O Programa de Pós-Graduação em Educação tem como objetivo central qualificar profissionais para a Educação Básica comprometidos com a realidade escolar local e nacional e com a sua transformação a partir da proposição de projetos e metodologias diferenciadas e inovadoras. O foco das análises e intervenções será a Educação Básica, considerando a experiência profissional dos mestrandos em articulação com os saberes sistematizados da área de Educação.

O curso projeta a formação de um profissional que apresente o compromisso com a transformação da realidade escolar a partir da apropriação e articulação entre o saber acadêmico, a prática da pesquisa e a ação educativa. O egresso do curso poderá produzir, expandir e difundir, qualitativa e quantitativamente, análises e propostas de intervenção de forma autônoma e crítica e que visem a melhoria da qualidade da Educação Básica. Esta formação se fará por meio de alguns objetivos complementares, igualmente importantes:

I - capacitar profissionais da educação básica comprometidos eticamente com a qualidade da educação com um projeto social, político e ético a fim de consolidar uma escola democrática, justa e inclusiva e que promova a emancipação dos indivíduos e dos grupos sociais;

II - reconhecer as diferentes balizas teóricas que têm subsidiado a elaboração de políticas públicas, gestão e avaliação da educação básica;

III - identificar as diferentes teorias pedagógicas que embasam as práticas educativas na contemporaneidade;

IV - identificar e analisar as teorias educacionais utilizadas na ação docente na educação básica a fim de avaliar seus encaminhamentos metodológicos;

V - promover a reflexão autônoma e o debate em torno dos desafios da formação docente para a educação básica na sociedade atual;

VI - oferecer de forma continuada e complementar elementos dos fundamentos teóricos e metodológicos, aliado às experiências sociais, a fim de traçar estratégias para resolução de problemas do contexto escolar;

VII - debater de forma interdisciplinar a formação docente inicial e contínua de professores da educação básica;

VIII - discutir o compromisso ético e social dos profissionais da educação básica na sociedade contemporânea;

IX - promover debates que possibilitem a crítica, a emancipação a fim de levar a uma prática educacional transformadora da qualidade da educação básica;

X - consolidar a pesquisa e qualificar a educação básica da região a partir de investigações da realidade educacional;

XI - incentivar os profissionais da educação na constante busca de aprimoramento profissional, elaboração de materiais didáticos e propostas de metodologias inovadoras e diferenciadas nas diferentes áreas do conhecimento para a educação básica;

XII - formar profissionais da educação que atuem na educação básica de maneira autônoma, ética, inovadora e reflexiva;

XIII – Aprofundar as investigações que possibilitem uma gestão democrático-participativa na educação básica;

XIV - Compreender a realidade educacional nas suas relações histórico-culturais e político-sociais que impactam nos processos de gestão em instituições da educação básica.