Professores CLCA/CJ em Congresso Internacional em Lisboa

Quarta, 16 Mai 2012 14:20

Os professores Dra. Neriney Meira Carneiro Bellini e Dr. Márcio Matiassi Cantarin, do Centro de Letras, Comunicação e Artes - CLCA, Campus de Jacarezinho, da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, participaram do "Congresso Internacional Reciclando o Mito", na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nos dias 02 a 05 de maio.

Na oportunidade, a professora Nerynei apresentou um trabalho sobre a temática do insólito na narrativa, intitulado "Ressignificações do mito do maravilhoso em Fita Verde no Cabelo, de João Guimarães Rosa". Este trabalho é um dos muitos resultados provenientes das reflexões sobre a narrativa do insólito, realizadas no Grupo de Pesquisa Leituras do insólito e do Projeto, coordenado por ela, "Leituras do insólito: questões estéticas e metodológicas" no Centro de Letras, Comunicação e Artes de Jacarezinho. O Congresso foi bastante profícuo a professores e pesquisadores das áreas de Humanas, uma vez que os trabalhos ali apresentados tiveram um alto nível científico, gerando discussões relevantes às linhas temáticas propostas no evento. Para a professora Nerynei "Enquanto professores da Uenp, participantes e oradores no evento, pudemos levar o nome da universidade a este local, fazendo-o notório a professores de diversos países ali representados como Itália, França, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Brasil, etc. Acreditamos que este Congresso propicionou-nos, bem como a todos os presentes, intercâmbios muito produtivos de saberes e experiências literárias, históricas e culturais intensamente significativas".

Última modificação: Segunda, 03 Setembro 2012 11:42