Artistas do Norte Pioneiro expuseram suas obras no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A mostra "Patrimônios do Norte Velho para além da pedra e cal" foi concebida através de parceria entre o projeto de extensão “Identidades Visuais: ações para economia solidária e preservação de ofícios tradicionais” e intermediada pelo deputado estadual Evandro Araújo, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UENP. Ao todo, cerca de 50 peças foram levadas à galeria da Assembleia.
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), leva até o Campus de Cornélio Procópio o espetáculo “Nossos relatos rodriguianos”, da Cia Panela de Expressão. O grupo do Curso Municipal de Teatro de Ourinhos se apresenta na Universidade na noite de quarta-feira, 4 de setembro.
As Assistentes de Ensino de Inglês (ETAs) americanas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizaram a 3ª edição do Dia de Imersão. Desta vez, o evento foi sediado em Jacarezinho, nas dependências do Centro de Ciências Humanas e da Educação/Centro de Letras, Comunicação e Artes (CCHE/CLCA). A imersão cultural aconteceu na tarde de sábado, 17 de agosto. O 3º Immersion Day teve como tema The American Musical (O Musical Americano), baseado no musical famoso da Broadway que abordou a trajetória de Alexander Hamilton, um dos pais fundadores dos Estados Unidos. A peça, dirigida por Lin-Manuel Miranda, fala sobre a história de Hamilton que, apesar de sua importância para o processo de independência dos EUA, é pouco lembrado até…
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou a segunda edição do Encontro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. O evento aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto no PDE do Campus Jacarezinho com palestras à comunidade e capacitações aos membros do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da UENP.
Há 14 anos que o programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), uma iniciativa do SENAR-PR, repercute positivamente entre os jovens. Apesar dos relatos que destacam as boas experiências, sua eficiência ainda não havia sido comprovada cientificamente. Isso até agora! A agrônoma e instrutora do SENAR-PR, Lidiane Braga, realizou uma pesquisa inédita que avalia os impactos do programa entre os egressos. Resultado: o JAA tem atingido seu objetivo como ferramenta de aprendizagem rural.