UENP inicia Mestrado Profissional em Letras

Terça, 19 Mai 2015 14:40

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) deu início às aulas da primeira turma do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Instituição. As aulas são realizadas no Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA) da UENP, Campus de Cornélio Procópio. O curso, coordenado pela professora-doutora Vanderléia da Silva Oliveira, tem início com conceito 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O PROFLETRAS, como explica Vanderléia, realiza-se em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O Programa prevê o cumprimento de 360 horas num prazo de dois anos. Dentre as disciplinas, cinco são obrigatórias e três são optativas, estas últimas escolhidas em um conjunto de 12 disciplinas disponíveis. O curso oferece a área de concentração em "Linguagens e letramentos". A essa área se vinculam duas linhas de pesquisa: a) Teorias da linguagem e ensino; b) Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes.

A reitora da UENP, Fátima Padoan, destaca a importância do novo programa stricto sensu e parabeniza os colegiados de Letras dos campi de Cornélio e de Jacarezinho pela conquista. "Este mestrado terá um impacto extremamente positivo na educação básica da nossa região, pois possibilitará uma maior qualificação profissional aos professores e professoras que atuam diretamente com os estudantes da rede pública de Educação", ressalta. "Todo este contexto gera um efeito multiplicador que certamente se refletirá em um ensino de língua portuguesa com ainda mais qualidade na escola pública do Norte Pioneiro", projeta a reitora.

A coordenadora do PROFLETRAS pontua que o Programa é uma conquista dos dois Centros de Letras, Comunicação e Artes que abraçaram a proposta, buscando uma parceria a fim de oportunizar a oferta do curso. "O mestrado profissional em Letras, inserido numa proposta em rede nacional, e que visa à capacitação de professores de Língua Portuguesa, certamente consolida as atividades de pesquisa desenvolvidas pelos docentes dos dois centros e, ao mesmo tempo, atende às demandas locais e regionais de formação de professores em serviço", ressalta a professora Vanderléia. "É com muita satisfação que damos início formalmente ao Profletras na UENP. A coordenação agradece à reitora, pelo apoio irrestrito ao Programa, e também à PROPG", finaliza.

O corpo docente é composto por 12 professores permanente e uma professora colaboradora. Sendo os permanentes Adenize Aparecida Franco; Ana Paula Franco Nobile Brandileone; Diná Tereza de Brito; Eliana Merlin Deganutti de Barros; Fernando Moreno da Silva; Luciana Brito; Marilucia dos Santos Domingos Striquer; Nerynei Meira Carneiro Bellini; Sonia Maria Dechandt Brochado; Thiago Alves Valente e Vanderléia da Silva Oliveira, e Eliane Segati Rios Registro como colaboradora. O curso oferta 20 vagas.

Mestrado Profissional

O mestrado profissional é uma modalidade de mestrado criada pela CAPES em 16 de dezembro de 1998, pela Portaria Nº 080, com a finalidade de atender às necessidades de profissionais que, estando atuando no mercado de trabalho, necessitam de qualificação profissional, mas não planejam dedicar-se à carreira acadêmica de ensino e pesquisa.

É igual ao acadêmico em seus conceitos, porém o objetivo e a forma de condução do curso são orientados para o estudo e solução de problemas reais do ambiente organizacional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência e responde a uma necessidade de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico. O público-alvo do PROFLETRAS é constituído por docentes de todas as gerações de egressos de cursos de graduação em Letras e que lecionam Língua Portuguesa no ensino fundamental.

Aula Inaugural

A coordenadoria do PROFLETRAS realizou, no dia 30 de março, aula inaugural com a participação do professor-doutor Odilon Helon Fleury Curado, do Departamento de Linguística da UNESP – Assis. Na palestra, o professor abordou o tema: "O Ensino de Língua Portuguesa no Contexto da Formação Docente".

Participaram da solenidade a reitora da UENP, Fátima Padoan, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Terezinha de Oliveira Reis; o diretor de Pós-Graduação, Jorge Sobral; a diretora do CCP e coordenadora do PROFLETRAS, Vanderléia da Silva Oliveira; o diretor do Campus de Jacarezinho, Fábio Antônio Neia Martini; o diretor do CLCA/CCP, Thiago Alves Valente; a diretora do CLCA/CJ e vice-coordenadora do PROFLETRAS, Luciana Brito, além dos professores do curso de pós-graduação, dos novos mestrandos e acadêmicos da Instituição.

Última modificação: Terça, 19 Mai 2015 17:24