Vestibular UENP

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS: HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS – Licenciatura

 

Disciplina: Língua Portuguesa I

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Estudo da estrutura fonológica e introdução à estrutura morfológica da Língua Portuguesa, numa perspectiva sincrônica, mediante análise da gramática tradicional e do enfoque linguístico, a fim de desenvolver uma visão crítica em relação à gramática normativa. Desenvolvimento da habilidade de expressão oral e escrita, em seus aspectos socioculturais e linguísticos.

 

Disciplina: Linguística I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Conhecimentos fundamentais da Linguística concebida como ciência descritiva e explicativa da linguagem verbal humana, em contraposição à gramática normativa. Domínio dos conceitos e dos principais pressupostos teóricos da linguística moderna. Conceitos básicos da perspectiva estruturalista.

 

Disciplina: Língua Espanhola I

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Introdução às habilidades de compreensão e produção oral e escrita, no nível básico, por meio de funções sociais e estruturas simples da língua. Ênfase na oralidade e na escrita, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área de Letras e abordando aspectos sócio-culturais da língua espanhola, bem como suas variantes linguísticas.

 

Disciplina: Teoria da Literatura I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Reflexão sobre o conceito de Literatura. Literatura e outras artes. O cânone literário. Definição de gênero e traços estilísticos. Conceituação e análise das características do gênero lírico e épico.

 

 

Disciplina: Literatura Portuguesa I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudos do panorama literário português em seus gêneros diversos (lírico, dramático e narrativo) de sua formação lírica à estética romântica numa abordagem dialógica e sincrônica.

 

Disciplina: Oficina de Produção Textual

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Teoria e prática de produção textual. Qualidades essenciais de um texto. O parágrafo como unidade de composição. Qualidades do parágrafo e da frase em geral. Argumentação. Procedimentos de reescrita/reestruturação. Adequação do texto às diferentes condições de produção. Planejamento e produção de textos acadêmicos. Princípios para a correção de um texto.

 

Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Letras

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: O que é pesquisa científica. Abordagem qualitativa de pesquisa. Diferentes tipos de pesquisa qualitativa. Gênero acadêmico: escrita acadêmico-científica. Planejamento de um trabalho científico. Projeto de pesquisa: elementos constitutivos do projeto. Trabalho de Campo: instrumentos e procedimentos de coleta de dados. Análise de dados: procedimentos de análise em pesquisa qualitativa. Citações e referências de acordo com as normas da ABNT.

 

Disciplina: Formação do Profissional em Letras

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: As licenciaturas no Brasil. Os cursos de Letras – história e legislação. Perfil do egresso e mercado de trabalho. Formação docente: aspectos teóricos e práticos. O trabalho docente: reflexões teóricas e aplicadas. Políticas públicas para o ensino de língua portuguesa e literatura no ensino fundamental e médio com enfoque no contexto regional.

 

Disciplina: Língua Portuguesa II

Carga horária: 120 h

Série:

Ementa: Estudo da Morfossintaxe: períodos simples e compostos. Categoria e função do substantivo, adjetivo, advérbio, artigo, verbo, preposição e conjunção, a partir de uma perspectiva sincrônica, mediante análise da gramática tradicional e do enfoque linguístico, a fim de desenvolver uma visão crítica em relação à gramática normativa.

 

Disciplina: Linguística II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo da trajetória da Linguística Textual e princípios de construção textual do sentido. Introdução às teorias enunciativas e aos tipos e gêneros textuais, visando à identificação dos diferentes usos sociais da linguagem e das relações de poder que os determinam. Texto, contexto, intertextualidade e dialogismo. Leitura e fatores de compreensão e de produção de sentido do texto. Modelos de descrição semântica. Semântica argumentativa.

 

Disciplina: Língua Espanhola II – Escrita

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Consolidação da compreensão e produção escrita, a partir da identificação, análise e utilização de diferentes gêneros textuais, no nível pré-intermediário, bem como de seu contexto de produção, organização discursiva e linguístico-discursiva.

 

Disciplina: Língua Espanhola II – Oralidade

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral no nível pré-intermediário com a utilização de funções sociais e estruturas simples da língua, a partir da exposição do aluno a diferentes gêneros textuais orais e situações diversas, tanto em contextos formais quanto informais. Abordagem das especificidades das variantes linguísticas.

 

Disciplina: Teoria da Literatura II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: O gênero narrativo e seus elementos estruturais. Teoria do romance. Teoria do conto. Teoria do drama.

 

Disciplina: Literatura Portuguesa II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudos do panorama literário português em seus gêneros diversos (lírico, dramático e narrativo) da estética realista até a produção literária contemporânea numa abordagem dialógica e sincrônica. Estudos de produções literárias pertencentes à literatura africana em língua portuguesa.

 

Disciplina: Fundamentos e Teorias da Educação

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Visão histórica das diferentes concepções de educação e tendências atuais. Conceito e caracterização do processo formal e informal. Objetivos da educação formal. O trabalho pedagógico enquanto processo de construção conjunta do educador e educando. O fenômeno educativo e o redimensionamento do papel do professor no contexto da realidade social brasileira.

 

Disciplina: Metodologia de Ensino de Língua Espanhola

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Análise e avaliação do processo ensino-aprendizagem, de acordo com a legislação vigente e com os fundamentos teórico-práticos. Objetivos da metodologia de ensino da Língua Estrangeira Moderna no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Discussão teórica acerca do planejamento de ensino: fundamentos, fases, etapas e suas relações. Análise de atividades de ensino-aprendizagem e propostas metodológicas em leitura, produção de textos e análise linguística em Língua Espanhola e respectivas literaturas. Análise de propostas curriculares e de livros didáticos de Língua Espanhola e literaturas afins.

 

 

 

DISCIPLINA ELETIVA I

Disciplina: Estudos Diacrônicos sobre a Língua Portuguesa: do Latim ao Português

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo da origem, da expansão e dos processos de mudança da Língua Portuguesa sob o ponto de vista diacrônico, considerando aspectos fonológicos, morfossintáticos e pragmático/discursivos.

 

Disciplina: Tópicos de Literatura Universal

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudos de textos referenciais da literatura universal pertencentes aos diversos gêneros literários. Análise de obras fundamentais da literatura as quais exerceram ou sofreram influências entre si.

 

Disciplina: Laboratório de Fonética e Fonologia da Língua Espanhola

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo, análise e descrição do sistema fonético e fonológico da Língua Espanhola. Reconhecimento deste sistema em textos orais que circulam em contextos reais e suas aplicações ao ensino.

 

Disciplina: Língua Portuguesa III

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo dos princípios da Gramática Histórica e dos aspectos diacrônicos da Língua Portuguesa, bem como da sintaxe sob o ponto de vista da gramática gerativa, os constituintes sintagmáticos: o sintagma nominal; o sintagma verbal; o sintagma preposicional. Abordagem aos preceitos da gramática funcionalista: o propósito do evento da fala, seus participantes e o contexto discursivo.

 

Disciplina: Linguística III

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Introdução à Sociolinguística. Estudo da Sociolinguística Variacionista. Origem e seus precursores. Variação dialetal e de registro. Língua padrão e variedades linguísticas. Variação e mudança. Variantes linguísticas: análise de questões do português. Variação linguística e ensino de Português. A pesquisa sociolinguística.

 

Disciplina: Língua Espanhola III – Escrita

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Consolidação da compreensão e produção escrita, a partir da identificação, análise e utilização de diferentes gêneros textuais, no nível intermediário, bem como de seu contexto de produção, organização discursiva e linguístico-discursiva.

 

Disciplina: Língua Espanhola III – Oralidade

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral, no nível intermediário, com a utilização de funções sociais e estruturas simples da língua, a partir da exposição do aluno a diferentes gêneros textuais orais e situações diversas, tanto em contextos formais quanto informais. Abordagem das especificidades das variantes linguísticas.

 

Disciplina: Literatura Brasileira I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudos da produção literária brasileira em seus diversos gêneros com enfoque na discussão da sistematização, história, crítica e conceitos de sua formação até a estética realista numa perspectiva dialógica e sincrônica.

 

Disciplina: Literatura de Língua Espanhola I

Carga horária: 60 h

  1. Série:

  2. Ementa: Estudos do panorama da Literatura Hispano-americana e manifestações artísticas do século XVI, literatura colonial, até o naturalismo. Estudos do panorama da Literatura Espanhola Medieval até o século XVIII. Análise de obras narrativas, teatrais e poéticas de escritores representativos da Língua Espanhola com enfoque na discussão da sistematização, história, crítica e conceitos de suas formações numa perspectiva dialógica e sincrônica.

 

 

 

Disciplina: Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Concepções teóricas sobre leitura, escrita, oralidade e análise linguística. Metodologias para o ensino de língua materna no ensino fundamental e médio. Práticas de análise linguística de textos orais e escritos. Gêneros textuais e ensino. A avaliação de textos no ensino fundamental e médio.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Orientação de Estágio I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: O contexto escolar: questões atuais e perspectivas. Prática docente: planejamento, desenvolvimento e avaliação. Seminários de socialização. Orientação para desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório I.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Língua Espanhola e Orientação de Estágio I

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Língua Espanhola no contexto escolar: questões atuais e perspectivas. Prática docente: planejamento, desenvolvimento e avaliação. Seminários de socialização. Orientação para desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório I.

 

DISCIPLINA ELETIVA II

Disciplina: Introdução à Semiótica

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Contribuições da semiótica na descrição do sentido, com mecanismos de leitura para textos verbais e não verbais. Análise de objetos sincréticos: cinema, televisão, jornal, publicidade etc.

 

Disciplina: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudos de textos pertencentes à literatura africana de língua portuguesa. Análise e discussão acerca dos principais autores (angolanos, moçambicanos, cabo-verdianos e outras nacionalidades pertencentes à CPLP) e suas obras referenciais.

 

Disciplina: Espanhol para Fins Específicos

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo da língua espanhola visando a situações específicas de produção oral e escrita para obter êxito em determinadas profissões e alcançar finalidades específicas.

 

Disciplina: Língua Portuguesa IV

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudo da estilística da Língua Portuguesa sob os aspectos sonoros, morfológicos, sintáticos, semânticos, lexicais e enunciativos.

 

Disciplina: Língua Espanhola IV – Escrita

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Consolidação da compreensão e produção escrita, a partir da identificação, análise e utilização de diferentes gêneros textuais, no nível pré-avançado, bem como de seu contexto de produção, organização discursiva e linguístico-discursiva.

 

Disciplina: Língua Espanhola IV- Oralidade

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral, no nível pré-avançado, com a utilização de funções sociais e estruturas simples da língua, a partir da exposição do aluno a diferentes gêneros textuais orais e situações diversas, tanto em contextos formais quanto informais. Abordagem das especificidades das variantes linguísticas.

 

Disciplina: Literatura Brasileira II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudos da produção literária brasileira em seus diversos gêneros com enfoque na discussão da sistematização, história, crítica e conceitos desde estética realista até a produção contemporânea numa perspectiva dialógica e sincrônica. Estudos sobre a produção de literatura afro-brasileira.

 

 

Disciplina: Literatura de Língua Espanhola II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Estudos do panorama das literaturas de Língua Espanhola do século XIX à contemporaneidade. Análise de obras narrativas, teatrais e poéticas de escritores representativos da Língua Espanhola com enfoque na discussão da sistematização, história, crítica e conceitos de suas formações numa perspectiva dialógica e sincrônica.

 

Disciplina: Literatura e Ensino

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Concepções de leitura do texto literário. Literatura, ensino e políticas públicas. Metodologias de ensino de literatura. A literatura e os materiais didáticos. Representações literárias e o ensino de literatura – questões sociais e étnicas.

 

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Aspectos linguísticos, culturais e educacionais da comunidade surda. Introdução aos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Aspecto clínico-terapêutico e sócio-antropológico da surdez. Aprendizagem de conhecimentos básicos da Libras como língua de comunicação inerente à relação professor/alunos surdos/ouvintes no âmbito escolar. Legislação e Políticas Públicas de Inclusão de surdos. Fundamentos históricos da educação de surdos. Introdução às variações da língua de sinais. Questões identitárias e étnicas no uso de Libras.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Orientação de Estágio II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: O contexto escolar: questões atuais e perspectivas. Prática docente: planejamento, desenvolvimento e avaliação. Seminários de socialização. Orientação para desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório II.

 

Disciplina: Prática de Ensino de Língua Espanhola e Orientação de Estágio II

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Língua Espanhola no contexto escolar: questões atuais e perspectivas. Prática docente: planejamento, desenvolvimento e avaliação. Seminários de socialização. Orientação para desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório II.

 

DISCIPLINA ELETIVA III

Disciplina: Linguística Aplicada e Ensino de Língua Portuguesa

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Panorama histórico da Linguística Aplicada. Conceituação, objetivos e objeto de estudo. Discussões relacionadas ao caráter transdisciplinar da Linguística Aplicada. Perspectivas atuais da área. A Linguística Aplicada e o ensino e aprendizagem de língua portuguesa: a leitura, a escrita, a análise linguística, os gêneros discursivos e o letramento em contexto escolar. Discussões críticas a respeito da produção e avaliação de materiais didáticos.

 

Disciplina: Estudos Comparados de Literatura e Outras Artes

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Exposição e discussão das principais correntes da teoria literária no século XX, referente aos estudos comparados, aplicando as teorias em análise de obras literárias entre si ou entre outras formas de arte.

 

Disciplina: Novas Tecnologias no Ensino de Línguas

Carga horária: 60 h

Série:

Ementa: Utilização das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino-aprendizagem de Língua Espanhola. As diferentes noções das Tecnologias. Enfoque teórico-prático sobre o uso do computador, da internet e da tecnologia digital no ensino-aprendizagem de línguas. As implicações pedagógicas do uso das novas tecnologias. Criação e utilização de ambientes virtuais de aprendizagem computacionais: a mediação pedagógica; o inventário dos recursos pedagógicos e análise de sua utilização. Elaboração de atividades didáticas, utilizando recursos da Web.