Esquema sintético: ofertas e exigências
Ao longo dos 24 meses, os mestrandos do Programa deverão cumprir no mínimo 30 créditos: 24 créditos em disciplinas (16 em obrigatórias, 8 em eletivas) e 6 créditos em elaboração e defesa pública da dissertação e produto educacional.
Até o início do 4o semestre, os mestrandos devem realizar o exame de qualificação, bem como terem cumprido os créditos de disciplinas e realizado o exame de proficiência em uma língua estrangeira moderna.
Todos os mestrandos do Programa deverão cursar as disciplinas Pesquisa em Educação para a Educação Básica (4 créditos) e Oficinas de Produtos Educacionais I e II (4 créditos cada). Além delas, há disciplinas obrigatórias por Linha de Pesquisa: na Linha 1, Gestão, Planejamento e Políticas de Avaliação da Educação Básica (4 créditos); na Linha 2, Teorias Pedagógicas e ação docente na Educação Básica (4 créditos).
Os mestrandos deverão cumprir mais duas disciplinas eletivas de 4 créditos cada, que possibilitarão aprofundar temáticas e problemáticas das duas Linhas de Pesquisa do Programa, com vistas a uma formação específica articulada às pesquisas e intervenções na Educação Básica a serem desenvolvidas pelo mestrando do Programa.
O Programa organiza a oferta de disciplinas em três dias da semana, de modo a possibilitar ao maior número de candidatos possíveis a realização do Mestrado Profissional e da pesquisa dele derivada. Nesse sentido, exige-se dos mestrandos, no mínimo, a disponibilidade integral nas quintas-feiras à noite, nas sextas-feiras e sábados, para atividades de aulas e desenvolvimento das pesquisas e orientações.
Estrutura Curricular: ementas
1. Pesquisa em Educação para a Educação Básica (obrigatória – 4 créditos)
Ementa: Estudos sobre as diferentes teorias e concepções metodológicas em sua relação com a pesquisa em Educação para a Educação Básica. Os diferentes tipos de pesquisa em Educação. Técnicas de Pesquisa em Educação.
2. Teorias Pedagógicas e ação docente na Educação Básica (obrigatória da Linha 2 – 4 créditos)
Ementa: Estudo das teorias pedagógicas em sua relação com os conhecimentos socialmente produzidos sobre a docência, considerando saberes e práticas embasadas em aspectos pedagógicos, psicológicos e epistemológicos na organização escolar brasileira. As teorias e práticas pedagógicas na educação básica brasileira. A docência comprometida com as necessidades da escola pública.
3. Gestão, Planejamento e Políticas de Avaliação da Educação Básica (obrigatória da Linha 1– 4 créditos)
Ementa: Identificação e análise das tendências nacionais e internacionais que orientam as políticas de gestão, de planejamento e avaliação do sistema educacional.
4. Oficinas de Produtos Educacionais I (obrigatória – 4 créditos)
Ementa: Espaço interdisciplinar para debate sobre a pesquisa aplicada em Educação Básica. Elaboração de projetos de intervenção e produtos educacionais na Educação Básica.
5. Oficinas de Produtos Educacionais II (obrigatória – 4 créditos)
Ementa: Espaço interdisciplinar para debate sobre a pesquisa aplicada em Educação Básica. Elaboração de projetos de intervenção e produtos educacionais na Educação Básica.
6. Políticas educacionais e formação de professores no Brasil (eletiva – 4 créditos)
Ementa: Reforma do Estado e Políticas Educacionais do século XX e seus desdobramentos no século XXI. Políticas curriculares e formação de professores. Tendências do campo de formação de professores no Brasil.
7. Fundamentos políticos da Educação Básica (eletiva – 4 créditos)
Ementa: Investigação dos fundamentos políticos e seus impactos na elaboração e implementação das políticas educacionais da Educação Básica, para além dos marcos legais que as constituem.
8. Culturas escolares e Educação Básica (eletiva – 4 créditos)
Ementa: Estudos sobre a escola e o cotidiano escolar – conteúdos, comportamentos e normas sociais. Investigação sobre os fundamentos do processo de escolarização moderno, o embate em torno dos saberes escolarizáveis e as propostas de disciplinarização e educação dos sentidos.
9. Ação docente interdisciplinar na Educação Básica: fundamentos teóricos e metodológicos (eletiva – 4 créditos)
Ementa: Conceitos de interdisciplinaridade. Contribuições da interdisciplinaridade no campo da Ciência e da Educação. A formação interdisciplinar para a docência. A escola como espaço interdisciplinar.
10. Avaliação dos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica (eletiva – 4 créditos)
Ementa: Perspectivas teóricas da avaliação do ensino e da aprendizagem. Tipos, critérios e instrumentos de avaliação.
11. Aspectos históricos da escolarização no Brasil (eletiva – 4 créditos)
Ementa: Aspectos históricos do processo de escolarização no Brasil. A constituição do sistema nacional de educação. Trajetória histórica dos projetos sociais e sua relação na organização e democratização da escolarização básica.
12. Tópicos Especiais I: Gestão e Planejamento da Educação Básica (eletiva – 4 créditos)
Ementa: Estudos de temáticas da área de Educação com o objetivo de aprofundar as discussões da Linha de Pesquisa Educação Básica: Gestão e Planejamento.
13. Tópicos Especiais II: Práticas Docentes para a Educação Básica (eletiva – 4 créditos)
Ementa: Estudos de temáticas da área de Educação com o objetivo de aprofundar as discussões da Linha de Pesquisa Práticas Docentes para a Educação Básica.