Ingressantes a partir de 2020
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS: HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS – Licenciatura
Disciplina: Língua Portuguesa I
Carga horária: 120
Série: 1º Série
Ementa: Estudo da estrutura fonológica e morfológica da Língua Portuguesa numa perspectiva sincrônica. Desenvolvimento de visão crítica do aluno em relação à Gramática Normativa. Estudos linguísticos referentes à estrutura da língua e seu ensino.
Disciplina: Linguística I
Carga horária: 60
Série: 1º Série
Ementa: Contribuições de Saussure para o estudo da língua. As duas grandes perspectivas de estudo: formalismo e funcionalismo. Fundamentos de linguística: conceitos e disciplinas. Considerações sobre o ensino.
Disciplina: Língua Inglesa I
Carga horária: 120
Série: 1º Série
Ementa: Estudo da língua inglesa, entre os níveis A1 e A2, conforme estabelecido pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas, contemplando de forma equilibrada as quatro habilidades. Desenvolvimento dos aspectos comunicativos, culturais, e metalinguísticos da língua inglesa, abordados a partir de diversos gêneros textuais e discursivos. Intersecções entre identidades étnico-raciais, direitos humanos, questões ambientais e análise de discursos em língua inglesa. Estudo das variantes da língua inglesa e da relação entre os conteúdos abordados e a prática docente.
Disciplina: Língua Latina
Carga horária: 60
Série: 1º Série
Ementa: A origem e a importância da língua latina. O latim e o seu domínio. Elementos de fonologia: alfabeto, quantidade silábica, pronúncia, acentuação. Noções fundamentais de análise sintática. Morfologia dos substantivos: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª declinações. Morfologia dos adjetivos: Adjetivos de 1ª classe. O verbo ESSE. Paradigma da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª conjugação verbal: voz ativa.
Disciplina: Teoria da Literatura I
Carga horária: 60
Série: 1º Série
Ementa: Conceito de Literatura. Literatura e outras artes. O cânone literário. Definição de gênero e traços estilísticos. Teoria do poema. Análise de obras literárias que contemplem temas gerais, além dos afro-indígenas e socioambientais. Direitos humanos e literatura. Considerações sobre o ensino.
Disciplina: Oficina de Produção Textual
Carga horária: 60
Série: 1º Série
Ementa: Teoria e prática de produção textual: construção de frase, de parágrafo e de texto. Problemas e qualidades de um texto. Argumentação e adequação do texto aos diferentes receptores e condições de produção. Produção de textos de diversos gêneros, especialmente escolares e acadêmicos. Procedimentos de reescrita/reestruturação. Princípios para a correção de um texto.
Disciplina: Literatura infantojuvenil
Carga horária: 60
Série: 1º Série
Ementa: As origens da literatura infantil. História da literatura infantil e juvenil brasileira. Tendências, autores e obras da literatura infantojuvenil contemporânea. A literatura infantojuvenil e seu ensino: questões sociais e étnicas.
Disciplina: Língua Portuguesa II
Carga horária: 120
Série: 2º Série
Ementa: Conhecimentos básicos de morfossintaxe, por meio do estudo de tópicos aplicados à Língua Portuguesa e ao ensino de língua materna. Sintaxe I: estudo da sintaxe do período simples e composto (coordenação e subordinação), em associação com as classes gramaticais.
Disciplina: Linguística II
Carga horária: 60
Série: 2º Série
Ementa: Trajetória, momentos e pressupostos da Linguística Textual (texto, contexto, intertextualidade, referenciação, formas de articulação textual, estratégias textual-discursivas de construção do sentido, marcas de articulação na progressão textual em textos de diferentes gêneros). Tópicos da teoria dos gêneros discursivos/textuais (conceito, constituição, funcionalidade, práticas sociais, vertentes teórico-metodológicas). Aplicação desses conceitos no ensino de recepção e produção textual.
Disciplina: Língua Inglesa II
Carga horária: 120
Série: 2º Série
Ementa: Estudo da língua inglesa, entre os níveis A2 e B1, conforme estabelecido pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas, contemplando de forma equilibrada as quatro habilidades. Desenvolvimento dos aspectos comunicativos, culturais, e metalinguísticos da língua inglesa, abordados a partir de diversos gêneros textuais e discursivos. Intersecções entre identidades étnico-raciais, direitos humanos, questões ambientais e análise de discursos em língua inglesa. Estudo das variantes da língua inglesa e da relação entre os conteúdos abordados e a prática docente.
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais
Carga horária: 60
Série: 2º Série
Ementa: Aspectos linguísticos, culturais e educacionais da comunidade surda. Introdução aos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Aspecto clínico-terapêutico e sócioantropológico da surdez. Legislação e políticas públicas para pessoas surdas. Prática de Libras envolvendo o uso do alfabeto manual, noções de tempo, ação, espaço na enunciação, atribuição de características às pessoas, objetos, animais e coisas. Expressões faciais e corporais como processos de significação para a Libras. Direitos Humanos e a relação da sociedade com as pessoas surdas.
Disciplina: Teoria da Literatura II
Carga horária: 60
Série: 2º Série
Ementa: O gênero narrativo e seus elementos estruturais. Teoria do romance. Teoria do drama. Teoria do conto. Análise de obras literárias que contemplem temas gerais, além dos afro-indígenas e socioambientais. Direitos humanos e literatura. Considerações sobre o ensino.
Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Letras
Carga horária: 60
Série: 2º Série
Ementa: Conceito, tipos e etapas da pesquisa científica. Caracterização da escrita científica. Órgãos de fomento, comitê de ética, periódicos e eventos científicos. Principais gêneros acadêmicos: fichamento, monografia, artigo, resenha, projeto e comunicação científica. Normas da ABNT.
Disciplina: Literaturas em Língua Inglesa I
Carga horária: 60
Série: 2º Série
Ementa: Introdução à historiografia, estilos e gêneros literários em língua inglesa. Conceito de cânone literário. Panorama das literaturas em língua inglesa e de autores representativos da Idade Média. Abordagem crítica dos aspectos linguísticos, literários, filosóficos, sociais, culturais e políticos de produções literárias em língua inglesa em diferentes épocas e contextos. Questões étnico-raciais, de gênero, e sócio-ambientais em obras de diferentes períodos, estilos e gêneros literários. Considerações sobre o ensino.
Disciplina: Língua Portuguesa III
Carga horária: 60
Série: 3º Série
Ementa: Conhecimentos básicos de Gramática Histórica e Sintaxe, por meio do estudo de tópicos aplicados à Língua Portuguesa e ao ensino de língua materna A história da língua portuguesa. A romanização e a formação da língua portuguesa. Estudo dos metaplasmos: do latim ao português não padrão. Sintaxe II: sintaxe de regência, concordância e colocação.
Disciplina: Língua Inglesa III
Carga horária: 120
Série: 3º Série
Ementa: Estudo da língua inglesa, entre os níveis B1 e B2, conforme estabelecido pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas, contemplando de forma equilibrada as quatro habilidades. Desenvolvimento dos aspectos comunicativos, culturais, e metalinguísticos da língua inglesa, abordados a partir de diversos gêneros textuais e discursivos. Intersecções entre identidades étnico-raciais, direitos humanos, questões ambientais e análise de discursos em língua inglesa. Estudo das variantes da língua inglesa e da relação entre os conteúdos abordados e a prática docente.
Disciplina: Literaturas de Língua Portuguesa I
Carga horária: 60
Série: 3º Série
Ementa: O sistema literário de língua portuguesa: identidades e nacionalidades. A formação do Estado português. A literatura medieval portuguesa e a formação da língua: Trovadorismo, cantigas e romances de cavalaria. Humanismo e Renascimento em Portugal: o legado camoniano. Quinhentismo e a formação do sistema literário colonial: literatura de informação e literatura de viagem. Barroco: Brasil e Portugal. Arcadismo: Brasil e Portugal. As representações literárias de gênero e diversidade étnico-racial. As representações literárias dos direitos humanos e questões socioambientais. Considerações sobre o ensino de literaturas de língua portuguesa.
Disciplina: Literaturas em Língua Inglesa II
Carga horária: 60
Série: 3º Série
Ementa: Análise de estilos e gêneros literários em língua inglesa desde a idade média até o século XVIII. Abordagem crítica dos aspectos linguísticos, literários, filosóficos, sociais, culturais e políticos de produções literárias em língua inglesa. Discussão sobre o conceito de cânone literário e a historiografia literária de língua inglesa. Questões étnico-raciais, de gênero, e sócio-ambientais no texto literário. Considerações sobre o ensino.
Disciplina: Língua Portuguesa IV
Carga horária: 60
Série: 4º Série
Ementa: Estudo da estilística da Língua Portuguesa: aspectos sonoros, morfológicos e lexicais. Introdução aos estudos semânticos sob a ótica de uma abordagem referencial e pragmática. Aplicação desses conceitos no ensino de recepção e produção textual.
Disciplina: Língua Inglesa IV
Carga horária: 120
Série: 4º Série
Ementa: Estudo da língua inglesa, entre os níveis B2 e C1, conforme estabelecido pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas, contemplando de forma equilibrada as quatro habilidades. Desenvolvimento dos aspectos comunicativos, culturais, e metalinguísticos da língua inglesa, abordados a partir de diversos gêneros textuais e discursivos. Intersecções entre identidades étnico-raciais, direitos humanos, questões ambientais e análise de discursos em língua inglesa. Estudo das variantes da língua inglesa e da relação entre os conteúdos abordados e a prática docente.
Disciplina: Literaturas de Língua Portuguesa II
Carga horária: 120
Série: 4º Série
Ementa: Os Romantismos em Portugal e Brasil: a invenção e afirmação das nacionalidades. Realismo e Naturalismo em Portugal e Brasil: a consolidação dos sistemas literários. Simbolismo e Parnasianismo: lírica e modernidade em Portugal e Brasil. Os Modernismos em Portugal e Brasil: grupo Orpheu, Semana de Arte Moderna de 1922. A questão da literatura afro-brasileira. A formação dos sistemas literários dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOPs): Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique. A literatura contemporânea: Portugal, Brasil e PALOPs. As representações literárias de gênero e diversidade étnico-racial. As representações literárias dos direitos humanos e questões socioambientais. Considerações sobre o ensino de literaturas de língua portuguesa.
Disciplina: Literaturas em Língua Inglesa III
Carga horária: 60
Série: 4ª Série
Ementa: Análise de estilos e gêneros literários em língua inglesa do século XIX à contemporaneidade. Abordagem crítica dos aspectos linguísticos, literários, filosóficos, sociais, culturais e políticos de produções literárias em língua inglesa. Análise de representações sociais, étnico-raciais, de gênero, e sócio-ambientais em obras da literatura pós-colonial em língua inglesa. Considerações sobre o ensino.
Disciplina: Literaturas em Língua Inglesa III
Carga horária: 60
Série: 4º Série
Ementa: Análise de estilos e gêneros literários em língua inglesa do século XIX à contemporaneidade. Abordagem crítica dos aspectos linguísticos, literários, filosóficos, sociais, culturais e políticos de produções literárias em língua inglesa. Análise de representações sociais, étnico-raciais, de gênero, e sócio-ambientais em obras da literatura pós-colonial em língua inglesa. Considerações sobre o ensino.
Disciplinas do Currículo Profissionalizante Obrigatório
Disciplina: Fundamentos da educação
Carga horária: 60
Série: 1º Série
Ementa: Visão histórica das diferentes concepções de educação e tendências atuais. A educação nas Constituições Federais Brasileiras. Natureza e especificidade da educação. Objetivos da educação formal. O sujeito e sua relação com o saber. Educação e emancipação humana. Currículo e educação. Desafios educacionais contemporâneos. Educação em Direitos Humanos, meio ambiente, inclusão e diversidade étnico-racial e cultural.
Disciplina: Teorias da aprendizagem
Carga horária: 60
Série: 2º Série
Ementa: Concepções teóricas sobre o processo de desenvolvimento e da aprendizagem. Contribuições para a aprendizagem das perspectivas teóricas: behaviorista, construtivista, cognitivista e interacionista, suas implicações para a prática pedagógica. Fatores biológicos, psicológicos e sociais que interferem na aprendizagem. Impacto do racismo nas reações de ensino e aprendizagem. Diferença e diversidade no contexto educacional.
Disciplina: Metodologia do ensino de língua portuguesa
Carga horária: 60
Série: 3º Série
Ementa: Retrospectiva e perspectivas do ensino de língua portuguesa. Concepções de linguagem e ensino. Concepções teórico-metodológicas sobre leitura, escrita, oralidade, análise linguística e avaliação. Metodologias para o ensino de língua materna no ensino fundamental e médio. Produção de material didático.
Disciplina: Metodologia de Ensino de Língua Inglesa
Carga horária: 60
Série: 3º Série
Ementa: Noções de língua, linguagem, cultura, ensino e a prática docente. Estudo das abordagens, teorias e métodos de ensino de inglês e tendências pedagógicas atuais. Discussão teórica e prática sobre planejamento e desenvolvimento de aula, considerando os diferentes contextos de ensino de inglês. Reflexão teórico-metodológica acerca do uso de livros didáticos, das Tecnologias da Informação e Comunicação e dos processos avaliativos no ensino de inglês.
Disciplina: Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Orientação de Estágio I
Carga horária: 60
Série: 3º Série
Ementa: A função da docência na atualidade. Organização do trabalho pedagógico na Educação Básica. Gestão da sala de aula. Orientações curriculares e diretrizes para o Ensino Fundamental II. Livro didático e desafios contemporâneos. Avaliação educacional. Produções resultantes da e para a vivência escolar. Planejamento e elaboração da regência. Orientação para desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório I.
Disciplina: Prática de Ensino de Língua Inglesa e Orientação de Estágio I
Carga horária: 60
Série: 3º Série
Ementa: Orientação para desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório I. Observação e análise crítica e reflexiva de práticas pedagógicas em contextos escolares. Orientações curriculares, diretrizes e documentos oficiais para o ensino de inglês no Ensino Fundamental II. Planejamento e avaliação da regência. Língua Inglesa em contextos escolares: desafios contemporâneos. Análise e produção de materiais de ensino e planos de aulas. Estratégias de ensino e de aprendizagem. Competências e perspectivas de formação do professor de inglês.
Disciplina: Linguística Aplicada e ensino de língua portuguesa
Carga horária: 60
Série: 4º Série
Ementa: Panorama histórico da Linguística Aplicada. Conceituação, objetivos e objeto de estudo. Tipos de gramática, variação e ensino (Concepções de gramática; Concepção de norma e variação linguística; A constituição da norma padrão brasileira; ensino de gramática x ensino de análise linguística). A Linguística Aplicada e o ensino e aprendizagem de língua portuguesa e outras linguagens: a leitura, a escrita, a análise linguística, os gêneros discursivos e o letramento em contexto escolar.
Disciplina: Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Orientação de Estágio II
Carga horária: 60
Série: 4º Série
Ementa: Organização do trabalho pedagógico na Educação Básica. Gestão da sala de aula. Orientações curriculares e diretrizes para o Ensino Médio. Livro didático e desafios contemporâneos. Avaliação educacional. Produções resultantes da e para a vivência escolar. Planejamento e elaboração da regência. Portfólio. Orientação para desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório II.
Disciplina: Prática de Ensino de Língua Inglesa e Orientação de Estágio II
Carga horária: 60
Série: 4º Série
Ementa: Orientação para desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório II. Observação e análise crítica e reflexiva de práticas pedagógicas em contextos escolares. Orientações curriculares, diretrizes e documentos oficiais para o ensino de inglês no Ensino Médio. Planejamento e avaliação da regência. Língua Inglesa em contextos escolares: desafios contemporâneos. Análise e produção de materiais de ensino e planos de aulas. Estratégias de ensino e de aprendizagem. Competências e perspectivas de formação do professor de inglês.
Eletivas Linguística
Disciplina: Teorias do discurso: semiótica e análise de discurso
Carga horária: 60
Ementa: Contexto de emergência e desenvolvimento das teorias do discurso, de Saussure a contemporaneidade, passando por conceitos essenciais que estão na base dessa discussão: língua, sujeito, história, sociedade. Serão abordadas duas disciplinas de linha francesa, Semiótica Greimasiana e Análise de Discurso, para fundamentar a análise de textos verbais e sincréticos. Considerações sobre o ensino.
Disciplina: Estudos do léxico
Carga horária: 60
Ementa: Abordagem de tópicos das ciências do léxico (Lexicologia, Lexicografia, Fraseologia, Onomástica e Terminologia): neologismos, empréstimos e estrangeirismos, nomes próprios de lugar e de pessoa, expressões idiomáticas e fraseologismos, termos técnico-científicos, processamento de textos para produção de terminologia e vocabulário, dicionários para ensino e aprendizagem de língua.
Disciplina: Ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira/ segunda língua
Carga horária: 60
Ementa: Panorama do ensino-aprendizagem de Português como língua estrangeira/segunda língua. Aspectos da institucionalização da área e políticas linguísticas no Brasil e no exterior. Abordagens contemporâneas de ensino-aprendizagem de português segunda língua, incluindo tópicos da dimensão cultural do português brasileiro e demais países onde o português é o idioma oficial. Considerações sobre a diversidade dos aprendizes e aspectos formais de avaliação do aprendizado. Análise e produção de materiais didáticos.
Disciplina: Multimodalidade e multiletramentos no ensino de língua portuguesa
Carga horária: 60
Ementa: Fundamentos teórico-práticos sobre multimodalidade e multiletramentos. Panorama das pesquisas sobre gêneros multimodais. Gêneros multimodais: conceito, características e funcionalidade. Relações entre texto-imagem. Leitura multimodal e compreensão em textos impressos e ambientes online. Gêneros digitais e cinema em sala de aula.
Disciplina: Estudos bakhtinianos
Carga horária: 60
Ementa: Aprofundamento dos pressupostos teóricos da teoria bakhtiniana, destacando-se os conceitos fundantes profícuos em pesquisas do campo das Ciências Humanas: enunciado, enunciação, discurso, responsividade, gênero do discurso, dialogia, polifonia, exotopia e excedente de visão, sujeito e alteridade, cronotopo, ato e atividade, carnavalização, método sociológico bakhtiniano. Aplicação desses conceitos no ensino.
Eletivas Literatura
Disciplina: Estudos Comparados de Literatura e Outras Artes
Carga horária: 60
Ementa: Conceitos de Literatura Comparada. As tendências comparatistas. A crítica contemporânea. Estudo comparado entre literaturas e outras formas de arte.
Disciplina: Literatura fantástica e formação do leitor
Carga horária: 60
Ementa: Origens e transformações da literatura fantástica na literatura nacional e estrangeira. Definições e vertentes da literatura do fantástico. Contemporaneidade de produções do insólito literário. Estudos de abordagens teóricas e críticas e análises temático-formais de textos literários do fantástico e suas vertentes. A formação do leitor e suas experiências de leitura, a partir das especificações e viabilidades da narrativa do insólito.
Disciplina: Introdução à Literatura Paranaense
Carga horária: 60
Ementa: A formação do sistema literário paranaense. Um panorama historiográfico e crítico a respeito de autores e autoras representativos da literatura paranaense, do Romantismo à literatura contemporânea.
Disciplina: Literatura de autoria feminina
Carga horária: 60
Ementa: Estudo da trajetória da literatura de autoria e expressão feminina ao longo da história das literaturas de língua portuguesa: Brasil, Portugal, Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOPs).
Disciplina: Excluídos e marginalizados na literatura: negros, índios
Carga horária: 60
Ementa: Estudo e pesquisa sobre a produção literária de grupos excluídos e marginalizados, quanto ao status da expressão e autoria: afrobrasileiros, índios e homossexuais. Relações literárias possíveis entre o nacional e o regional, as especificidades de gênero, etnia e sexualidade, bem como a questão da recepção. Aspectos da construção de personagens e narradores de textos de minorias étnicas e sexuais, ou maiorias marginalizadas e excluídas.
Eletivas Línguas
Disciplina: Linguística Aplicada e ensino de línguas estrangeiras
Carga horária: 60
Ementa: Desenvolvimento da linguística aplicada e do ensino de línguas estrangeiras. A pesquisa em linguística aplicada e a prática do professor de línguas. Modelos de aquisição e aprendizagem de línguas. Gêneros textuais e ensino. Perspectivas contemporâneas para a linguística aplicada no Brasil e no mundo. Diversidade linguística e cultural.
Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação e ensino de línguas
Carga horária: 60
Ementa: Aprendizagem de línguas na era digital: perspectivas e desafios. Produções midiáticas: cinema, TV, rádio, periódicos e ensino. Comunicação mediada por tecnologias. Práticas (tele)colaborativas de aprendizagem de línguas em contextos virtuais. Hipertextualidade, leitura e produção de textos multimodais. O uso de redes sociais, aplicativos e dispositivos móveis na sala de aula de línguas. Produção de materiais de ensino no laboratório multimídia.
Disciplina: Cultura e ensino de línguas
Carga horária: 60
Ementa: Perspectivas teóricas sobre o conceito de cultura. Língua, cultura e ensino. Interculturalidade, multiculturalidade e transculturalidade. Identidades e interseccionalidade. Diásporas negras, culturas indígenas e processos de colonização. Cultura em livros didáticos e materiais de ensino. Produção de unidades de ensino e planos de aula sobre cultura.
Disciplina: Letramento literário e o ensino de língua estrangeira
Carga horária: 60
Ementa: Estudos e reflexões sobre fundamentações teóricas e metodológicas do letramento literário. Abordagens comparativas de estratégias de leitura e produção de textos em língua estrangeira. Análise de propostas de letramento em materiais didáticos. Elaboração de projetos de trabalhos com o letramento literário e o ensino-aprendizagem de língua estrangeira.
Disciplina: Ensino de língua estrangeira para fins específicos
Carga horária: 60
Ementa: Línguas estrangeiras para fins acadêmicos, ocupacionais e para diferentes contextos e situações e necessidades de comunicação. Planejamento e elaboração de cursos. Modelos e estratégias de produção e compreensão oral. Desenvolvimento do campo de pesquisa do ensino de língua estrangeira para fins específicos.
Eletivas Ensino
Disciplina: Políticas Públicas Educacionais
Carga horária: 60
Ementa: Políticas públicas e políticas educacionais: conceito e contextualização. Políticas educacionais públicas e realidade educacional brasileira. Políticas públicas e ações afirmativas. A democratização do saber, autonomia da escola, qualidade do ensino. Estrutura e organização da educação no Brasil atual. As políticas educacionais no Brasil no contexto da influência dos organismos nacionais e internacionais. As funções dos órgãos públicos estaduais ligados à educação.
Disciplina: Tópicos de Educação Inclusiva
Carga horária: 60
Ementa: Percurso histórico da educação especial: da segregação à inclusão. Políticas públicas educacionais voltadas para a educação especial numa perspectiva inclusiva: implicações e contradições. Altas habilidades: características e peculiaridades. Educar na diversidade: igualdade e diferenças na escola. Questões ético-político-educacionais na ação do educador quanto à inclusão de alunos (as) com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. Práticas de avaliação inclusiva. Resolução de situações-problema.
Disciplina: Didática
Carga horária: 60
Ementa: Didática: conceito e pressupostos filosóficos e psicológicos. Evolução histórica da Didática. O papel da Didática na formação do educador. Formação e identidade docente. O cotidiano escolar, a ação docente e o projeto político-pedagógico. Relação professor/aluno. Currículo e conhecimento. O planejamento na ação didática: conteúdo, objetivos, metodologia e a avaliação no processo ensino-aprendizagem. Compreender e ensinar no mundo contemporâneo. O papel sociopolítico da educação, da escola e do ensino. O processo de ensino e suas múltiplas determinações. Resolução de situações-problema postos pela prática pedagógica. Elaboração de propostas de ensino numa perspectiva crítica de educação.
Disciplina: Literatura e ensino
Carga horária: 60
Ementa: Por que a literatura na escola? A literatura em documentos oficiais para a Educação Básica. Metodologias de abordagem do texto literário. Tendências contemporâneas para o ensino da literatura. A literatura no livro didático. A literatura para além do livro: desafios e possibilidades.
Disciplina: Avaliação do Ensino e da Aprendizagem
Carga horária: 60
Ementa: Concepções de avaliação e seus fundamentos legais. Análise crítica dos principais modelos de avaliação dos processos de ensino e da aprendizagem, em sala de aula, da Educação Básica. Função ideológica da escola e dos processos de avaliação. Considerações sobre avaliações externas à sala de aula (Prova Brasil, SAEB, ENEM, dentre outros). Planejamento de estratégias e de instrumentos de avaliação adequados à realidade educacional contemporânea.