Livraria

Livraria Aberta


 Sobre a Livraria Aberta da Editora UENP:

 

  A Livraria Aberta tem por objetivo garantir o acesso gratuito aos livros produzidos pela Editora UENP, dando visibilidade à produção universitária de nossa instituição. 

 

Áreas do conhecimento:                                                                    Linhas editorais: 

- Ciências Exatas e da Terra                                                                  - Arandu

- Ciências Biológicas                                                                             - Ideias e Vivências 

- Ciências da Saúde                                                                              - Caminhos

- Ciências Agrárias                                                                                - Olhares

- Ciências Sociais Aplicadas                                                                   - Acervo

- Ciências Humanas 

- Linguística, Letras e Artes

- Multidisciplinar 

SANEAMENTO AMBIENTAL: educação, gestão, eficiência e sustentabilidade (Volume 01)

SANEAMENTO AMBIENTAL: educação, gestão, eficiência e sustentabilidade (Volume 01)

 

 

 

 

Resultado de estudos produzidos por alunos do curso de Especialização em Saneamento Ambiental (parceria entre UENP e Sanepar) funcionários da cooperativa. Portanto, trata-se de uma obra coletiva que busca solucionar os problemas de populações que vivem a falta de acesso a saneamento urbano e rural, tais como, água potável, tratamento do esgoto e coleta de resíduos, contribuindo assim, para o desenvolvimento sustentável sanitário, frente a crises ambientais, sociais e econômicas. Este primeiro volume está dividido em duas partes: “A Sanepar e o Ambiente”, que se refere às questões climáticas, educação ambiental, saúde pública, sustentabilidade e universalização dos serviços e avaliação e “A Sanepar e suas ferramentas”, na qual são abordadas questões voltadas a demandas de abastecimento de água, gestão de resíduos e do lodo rural, hidrelétricas e avaliação dos impactos.

SANEAMENTO AMBIENTAL: educação, gestão, eficiência e sustentabilidade (Volume 02)

SANEAMENTO AMBIENTAL: educação, gestão, eficiência e sustentabilidade (Volume 02)

 

 

 

 

 

Resultado de estudos produzidos por alunos do curso de Especialização em Saneamento Ambiental (parceria entre UENP e Sanepar) funcionários da cooperativa. Portanto, trata-se de uma obra coletiva que busca solucionar os problemas de populações que vivem a falta de acesso a saneamento urbano e rural, tais como, água potável,tratamento do esgoto e coleta de resíduos, contribuindo assim, para o desenvolvimento sustentável sanitário, frente a crises ambientais, sociais e econômicas. Neste segundo volume, ocorre o desfecho, a conclusão das temáticas do livro anterior, cujos capítulos são distribuídos em duas partes, a serem: “A Sanepar e suas alternativas”, na qual é feita uma análise dos impactos ambientais e econômicos, tratados sobre o aproveitamento da água e o tratamento do esgoto e “A Sanepar e suas operações” que levanta discussões sobre poluidores químicos e microbiológicos, o consumo e o custo do esgoto e o saneamento na agricultura.

LINGUAGENS NA ESCOLA: práticas no ensino de Língua Portuguesa e Literatura

LINGUAGENS NA ESCOLA: práticas no ensino de Língua Portuguesa e Literatura

 

 

 

 

Livro organizado pelas professoras Letícia Jovelina Storto e Vanderléia da Silva Oliveira do Programa de Pós-Graduação Profissional (ProfLetras) na UENP, tem sete capítulos que relatam como a literatura tem importância na metodologia de alfabetização funcional e humanização dos estudantes. Tem como tese o processo de desenvolvimento humano e a linguagem como um fator essencial para a construção de inter-relações, enquanto um processo histórico e social.

Ensino como prática investigativa: reflexões teóricas, metodológicas e didáticas (Volume 01)

Ensino como prática investigativa: reflexões teóricas, metodológicas e didáticas (Volume 01)

 

 

 

 

Esta obra é resultado de pesquisas educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, contribuindo para a docência das melhores abordagens educacionais, sobretudo, em estudantes com problemas de aprendizagem. Trata-se do quarto volume que abrange as áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Química, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguagens, Tecnologias na Educação Básica. Este primeiro volume explora os temas: Adaptações curriculares, Ensino da matemática aos estudantes com (TDAH), Sequências didáticas, Atividades de modelagem, Educação ambiental e Alfabetização de alunos com (TEA). Ainda, destaca a importância da formação inicial e continuada dos profissionais da Educação, apresentando cursos e iniciativas que promovem transformações e melhorias metodológicas e didáticas.

Ensino como prática investigativa: reflexões teóricas, metodológicas e didáticas (Volume 02)

Ensino como prática investigativa: reflexões teóricas, metodológicas e didáticas (Volume 02)

 

 

 

 

Este livro é resultado de pesquisas educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, uma valiosa contribuição à docência sobre as melhores abordagens educacionais, sobretudo em relação a estudantes com problemas de aprendizagem. Trata-se do quarto volume que abrange as áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Química, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguagens, Tecnologias na Educação Básica. Este segundo volume explora os temas: Educação financeira e sustentabilidade, Educação Infantil, Didática para Ensino Médio, Comportamento para a educação e ensino, Recursos tecnológicos para Educação Básica e Especial.