Vestibular UENP Gabarito Definitivo

GRADUAÇÃO EM LETRAS: HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS – Licenciatura

 

APRESENTAÇÃO

O Curso de Graduação em Letras: Habilitação em Português/Espanhol e respectivas Literaturas, forma professores para o ensino das línguas portuguesa e espanhola, além de proporcionar o estudo de suas respectivas literaturas. Os estudos focam a análise literária, a produção de textos, a tradução e a pesquisa sobre a evolução e o uso dos idiomas.

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Letras: Habilitação em Português/Espanhol e respectivas Literaturas, foi autorizado a funcionar através da Resolução nº. 22/2009, do Conselho Universitário Provisório da UENP, com implantação da primeira turma em 2010. Em 2014 foi reconhecido pelo Decreto Estadual n°. 10.208, de 18 de fevereiro de 2014, válida pelo prazo de 4(quatro) anos.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O perfil do egresso em Letras deve ser definido a partir dos princípios que norteiam as atividades do Colegiado de Letras, nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, da verificação das carências regionais, e das demandas do mercado de trabalho. Para a sua formação, deve-se ainda observar os estágios de conhecimento na área da linguagem, das línguas e das literaturas nacional e estrangeira, bem como levar em conta as políticas públicas de educação que orientam o funcionamento do sistema de ensino. Todas estas peculiaridades precisam ser consideradas para que a formação do graduando corresponda perfeitamente ao contexto em que irá atuar.

A preparação para o trabalho pedagógico, portanto, vai exigir concepções de ensino que ultrapassem o senso comum de que o graduado deva ter apenas o domínio de competências e de habilidades pertinentes. Deverá, sim, ser preparado para articular e integrar saberes para desempenhar suas funções com comprometimento ético e responsabilidade no campo das suas relações sociais e de trabalho, especialmente considerando as condições reais de existência de seus futuros alunos. Deverá, ainda, dominar os recursos didático-pedagógicos e tecnológicos que possam ser adequados às suas práticas, bem como ter habilidade investigativa para dar continuidade ao seu aprimoramento intelectual.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O graduado em Letras estará habilitado à docência no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna e Literaturas, de acordo com a dupla habilitação cursada.

Como o campo de atuação específico e mais usual é o magistério, o profissional de Letras atua geralmente como professor da Educação Básica. Para o magistério do ensino superior, ele deverá buscar especializar-se por meio de pós-graduação stricto sensu (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado).

Pode, também, desenvolver uma atuação profissional como revisor de textos, editor, redator de livros técnico-didático-pedagógicos, crítico literário, tradutor, intérprete, roteirista, secretário, assessor cultural, entre outras atividades previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, atuando em empresas públicas ou privadas.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2014, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Letras: Habilitação em Português/Espanhol e respectivas Literaturas

Carga Horária: 3.600 horas

Turno: Noturno.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 40

Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 06 (seis) anos.

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenadora - Rosiney Aparecida Lopes do Vale - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Vice-Coordenadora - Fernanda de Cássia Miranda - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Coordenador de Estágio: Patrícia Cristina de Oliveira Duarte – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Representantes docentes:

Carmem Sylvia Giovanetti Alves Purger

Marilúcia dos Santos Domingos Stiquer

Monica de Aguiar Moreira Garbelini

Representante discente: Camila Pereira

 

Fone: (43) 3527-1243