UENP Talentos movimenta Encontro de Integração

Quinta, 05 Outubro 2017 19:18

Do samba ao pop-rock, do sertanejo raiz ao blues e o rap. A boa música, em quase todas as suas faces, fez parte da programação do III Encontro de Integração da UENP, realizado nos dias 03 e 04 de outubro. Foram sete apresentações culturais que movimentaram o evento, além de duas exposições artísticas.

O diretor de Cultura da UENP, James Rios, destaca o sucesso das apresentações e a bela performance de todos os participantes. “É muito importante que a Universidade abra as portas para que seus alunos, professores, funcionários e estagiários possam divulgar seus trabalhos e mostrar seus talentos”, comenta. Ele acrescenta que o UENP Talentos tem o objetivo de estimular a criação artística da comunidade acadêmica em diversos segmentos como artes visuais, música, artes cênicas, dança, fotografia, cinema e circo. “Podemos dizer que o Encontro de Integração foi a primeira ação desse projeto e, certamente, alcançou êxito esperado”, disse James.

O aluno do curso de Ciências Contábeis da UENP, do Campus Cornélio Procópio, Matheus Cavalcante, que também se apresentou no III Encontro de Integração, destaca a importância da iniciativa para a valorização de novos talentos. “Vejo esse espaço proporcionado pela UENP Talentos como uma oportunidade muito boa para as pessoas mostrarem o seu trabalho. Muitas vezes a pessoa não vive disso, não tem uma carreira artística, mas gosta de tocar e cantar, e aqui é um espaço muito bacana”, destacou.

O primeiro grupo a se apresentar no palco do UENP Talentos foi um coletivo formado por professores, funcionários, aluno e estagiário da Universidade, que trouxeram um repertório que foi do sertanejo raiz, passando pelo samba e o soul. O grupo foi formado pelos músicos Tiago Angelo, assessor de comunicação (voz e violão); James Rios, diretor de cultura (percussão); Carlos Kalado, estagiário (violão); Luiz Eduardo Veloso, professor do curso de Letras (cavaquinho); pelo aluno de História, Cleiton Ferraz (percussão), e pelo cerimonialista do evento, Fabiano de Oliveira (voz).

O UENP Talentos contou ainda com a apresentação de Alexander Gonçalves, que é professor do curso de Filosofia e chefe da divisão de Cultura da Universidade. Músico nas horas vagas, o professor participa de diversos projetos musicais como Rolling Stones Tribute e Luzecor. Atualmente, é guitarrista e vocalista da banda Amigos do Blues.

Quem também subiu ao palco foi Marina Aquino que é graduada em Educação Física pela UENP, e atualmente cursa Letras/Espanhol na Universidade. “Sou apaixonada pela música brasileira e procuro transmitir essa paixão aos meus ouvintes, mas, antes de tudo, preocupo-me com o que minha alma e meu coração acham de meu trabalho”, partilha.

Ana Carolina Mendes, discente do 1º ano do curso de Letras Português/Inglês do Campus de Cornélio Procópio também se apresentou durante o evento de Integração da UENP. Com voz suave e potente, Ana canta profissionalmente há seis anos, em casamentos e eventos em parceria com o músico Renan Oliveira, que também esteve na apresentação realizada na Universidade.

O encerramento cultural do evento ficou por conta da banda Fora da Base, de Jacarezinho. A banda surgiu de modo despretensioso e foi formada exclusivamente para se apresentar no palco do UENP Talentos. O grupo é formado pelo baterista Matheus Teixeira, aluno do curso de Direito; pelo guitarrista André Leite, servidor da UENP; pelo baixista Guilherme Nascimento, do curso de História, além dos MC's Kueyo (Cleiton Ferraz) e Jay Zé (José Nilson), também do curso de História. Segundo André Leite, “a sonoridade do grupo é resultado da mistura de influências do rock, do rap, funk, soul, mpb, jazz, entre outros estilos”.

Exposições

O Encontro de Integração da UENP contou, ainda, com duas exposições de curta duração, as quais foram instaladas no hall de entrada do prédio do PDE, do Campus de Jacarezinho. A primeira remete ao “Programa de Incentivo Artístico-cultural: do regional do internacional”, que foi organizada e exposta entre maio e junho deste ano, na Universidad Nacional de Itapúa, no Paraguai. Esta exposição, cuja curadoria é da museóloga Karina Muniz, é fruto da parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e Coordenadoria de Relações Internacionais que, em uma ação inédita, buscou internacionalizar a cultura regional, por meio do edital Intercâmbio Cultural das Artes.

A segunda exposição foi por conta do Projeto UENP Talentos. Na ocasião, foram expostos os desenhos de Jean Guerino - bolsista do Núcleo de Estudos Agroecologia e Território (NEAT), do Campus Luiz Meneghel. As obras do artista retratam e representam o universo feminino. “Sempre fui muito observador, sempre admirei o corpo feminino em todas as suas formas, nuances e cores. Toda mulher possui uma beleza particular. Acredito que toda mulher, indubitavelmente, carrega consigo uma mística, algo que se relaciona com o sagrado. Penso que ela, a mulher, é uma beleza em forma de mistério” disse o artista.

As duas exposições, que foram organizadas pela estagiária Monique Dany e pelas bolsistas Juliana Carolina e Camila Pereira, ambas do projeto de extensão “Salão de Artes de Jacarezinho: diálogo entre memória, arte, preservação e ensino”, estiveram abertas à visitação nos dias 3 e 4 de outubro, durante o evento.

UENP Talentos

A Plataforma UENP Talentos é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura que, por meio de um formulário on-line, procura mapear e divulgar a produção artística da comunidade acadêmica. Na página da PROEC, alunos, professores, estagiários e funcionários da Universidade podem cadastrar seu segmento artístico. Os dados são arquivados na PROEC, que poderá indicar as apresentações culturais para eventos que ocorram dentro e fora da UENP. Inscreva-se por meio do link:https://goo.gl/jSo7KU

Última modificação: Quinta, 28 Março 2019 13:30