EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS - HABILITAÇÃO: PORTUGUÊS/INGLÊS - Licenciatura
PPC 2023
Disciplina: Cultura humanística e formação do leitor I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: Conceito de infância e juventude. Aspectos históricos sobre práticas culturais centradas em crianças e jovens. Produção cultural contemporânea em dialogia com a tradição literária. Literatura infantil e juvenil como prática cultural do currículo escolar. | ||||
Disciplina: Cultura humanística e formação do leitor I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: Conceito de infância e juventude. Aspectos históricos sobre práticas culturais centradas em crianças e jovens. Produção cultural contemporânea em dialogia com a tradição literária. Literatura infantil e juvenil como prática cultural do currículo escolar. | ||||
Disciplina: Desenvolvimento acadêmico-científico I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: ---- | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: Leitura de textos acadêmico-científicos. Produção de diários de leitura, fichamento (de citação direta, de citação indireta, de comentários, misto), resumo escolar, resumo indicativo de trabalhos científicos. Aspectos linguístico-discursivos implicados no processo de leitura e produção de textos acadêmico-científicos: coerência, coesão verbal e nominal, conexão, seleção lexical, modalização, utilização das vozes discursivas, paragrafação, pontuação, elaboração das sentenças etc. Obs: Turma dividida, pela natureza prática da disciplina e pelo uso de laboratórios. | ||||
Disciplina: Formação de professores para o trabalho com Educação Especial e Inclusiva I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: Necessidades educacionais especiais e educação inclusiva. Perspectivas históricas, conceituais e legais da educação especial e inclusiva. Reflexões teóricas e aplicadas sobre o ensino de Língua e Literatura de Línguas Portuguesa e Inglesa para estudantes com necessidades educacionais especiais. | ||||
Disciplina: Educação e textualidade | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: Histórico e proposta da Linguística Textual. Estudos de/em Linguística Textual. Conceitos fundamentais da Linguística Textual: texto, contexto, discurso, fatores de textualidade, gêneros textuais e tipologia textual. Aplicação desses conceitos à produção e à recepção textuais. Contribuições da Linguística Textual ao ensino. Coerência. | ||||
Disciplina: Formação humanística na contemporaneidade I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: Leitura analítica e crítica de textos literários dos diferentes gêneros (narrativo, poético, dramático). Cultura literária como direito humano e a formação do sujeito. Leitura literária. Formação social do leitor. Conceitos sobre escolarização da literatura. Temas: Inclusão, direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, educação ambiental. | ||||
Disciplina: Letramentos e Ensino | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: ---- | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: Leitura e produção de textos pertencentes a distintas esferas de atividade humana. Aspectos linguístico-discursivos implicados no processo de leitura e produção de textos: coerência, coesão, seleção lexical, modalização, vozes discursivas, paragrafação, pontuação, argumentação, concordância, regência, pronominalização etc. aplicados à leitura e à produção de textos. Tópicos de leitura sobre Direitos Humanos e Educação Ambiental. Obs.: Turma dividida devido à natureza prática da disciplina. | ||||
Disciplina: Linguagem: Dimensões Históricas e Sociais I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: Parâmetros fonéticos de produção e classificação dos sons da fala. Princípios de fonética acústica. Fenômenos sonoros do português brasileiro e de outras comunidades falantes da língua portuguesa, de modo a fomentar o reconhecimento e a valorização das diferenças e diversidades de pronúncias. Contribuições para o ensino da fonética e fonologia na educação básica. | ||||
Disciplina: Linguagem e Globalização I | ||||
Carga horária: 60h | Teórica: ---- | Prática: 60h | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: Aspectos linguísticos em inglês, em nível básico, com foco em questões lexicais, fonético-fonológicas, morfossintáticas, semânticas, estilísticas, pragmáticas e sociolinguísticas. Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de aspectos culturais globais. Interfaces entre globalização e língua inglesa. Obs.: Turma dividida, pela natureza prática da disciplina. | ||||
Disciplina: Marcos Históricos e Documentos Curriculares | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 1ª |
Ementa: A constituição da disciplina de Língua Portuguesa. Reformas do ensino e os documentos curriculares de Língua Portuguesa. Políticas educacionais e seu impacto sobre a organização curricular de Língua Portuguesa. Políticas públicas para a leitura e a escrita. | ||||
Disciplina: Cultura Humanística e Formação do Leitor II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: Leitura literária em interface com outras artes. Interculturalidade e intermidialidade na literatura para crianças e jovens. Mercado editorial e mercado cultural. Culturas Juvenis. | ||||
Disciplina: Cultura Humanística e Formação do Leitor II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: Leitura literária em interface com outras artes. Interculturalidade e intermidialidade na literatura para crianças e jovens. Mercado editorial e mercado cultural. Culturas Juvenis. | ||||
Disciplina: Desenvolvimento Acadêmico-Científico II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: ---- | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: Leitura de textos acadêmico-científicos. Produção de resenha e seminário. Aspectos linguístico-discursivos e prosódicos implicados no processo de leitura e produção de textos acadêmico-científicos: coerência, coesão verbal e nominal, conexão, seleção lexical, modalização, utilização das vozes discursivas, paragrafação, pontuação, elaboração das sentenças, prosódia, entonação, postura corporal, projeção da voz, argumentação etc. Obs.: Turma dividida, pela natureza prática da disciplina e pelo uso de laboratórios. | ||||
Disciplina: Formação de Professores para o Trabalho com Educação Especial Inclusiva II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: Heterogeneidade e diversidade e atuação profissional de professores de Letras. Atendimento Educacional Especializado. Práticas pedagógicas inclusivas no ensino de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas. Avaliação e desenvolvimento de autonomia. | ||||
Disciplina: Formação Docente e Globalização | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: Legislação de ensino-aprendizagem de línguas adicionais no Brasil (e.g., Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Estaduais, Lei das Diretrizes e Bases da Educação e Plano Nacional para o Livro Didático). Metodologias, métodos e abordagens no ensino de línguas adicionais. Políticas públicas para ensino de línguas, gestão e fundamentos. Globalização. | ||||
Disciplina: Formação Humanística na Contemporaneidade II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: Leitura e interpretação de textos clássicos da literatura universal, nos diferentes gêneros literários. Fatores socioculturais e históricos da produção e circulação literária. Representações literárias dos marcadores sociais da diferença. Estudo comparativo de obras e temas da literatura ocidental. Abordagem das teorias relacionadas aos estudos culturais. Temas: identidades (nacional, racial, étnica, de gênero, sexual, etc.), alteridade, direitos humanos. | ||||
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais - Libras | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: História da educação dos surdos. Filosofias educacionais em relação ao surdo. Legislação e surdez. Gramática da Libras (Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Estilística). Variação linguística na Libras. Classificadores na Libras. | ||||
Disciplina: Linguagem, Competências e Habilidades para a Vida | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: Concepções de Gramática; Gramática Contextualizada; Prática de Análise Gramatical e Ensino | ||||
Disciplina: Linguagem: Dimensões Históricas e Sociais II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: Ortografia da língua portuguesa. Abordagem descritivo-analítica dos níveis lexicais (classes de palavras) da língua portuguesa a partir de pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos da gramática normativa e dos estudos linguísticos (formais e/ou funcionais) e sua colaboração para o ensino. As palavras, sua estrutura e formação. Morfemas: conceito, tipologia e análise morfológica. Flexão e categorias gramaticais. Classificação das palavras. Diferença entre morfologia flexional e derivacional. Princípios da análise mórfica. | ||||
Disciplina: Linguagens e Globalização II | ||||
Carga horária: 60h | Teórica: ---- | Prática: 60h | TICS/EAD: até 20% | Série 2ª |
Ementa: Aspectos linguísticos em inglês, em nível básico, com foco em questões lexicais, fonético-fonológicas, morfossintáticas, semânticas, estilísticas, pragmáticas e sociolinguísticas. Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de aspectos culturais globais. Interfaces entre globalização e língua inglesa. Obs.: Turma dividida, pela natureza prática da disciplina. | ||||
Disciplina: Estudos linguísticos I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 3ª |
Ementa: História dos estudos da linguagem. Definições de linguagem e de língua ao longo do tempo. Estudos pré-saussureanos. | ||||
Disciplina: Estudos Linguísticos em Inglês I | ||||
Carga horária: 60h | Teórica: ---- | Prática: 60h | TICS/EAD: até 20% | Série 3ª |
Ementa: Aspectos linguísticos em inglês, em nível pré-intermediário, com foco em questões lexicais, fonético-fonológicas, morfossintáticas, semânticas, estilísticas, pragmáticas e sociolinguísticas. Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de aspectos culturais globais. | ||||
Disciplina: Linguística Textual | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 3ª |
Ementa: Coerência. Coesão (coesão referencial e sequencial). Intertextualidade e leitura. Aplicação dos conceitos de coerência, coesão e intertextualidade ao ensino. Critérios de produção e avaliação da textualidade. | ||||
Disciplina: Literatura Brasileira I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 3ª |
Ementa: História do conceito de Literatura Brasileira. Identidade nacional. Leitura, análise e interpretação de textos literários fundadores da Literatura Brasileira. Tema: relações étnico-raciais e direitos humanos. | ||||
Disciplina: Morfossintaxe da Língua Portuguesa I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 3ª |
Ementa: A gramática tradicional: história e surgimento. Conceito de morfossintaxe. Os princípios da análise mórfica. Morfologia Flexional e Derivacional. Composição e organização sintagmática. | ||||
Disciplina: Teoria da Literatura I | ||||
Carga horária: 60h | Teórica: 60h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 3ª |
Ementa: Natureza e funções da literatura. Texto literário e não literário. Introdução ao estudo dos gêneros literários. Gêneros literários – teoria clássica e moderna. Leitura, análise e interpretação de textos literários. Função poética da linguagem. Elementos constitutivos do poema. Modalidades de poesia. Tradição e modernidade em poesia. Leitura, análise e interpretação de poemas. Abordagens das teorias literárias para o ensino básico. Literatura, escola e sociedade. | ||||
Disciplina: Ensino da Prática Discursiva da Produção de Textos | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 4ª |
Ementa: Concepções e perspectivas teóricas sobre produção do texto e sobre revisão e reescrita. Metodologias para o ensino da produção de texto. | ||||
Disciplina: Escrita acadêmica em Língua Inglesa | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: ---- | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 4ª |
Ementa: Produção e compreensão escrita em língua inglesa, por meio de gêneros textuais/discursivos da esfera acadêmica. Aspectos lexicais, morfossintáticos, semânticos e estilísticos da linguagem acadêmica em nível intermediário. | ||||
Disciplina: Estudos linguísticos II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 4ª |
Ementa: Teorias dos signos de Ferdinand de Saussure. O estudo da linguagem sob os princípios do Estruturalismo. | ||||
Disciplina: Estudos Linguísticos em Inglês II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: ---- | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 4ª |
Ementa: Aspectos linguísticos em inglês, em nível pré-intermediário, com foco em questões lexicais, fonético-fonológicas, morfossintáticas, semânticas, estilísticas, pragmáticas e sociolinguísticas. Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de aspectos culturais globais. Obs.: Turma dividida, pela natureza prática da disciplina. | ||||
Disciplina: Literatura Brasileira II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 4ª |
Ementa: Estudo sincrônico das manifestações da Literatura Brasileira na poesia, considerando a representação do espaço geográfico e social brasileiros, a representação das etnias–índios, brancos e negros na cultura brasileira, bem como as relações entre história e nacionalidade. Leitura, análise e interpretação de textos literários. Temas: relações étnico-raciais, direitos humanos e diversidade de gêneros, sexual, religiosa e faixa geracional. | ||||
Disciplina: Literaturas de Língua Inglesa I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 4ª |
Ementa: Introdução aos estudos literários em língua inglesa. Elementos dos textos poéticos, dramáticos e narrativos. História da língua e literaturas de língua inglesa canônicas, pós-coloniais e de minorias. | ||||
Disciplina: Morfossintaxe da Língua Portuguesa II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 4ª |
Ementa: Morfologia: o domínio da morfologia; complexidade morfológica das línguas naturais; definição de palavra; estrutura da palavra, tipos de morfemas; noções de classes de palavras. | ||||
Disciplina: Práticas de Linguagem em Inglês I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: ---- | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 4ª |
Ementa: Práticas de linguagem em inglês e relações intermediais, a nível básico, em contextos socioculturais diversos. Gêneros textuais/ discursivos, englobando multiletramentos e heterogeneidade linguística. Obs. Turma dividida, pela natureza prática da disciplina. | ||||
Disciplina: Teoria da Literatura II | ||||
Carga horária: 60h | Teórica: 60h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 4ª |
Ementa: Teorias da narrativa. Elementos constitutivos da narrativa. As narrativas curtas. O romance. A crônica. Leitura, análise e interpretação de textos narrativos. Estudo do gênero dramático e suas formas. O texto dramático e seus elementos constitutivos. Dramaturgia e teatro. Linguagem dramática. Leitura, análise e interpretação de textos dramáticos. Abordagens das teorias literárias para o ensino básico. Literatura, escola e sociedade. | ||||
Disciplina: Estudos linguísticos III | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 5ª |
Ementa: Estudo da linguagem sob as perspectivas: funcionalista; cognitivista. Linguística distribucional. Funções da linguagem. Gramática sistêmico-funcional. Relativismo linguístico. Linguística gerativa e Pragmática. | ||||
Disciplina: Estudos Linguísticos em Inglês 3 | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 5ª |
Ementa: Aspectos linguísticos em inglês, em nível intermediário, com foco em questões lexicais, fonético-fonológicas, morfossintáticas, semânticas, estilísticas, pragmáticas e sociolinguísticas. Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de aspectos culturais globais. | ||||
Disciplina: Linguística aplicada à Língua Inglesa I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 5ª |
Ementa: Tendências contemporâneas no ensino, aprendizagem e formação de professores de língua inglesa: Papel da língua inglesa na sociedade contemporânea e implicações pedagógicas (ex. Inglês como língua franca, língua global, língua estrangeira, língua adicional); gêneros textuais/discursivos, variação linguística e identidade do professor. | ||||
Disciplina: Literatura Brasileira III | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 5ª |
Ementa: Estudo sincrônico das manifestações da Literatura Brasileira na poesia, com ênfase na autorrepresentação e na expressão da subjetividade. Literatura e identidade. Territorialidades e fronteiras simbólicas. Leitura, análise e interpretação de textos literários. Temas: relações étnico-raciais, direitos humanos e diversidade de gêneros, sexual, religiosa e de faixa geracional. | ||||
Disciplina: Literaturas de Língua Inglesa II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 5ª |
Ementa: Produção de literaturas de língua inglesa na prosa de curta extensão (contos e ensaios), do século IX à contemporaneidade. Compreensão do contexto histórico, de produção, recepção e crítica de textos narrativos canônicos, pós-coloniais, e de minorias. Formação do professor de literaturas em língua inglesa. | ||||
Disciplina: Morfossintaxe da Língua Portuguesa III | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 5ª |
Ementa: Conceitos básicos para o estudo da sintaxe do Português: constituintes; estrutura dos constituintes; ordem linear e ordem hierárquica; sintagmas nominal e verbal; processos de coordenação e subordinação. | ||||
Disciplina: Práticas em Linguagem em Inglês II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: ---- | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 5ª |
Ementa: Práticas de linguagem em inglês e relações intermediais, a nível pré-Intermediário, em contextos socioculturais diversos. Gêneros textuais/ discursivos, englobando multiletramentos e heterogeneidade linguística. | ||||
Disciplina: Estágio Supervisionado em Língua Inglesa e Literaturas I | ||||
Carga horária: 50h | Teórica: ---- | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 5ª |
Ementa:Desenvolvimento de competências para o trabalho docente do professor de Língua Inglesa e respectivas Literaturas para a Educação Básica. Leituras teóricas e aplicadas. Análise de material didático. Conhecimento do contexto de ensino. | ||||
Disciplina: Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literaturas I | ||||
Carga horária: 50h | Teórica: ---- | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 5ª |
Ementa: Desenvolvimento de competências para o trabalho docente do professor de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas para a Educação Básica. Leituras teóricas e aplicadas. Análise de material didático. Conhecimento do contexto de ensino. | ||||
Disciplina: Ensino da Prática Discursiva da Leitura | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Definição de leitura; concepções de leitura e de estratégias de leitura. A leitura literária e o efeito estético. Aspectos sócio-históricos, cognitivos, discursivos e linguístico-discursivos implicados no processo de leitura. Metodologias para o ensino de leitura. O leitor do texto literário: abordagens teóricas e transposição didática. | ||||
Disciplina: Estudos linguísticos em Inglês IV | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Aspectos linguísticos em inglês, em nível intermediário, com foco em questões lexicais, fonético-fonológicas, morfossintáticas, semânticas, estilísticas, pragmáticas e sociolinguísticas. Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de aspectos culturais globais. | ||||
Disciplina: Fonética e fonologia de Língua Inglesa | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Estudo, análise e descrição do sistema fonético e fonológico da Língua Inglesa. Aspectos segmentais e suprassegmentais. Fonética acústica, articulatória e auditiva. Gêneros textuais orais de contextos reais e aplicações ao ensino. Variação linguística (sotaques). Pronúncia de falantes brasileiros. | ||||
Disciplina: Formação do professor de Literaturas | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: A leitura literária no mundo digital: hiperleitura, hipertexto e interatividade. Multiletramentos e ensino de literatura. Estratégias metodológicas para o ensino da literatura na educação básica. A literatura e os materiais didáticos. A presença de temas contemporâneos nos manuais didáticos e critérios de avaliação. | ||||
Disciplina: Linguística aplicada à Língua Inglesa II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Tendências contemporâneas no ensino, aprendizagem e formação do professor de língua inglesa: multiletramentos (crítico, digital e outros), análise e produção de material didático, avaliação, questões culturais e políticas linguísticas. | ||||
Disciplina: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Estudo da produção africana em língua portuguesa, nos gêneros narrativo e poético. Literatura e sociedade. Literatura e nacionalidade. Teorias pós-coloniais. Literatura e marcadores sociais da diferença. Temas: identidade nacional, gênero, sexualidade, conflitos raciais e étnicos, direitos humanos. | ||||
Disciplina: Literatura Brasileira IV | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Estudo sincrônico das manifestações da Literatura Brasileira na prosa, considerando a representação do espaço geográfico e social brasileiros, a representação das etnias –índios, brancos e negros na cultura brasileira-, bem como as relações entre história e nacionalidade. Leitura, análise e interpretação de textos literários. Temas: relações étnico-raciais, direitos humanos e diversidade de gênero, sexual, religiosa e de fixa geracional. | ||||
Disciplina: Literaturas de Língua Inglesa IV | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Produção de literaturas de língua inglesa no texto dramático, do século XIV à contemporaneidade. Compreensão do contexto histórico, de produção, recepção e crítica de textos dramáticos canônicos, pós-coloniais, e de minorias. Formação do professor de literaturas em língua inglesa. | ||||
Disciplina: Práticas de linguagem em Inglês III | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: ---- | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Práticas de linguagem em inglês e relações intermediais, a nível Intermediário, emu contextos socioculturais diversos. Gêneros textuais/ discursivos, englobando multiletramentos e heterogeneidade linguística. | ||||
Disciplina: Sociolinguística e ensino de Língua Portuguesa | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Histórico, precursores, objetos e pressupostos da Sociolinguística. Relações entre língua, sociedade e cultura. Variação linguística e ensino. Mudança linguística e ensino. Norma padrão, norma culta, norma popular, rurbana e ensino da Língua Portuguesa. Preconceito Linguístico. Diversidade de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e suas interfaces com a linguagem e o ensino da Língua Portuguesa. | ||||
Disciplina: Estágio Supervisionado em Língua Inglesa e Literaturas II | ||||
Carga horária: 50h | Teórica: ---- | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Desenvolvimento de competências para o trabalho docente do professor de Língua Inglesa e respectivas Literaturas para a Educação Básica. Conhecimento de práticas docentes. Conhecimento sobre planejamento curricular e planos de ensino. Atividades práticas que envolvam docência. | ||||
Disciplina: Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literaturas II | ||||
Carga horária: 50h | Teórica: ---- | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 6ª |
Ementa: Desenvolvimento de competências para o trabalho docente do professor de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas para a Educação Básica. Conhecimento de práticas docentes. Conhecimento sobre planejamento curricular e planos de ensino. Atividades práticas que envolvam docência. | ||||
Disciplina: Ensino da Prática Discursiva da Oralidade | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Fala e Oralidade nas práticas sociais. Continuum fala-escrita. Oralidade e gêneros da tradição oral no ensino de língua portuguesa. Vivências de ensino da oralidade na sala de aula. Oralidade e os gêneros orais em livros didáticos. Ensino da oralidade e de gêneros orais em documentos oficiais de educação. | ||||
Disciplina: Estudos linguísticos em Inglês V | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Aspectos linguísticos em inglês, em nível pós-intermediário, com foco em questões lexicais, fonético-fonológicas, morfossintáticas, semânticas, estilísticas, pragmáticas e sociolinguísticas. Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de aspectos culturais globais. | ||||
Disciplina: Gêneros Discursivos/Textuais | ||||
Carga horária: 60h | Teórica: 30h | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: A linguagem na perspectiva dialógica; definição de interação verbal; definição de gêneros discursivos e de gêneros textuais. A engenharia didática e o ensino de gêneros textuais na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. | ||||
Disciplina: Literatura Brasileira V | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Estudo sincrônico das manifestações da Literatura Brasileira na prosa, com ênfase na autorrepresentação e na expressão da subjetividade. Literatura e identidade. Territorialidades e fronteiras simbólicas. Leitura, análise e interpretação de textos literários. Temas: relações étnico-raciais, direitos humanos, diversidade de gênero, sexual, religiosa e de fixa geracional. | ||||
Disciplina: Literaturas de Língua Inglesa V | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Produção de literaturas de língua inglesa na poesia, do século VII à contemporaneidade. Compreensão do contexto histórico, de produção, recepção e crítica de textos poéticos canônicos, pós-coloniais, e de minorias. Formação do professor de literaturas em língua inglesa. | ||||
Disciplina: Literatura Portuguesa I | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Estudo sincrônico da Literatura Portuguesa nos seus diferentes gêneros (poético, narrativo e dramático). Leitura analítica e crítica de textos literários. Estudo das escolas literárias por meio de temáticas. Temas: nacionalidade, discurso amoroso, relações sociais (direitos humanos, relações étnicas, raciais e de gênero). | ||||
Disciplina: Metodologia de Pesquisa | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 30h | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Paradigmas de pesquisas científicas. Pesquisa Qualitativa em Estudos da Linguagem. Posturas epistemológicas e pesquisa em formação de professores de línguas. Planejamento de pesquisa qualitativa. Ética na pesquisa. Métodos de pesquisa qualitativa. Coleta e geração de dados. Análise de dados. Linguagem científica e estilo de relato. | ||||
Disciplina: Sociolinguística em ensino de Língua Portuguesa | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Práticas de linguagem em inglês e relações intermediais, a nível pós-intermediário, em contextos socioculturais diversos. Gêneros textuais/ discursivos, englobando multiletramentos e heterogeneidade linguística. | ||||
Disciplina: Estágio Supervisionado de Língua Inglesa e Literaturas III | ||||
Carga horária: 50h | Teórica: ---- | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Desenvolvimento de competências para o trabalho docente do professor de Língua Inglesa e respectivas Literaturas para a Educação Básica. Leituras teóricas e aplicadas. Análise de material didático. Conhecimento do contexto de ensino. | ||||
Disciplina: Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literaturas III | ||||
Carga horária: 50h | Teórica: ---- | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Desenvolvimento de competências para o trabalho docente do professor de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas para a Educação Básica. Leituras teóricas e aplicadas. Análise de material didático. Conhecimento do contexto de ensino. | ||||
Disciplina: Ensino da prática discursiva da análise linguística | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 7ª |
Ementa: Reflexão crítica acerca do eixo da análise linguística no âmbito do ensino de língua portuguesa. Princípios teórico-metodológicos da prática de análise linguística. Questões de análise linguísticas relevantes para o ensino. Didatizações no eixo da análise linguística (materiais didáticos, projetos, aulas etc.). | ||||
Disciplina: Ensino da prática discursiva da análise linguística | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: Reflexão crítica acerca do eixo da análise linguística no âmbito do ensino de língua portuguesa. Princípios teórico-metodológicos da prática de análise linguística. Questões de análise linguísticas relevantes para o ensino. Didatizações no eixo da análise linguística (materiais didáticos, projetos, aulas etc.). | ||||
Disciplina: Estudos linguísticos em Inglês VI | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: Aspectos linguísticos em inglês, em nível pós-intermediário, com foco em questões lexicais, fonético-fonológicas, morfossintáticas, semânticas, estilísticas, pragmáticas e sociolinguísticas. Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de aspectos culturais globais. | ||||
Disciplina: Gramática avançada da Língua Inglesa | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: Estudo da estrutura e funcionamento da língua inglesa, com foco em aspectos morfossintáticos em nível avançado. Gramática no texto. Procedimentos de análise linguística. | ||||
Disciplina: Laboratório de Materiais Didáticos | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: Bases teóricas e metodológicas para a análise e produção de material didático para ensino e aprendizagem da língua portuguesa e da literatura. Materiais impressos e digitais. | ||||
Disciplina: Letramentos: Teoria e Prática | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 15h | Prática: 15h | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: Introdução aos estudos dos letramentos como processo histórico-ideológico de apropriação da cultura da escrita. Sensibilização para mitos e preconceitos que cercam os conceitos de alfabetização, alfabetismos, letramentos e que sustentam certos enfoques que orientam a escolarização. Revisão do conceito de letramentos a partir das práticas multiletradas contemporâneas. | ||||
Disciplina: Literatura Brasileira VI | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: O texto teatral. Primórdios do teatro no Brasil. Dramaturgia brasileira. Leitura, análise e interpretação de textos teatrais nacionais. Temas: relações étnico-raciais e direitos humanos. | ||||
Disciplina: Literaturas de Língua Inglesa V | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: Produção de literaturas de língua inglesa na prosa de maior extensão (romances e novelas), do século XVIII à contemporaneidade. Compreensão do contexto histórico, de produção, recepção e crítica de textos literários narrativos canônicos, pós-coloniais, e de minorias. Formação do professor de literaturas em língua inglesa. | ||||
Disciplina: Literatura Portuguesa II | ||||
Carga horária: 30h | Teórica: 30h | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: Estudo sincrônico da Literatura Portuguesa nos seus diferentes gêneros (poético, narrativo e dramático). Leitura analítica e crítica de textos literários. Estudo das escolas literárias por meio de temáticas. Temas: alteridade, violência, globalização, relações sociais (étnicas, raciais, de gênero e sexualidade). | ||||
Disciplina: Estágio Supervisionado de Língua Inglesa e Literaturas IV | ||||
Carga horária: 50h | Teórica: ---- | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: Desenvolvimento de competências para o trabalho docente do professor de Língua Inglesa e respectivas Literaturas para a Educação Básica. Conhecimento de práticas docentes. Conhecimento sobre planejamento curricular e planos de ensino. Atividades práticas que envolvam docência. | ||||
Disciplina: Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literaturas IV | ||||
Carga horária: 50h | Teórica: ---- | Prática: ---- | TICS/EAD: até 20% | Série 8ª |
Ementa: Desenvolvimento de competências para o trabalho docente do professor de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas para a Educação Básica. Conhecimento de práticas docentes. Conhecimento sobre planejamento curricular e planos de ensino. Atividades práticas que envolvam docência. |