Mais de 2 mil pessoas acompanham primeira etapa do projeto Circul’Arte

Segunda, 16 Abril 2018 14:50 por Assessoria de Comunicação Social
Peça “A Pereira da Tia Miséria” foi apresentada em Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio Peça “A Pereira da Tia Miséria” foi apresentada em Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio

A apresentação do espetáculo “A Pereira da Tia Miséria” no Campus de Cornélio Procópio, na quinta-feira (12/04), encerrou a primeira etapa da realização do Projeto Circul’Arte, uma inciativa da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). A peça fechou uma série de três apresentações do Núcleo Ás de Paus na região.

A abertura do projeto aconteceu com a exposição “Joãozinho Caldeira - o Poeta de Barro”, no Campus de Jacarezinho, no dia 10 de abril. Centenas de acadêmicos da UENP, do IFPR e até mesmo de outras instituições privadas visitaram as obras de Caldeira e acompanharam a primeira apresentação de “A Pereira da Tia Miséria”, apresentada em frente aos prédios do CCHE e CLCA.

Em Bandeirantes, no dia seguinte, a peça encenada pelo grupo de Londrina também levou centenas de pessoas à Praça Brasil-Japão. Eram estudantes das redes estadual, municipal e pessoas que passavam pela rua, atraídas pela peça, cuja música, dança e enredo encantaram a todos.

Em Cornélio Procópio, além de centenas de acadêmicos de todos os cursos do Campus, também acompanharam a peça a reitora da UENP, Fátima Padoan, e o secretário de cultura da cidade, Rafael Haddad, que elogiaram o trabalho dos artistas e a iniciativa da Universidade.

“Com esta ação, dentre outras já realizadas pela Universidade, destacamos o protagonismo da UENP, nos últimos anos, no fomento à cultura da nossa região, além dos trabalhos realizados na promoção de eventos, em especial, nos municípios onde se encontram os campi da Instituição”, destaca a reitora.

No total, a estimativa é que mais de 2 mil pessoas entre comunidade interna e externa tenham participado das atividades nas três cidades, ação que mostra o comprometimento da UENP com o fomento cultural na região atendida pela instituição, acentua o diretor de Cultura, James Rios.

"A UENP tem se consolidado como uma instituição comprometida com a gestão cultural. De 2014 para cá, são mais de 50 ações, entre programas, projetos e eventos, que deram uma nova dinâmica para a Universidade e também para a região do Norte Pioneiro do Paraná. Tudo isso, vale ressaltar, só foi possível com a adesão da comunidade artística e da comunidade acadêmica", ressalta.

Já a pró-reitora de Extensão e Cultura, Simone Castanho, partilhou sobre o encerramento desta primeira etapa do projeto Circul'Arte. "Sentimo-nos orgulhosos e gratos por encerrar esta primeira etapa deste projeto. O número expressivo de público e a qualidade das apresentações culturais mostram como a Universidade tem levado à sério seu compromisso com a cultura desta região", disse.

As obras do “Poeta de Barro” ficarão em exposição no Campus de Jacarezinho, no PDE, até o dia 24 de abril. O Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, recebe a exposição de Joãozinho Caldeira no período entre 30 de abril e 11 de maio. Em Cornélio Procópio, as obras do artista ficam disponíveis para visitação de 22 de maio a 11 de junho.

O projeto é realizado pela UENP, por meio da PROEC, em parceria com as Prefeituras de Bandeirantes e Cornélio Procópio, e contará com o apoio das empresas Café Hebron, de Bandeirantes; Grupo Molini's, Cavi's Baby, Cavi's Modas, da cidade de Jacarezinho. Nesta primeira edição, o Circul'Arte contemplará duas vertentes artísticas: artes visuais e artes cênicas.

Última modificação: Segunda, 23 Abril 2018 09:51