Cerimônias de colação de grau homenageiam professor Sérgio Roberto Ferreira

Segunda, 11 Fevereiro 2019 18:49
Professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan presta homenagem ao professor Sérgio Roberto Ferreira para a esposa, Neuza. Foto: Cortesia Vison Color Professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan presta homenagem ao professor Sérgio Roberto Ferreira para a esposa, Neuza. Foto: Cortesia Vison Color

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, nos dias 06 e 07 de fevereiro, colações de grau para os cursos de bacharelado e licenciatura do Campus de Cornélio Procópio (CCP). Na quarta-feira, 06, colaram grau alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração. Já na quinta-feira, 07, foi a vez dos discentes dos cursos de Matemática, Letras, Pedagogia, Geografia, Ciências da Computação, Sistemas de Informação e Ciências Biológicas receberem o grau. As solenidades foram marcadas, ainda, por comoventes homenagens ao ex-diretor do Campus, professor Sérgio Roberto Ferreira, falecido em dezembro de 2018.

O tributo à memória do ex-professor ocorreu em diversos momentos ao longo das solenidades. Discursos dos agentes universitários, dos professores homenageados, dos estudantes e a fala da reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, no dia 06, enalteceram o legado do ex-diretor de campus. A reitora, que na ocasião homenageou os familiares de Sérgio, comoveu o público com um discurso emocionado.

“Sérgio partiu cedo, é verdade! Mas, conosco, viveu intensamente deixando ao mundo os frutos de uma passagem generosa e plena. Tínhamos tantos planos para nossa Universidade, para o nosso Campus de Cornélio Procópio. Sonhávamos juntos... É certo que sua existência se prolongará na vida de sua esposa Neuza, de seus filhos e netos, de seus alunos, de seus amigos. Enfim, o Sérgio está no altar daquelas pessoas que figurarão sempre em nossa memória, por ter lugar especial em nossos corações”.

O vice-reitor da UENP, professor Fabiano Gonçalves Costa, também comentou, com emoção, o momento de homenagens à Sérgio Ferreira. “Em diversos momentos, as falas das pessoas destacaram a memória do professor Sérgio como um homem de integridade, moral e ética. Ele sempre construiu grandes relacionamentos com as pessoas e conquistou muitas amizades. Homenageamos o professor diante de seus familiares, também presentes, e pudemos perceber grande comoção por parte de todos, alunos, agentes, professores e membros da comunidade”, comenta.

Ao fim das cerimônias, foi exibida uma retrospectiva em vídeo de diversos momentos que marcaram a trajetória profissional e acadêmica do ex-docente. As imagens reportaram sua infância, passando pela juventude e as graduações na antiga Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (Faficop) nos anos 1980. Imagens referentes à atuação do professor na UENP, desde seu ingresso na instituição em 1991, até momentos mais recentes, também passaram aos olhos lacrimejados dos presentes.

Nascido em 16 de setembro de 1958, Sérgio Roberto Ferreira possuía Licenciatura em Ciências (1980) e Bacharelado em Administração (1984), ambos pela Faficop. Fez Mestrado em Administração (2009) pela Universidade Federal do Paraná. Além da UENP, o docente também atuou na Companhia Paranaense de Energia (Copel). O professor faleceu aos 60 anos de idade.

Calendário de colações de grau da UENP

Campus Jacarezinho

12 de fevereiro: Letras e Pedagogia