APRESENTAÇÃO

O Curso de Graduação em Medicina Veterinária - Bacharelado tem o ser humano como foco de seu maior interesse. Formar profissionais competentes e com ampla cultura geral, capazes de primar pelas mais adequadas técnicas nos diferentes campos da Medicina Veterinária, e/ou tomar decisões realistas e engajadas com as necessidades sociais, caracterizando o bem estar humano e social como objetivo principal do processo educativo.

Neste contexto, não basta ensinar técnicas e métodos. É fundamental educar, preparando o indivíduo para interpretar carências sociais e promover ações de correção das distorções geradas pelas novas tendências econômicas e políticas do mundo atual. O compromisso do ensino está em preparar pessoas para atuarem frente às situações com as quais irão defrontar-se no futuro, com base no conhecimento existente.

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Medicina Veterinária – Bacharelado, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Estadual nº 740, com implantação da primeira turma no primeiro semestre de 2000. Em 2005 foi reconhecido pelo Decreto Estadual nº 4.318. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 5.850 de 3 de janeiro de 2017, válida pelo prazo de 5(cinco) anos.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O Médico Veterinário formado pela UENP deve ser um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal, ecologia e proteção ao meio ambiente.

Deve possuir reconhecida capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como ser conhecedor dos aspectos essenciais da Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O Médico Veterinário formado deverá ter conhecimento teórico e habilidades para atuar nas seguintes áreas: de clínica e cirurgia dos animais; de inspeção, fiscalização e tecnologia de produtos de origem animal; de reprodução animal; de saneamento, medicina veterinária preventiva, saúde pública; de produção animal; regência de cadeiras ou disciplinas Médico-Veterinárias, bem como direção das respectivas seções e laboratórios; realizar perícias, elaborar e interpretar laudos técnicos em todos os campos de conhecimento da Medicina Veterinária; assessoria técnica aos diversos órgãos da administração pública federal, no país e no exterior, no que se refere a assuntos relativos à produção e à indústria animal; de ecologia e proteção ao meio ambiente; atividade de extensão, administração, marketing e comércio relacionado aos animais.

A formação acadêmica terá direcionamento nas ações para habilitar o profissional egresso a construir atitudes de sensibilidade e compromisso social, ao mesmo tempo em que lhes provê sólida formação científica e profissional geral que os capacite a absorver e desenvolver tecnologias. Neste contexto, tanto o aspecto do progresso social quanto da competência científica e tecnológica, permitem ao profissional uma atuação crítica e criativa gerando reconhecimento e tomada de decisões com relação às necessidades dos indivíduos, grupos sociais e comunidade.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

Proposta pedagógica a ser implantada a partir de 2023

Curso: Graduação em Medicina Veterinária - Bacharelado

Carga Horária: 4675 horas

Turno: Integral

Regime: Seriado Anual com disciplinas semestrais

Vagas: 50

Período de integralização: Mínimo de 05 anos e Máximo de 08 anos

Modalidade: Presencial

 

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2015, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Medicina Veterinária - Bacharelado

Carga Horária: 4.770 horas

Turno: Integral

Regime: Seriado Anual

Vagas: 50

Período de integralização: Mínimo de 05 (cinco) e Máximo de 08 (oito) anos

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

COMISSÃO EXECUTIVA DO CURSO:

Coordenadora: Celmira Calderón -  

Vice Coordenador: Ana Paula Millet Evangelista dos Santos - 

Coordenador de Estágio: Wanessa Blaschi - 

Coordenador de Trabalho de Conclusão de curso: Claudia Yurika Tamehiro - 

Coordenador de Atividade Curricular de Extensão (AEX): Profa. Dra. Erika Cosendey de Mello Peixoto -

 

Representantes Docentes:

Flávia Debiagi -  

Mariza Fordellone Rosa Cruz -

Marcelo Alves da Silva - 

Representante Discente: Beatriz Del Rey Bombem -

Fone: (43) 3542 -8040

 

REPRESENTANTES DISCENTES DO COLEGIADO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA 2019/2020:

Beatriz Del Rey Bombem (Comissão Executiva) - 

Debora Evellin Esteves de Melo - 

André Lucas Castro de Oliveira - 

Livia Balduini Lanza - 

Thaisa Estevão Costa Oliveira -