GRADUAÇÃO EM LETRAS: HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS - Licenciatura

APRESENTAÇÃO

O Curso de Licenciatura em Letras (Habilitação em Português / Inglês e respectivas Literaturas) forma professores para o ensino das línguas portuguesa e inglesa, além de proporcionar o estudo de suas respectivas literaturas. Os estudos focam leitura e produção de textos, análise literária, tradução e pesquisa sobre a evolução e o uso dos idiomas.

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Letras: Habilitação em Português/Inglês e respectivas Literaturas, foi autorizado a funcionar através Decreto Estadual nº. 23.829, com implantação da primeira turma em 1960. Em 1965 foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 57.124. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 2.362 de 14 de agosto de 2019, válida até 12 de maio de 2023.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

a) domínio teórico e descritivo dos componentes fonológico, morfossintático, lexical e semântico da língua em estudo;

b) domínio de diferentes noções de gramática e (re)conhecimento das variedades linguísticas existentes, bem como de vários níveis e registros da linguagem;

c) capacidade de analisar, descrever e explicar diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento de uma língua;

d) domínio ativo e crítico de um repertório da literatura em estudo, de acordo com as especificidades da habilitação cursada;

e) capacidade de leitura crítica, de interpretar e de produzir textos de diferentes gêneros e registros linguísticos;

f) capacidade de atuar como professor, pesquisador e consultor, num processo contínuo de construção do conhecimento e utilização de novas tecnologias.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O graduado em Letras estará habilitado à docência no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna e Literaturas, de acordo com a dupla habilitação cursada.

Como o campo de atuação específico e mais usual é o magistério, o profissional de Letras atua geralmente como professor da Educação Básica. Para o magistério do ensino superior, ele deverá cursar pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado).

Pode, também, desenvolver uma atuação profissional como revisor de textos, editor, redator de livros técnico-didático-pedagógicos, crítico literário, tradutor, intérprete, roteirista, secretário, assessor cultural, entre outras atividades previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, atuando em empresas públicas ou privadas.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

Há duas propostas pedagógicas em vigor: a primeira, implantada em 2020; a segunda, em 2023. Dados gerais do curso:

Curso: Licenciatura em Letras (Português/Inglês)

Carga Horária: 3.200 horas

Turno: Noturno

Regime: Anual

Vagas: 40

Período de integralização: Mínimo de 04 Anos e Máximo de 06 anos.

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em Letras (Português/Inglês) Luciana Brito (

Vice Coordenador: Ricardo André Ferreira Martins ()

Coordenador de Estágio Supervisionado Obrigatório: Mônica de Aguiar Moreira Garbelini ()

Coordenador de Trabalho de Conclusão de Curso: Fernanda de Cássia Miranda ()

Coordenador de Atividade Curricular de Extensão (AEX): Fábio Antonio Gabriel ()

 

Representante discente: Ana Lívia Domingos