EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - Licenciatura
Ingressantes a partir de 2019
Disciplinas do Currículo Comum Obrigatório
1ª Série |
Disciplina: Geometria Analítica Carga Horária: 120 Ementa: Vetores no plano e no espaço. Produto entre vetores. Estudo da reta e do plano. Distâncias. Cônicas. Superfícies quádricas. Mudança de coordenadas no plano e no espaço. Orientação de atividades de Prática como Componente Curricular. |
Disciplina: Ensino de Matemática Elementar Carga Horária: 120 Ementa: O ensino dos conteúdos de Conjuntos e Linguagem Matemática, Álgebra, Números Reais, Sequência, Exponencial e Logaritmo, Trigonometria no triângulo, por meio de situações-problema e tendências metodológicas da Educação Matemática, de modo articulado com os conhecimentos da Educação Básica. Desenvolvimento e Orientação de atividades de Prática como Componente Curricular. |
Disciplina: História e Filosofia da Matemática Carga Horária: 120 Ementa: Introdução à historiografia da Matemática. Estudo histórico-epistemológico de tópicos da Matemática: Sistemas de Numeração, Álgebra, Geometrias. Aspectos filosóficos e epistemológicos da Matemática: Kant, Kuhn, Lakatos, Laudan. Relação entre aspectos histórico-epistemológicos e a Educação Matemática. Abordagem histórico-epistemológica enquanto procedimento metodológico de pesquisa e de ensino do conhecimento matemático. Orientação de atividades de Prática como Componente Curricular. |
Disciplina: Introdução ao Cálculo Carga Horária: 60 Ementa: Conjuntos numéricos. Números reais. Equações e inequações. Funções reais de uma variável real. Orientação de atividades de Prática como Componente Curricular. |
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS Carga Horária: 60 Ementa: Fundamentos da Educação de Surdos. Aspectos Clínicos da Surdez. Linguística da Libras. Léxico, morfologia e sintaxe. Cultura e Identidade Surda. Educação dos Surdos no Brasil. Educação Inclusiva (Deliberação no 02/2015-CEE/PR). Libras como segunda língua e formação de professores. Vocabulário da Libras em contextos diversos. |
2ª Série |
Disciplina: Álgebra Linear Carga Horária: 120 Ementa: Matrizes. Determinantes. Matriz Inversa. Sistemas de Equações Lineares. Espaços vetoriais. Bases. Subespaços. Transformações lineares. Autovalor e autovetor. Produto Interno. Espaços Normados. Operadores Auto-adjuntos e Ortogonais. Orientação de atividades de Prática como Componente Curricular. |
Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral I Carga Horária: 180 Ementa: Limite e Continuidade. Derivadas. Regras de Derivação. Estudo da Variação das Funções. Aplicações de Derivada. Integrais Indefinidas. Integrais Definidas. Técnicas de Integração. Integrais Impróprias. Aplicações de Integral. Aspectos históricos do cálculo diferencial e integral. Desenvolvimento e Orientação de atividades de Prática como Componente Curricular. |
Disciplina: Direitos e Diversidades na Educação Matemática Carga Horária: 60 Ementa: História e Cultura Afro-brasileira, Africana; Educação Indígena; Educação em Direitos Humanos; Gênero e Diversidade Sexual. |
Disciplina: Geometrias Carga Horária: 120 Ementa: Geometria Euclidiana Plana: Estrutura lógico-dedutiva. Axiomas de incidência e ordem. Medida de segmentos. Ângulos. Triângulos. Congruência e semelhança de triângulos. Teorema de Tales. Trigonometria: relações métricas no triângulo retângulo: leis dos senos e dos cossenos. Pontos notáveis de triângulos: baricentro, circuncentro e ortocentro. Círculo. Áreas de regiões poligonais e setores circulares. Geometria Euclidiana Espacial: Geometria de posição. Figuras geométricas espaciais. Áreas e volumes. Noções elementares de geometrias não-euclidianas. |
3ª Série |
Disciplina: Teoria dos Números e Estruturas Algébricas Carga Horária: 120 Ementa: Teoria Elementar dos Números. Grupos: subgrupos, subgrupos normais, grupos quocientes. Homomorfismos de grupo. Grupos de permutações. Anéis: subanéis, ideais, anéis quocientes, homomorfismos de anéis. Anéis de polinômios. Orientação de atividades de Prática como Componente Curricular. |
Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral II Carga Horária: 120 Ementa: Séries e Sequências. Funções de várias variáveis. Derivadas parciais e derivadas direcionais. Máximos e mínimos de funções com duas ou mais variáveis. Estudo da variação das funções. Integrais múltiplas. Integrais de linha e de superfície. Teorema de Green. |
Disciplina: Prática de Ensino de Matemática I Carga Horária: 120 Ementa: Realização de procedimentos didáticos no ensino e na aprendizagem do conhecimento Matemático, compatíveis com os objetivos e competências pretendidas para o desenvolvimento dos conteúdos escolares nos anos finais do Ensino Fundamental, apresentando articulações com o Estágio Supervisionado e seus respectivos projetos. Planejamento de aula. Planejamento, experimentação e avaliação de experiências de prática de ensino envolvendo matemática para os anos finais do Ensino Fundamental. Construção de recursos didático pedagógicos. |
4ª Série |
Disciplina: Análise na Reta Carga Horária: 120 Ementa: Conjuntos e funções. Conjuntos finitos, enumeráveis e não-enumeráveis. Números Reais. Sequências de números reais. Séries Numéricas. Topologia na Reta. Limites de Funções Reais. Funções Contínuas. Derivadas. Aplicações de Derivada. Integral de Riemann. |
Disciplina: Física Geral Carga Horária: 120 Ementa: Medidas e grandezas. Movimento retilíneo. Movimento em duas e três dimensões. Leis de Newton e aplicações. Energia cinética e Trabalho. Energia Potencial e Conservação de energia. Centro de massa. Fluidos. Oscilações. Ondas. Temperatura e Calor. Teoria cinética dos gases. |
Disciplina: Prática de Ensino de Matemática II Carga Horária: 120 Ementa: Realização de procedimentos didáticos no ensino e na aprendizagem do conhecimento Matemático, compatíveis com os objetivos e competências pretendidas para o desenvolvimento dos conteúdos escolares no Ensino Médio, apresentando articulações com o Estágio Supervisionado e seus respectivos projetos. Planejamento de aula. Planejamento, experimentação e avaliação de experiências de prática de ensino envolvendo matemática para o Ensino Médio. Os saberes docentes e a base de conhecimento da docência no Ensino de Matemática. A formação, a profissionalização e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática. |
Disciplina: Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Carga Horária: 200 Ementa: - |
Disciplina: Estágio Supervisionado no Ensino Médio Carga Horária: 200 Ementa: - |
Disciplinas do Currículo Complementar Obrigatório – Disciplinas Eletivas
Educação Matemática |
Disciplina: Avaliação no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática Carga Horária: 60 Ementa: Conceito de Avaliação. Tipos de Avaliação (diagnóstica inicial, formativa, diagnóstica final). Funções da avaliação. Procedimentos avaliativos alternativos. Instrumentos avaliativos. A relação entre conhecimento, professor e aluno no processo de avaliação. |
Disciplina: Didática da Matemática Carga Horária: 60 Ementa: Didática da matemática na formação de professores; Teorias da Didática da Matemática; Teoria e prática na Educação Matemática na formação de professores. |
Disciplina: Educação Estatística Carga Horária: 60 Ementa: Articulação entre o ensino de Estatística na Educação Básica com o campo da Educação Estatística. Competências estatísticas. Investigação Estatística. Desenvolvimento de materiais didáticos para o Ensino de Estatística. |
Disciplina: Educação Financeira Carga Horária: 60 Ementa: A relevância da Educação Financeira, Fatores de Correção, Aumentos ou Reduções Sucessivos, o Cálculo de índices de Inflação, Deflação e Desinflação, Taxas nominais ou aparentes x taxas reais, Juros Simples e Juros Compostos, Descontos Simples e Descontos Compostos associado aos conceito de Funções e Progressões, Rendas, Capitalização Composta, Amortização Composta, Amortização, Principais Sistemas de Amortização e Sistema de Pagamentos Variáveis articulados aos demais conteúdo da Matemática da Educação Básica, bem como as situações cotidianas e outras áreas do conhecimento com o auxílio de calculadoras financeiras, outros recursos tecnológicos e tendências da Educação Matemática. |
Disciplina: Ensino de Funções Carga Horária: 120 Ementa: O ensino dos conteúdos de Função, Função afim, Função quadrática, Função modular, Função exponencial, Função logarítmica, Funções trigonométricas, Polinômios e funções polinomiais e Números Complexos por meio de situações-problema e tendências metodológicas da Educação Matemática, de modo articulado com os conhecimentos da Educação Básica e do Ensino Superior. |
Disciplina: Laboratório de Ensino de Matemática Carga Horária: 60 Ementa: Desenvolvimento de materiais didáticos e midiáticos. Planejamento de unidades didáticas e micro aulas, articulando materiais didáticos e tendências metodológicas para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. |
Disciplina: Modelagem Matemática na Educação Matemática Carga Horária: 120 Ementa: Introdução a Modelagem Matemática: histórico; natureza; ciclos e esquemas de modelagem matemática; fases ou etapas da modelagem matemática; elementos de atividades de modelagem matemática. Modelos Matemáticos: análise de modelos matemáticos clássicos; elaboração e aplicação de modelos matemáticos. Modelagem matemática na Educação Ambiental. Atividades de Modelagem Matemática: métodos de investigação em matemática – técnicas de modelagem; modelagem matemática no ensino superior; modelagem matemática na Educação Básica. |
Disciplina: Tecnologias em Educação Matemática Carga Horária: 120 Ementa: Histórico da Computação; Terminologias na área de informática e informática na educação; Introdução a lógica de programação; Introdução ao pensamento computacional e construção de referencial teórico na área de Informática na Educação. Uso de jogos eletrônicos educacionais, Softwares Educacionais e Objetos Digitais de Aprendizagem para o ensino da Matemática e suas possíveis utilizações na sala de aula nos diferentes contextos de ensino. |
Disciplina: Tendências Metodológicas na Educação Matemática Carga Horária: 60 Ementa: Tendências Metodológicas na Educação Matemática: indicações dos documentos oficiais, definição e abordagem pedagógica. Resolução de Problemas. Investigações Matemáticas. Etnomatemática. Metodologias ativas de aprendizagem. |
Disciplina: Teorias da Aprendizagem Carga Horária: 60 Ementa: Teorias de aprendizagem em Matemática. Teorias comportamentalista e cognitivistas. Piaget e Vygotsky. Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, Novak e Gowin. Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. |
Disciplina: Tópicos em Educação Matemática I Carga Horária: 60 Ementa: A ser informada quando da oferta pelo docente. |
Disciplina: Tópicos em Educação Matemática II Disciplina: Tópicos em Educação Matemática II: técnicas de Resolução de Problemas Carga Horária: 120 Ementa: A metodologia de Resolução de Problemas. Etapas da Resolução de problemas são: compreender o problema; destacar informações e dados importantes do enunciado para a sua resolução; elaborar um plano de resolução; executar o plano; conferir resultados; estabelecer nova estratégia, se necessário, até chegar a uma solução aceitável. |
Matemática |
Disciplina: Cálculo Numérico Carga Horária: 120 Ementa: Conceitos e princípios gerais do Cálculo Numérico. Introdução à teoria dos erros. Zeros de funções. Sistemas de Equações Lineares e suas resoluções. Interpolação numérica. Ajuste de curvas. Método dos mínimos quadrados. Integração numérica. |
Disciplina: Desenho Geométrico Carga Horária: 120 Ementa: Construções fundamentais. Polígonos. Conceitos de Escalas. Tangência e concordância. Ovais. Arcos e Espirais. Curvas Cônicas. Tipos de projeções. Métodos descritivos; intersecção de sólidos; secção de sólidos; desenvolvimento de superfícies. |
Disciplina: Equações Diferenciais Ordinárias Carga Horária: 120 Ementa: Definições iniciais. Equações Diferenciais de Primeira Ordem. Aplicações das Equações Diferenciais de Primeira Ordem. Teorema de Existência e Unicidade. Equações Diferenciais de Segunda Ordem. Aplicações das Equações Diferenciais de Segunda Ordem; Equações Diferenciais de Ordem Superior. |
Disciplina: Equações Diferenciais Parciais Carga Horária: 120 Ementa: Conceitos Fundamentais de Equações Diferenciais Parciais. Equações Diferenciais Parciais Lineares. Soluções de Equações Diferenciais Parciais. Problemas com Condições Iniciais/de Contorno. O método das características. O método da separação de variáveis. Séries de Fourier. Equações do calor, da onda e de Laplace. |
Disciplina: Estruturas Algébricas II Carga Horária: 120 Ementa: Breve Revisão de Conceitos e Resultados Básicos sobre Grupos. Teoremas de Sylow: Ação de Grupo sobre um Conjunto, Teoremas de Sylow e Aplicações na Classificação de Grupos Finitos. Grupos Simples e Grupos Solúveis. Breve Revisão de Conceitos e Resultados Básicos sobre Anéis. Domínios Fatoriais: Relação de Divisibilidade. Elementos Associados, Irredutíveis e Primos. Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum. Domínios Euclidianos: Definição e Exemplos. Fatoração Única em Domínios Euclidianos. Polinômios sobre Domínios Fatoriais: Polinômios Primitivos, Polinômios Irredutíveis, Fatoração de Polinômios. Lema de Gauss. Anel de Polinômios em Várias Indeterminadas: Algoritmo da Divisão e Resultante. |
Disciplina: Lógica Matemática Carga Horária: 60 Ementa: Noções de lógica matemática. Quantificadores e Conectivos. Implicações. Negações. Equivalências. Tabelas Tautológicas. Conjecturas Matemáticas. Tipos de Proposições. Definições. Postulados. Axiomas. Lemas. Teoremas e Corolários. Tipos de Provas Matemáticas. |
Disciplina: Tópicos em Matemática I Disciplina: Tópicos em Matemática I: Introdução aos Softwares Matemáticos Carga Horária: 60 Ementa: Sistemas de computação algébrica. Sistemas de computação numérica. Noções sobre erros. |
Disciplina: Tópicos em Matemática II Carga Horária: 120 Ementa: A ser informada quando da oferta pelo docente. |