planejamento Diego Henrique Barroso Claudiana Messias de Lima Fittipaldi 2024 PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO 1o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL Juliana Senci de Almeida Marcusso 2024 EXPLORANDO A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA APOIAR A ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DO 2o ANO CADERNO DE ATIVIDADES GAMIFICADAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Flávia Évelin Bandeira Lima Valério Práticas docentes para a Educação Básica Gabriely Cristine de Souza 2024 CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE AS TEORIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA EDUCATIVA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DE GRUPOS COLETIVOS DE ESTUDOS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO PLANEJAMENTO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EGRESSOS 2021
Nome Concluinte
Ellen Simone Stutz Souto
Ano de conclusão:
2021
Título da Dissertação:
“Contradições, desafios, perspectivas da educação do campo: a experiência da Escola do Campo Cerrado das Cinzas de Arapoti, Paraná”
Título Produto Educacional:
DA EDUCAÇÃO RURAL A EDUCAÇÃO DO CAMPO – CONCEPÇÕES E CONCEITOS PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR
Orientador:
Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/5934235585504404
Nome Concluinte
Francieli Axman Tavares Duarte
Ano de conclusão:
2021
Título da Dissertação:
“Gestão escolar: desafios e perspectivas na construção e implementação dos Projetos Políticos Pedagógicos no Município de Cambará”
Título Produto Educacional:
“Gestão escolar: desafios e perspectivas na construção e implementação dos Projetos Políticos Pedagógicos no Município de Cambará”
Orientador:
Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/8102530691468320
Nome Concluinte
José Gustavo Araújo Bruzarosco
Ano de conclusão:
2021
Título da Dissertação:
"Análise Dos Significados De Gestão Democrática Expressos Nos Documentos Do Programa De Ensino Integral Do Estado De São Paulo"
Título Produto Educacional:
Documentos do PEI e Gestão Democrática: Ambiente de disponibilização e discussão das legislações que regem e organizam o Programa de Ensino Integral do estado de São Paulo e as formas de exercício da Gestão Democráica no Programa
Orientador:
Prof. Dr. Maurício de Aquino
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/5891363118215018
Nome Concluinte
Lucimara Leite Laiter
Ano de conclusão:
2021
Título da Dissertação:
"O Programa Mais Educação E O Incentivo À Educação Em Tempo Integral: Um Estudo De Caso Em Ourinhos-Sp"
Título Produto Educacional:
"Guia para a Implementação da Educação em Tempo Integral"
Orientador:
Prof. Dr. Maurício de Aquino
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/8709020703430874
Nome Concluinte
Rafaela Silva Lionardo
Ano de conclusão:
2021
Título da Dissertação:
"As Questões De Gênero No Contexto Escolar: Um Estudo Da Compreensão De Professores E Pedagogos"
Título Produto Educacional:
"Gênero e Docência: uma Proposta Formativa"
Orientador:
Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/9831644403678180
Nome Concluinte
Rafael de Barros
Ano de conclusão:
2021
Título da Dissertação:
“O Ensino de Filosofia no contexto da reforma do Ensino Médio e da implementação da Base Nacional Comum Curricular”
Título Produto Educacional:
"Curso De Extensão: Ensino Médio - Uma Construção Coletiva, Crítica E Consciente Para O Ensino De Filosofia"
Orientador:
Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0154673475499909
Nome Concluinte
Rodrigo Dias Araujo
Ano de conclusão:
2021
Título da Dissertação:
"A Pedagogia Do Movimento: Tendências E Desafios Para A Educação Do Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem Terra"
Título Produto Educacional:
"Caderno de Educação: A Pedagogia do Movimento e a proposta de Educação do MST"
Orientador:
Profa. Dra. Marisa Noda
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0060557048797413
Nome Concluinte
Samuel Macedo Périco
Ano de conclusão:
2021
Título da Dissertação:
"Estereótipos de gênero na educação infantil: o impacto do brincar na cultura corporal"
Título Produto Educacional:
E-BOOK: CULTURA CORPORAL, GÊNERO E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO
INFANTIL
Orientador:
Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/3961986208736824
Nome Concluinte
Aline Letícia Trindade Rosa
Ano de conclusão:
2021
Título da Dissertação:
"A Política De Ações Afirmativas Em Pauta: O Sistema De Cotas Sociorraciais Como Subsídio Para Inserção Do Estudante De Ensino Médio Da Rede Pública Ao Ensino Superior"
Título Produto Educacional:
INTERAÇÕES TEMÁTICAS:
O QUE SÃO AÇÕES AFIRMATIVAS?
Orientador:
Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4457384204292495
Nome Concluinte
Aline Sirlene de Souza
Ano de conclusão:
2020
Título da Dissertação:
“Educação Ambiental Crítica: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental”
Título Produto Educacional:
"Educação Ambiental Crítica nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Proposta formativa a partir de um grupo de estudos"
Orientador:
Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4103495239630847
Nome Concluinte
Ana Carolina Simão Zeferino
Ano de conclusão:
2021
Título da Dissertação:
“Ensino De História E Colonialidade: Em Busca Da Visibilidade Das Mulheres Populares Latino-Americanas”
Título Produto Educacional:
EM BUSCA DA
VISIBILIDADE DAS MULHERES POPULARES
LATINO-AMERICANAS
Orientador:
Prof. Dr. Jean Carlos Moreno
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0905635019348278
Nome Concluinte
André Luiz Santos de Oliveira
Ano de conclusão:
2021
Título da Dissertação:
"Educação Em Sexualidades Crítica: Análise Crítica Dos Currículos Do Ensino Médio Do Estado De São Paulo"
Título Produto Educacional:
Dicionário sobre questões de gênero e sexualidades
Orientador:
Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2871028321083667
Nome Concluinte
Gabriela Aparecida de Assis
Ano de conclusão:
2021
Título da Dissertação:
“Práticas Pedagógicas De Aprendizagem Histórica Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental: Contribuições Da Pedagogia Histórico-Crítica”
Título Produto Educacional:
Plano de trabalho docente-discente: possibilidades para a aprendizagem histórica na perspectiva da PHC
Orientador:
Profa. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/3529045336192150
Nome Concluinte
Gesmilher de Almeida Lopes
Ano de conclusão:
2021
Título da Dissertação:
"Professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de formação continuada para o ensino de geometria"
Título Produto Educacional:
"Produto Educacional: Proposta De Formação Para O Ensino De Geometria, A Patir Das Necessidades Formativas Encontradas No Grupo Pesquisado"
Orientador:
Prof. Dr. Flávio Rodrigo Furlanetto
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/3919149791446816
Nome Concluinte
Magali de Fátima Monteiro
Ano de conclusão:
2021
Título da Dissertação:
"Educação ambiental crítica: fundamentos e práticas para o processo formativo de estudantes do ensino médio no município de Bandeirantes-PR"
Título Produto Educacional:
"Plano de Ação: Sugestão ao Fascículo de Atividades Socioambientais"
Orientador:
Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1577238992249426
Nome Concluinte
Meline Lopes Pinheiro
Ano de conclusão:
2021
Título da Dissertação:
“Centro De Memória Virtual Da Escola Municipal Véra Cecília Lamin (1968-2020)”
Título Produto Educacional:
Abertura do Site do Centro de Memória.
Orientador:
Profa. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2574915371386704
Nome Concluinte
Ronaldo da Silva Cunha
Ano de conclusão:
2021
Título da Dissertação:
"O Processo De Fundação Do Colégio Nossa Senhora Das Graças Na Cidade De Cambará/Pr (1950-1955): Política, Fé E Educacão"
Título Produto Educacional:
O Processo De Fundação Do Colégio Nossa Senhora Das Graças Na Cidade De Cambará/Pr (1950-1955): Política, Fé E Educacão
Orientador:
Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/7528116486802226
Nome Concluinte
Silvia Helena Cesar
Ano de conclusão:
2021
Título da Dissertação:
"A Formação Docente Para O Letramento Matemático Com Números"
Título Produto Educacional:
PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DO
CONCEITO DE NÚMEROS, A PARTIR DAS NECESSIDADES FORMATIVAS
ENCONTRADAS NO GRUPO PESQUISADO
Orientador:
Prof. Dr. Flávio Rodrigo Furlanetto
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1718624343262155
Nome Concluinte
Vanessa Fernanda Mayrinck
Ano de conclusão:
2021
Título da Dissertação:
"História, Memória e Patrimônio Cultural: Uma Articulação entre o Ensino de História e a Educação Patrimonial no município de Jacarezinho (PR)"
Título Produto Educacional:
Jacarezinho: Outros Sujeitos, Novas Histórias
Orientador:
Prof. Dr. Jean Carlos Moreno
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4823708392942731
EGRESSOS 2022
Nome Concluinte
Daniela Rodrigues Martelini Rahuam
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
"A formação continuada como desafio da coordenação pedagógica: análise e contribuições da pedagogia histórico-crítica"
Título Produto Educacional:
"A formação continuada como desafio da coordenação pedagógica: análise e contribuições da pedagogia histórico-crítica"
Orientador:
Luiz Antônio de Oliveira
Linha de pesquisa:
Educação Básica: gestão e planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/7110369643752789
Nome Concluinte
Liliane Milanezi Lopes
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
“Políticas educacionais e o estado avaliador: a padronização do ensino em contradição com a proposta de educação integral”
Título Produto Educacional:
“Políticas educacionais e o estado avaliador: a padronização do ensino em contradição com a proposta de educação integral”
Orientador:
Flávio M. M. Ruckstadter
Linha de pesquisa:
Educação Básica: gestão e planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/8174700641885393
Nome Concluinte
Maria Eduarda de Lara Lalli
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
“Luta da classe trabalhadora na escola pública brasileira à luz da pedagogia histórico-crítica: uma análise sobre as avaliações externas”
Título Produto Educacional:
“Escritos sobre a luta de classes na escola pública e as avaliações externas à luz do PHC para a emancipação da classe trabalhadora”
Orientador:
Marisa Noda
Linha de pesquisa:
Educação Básica: gestão e planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/746840845732127
Nome Concluinte
Silvia Regina Cordeiro Rédua
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
“A utilização da audiodescrição no ensino de história para alunos cegos”
Título Produto Educacional:
“Audiodescrição: uma proposta de formação”
Orientador:
Luiz Antônio de Oliveira
Linha de pesquisa:
Educação Básica: gestão e planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/5283083620554395
Nome Concluinte
Ana Maria Barbalho Viganó
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
“Formação docente continuada na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: um contraponto à base nacional comum curricular e sua proposta formativa”
Título Produto Educacional:
“Proposta formativa de professor contra-hegemônica”
Orientador:
Vanessa C. M. Ruckstadter
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/7593018148463124
Nome Concluinte
Andréia Patrocinio Marquezepe
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
“A modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre as publicações em periódicos nos últimos cinco anos”
Título Produto Educacional:
“Modelagem matemática: uma alternativa para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental”
Orientador:
George F. S. Martin
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6031728165450042
Nome Concluinte
Daiany dos Reis Santana
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
“Análise da evasão escolar na eja e uma proposição ao ensino de matemática visando a permanência e o êxito dos estudantes”
Título Produto Educacional:
“Caderno de atividades - etnomatemática e temas de educação financeira para a EJA”
Orientador:
Jonis J. Nervis
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/7455178082791842
Nome Concluinte
Daniela Ferreira Toth
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
“A realidade local como objeto de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência a partir da pedagogia histórico-crítica”
Título Produto Educacional:
“História local: um guia de imagens para o planejamento do trabalho pedagógico”
Orientador:
Vanessa C. M. Ruckstadter
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/5995328466225688
Nome Concluinte
Lisandra Tamires Mendonça
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
“Avaliação dos professores de um guia online sobre o uso da prática de lembrar em sala de aula via workshop e leitura”
Título Produto Educacional:
“Vídeoaula sobre o guia de prática de lembrar”
Orientador:
Roberta Ekuni de Souza
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0026890767295508
Nome Concluinte
Tatiana Paschoal Chagas
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
“Leitura crítica na escola pública a partir da perspectiva da pedagogia histórico-crítica: elementos para a transformação social”
Título Produto Educacional:
“Proposta de formação docente em grupos de estudos - discutindo teoria e prática (a práxis) e pensando um processo crítico de ensino de leitura”
Orientador:
Jorge Sobral da Silva Maia
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
Nome Concluinte
Cleyson Mendes Soares
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
“A concepção de Estado e de escola na Base Nacional Comum Curricular – BNCC”
Título Produto Educacional:
“A concepção de Estado e de escola na Base Nacional Comum Curricular – BNCC”
Orientador:
Antonio Carlos de Souza
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
Nome Concluinte
Maria Carolina Cornélio
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
“Ensino de História e Memória: o lugar de Antônio Pato na História de Jacarezinho"
Título Produto Educacional:
“Meu passado, Jacarezinho!”
Orientador:
Jean Carlos Moreno
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
Nome Concluinte
Tânia Janaína Borda Landi
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
“Implantação do Centro de Memória Virtual da Escola Técnica Estadual Professor Pedro Leme Brisolla Sobrinho (ETEC) de Ipaussu (1955-1994)”
Título Produto Educacional:
“Centro de Memória ETEC Ipaussu”
Orientador:
Vanessa C. M. Ruckstadter
Linha de pesquisa:
Práticas Docentes para a Educação Básica
Lattes:
Nome Concluinte
Sara Nicacia de Souza Godoi
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
“O Projeto de Sociedade da BNCC: Uma análise do componente curricular da Língua Portuguesa”
Título Produto Educacional:
Minicurso de Formação de Professores: O Projeto de Sociedade da BNCC
Orientador:
Antonio Carlos de Souza
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
Nome Concluinte
Amanda Carla Feliciano de Souza
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
"EFEITO DO MOMENTO DA PRÁTICA DE LEMBRAR NO APRENDIZADO DE LÍNGUAS"
Título Produto Educacional:
"PRATICA DE LEMBRARHORA DA AÇÃO CONCEITOS, DICAS DE APLICAÇÃO E RECURSOS"
Orientador:
Roberta Ekuni de Souza
Linha de pesquisa:
Educação Básica: gestão e planejamento
Lattes:
Nome Concluinte
Aline Queiroz de Andrade
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
“As competências no currículo: o esvaziamento da BNCC e no componente curricular de história”
Título Produto Educacional:
“Guia para compreensão crítica da BNCC”
Orientador:
Marisa Noda
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
Nome Concluinte
Júlio César de Souza Madeira
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
“A educação escolar indígena e o ensino remoto paranaense no contexto
da Escola Estadual Indígena Nimboeaty Mborowitxa Awa Tiropê”
Título Produto Educacional:
“A educação escolar indígena e o ensino remoto paranaense no contexto
da Escola Estadual Indígena Nimboeaty Mborowitxa Awa Tiropê”
Orientador:
Flávio Massami Martins Ruckstadter
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
Nome Concluinte
Paulo Sérgio Guerreiro
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
“Conservadorismo e Neoliberalismo na Educação Básica Brasileira:
Discursos, Vínculos e Planos de Governos”
Título Produto Educacional:
“Conservadorismo e Neoliberalismo na Educação Básica Brasileira:
Discursos, Vínculos e Planos de Governos”
Orientador:
Marisa Noda
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
Nome Concluinte
Antonia Arruda Campos
Ano de conclusão:
2022
Título da Dissertação:
“Gestão Escolar e o Absenteísmo Docente: Desafios da Educação Básica
no Estado do Paraná”
Título Produto Educacional:
“Possíveis Causadores do Adoecimento Docente”
Orientador:
Luiz Antonio de Oliveira
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
EGRESSOS 2023
Nome Concluinte
Daniele Leonarda Dos Santos Baptista
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
“PROCESSO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GRUPOS MULTIETÁRIOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS JACAREZINHO”.
Título Produto Educacional:
“RELATÓRIO ANALÍTICO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO IFPR - CAMPUS JACAREZINHO”.
Orientador:
Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1976313883349335
Nome Concluinte
Franciele Rocha Dos Santos
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
“ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JACAREZINHO-PR”.
Título Produto Educacional:
“ANÁLISE DOS CURRÍCULOS A LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES”.
Orientador:
Profa. Dra. Marisa Noda
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6779181047522955
Nome Concluinte
Jussara Pereira da Silva Batista
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
“PRODUTO EDUCACIONAL MINICURSO. POSSIBILIDADE DE ANÁLISE DE CURRÍCULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES”.
Título Produto Educacional:
“PRODUTO EDUCACIONAL MINICURSO. POSSIBILIDADE DE ANÁLISE DE CURRÍCULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES”.
Orientador:
Profa. Dra. Marisa Noda
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0313212146026146
Nome Concluinte
Luis Alberto de Souza Santos
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
“LEI No 11.645/08 E OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: UM OLHAR DECOLONIAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA”.
Título Produto Educacional:
“A (DES)COLONIALIDADE E O ENSINO DE HISTÓRIA NO 7o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta de sequencias didáticas”.
Orientador:
Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/5084851805852205
Nome Concluinte
Célio Cezar Vieira Azevedo
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
“CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR E NA FORMAÇÃO GLOBAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS”.
Título Produto Educacional:
“CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO MOTOR E NA FORMAÇÃO GLOBAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS”.
Orientador:
Profa. Dra. Flávia Évelin Bandeira Lima Valério
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/9201538495539113
Nome Concluinte
Marcia Superti Maia
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
“O PROVIMENTO DOS DIRIGENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE OURINHOS E MARÍLIA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA”.
Orientador:
Prof. Dr. Luiz Antonio de Oliveira
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6196555211948699
Nome Concluinte
Jaqueline Roberta de Souza
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
“RESSIGNIFICAÇÃO DE VALORES EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A INTERVENÇÃO DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS E EDUCACIONAIS”.
Título Produto Educacional:
“RESSIGNIFICAÇÃO DE VALORES EM CONTEXTOS DE VULNERABILIDADES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A INTERVENÇÃO DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS E EDUCACIONAIS”.
Orientador:
Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1778393853238388
Nome Concluinte
Rosana Aparecida Ribeiro de Paula
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
“A EQUIPE GESTORA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DOS CURRÍCULOS NA REDE MUNICIPAL DE GUAPIRAMA (PR)”.
Título Produto Educacional:
“CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DIRETORAS, PEDAGOGOS E PROFESSORES: REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA”.
Orientador:
Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6850003579523177
Nome Concluinte
Tulio Mairon dos Santos Alves
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
“A LEI FEDERAL No 11.645/2008 EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE OURINHOS-SP (2008 A 2021): CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A TEMÁTICA INDÍGENA”.
Título Produto Educacional:
“Formação de Professores Sobre a Temática Indígena: Povos originários”.
Orientador:
Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4515137655357427
Nome Concluinte
Milene Elisandra Vieira
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM CRÍTICA E REFLEXIVA.
Título Produto Educacional:
Educação Ambiental para Crianças 1
Orientador:
Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4357853601729275
Nome Concluinte
Anne Caroline Borba da Silva
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
EFEITOS DA PRÁTICA DE LEMBRAR, RELEITURA E CAÇA PALAVRAS NA RETENÇÃO DO MATERIAL ESTUDADO POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título Produto Educacional:
Cartilha Educativa: Estratégias de ensino para criança
Orientador:
Profa. Dra. Roberta Ekuni de Souza
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6109010241217213
Nome Concluinte
Osmara Aparecida de Souza Azevedo
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
O SIGNIFICADO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Título Produto Educacional:
A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DO GRUPO FOCAL COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Orientador:
Prof. Dr. George Francisco Santiago Martin
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2595027337951604
Nome Concluinte
José Cláudio de Sêne Miguel
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
RELEITURA, MÚLTIPLA ESCOLHA E RECORDAÇÃO DE SINÔNIMOS COM PISTAS: EFEITOS NA APRENDIZAGEM DE NOVO VOCABULÁRIO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título Produto Educacional:
Prática para lembrar: uma estratégia eficaz para ensinar.
Orientador:
Prof.ª Dr.ª Roberta Ekuni de Souza
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/3113981318575319
Nome Concluinte
Priscila Frizzanco Adão
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES NA ROTINA DO GESTOR ESCOLAR
Título Produto Educacional:
Plano de Ação Pedagógica da Gestão Escolar: Roteiro de elaboração e avaliação do planejamento
Orientador:
Prof. Dr. Flávio Massami Martins Ruckstadter
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6396959339674542
Nome Concluinte
Michele Nunes Ferreira Hotsuta
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
EFEITOS DA PRÁTICA DE LEMBRAR E ESTRATÉGIAS CONTROLE UTILIZADAS AO FINAL DA AULA NO DESEMPENHO DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO
Título Produto Educacional:
Como implementar a prática de lembrar nas escolas: um guia prático
Orientador:
Prof.ª Dr.ª ROBERTA EKUNI DE SOUZA
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6857675424068879
Nome Concluinte
Rafaela Rodrigues Ferreira
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL: DESAFIOS, AVANÇOS E CONTRADIÇÕES PARA ALÉM DAS DEFICIÊNCIAS
Título Produto Educacional:
CURSO DE FORMAÇÃO: A EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO UM DIÁLOGO DE INCLUSÃO E HUMANIZAÇÃO
Orientador:
Prof. Dr. Antonio Carlos de Souza
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/7262559043327157
Nome Concluinte
Ana Carolina Dias
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRESSUPOSTOS DE PLANEJAMENTO CURRICULAR E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS
Título Produto Educacional:
VOZES DEMOCRÁTICAS: Gestão Escolar na Educação Infantil
Orientador:
Profa. Dra. Siderly do Carmo Dahle de Almeida
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0400563702899762
Nome Concluinte
Ederson da Paixão
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
PRÁTICAS DE LEITURA E (TRANS)FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: DESAFIOS E ENCAMINHAMENTOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título Produto Educacional:
PARA ALÉM DO “ERA UMA VEZ...”: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador:
Dra. Patrícia Cristina de Oliveira Duarte
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/5323797875878454
Nome Concluinte
Igor Vaz de Camargo
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA ÁLGEBRA NO 7o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título Produto Educacional:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ÁLGEBRA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO 7o ANO
Orientador:
Prof. Dr. Jonis Jecks Nervis
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1440808022627950
Nome Concluinte
Ligia Aparecida Ramos
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO DE HISTÓRIA, ALFABETIZAÇÃO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Título Produto Educacional:
ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DE GRUPOS COLABORATIVOS DE ESTUDOS A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO - CRÍTICA
Orientador:
Dra.Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6473765043754504
Nome Concluinte
Maraysa Cruz Nogari
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
O APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE PELA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA
Título Produto Educacional:
O DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE EM MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS
Orientador:
Prof. Dr. George Francisco Santiago Martin
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0668390594639969
Nome Concluinte
Marcela Cristina Gonçalves de Oliveira
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
GRUPO COLABORATIVO DE ESTUDOS SOBRE O PLANEJAMENTO DOCENTE: UMA ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE GUAPIRAMA-PARANÁ NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Título Produto Educacional:
GRUPO COLABORATIVO DE ESTUDOS SOBRE O PLANEJAMENTO DOCENTE NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA
Orientador:
Prof. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/3462551077479567
Nome Concluinte
Mariane Aparecida Coco
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
MINI-TÊNIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CORRELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR E DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título Produto Educacional:
MINI-TÊNIS: Educação Física Escolar
Orientador:
Profa Dra. Flávia Évelin Bandeira Lima Valério
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/9386223396544112
Nome Concluinte
Natalia de Oliveira Diziro
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Título Produto Educacional:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS COM ÊNFASE NA ETNOMATEMÁTICA
Orientador:
Prof. Dr Jonis Jecks Nervis
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/5446281674650897
Nome Concluinte
Vania Antunes Domingues da Costa
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA EM GÊNERO: PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Título Produto Educacional:
ROTEIRO PARA A CONSTITUIÇÃO DE GRUPO COLABORATIVO DE ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE A IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA, A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Orientador:
Profa. Dra. Vanessa C. M. Ruckstadter
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/5415009058546600
Nome Concluinte
Rafael Vinícius Ferreira Santos
Ano de conclusão:
2023
Título da Dissertação:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO ENSINO BÁSICO E SUA INTERFACE COM O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE DO NÚCLEO REGIONAL
DE ENSINO DE WENCESLAU BRAZ
Título Produto Educacional:
CARTILHA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Orientador:
Prof. Dr. Jorge Sobral da Silva Maia
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
EGRESSOS 2024
Nome Concluinte
Aline Roberta Da Silva
Ano de conclusão:
2024
Título da Dissertação:
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POLÍTICAS CURRICULARES E ESTADO LIBERAL
Título Produto Educacional:
ROTEIRO PARA GRUPO COLABORATIVO DE ESTUDOS: O ENSINO DE HISTÓRIA E POLÍTICAS CURRICULARES BRASILEIRAS
Orientador:
Antonio Carlos de Souza
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
Nome Concluinte
Karla Panichek
Ano de conclusão:
2024
Título da Dissertação:
AS PRÁTICAS DOS GESTORES ESCOLARES PARA A PREVENÇÃO DO ABANDONO ESCOLAR, DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19: O RESGATE DOS ESTUDANTES INFREQUENTES
Título Produto Educacional:
RESGATE DE ESTUDANTES INFREQUENTES: UMA CARTILHA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AOS GESTORES ESCOLARES
Orientador:
Jonis Jecks Nervis
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
Nome Concluinte
Ano de conclusão:
Título da Dissertação:
Título Produto Educacional:
Orientador:
Linha de pesquisa:
Lattes:
Nome Concluinte
Ano de conclusão:
Título da Dissertação:
Título Produto Educacional:
Orientador:
Linha de pesquisa:
Lattes:
Nome Concluinte
Silmara Pimentel Barbosa Lemes
Ano de conclusão:
2024
Título da Dissertação:
A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO APOIO À INCLUSÃO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO ABRANGENDO MUNICÍPIOS JURISDICIONADOS AO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IBAITI/PR
Título Produto Educacional:
DA TEORIA À PRÁTICA: ORIENTAÇÕES PARA GESTORES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM RELAÇÃO À CONSTITUIÇÃO DE EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS COMO APOIO AO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
Orientador:
Siderly do Carmo Dahle de Almeida
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
Nome Concluinte
Juliana Carolina de Andrade Krone
Ano de conclusão:
2024
Título da Dissertação:
REMINISCÊNCIAS DE UMA EDUCAÇÃO NA ZONA RURAL: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR EX-ALUNOS NA DÉCADA DE 1970 NO MUNICÍPIO DE JACAREZINHO – PARANÁ
Título Produto Educacional:
EXPOSIÇÃO EDUCATIVA: O COTIDIANO DAS ESCOLAS RURAIS DE JACAREZINHO(PR) CONTADO POR ALUNOS DOS ANOS DE 1970
Orientador:
Luís Ernesto Barnabé
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
Nome Concluinte
Gabriele Machado
Ano de conclusão:
2024
Título da Dissertação:
EDUCAÇÃO POLÍTICA: POR UMA EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE A PARTIR DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Título Produto Educacional:
PRODUTO EDUCACIONAL: SUBSÍDIOS PARA AMPLIAR A DISCUSSÃO
Orientador:
João Vicente Hadich Ferreira
Linha de pesquisa:
Educação Básica: Gestão e Planejamento
Lattes:
Nome Concluinte
Ano de conclusão:
2024
Título da Dissertação:
LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO: A OBRA DE JARID ARRAES COMO INSTRUMENTO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS
Título Produto Educacional:
PENSANDO A IDENTIDADE NEGRA POR MEIO DO GÊNERO CONTO CONTEMPORÂNEO: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA O ENSINO MÉDIO
Orientador:
Patrícia Cristina de Oliveira Duarte
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
Nome Concluinte
Vanderli Maria Fernandes
Ano de conclusão:
2024
Título da Dissertação:
PERSPECTIVAS TEÓRICAS DA INTERDISCIPLINARIDADE: UM ESTUDO DAS PESQUISAS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS
Título Produto Educacional:
UM OLHAR SOBRE O CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE
Orientador:
George Francisco Santiago Martin
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
Nome Concluinte
Ano de conclusão:
Título da Dissertação:
Título Produto Educacional:
Orientador:
Flávia Évelin Bandeira Lima Valério
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
Nome Concluinte
Juliana Barcelos Amaral
Ano de conclusão:
2024
Título da Dissertação:
O IMPACTO DO MOVIMENTO MAKER NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NO 1o ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Título Produto Educacional:
GUIA DIDÁTICO: ATIVIDADES MAKER PARA ENSINO DE CIÊNCIAS 1° ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Orientador:
Flávia Évelin Bandeira Lima Valério
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes:
Nome Concluinte
Ano de conclusão:
Título da Dissertação:
Título Produto Educacional:
Orientador:
Linha de pesquisa:
Lattes:
Nome Concluinte
Ano de conclusão:
Título da Dissertação:
Título Produto Educacional:
Orientador:
Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
Linha de pesquisa:
Práticas docentes para a Educação Básica
Lattes: