APRESENTAÇÃO
O curso de Graduação em Matemática – Licenciatura, tem como objetivo proporcionar ao futuro licenciado uma formação básica em conteúdos matemáticos, bem como uma visão ampla e crítica dos problemas do processo de ensino e de aprendizagem desta disciplina.
O curso tem carga horária de 3.201 horas de conteúdos curriculares de natureza científico-cultural, distribuídas em quatro anos.
Procurando formar professores que assumam uma postura crítica, o curso também proporciona a oportunidade de fazer pesquisas em Educação Matemática e Tecnologias Educacionais, na área de Matemática, bem como atividades de extensão para atendimento à comunidade em geral e que poderão ser apresentadas no trabalho de conclusão do curso entre outras atividades.
A matriz curricular foi elaborada para envolver o aluno durante todo o curso em atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão. Com esta orientação, desenvolvem-se as disciplinas que revisam e aprofundam conteúdos de matemática para atuação no Ensino Fundamental e Médio e projetos que proporcionam ao aluno a oportunidade de vivenciar experiências pedagógicas relacionadas com a sua futura prática docente.
HISTÓRICO DO CURSO
O Curso de Graduação em Matemática – Licenciatura foi criado pelo Parecer CEE no. 154/71 e Decreto Estadual no. 7.045, de 21 de junho de 1972 (criação do curso de Ciências - Habilitação em Matemática), foi autorizado a funcionar pelo Decreto Estadual nº 73.695, com implantação da primeira turma em 1974. Em 1977 foi reconhecido pelo Decreto Presidencial nº 79.844. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 6.289 de 1 de março de 2017, válida pelo prazo de 4 (quatro) anos.
PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO
Sendo o Curso de Graduação em Matemática – Licenciatura o que trabalha a formação de profissionais para a docência frente ao desenvolvimento dos valores científicos ligados à realidade brasileira. Por meio da linguagem matemática e da resolução de problemas, pretende-se que o acadêmico graduado, neste curso, leve consigo o conhecimento dos diferentes aspectos dessa linguagem que vão desde os conteúdos básicos, sua estrutura, sua história, tanto no seu estado atual como nas várias fases de evolução para que seja um agente transformador do meio no qual está inserido.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
O curso forma professores para trabalharem no Ensino Fundamental – séries finais e Médio, com espírito de pesquisa levando em consideração o conhecimento apreendido durante o curso e a riqueza sociocultural do contexto de atuação profissional, quer seja na carreira acadêmica, ao percorrerem o Mestrado e o Doutorado, quer seja na pesquisa de materiais e técnicas para apoiarem a sua atuação.
Outra possibilidade de atuação profissional, caso o profissional de Matemática não se dedique a carreira acadêmica, é oferecer os seus conhecimentos atuando em equipes multidisciplinares de pesquisa e em institutos de pesquisas ligados a órgãos públicos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mercado da comunicação informatizada, no que tange aos conhecimentos visuais da linguagem dos signos e dos símbolos.
PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR
Proposta pedagógica a ser implantada a partir de 2023
Curso: Graduação em Matemática - Licenciatura
Carga Horária: 3201 horas
Turno: Noturno
Regime: Seriado Anual com disciplinas semestrais
Vagas: 40
Período de integralização: Mínimo de 04 anos e Máximo de 06 anos
Modalidade: Presencial
CONTATOS:
Coordenador do Curso: Prof. Dr. João Coelho Neto -
Vice Coordenadora: Prof. Dra. Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa -
Coordenador de Estágio: Prof. Dr. João Debastiani Neto -
Coordenador de TCC: Profa. Me. Carolina Lupifierio de Queiroz -
Representantes Docentes
Prof. Dr. Altair Santos de Oliveira Tosti
Prof. Dr. Rudolph dos Santos Gomes Pereira
Prof. Dr. João Debastiani Neto
Profa. Me. Carolina Lupifierio de Queiroz
Profa. Dra. Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
Profa. Dra. Simone Luccas
Fone: (43) 3520- 1778