Odontologia UENP

Significado segundo a mitologia

O emblema da Odontologia faz referência ao caduceu de Esculápio da Mitologia greco-romana. Caduceu, significa bastão ou cajado e Esculápio, era o deus da Medicina e da cura.

Esculápio era filho de Apolo, deus do Olimpo, e segundo sua lenda, foi criado por um centauro que vivia no campo. Esculápio por sua vez aprendeu tudo sobre plantas medicinais e virou o curandeiro mais famoso da região. Ou seja, o símbolo da Odontologia homenageia aquele que era o “dentista” da época.

Segundo a lenda, certo dia Esculápio saiu da casa de um “paciente”, sem esperanças de curar aquele homem. No caminho, encontrou uma serpente de cor amarela. Com medo Esculápio matou-a com seu cajado. Logo em seguida, uma segunda serpente idêntica a primeira, apareceu novamente carregando ervas em sua boca. Esculápio pegou as ervas e as usou no paciente, já declarado morto, e no mesmo instante, o homem ressuscitou. Desde aquele dia, a cobra passou a ser seu animal de estimação e ajudá-lo nas curas.

 

Origem do Símbolo:

Em 1912 a American Medical Association, adotou o ”bastão de Esculápio” como símbolo da medicina. Muito parecido com o símbolo da Odontologia, porém o nosso tem como diferencial limites em volta do bastão e da serpente. Esse modelo, foi proposto pelo dentista do Exército, Benjamin Constant Nunes Gonzaga, num artigo publicado em março de 1914, na Revista Odontológica Brasileira (atual Revista da APCD), intitulado “O Emblema Simbólico da Odontologia”.

A ideia de Gonzaga, era que o símbolo fosse inscrito em uma circunferência (Medicina Circunscrita), por entender que a Odontologia correspondia à especialidade médica que cuida da cavidade bucal.

O CFO (Conselho Federal de odontologia) oficializou esse, como sendo o símbolo da Odontologia, através do artigo 275 da “Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia”. Definiu neste documento também, o detalhe das proporções, que devem ser observada nas dimensões dos elementos que constituem o símbolo.

 

 

Logotipo do curso de odontologia da UENP

Obedece os principios propostos pelo CFO com algumas especificidades voltadas a academia e a filosofia de nossa UNIVERSIDADE.

Dentre os detalhes acrescidos temos a presença de uma vívida estrela a qual representa a força e vitalidade.

O caduceu e a cobra estão envoltos por linhas fortes e unidas formando uma espécie de brasão robusto, lembrando a cavidade oral e uma cúspide dentária.

No entorno, verifica-se uma coroa de louros representando a nobreza e o brilho da profissão Cirurgião-Dentista. Na Grécia Antiga, ao invés vez de receberem as atuais medalhas de ouro, prata e bronze, os atletas eram premiados com as coroas de pequenos ramos de oliveira entrelaçados, que representavam a suprema glória para a alma grega.

Por fim, as cores harmônicas com as da Universidade, Mostram a perfeita sintonia entre os princípios de ensino, pesquisa, extensão, missão e visão da UENP

 

  Logotipo do curso de odontologia da UENP para Download

 

Prof. Dr. João Lopes Toledo Neto
Diretor da Clínica Odontológica