APRESENTAÇÃO

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Formação de professores, para atuar no Magistério para a Educação Infantil; Magistério para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão Pedagógica da Educação Escolar e Não Escolar.

Centro de Ciências Humanas e da Educação – Campus de Jacarezinho

Rua Padre Melo, nº 1200 – Jardim Marimar

CEP: 86400-000 - Jacarezinho - PR

Fone: (43) 3527-1243

Campus de Jacarezinho

Av. Manoel Ribas, 215 1º andar

CEP: 86400-000 Jacarezinho – PR

Fone: (43) 3525 7232

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Federal nº 47.612, com implantação da primeira turma em 1960. Em 1965 foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 57.124. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu por meio do E-PROTOCOLO DIGITAL N.º 16.279.706-9 Assessoria CEE/CES 1 DATA: 13/12/19, PARECER CEE/CES N.º 97/20, APROVADO EM 16/04/20, CÂMARA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR e da Portaria SETI nº 126 de 13 de maio de 2020, válida pelo prazo de 4 (quatro) anos a partir de 21 de julho de 2020.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:

  • Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual e social;
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
  • Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento;
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  • Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na modalidade de Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

Proposta pedagógica a ser implantada a partir de 2023

Curso: Graduação em Pedagogia - Licenciatura

Carga Horária: 3200 horas

Turno: Vespertino / Noturno

Regime: Seriado Anual

Vagas: 100 - 50 Vespertino e 50 Noturno

Período de integralização: Mínimo de 04 anos e Máximo de 06 anos

Modalidade: Presencial

 

A última Proposta Pedagógica foi implantada em 2010

A nova Proposta Pedagógica foi tramitada em 2019 e implantada gradativamente a partir de 2020.

Renovação de Reconhecimento em tramitação: Enviado ao CEE: 17/12/2019 Protocolo: 16.279.706-9.

Curso: Graduação em Pedagogia – Centro de Ciências Humanas e da Educação – Campus Jacarezinho

Carga Horária: 3.200 horas

Turno: Vespertino / Noturno.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 100

Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 07 (sete) anos.

Modalidade: Presencial.

 

CONTATOS:

Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia: Prof. Dr. Antonio Donizeti Fernandes - 

Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Geisa Orlandini Cabiceiro Garrido - 

Coordenador de Estágio Supervisionado Obrigatório: Profa. Me. Roseli de Cássia Afonso - 

Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso: Profa. Me. Elisângela Moreira -

Coordenador de Atividade Curricular de Extensão (AEX): Profa. Me. Patrícia Cristina Formaggi Cavaleiro Navi - 

 

COMISSÃO EXECUTIVA DE COLEGIADO:

Coordenador: Antonio Donizeti Fernandes

Vice-Coordenadora: Geisa Orlandini Cabiceira Garrido

Coordenadora de Estágio: Roseli de Cássia Afonso

Representante Docente: Sonia Regina Leite Merege

Representante Docente: Maurício Gonçalves Saliba

Representante Docente: Suédina Brizola Rafael Rogato

Representante Discente: Isabela Mara Marvulli

 

PROJETOS DE ENSINO

PROJETO DE APOIO E ATENDIMENTO PEDAGÓGICO – PAAP

Número de Registro no SECAPEE - 5943

Resumo:

O Projeto de Apoio e Atendimento Pedagógico (PAAP) tem por finalidade dar atendimento aos acadêmicos do Curso de Pedagogia e apoio aos professores nas complexas e diversas circunstâncias que giram no campo acadêmico, buscando soluções de problemas e/ou empecilhos que possam obstar a permanência, o ensino e a aprendizagem ou ainda a boa e salutar convivência dos envolvidos, visando o sucesso acadêmico. O PAAP tem como conceitos orientadores, a Educação Integral, a Equidade e a Educação Inclusiva. São esses os princípios que norteiam todas as práticas escolares no que diz respeito à formação dos sujeitos em sua complexidade, a garantia de que todos são capazes de aprender dadas as condições adequadas e a consideração das especificidades de percursos da aprendizagem. Dessa forma, o PAAP é um projeto de apoio e atendimento pedagógico extraclasse previsto no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia/CJ da UENP, consoante com a orientação da Pro-Reitoria de Graduação e apoio da Direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação/CJ. A equipe desse projeto será formada pela, Coordenação e Vice-Coordenação do Curso de Pedagogia, com a participação dos membros da Comissão Executiva e Docentes do Curso e um Professor voluntário com especialização em Psicopedagogia. Essa equipe de professores (Equipe Gestora), vão orientar os alunos/tutores (Equipe de Tutores), matriculados preferencialmente no 4º ano do Curso de Pedagogia, que realizam o Estágio Supervisionado Obrigatório nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Por esse motivo, entendemos que esse Aluno/Tutor, tem mais condições de atender pedagogicamente os alunos que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem. Esses alunos devem se inscrever no Edital de Seleção do PAAP e participar das reuniões de formação e orientação para atender os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem durante a formação acadêmica. As atividades que serão desenvolvidas são: leitura e compreensão de textos, discussões sobre o conteúdo abordado, acompanhar os processos de avaliação discente, identificando problemas na aprendizagem, apresentação de relatórios sobre as atividades desenvolvidas, registrando suas relevâncias como instrumentos de encaminhamento e de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes no projeto. Registros qualificados e minuciosos que observam as particularidades dos processos de aprendizagem individual e da superação de suas dificuldades. Esperamos contribuir para o processo de formação continuada de cada docente, assim como, como a formação inicial dos alunos/tutores, que atuarão no PAAP, de maneira complementar à formação, subsidiando a prática pedagógica com vistas à superação das dificuldades de aprendizagem de nossos acadêmicos.


GRUPOS DE ESTUDOS E PESQUISA

 

NÚCLEO MARIA DA PENHA - NUMAPE/UENP

Instagram: @numapeuenp

Facebook: Numape Jacarezinho

Youtube: NUMAPE UENP – JACAREZINHO

WhatsApp NUMAPE: (43)99920-9563

Núcleo de Estudo e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude - NEDDIJ/UENP.

Contatos: e-mail:

Telefone:(43) 3511-4351

WhatsApp: (43) 9 99608-3658

Facebook:@neddijuenpjacarezinho

Contato: Profa. Me. Suédina Brizola Rafael Rogato


Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil – GEPEI/UENP

Conta com as linhas de pesquisa:

1) Infância, Teoria Histórico Cultural

2) Especificidades da Docência na Educação Infantil

Facebook: @gepeipedagogiauenp

Instagram: @gepeiuenp

Youtube: GEPEI UENP - CCHE

Contato: Profa. Me. Roseli de Cássia Afonso -  - (14) 99704-1524


Grupo de Pesquisa em Educação (GEPE)

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/346791

Contato: Profa. Dra. Flavia W. M. Martinez -  - (43) 9185-2322


Grupo de Estudos e Pesquisas em Infâncias, Crianças e Educação Infantil – GEPICEI

Cadastrado no CNPQ

Contato: Profa. Dra. Geisa Orlandini Garrido

Conta com as linhas de pesquisa:

1) Infância(s), Gênero(s), Sexualidade(s) e Interseccionalidade.

2) Culturas da infância, corporeidade e o brincar no ambiente escolar.

3) Formação docente, trabalho docente e práticas educativas para a(s) infância(s).

Contato:  - (43) 9197-6649


Grupo de Estudos e Pesquisa: "Consciência histórica afrodiaspórica e descolonialidade".

Membro do Núcleo de Estudos AfroBrasileiros e Indígenas "Maria Beatriz Nascimento" (NEABI)

Contato: Prof. Dr. Antonio Donizeti Fernandes -  - (43) 9618-4777


Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil

GT HISTEDBR Norte Pioneiro/PR

Contato: Profa. Dra. Vanessa Campos Mariano Ruckstadter -  - (43) 9926-0407