UENP recebe professora da Argentina em programa de mobilidade docente

Segunda, 10 Setembro 2012 15:08

Por meio do programa de intercâmbio de mobilidade docente da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur), a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), recebeu, na quarta-feira, 5, a professora doutora Patrícia Hernandes, da Argentina. A docente, da Universidade Nacional Santiago Del Estero, foi recepcionada, na instituição, pelo reitor, Eduardo Meneghel Rando, pelo vice-reitor, Rinaldo Bernardelli Junior, além do diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), do campus Luiz Meneghel, Marco Antonio Gandolfo. O intercâmbio da professora está previsto para acontecer até o dia 18 de setembro.

A professora, que ficará por 14 dias na Universidade, desenvolverá atividades no CCA/CLM, além de participar de palestra cultural no campus Jacarezinho. O cronograma de Patrícia Hernandes teve início ainda na quarta-feira, com a palestra "Alternativas de Diversificação na Agropecuária", rodada de palestras em tendas sobre cultura da banana, cultivo da seringueira, cultivo florestal, ovinocultura e cultivo da melancia. A professora pôde visitar ainda o CLM, o Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite /CLM/UENP e o Núcleo de Investigação e Tecnologia (Nitec). Hoje, 6, a professora conheceu a Vinícola La Dorni, onde participou de mini-curso sobre a produção de vinhos e degustação.

A partir de segunda-feira, 10, a docente deverá visitar ainda o viveiro de mudas, composteira e minhocário da instituição, o parque Estadual da Mata São Francisco. A pesquisadora participará de mini-palestra sobre sustentabilidade do solo e ministrará aula aos acadêmicos de silvicultura sobre Ecologia Florestal e uma aula magna para os acadêmicos do curso de ciências biológicas, além de outras atividades.

Pela segunda vez no País, Patrícia salienta que o Brasil conta com professores muito capacitados na área ambiental e agrícola. Ela ressalta que um dos principais objetivos do intercâmbio é melhorar a Educação de nível superior e possibilitar uma troca de experiências que possa agregar a todos. Compreendendo bem o português e falando um portunhol afinado, Patrícia disse que está surpreendida pela recepção que teve na Universidade e que sua expectativa é ter uma boa e enriquecedora experiência de mobilidade docente.