GRADUAÇÃO EM LETRAS – HABILITAÇÃO: PORTUGUÊS/INGLÊS - Licenciatura

 

APRESENTAÇÃO

O curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês é voltado ao conhecimento da Língua Portuguesa e Inglesa e de suas Literaturas, destinando, em sua grade curricular, uma carga horária expressiva às disciplinas de formação docente, a fim de proporcionar ao aluno uma sólida formação profissional.

A área de Letras e Linguística tem como princípio norteador o ensino em suas múltiplas vertentes, formando docentes que atuam desde a Educação Básica até o Ensino Superior, e pesquisadores que visam à melhoria do ensino e à formação continuada dos docentes. A área está ligada, de forma direta, à área da Educação, sobretudo pela atuação na formação docente, o que promove conhecimentos, competências e habilidades para acesso à cidadania e seu desenvolvimento. Assim, o egresso do Curso de Letras Português-Inglês deve estar apto a: “dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano” (BRASIL, 2015, p. 10).

Com uma presença histórica expressiva no surgimento das instituições de ensino superior brasileiras, Letras corresponde a uma das áreas quantitativa e qualitativamente mais requeridas pela Educação Básica, campo onde grande parte dos formados vem atuar como professores de Língua Portuguesa e de Línguas Estrangeiras. A isso também deve-se acrescentar a observação sobre o trajeto profissional de egressos das mais diversas instituições, pois os dados apontam para a diversidade de atuação em que se inserem os interessados nesta área do saber: jornalismo, artes, mercado editorial, prestação de serviços (tradução, revisão, cursos independentes) compõem, entre outras, as possibilidades de trabalho para os formandos, aspecto inerente à própria amplitude de um curso cujo objeto central é a linguagem.

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Letras – Habilitação: Português/Inglês – Licenciatura, foi implantada a primeira turma em 1966. Em 1972 foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 70.745. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 5.844 de 3 de janeiro de 2017, válida pelo prazo de 5(cinco) anos.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO 

O egresso do Curso deve ter domínio do uso da língua portuguesa e da língua inglesa, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais; deve ser capaz de refletir teoricamente sobre as linguagens em contextos sociais diversos de uso; ser capaz de agenciar os múltiplos letramentos em contexto de ensino e aprendizagem da língua portuguesa e inglesa, no âmbito da leitura, produção de textos e análise e reflexão sobre a língua/linguagens; saber fazer uso de novas tecnologias voltadas para o ensino; compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente; ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários; deve desenvolver capacidades para atuar profissionalmente no ensino, em processos educativos de instituições de educação básica. Além disso, espera-se que o aluno formado no Curso também adquira conhecimentos que o levem a praticar uma educação cidadã, ética e livre de preconceitos.

Espera-se, também, que ao final do curso o licenciando adquira capacidades para:

- trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica;

- relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;

- identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;

- demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;

- realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;

- utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses conhecimentos;

- estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O graduado em Letras Português-Inglês, modalidade Licenciatura, tem o Ensino na Educação Básica como seu principal campo profissional. Porém, pelas características de sua própria formação, no âmbito das línguas e literaturas, pode atuar também em áreas relacionadas à tradução, edição, elaboração e revisão de textos; no campo da comunicação social, das artes e da cultura de modo geral; na elaboração de materiais didáticos.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2020, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Letras – Habilitação: Português/Inglês - Licenciatura

Carga Horária: 3.240 horas

Turno: Noturno.

Regime: Seriado Semestral

Vagas: 40

Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 06 (Seis) anos.

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador: Letícia Jovelino Storto -

Vice Coordenador: Fábio Henrique Rosa Senefonte -

Fone: (43) 3520-1756