Alunos e professores da UENP participam do Projeto Rondon no agreste paraibano

Terça, 10 Fevereiro 2015 12:32
 Dois professores e oito alunos da UENP participam da “Operação Porta do Sol”, em Itabaiana, no agreste da Paraíba Dois professores e oito alunos da UENP participam da “Operação Porta do Sol”, em Itabaiana, no agreste da Paraíba

Alunos e professores da UENP participaram, em Itabaiana, no agreste da Paraíba, da "Operação Porta do Sol", do Projeto Rondon. As atividades, que tiveram início em 25 de janeiro, seguiram até o sábado, 7. No município, localizado a 90 quilômetros da capital João Pessoa, a UENP promove ações nas áreas de Direitos Humanos e Justiça, Saúde, Cultura e Educação. A "Operação Porta do Sol" reúne 300 rondonistas de vários estados brasileiros, representados por 30 Universidades.

A equipe da UENP, coordenada pelos professores Luiz Fabiano Zanatta (Enfermagem) e Lucas de Oliveira Araújo (Enfermagem), é composta por mais oito alunos: Juliana das Chagas Goulart (Medicina Veterinária), Thais de Fátima Perez (Direito), Deivid Junior de Melo (Geografia), Danilo Manoel Peixoto da Fonseca (Educação Física), Thuany Rodrigues Simões (Enfermagem), Alice Guimarães Polo (Enfermagem), Vanessa Fernanda Mayrinck (História) e Aline Letícia Trindade Rosa (Pedagogia).

As atividades da primeira semana ocorreram em escolas municipais da cidade e de comunidades rurais. Entre as ações que foram desenvolvidas estão o Curso de Formação Pedagógica para Professores, Oficinas de Dança, Oficina de Primeiros Socorros, Oficinas de Artesanato, Oficina de Filmagens, Caminhadas e Orientações em Saúde e uma Noite Cultural que envolve um Show de Talentos e um Debate Cultural sobre as potencialidades do município.

A UENP atua, em Itabaina, com a equipe da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), que desenvolve as ações nas áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia, Produção e Trabalho. O término das ações aconteceu no sábado, 7, quando se deu o encerramento da "Operação Porta do Sol" em João Pessoa.

A UENP já esta inscrita no processo de seleção da Instituições de Ensino Superior (IES) que irão participar das Operações de Julho de 2015. Foram encaminhadas duas propostas e o resultado final será divulgado no dia 27 de fevereiro no site do Projeto Rondon. Caso ocorra aprovação de alguma das propostas novamente será aberto edital para seleção de alunos que irão compor a equipe de rondonistas.

Mais informações, no site www.defesa.gov.br/projetorondon

Última modificação: Quarta, 04 Março 2015 15:05