Ingressantes a partir de 2023
Organização Didático-Pedagógica
A organização didático-pedagógica do curso de Licenciatura em Matemática da UENP, Campus de Cornélio Procópio, está estruturada de modo a contemplar: as Diretrizes Curriculares para os cursos de Graduação em Matemática, especificamente para cursos de Licenciatura em Matemática, do Conselho Nacional de Educação; os núcleos de formação indicados na Resolução 02/2015 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura); o regimento dos cursos de graduação da UENP (Resolução no 010/2017 - CEPE/UENP), além da Resolução CNE/CP no 2 de 2019, vem delinear que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Professores para a Educação Básica e a BNC-Formação têm como referência a implantação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC), instituída pelas Resoluções CNE/CP no 2/2017 e CNE/CP no 4/2018.
As componentes curriculares do curso estão organizadas de modo a contemplar componentes obrigatórias, associadas a um currículo mínimo, e componentes eletivas, bem como o Estágio Curricular Supervisionado, a Prática como Componente Curricular, o Trabalho de Conclusão de Curso, as Atividades Acadêmicas Complementares e as Atividades Curriculares de Extensão. As curriculares do curso de Licenciatura em Matemática visa proporcionar uma formação docente constituída de uma base teórica e interdisciplinar, enfatizando a importância dos saberes da experiência e das atividades desenvolvidas ao longo do processo de formação escolar dos licenciandos. De modo geral, as componentes curriculares visam atender as áreas indicadas para os cursos de Licenciatura em Matemática pelo Conselho Nacional de Educação (Parecer CNE/CES 1.302/2001): Cálculo Diferencial e Integral; Álgebra Linear; Fundamentos de Análise; Fundamentos de Álgebra; Fundamentos de Geometria; Geometria Analítica; conteúdos matemáticos presentes na Educação Básica nas áreas de Álgebra, Geometria e Análise; conteúdos de áreas afins à Matemática, que são fontes originadoras de problemas e campos de aplicação de suas teorias; conteúdos da Ciência da Educação, da História e Filosofia das Ciências e da Matemática.
Disciplinas do Currículo Comum Obrigatório* |
Disciplina | CH |
GRUPO I** |
Formação de Professores: identidade e saberes docente | 60 |
Direitos e Diversidades na Educação Matemática | 60 |
Didática da Matemática | 60 |
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 60 |
Metodologia do Ensino de Matemática | 60 |
Prática de Ensino de Matemática I | 120 |
Prática de Ensino de Matemática II | 120 |
TOTAL GRUPO I (TGI) | 540 |
GRUPO II** |
Álgebra Linear | 120 |
Cálculo Diferencial e Integral I | 120 |
Cálculo Diferencial e Integral II | 120 |
Estatística | 120 |
Fundamentos de Álgebra: Aritmética | 60 |
Fundamentos de Matemática | 120 |
Fundamentos de Análise na Reta | 60 |
Geometria Analítica | 120 |
Geometrias | 120 |
História e Filosofia da Matemática | 120 |
Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias | 60 |
Modelagem Matemática na Educação Matemática | 120 |
Tecnologia em Educação Matemática | 120 |
TOTAL GRUPO II (TGII) | 1.380 |
TOTAL (TGI + TGII) | 1.920 |
* O cômputo das disciplinas obrigatórias não considera a carga horária extra-classe dedicada à Prática como Componente Curricular.
** A divisão de Grupos está de acordo com o Capítulo IV – dos cursos de Licenciatura – Art. 10. “Art. 10. Todos os cursos em nível superior de licenciatura, destinados à Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, serão organizados em três grupos”, o grupo III está constituído como “III - Grupo III: 800 (oitocentas) horas, prática pedagógica, assim distribuídas: a) 400 (quatrocentas) horas para o estágio supervisionado, em situação real de trabalho em escola, segundo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da instituição formadora; e b) 400 (quatrocentas) horas para a prática dos componentes curriculares dos Grupos I e II, distribuídas ao longo do curso, desde o seu início, segundo o PPC da instituição formadora”.
Disciplinas do Currículo Comum Obrigatório com AEX |
Componente | CH AEX |
Geometria Analítica | 30 |
Tecnologia em Educação Matemática | 30 |
Metodologia do Ensino de Matemática | 30 |
Álgebra Linear | 30 |
Cálculo Diferencial e Integral I | 30 |
Geometrias | 30 |
Prática de Ensino de Matemática I | 30 |
Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias | 15 |
Modelagem Matemática na Educação Matemática | 30 |
Prática de Ensino de Matemática II | 30 |
Estatística | 30 |
TOTAL | 345 |
Componentes Obrigatórios do Currículo Extra-classe |
Componente | CH |
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental | 200 |
Estágio Supervisionado no Ensino Médio | 200 |
AACC | 200 |
Prática como Componente Curricular (PCC)* | 191* |
TOTAL | 791 |
* As horas de Prática como Componente Curricular estão distribuídas ao longo de disciplinas do currículo. O total de horas PCC é de 410 horas, sendo 191 horas desenvolvidas no currículo extra-classe e 209 horas são realizadas nas seguintes disciplinas: Fundamentos de Matemática, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Geometrias, História e Filosofia da Matemática, Prática de Ensino de Matemática I, Modelagem Matemática na Educação Matemática, Prática de Ensino de Matemática II e Estatística.
Flexibilidade Curricular: Currículo Complementar Obrigatório: Disciplinas Eletivas |
Grupo A |
Nome do Componente | CH |
Investigação Matemática | 60 |
Teorias de Aprendizagem na Educação Matemática | 60 |
Resolução de Problemas | 60 |
Laboratório de Ensino de Matemática | 60 |
Etnomatemática | 60 |
Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem | 60 |
Teorias do Conhecimento e Implicações na Atuação do Professor de Matemática | 60 |
Metodologias Ativas no Ensino de Matemática | 60 |
Avaliação no Processo de Ensino e de Aprendizagem de Matemática | 60 |
Pesquisa na Educação Matemática: Questões Teórico-metodológicas e Prática Pedagógica | 60 |
Pesquisa na Educação Matemática: Análise de Dados Qualitativos | 60 |
Pesquisa na Educação Matemática: Análise de Dados Quantitativos | 60 |
Pesquisa na Educação Matemática: Métodos e Técnicas | 60 |
A pesquisa educacional e a prática pedagógica | 60 |
Ensino de Conteúdos Matemáticos: Estatística | 60 |
Ensino de Conteúdos Matemáticos: Matemática Financeira | 60 |
Ensino de Conteúdos Matemáticos: Funções de uma Variável Real | 60 |
Ensino de Conteúdos Matemáticos: Geometria Espacial | 60 |
Tópicos em Educação Matemática | 60 |
|
TOTAL OBRIGATÓRIO DO GRUPO A | 300 |
|
Grupo B |
Nome do Componente | CH |
Cálculo Numérico | 60 |
Introdução às Funções com uma Variável Complexa | 60 |
Introdução aos Softwares Matemáticos | 60 |
Fundamentos de Álgebra: Anéis e Corpos | 60 |
Fundamentos de Álgebra: Polinômios e Equações Algébricas | 60 |
Tópicos de Análise: Equações Diferenciais | 60 |
Tópicos de Análise: Fundamentos de Análise II | 60 |
Tópicos de Geometria: Desenho Geométrico | 60 |
Tópicos de Geometria: Geometrias Não Euclidianas | 60 |
Tópicos em Matemática | 60 |
Física Clássica | 60 |
|
TOTAL OBRIGATÓRIO DO GRUPO B | 60 |
* O estudante deve integralizar no 360 (trezentas e sessenta) horas da flexibilidade curricular em componentes no formato de disciplinas eletivas, sendo obrigatório o cumprimento de 300 (trezentas) horas no Grupo A e 60 (sessenta) horas no Grupo B. O cômputo da carga horária indicada não considera a carga horária extra-classe dedicada à Prática como Componente Curricular, quando houver.
** Regulamentação própria descrita no item 6 e Anexo V do projeto.
Flexibilidade Curricular: Currículo Complementar Obrigatório: Componentes* |
Atividades | CH Máxima |
Monitoria ou Tutoria | 120 |
Atividades em Grupo de Pesquisa da UENP com vínculo à projeto de pesquisa em desenvolvimento | 120 |
Atividade em Projetos de pesquisa | 120 |
Atividades em Projetos de ensino | 120 |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)** com vínculo à projeto de pesquisa, ensino ou extensão em desenvolvimento | 120 |
TOTAL MÍNIMO OBRIGATÓRIO | 120* |
* O estudante deve integralizar no mínimo 120 (cento e vinte) horas da flexibilidade curricular em componentes dentre os descritos neste item. É facultado ao estudante integralizar mais horas da flexibilidade curricular nesses componentes, sendo que o componente a ser curricularizado neste item é o “Flexibilidade Curricular”, com carga horária de 120 (cento e vinte) horas.
** Regulamentação própria descrita no item 6 e Anexo IV do projeto.
Relação de componentes com Pré-Requisito |
Série/Período | Nome do Componente | CH | Componente de Pré-Requisito | Série/Período | CH |
2 | Cálculo Diferencial e Integral I | 142 | Fundamentos de Matemática | 1 | 120 |
3 | Cálculo Diferencial e Integral II | 142 | Cálculo Diferencial e Integral I | 2 | 142 |
3 | Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias | 71 | Cálculo Diferencial e Integral I | 2 | 142 |
4 | Fundamentos de Análise na Reta | 71 | Cálculo Diferencial e Integral I | 2 | 142 |
MATRIZ CURRICULAR – LICENCIATURA EM MATEMÁTICA - CCP (2023) |
Série | Grupos | Período | Componente Curricular | Semanal | Anual |
T * | P ** | T *** | TOTAL C/C * | AEX ** | PCC *** | TOTAL AULA **** | TOTAL HORA ***** |
1ª | I | Anual | Formação de Professores: Identidade e Saberes Docente | 2 | - | 2 | 60 | - | 11 | 72 | 71 |
I | Anual | Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 2 | - | 2 | 60 | - | - | 72 | 60 |
I | Anual | Direitos e Diversidades na Educação Matemática | 2 | - | 2 | 60 | - | 11 | 72 | 71 |
I | Anual | Flexibilidade: Ensino e Aprendizagem de Matemática e o Fazer Docente | 2 | - | 2 | 60 | - | 11 | 72 | 71 |
II | Anual | Fundamentos de Matemática | 4 | - | 4 | 98 | - | 22* | 144 | 120 |
II | Anual | Geometria Analítica | 4 | - | 4 | 90 | 30 | 22* | 144 | 120 |
II | Anual | Tecnologia em Educação Matemática | 4 | - | 4 | 90 | 30 | 22 | 144 | 142 |
|
2ª | I | Anual | Didática da Matemática | 2 | - | 2 | 60 | - | 12 | 72 | 72 |
I | Anual | Metodologia do Ensino de Matemática | 2 | - | 2 | 30 | 30 | 12 | 72 | 72 |
II | Anual | Álgebra Linear | 4 | - | 4 | 90 | 30 | 22* | 144 | 120 |
II | Anual | Cálculo Diferencial e Integral I | 4 | - | 4 | 90 | 30 | 22 | 144 | 142 |
II | Anual | Geometrias | 4 | - | 4 | 90 | 30 | 22* | 144 | 120 |
II | Anual | História e Filosofia da Matemática | 4 | - | 4 | 90 | 30 | 22* | 144 | 120 |
|
3ª | I | Anual | Flexibilidade: Ensino de Conteúdos Matemáticos | 2 | - | 2 | 49 | - | 11* | 72 | 60 |
I | Anual | Flexibilidade: Ensino e Aprendizagem de Matemática e o Fazer Docente | 2 | - | 2 | 60 | - | 11 | 72 | 71 |
I | Anual | Prática de Ensino de Matemática I | 4 | - | 4 | 90 | 30 | 22* | 144 | 120 |
II | 1°S | Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias | 4 | - | 4 | 45 | 15 | 11 | 72 | 71 |
II | 2°S | Fundamentos de Álgebra: Aritmética | 4 | - | 4 | 60 | - | 11 | 72 | 71 |
II | Anual | Cálculo Diferencial e Integral II | 4 | - | 4 | 120 | - | 22 | 144 | 142 |
II | Anual | Modelagem Matemática na Educação Matemática | 4 | - | 4 | 90 | 30 | 22* | 144 | 120 |
III | Anual | Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental | - | - | - | - | - | - | - | 200 |
|
4ª | I | Anual | Flexibilidade: Ensino e Aprendizagem de Matemática e o Fazer Docente | 2 | - | 2 | 60 | - | 11 | 72 | 71 |
I | Anual | Flexibilidade: Pesquisa e a Prática no Ensino e na Aprendizagem de Matemática | 2 | - | 2 | 60 | - | 11 | 72 | 71 |
I | Anual | Prática de Ensino de Matemática II | 4 | - | 4 | 90 | 30 | 22* | 144 | 120 |
II | 1°S | Fundamentos de Análise na Reta | 4 | - | 4 | 60 | - | 11 | 72 | 71 |
II | 2°S | Flexibilidade: Matemática e Áreas Afins | 4 | - | 4 | 60 | - | 12 | 72 | 72 |
II | Anual | Estatística | 4 | - | 4 | 90 | 30 | 22* | 144 | 120 |
II | Anual | Flexibilidade Curricular - (TCC, Monitoria, Projeto de Pesquisa, Grupo de Pesquisa) | 4 | - | 4 | 120 | - | - | 144 | 120 |
III | Anual | Estágio Supervisionado no Ensino Médio | - | - | - | - | - | - | - | 200 |
II | Anual | AACC | - | - | - | - | - | - | - | 200 |
|
Total Parcial | 2.022 | 345 | 410 | 2.880 | |
Total Geral (Horas) | 3.201 |
LEGENDAS |
SEMANAL: |
*(T) Teórico; **(P) Prático; ***(T) Total do número de aulas na semana. |
ANUAL: |
*(C/C) Coluna dedicada ao registro da carga horária destinada à ementa bruta dos componentes curriculares, descontadas às atividades PCCs; ** (AEX) Atividade Curricular de Extensão: coluna dedicada ao registro total da CH destinada à AEX, desenvolvida como parte do componente; ***(PCC) Prática como Componente Curricular: coluna dedicada ao registro total da CH destinada ao PCC, desenvolvida em sala de aula; ****TOTAL AULA: conversão da CH em sala de aula; *****TOTAL HORA: conversão da CH final do componente em hora relógio, contabilizando todas as atividades em sala ou extraclasse quando o caso. |
Resumo da Carga Horária Obrigatória: |
COMPONENTE | CH |
Atividade Curricular de Extensão (AEX) | 345 |
Atividade Acadêmico Cultural (AAC) | 200 |
Disciplinas Obrigatórias do Currículo | 1.575 |
Estágio Supervisionado Obrigatório | 400 |
Flexibilidade Curricular | 480 |
Prática como Componente Curricular (PCC) | 410* |
TOTAL GERAL (horas) | 3.201 |
*O total de 209 (duzentas e nove) horas da carga horária de PCC irá compor parte da carga horária da AEX.
Ingressantes a partir de 2019
Organização Didático-Pedagógica
A organização didático-pedagógica do curso de Licenciatura em Matemática da UENP, Campus de Cornélio Procópio, está estruturada de modo a contemplar: as Diretrizes Curriculares para os cursos de Graduação em Matemática, especificamente para cursos de Licenciatura em Matemática, do Conselho Nacional de Educação; os núcleos de formação indicados na Resolução 02/2015 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura); o regimento dos cursos de graduação da UENP (Resolução No 010/2017 - CEPE/UENP).
As componentes curriculares do curso estão organizadas de modo a contemplar componentes obrigatórias, associadas a um currículo mínimo, e componentes eletivas, bem como o Estágio Curricular Supervisionado, a Prática como Componente Curricular, o Trabalho de Conclusão de Curso e as Atividades Acadêmicas Complementares. A base de componentes curriculares do curso de Licenciatura em Matemática visa proporcionar uma formação docente constituída de uma base teórica e interdisciplinar, enfatizando a importância dos saberes da experiência e das atividades desenvolvidas ao longo do processo de formação escolar dos licenciandos. De modo geral, as componentes curriculares visam atender as áreas indicadas para os cursos de Licenciatura em Matemática pelo Conselho Nacional de Educação (Parecer CNE/CES 1.302/2001): Cálculo Diferencial e Integral; Álgebra Linear; Fundamentos de Análise; Fundamentos de Álgebra; Fundamentos de Geometria; Geometria Analítica; conteúdos matemáticos presentes na Educação Básica nas áreas de Álgebra, Geometria e Análise; conteúdos de áreas afins à Matemática, que são fontes originadoras de problemas e campos de aplicação de suas teorias; conteúdos da Ciência da Educação, da História e Filosofia das Ciências e da Matemática.
Disciplinas do Currículo Comum Obrigatório
Componentes Obrigatórios do Currículo Extraclasse
Flexibilidade curricular: currículo complementar obrigatório: disciplinas eletivas
Flexibilidade curricular: currículo complementar obrigatório: componentes
Flexibilidade curricular
No curso de Licenciatura em Matemática a flexibilidade curricular é considerada de grande relevância na formação do professor de Matemática, não apenas pela formação específica na área, mas sim pela possibilidade do licenciando escolher os componentes curriculares durante sua formação.
Para além das 1.680 horas das disciplinas do Currículo Comum Obrigatório, no contexto da flexibilização o aluno terá o total de 720 horas para escolher entre disciplinas eletivas.
Das disciplinas indicadas como eletivas haverá a oferta de 720 horas, pelo Colegiado do curso de Licenciatura em Matemática, de modo a oportunizar ao aluno a flexibilização curricular no próprio curso.
Do total de horas flexibilizadas, 360 horas devem ser cumpridas no curso de Licenciatura em Matemática da UENP CCP em disciplinas, 120 horas em componentes curriculares vinculados à Programa ou Projeto de Ensino, Pesquisa ou Extensão e até 240 horas no próprio curso ou em qualquer outro curso de graduação ou cursos de pós-graduação, respeitado o regulamento de flexibilização.
Disciplinas Eletivas em outro curso
Para o cumprimento das 240 horas em componentes curriculares vinculados à Programa ou Projeto de Ensino, Pesquisa ou Extensão, ou disciplinas eletivas de cursos de graduação ou de pós-graduação. O licenciando deverá apresentar até a conclusão do curso, de Licenciatura em Matemática, a documentação da instituição onde cumpriu a(s) disciplina(s), constando o nome da disciplina, a carga-horária, ementa, nota (ou conceito com regra de equivalência), resultado final e ano de conclusão da disciplina.
Flexibilidade curricular desenvolvida por componentes
O curso permite ao estudante integralizar parte de sua carga horária com atividades de outra natureza, não disciplinares. O estudante deve cumprir no mínimo 120 horas entre atividades vinculadas a Programa ou Projeto de Ensino, Pesquisa ou Extensão, realizadas no curso de Matemática-CCP ou outro curso de graduação ou cursos de pós-graduação, conforme quadro abaixo, podendo totalizar até 360 horas para integralização do seu curso.
Internacionalização e Mobilidade Acadêmica
O curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Norte do Paraná do Campus de Cornélio Procópio, já contempla em suas ementas, bibliografias em língua estrangeira, a fim de estabelecer procedimentos relativos a inserção de bibliografia básica em Língua Estrangeira nos Planos de Ensino dos cursos de graduação e pós-graduação da UENP, conforme Resolução 013/2014 do CEPE/UENP, o qual visa, considerar a necessidade de inserção da UENP no cenário internacional, bem como o fortalecimento de divulgação científica e acadêmica em língua estrangeira.
Desse modo, tendo o curso de Licenciatura em Matemática, engajado com o processo de internacionalização, já visando bibliografias em língua estrangeira e já vislumbrando a importância do processo de internacionalização para a Formação Docente, a Universidade Estadual do Norte do Paraná, por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais, possui acordos e convênios com os seguintes países e universidades em vigência, rol de universidades disponíveis em < http://cri.uenp.edu.br>.
Monitoria/Tutoria
A monitoria é uma das atividades presentes nos componentes do currículo complementar obrigatório e regulamentada pela Resolução 010/2017 -CEPE/UENP.
Relação de componentes com pré-requisitos
Matriz Curricular