Bateria Capiau agita público no Carnaval de Jacarezinho

Sexta, 08 Março 2019 10:59
Ritmistas do Bloco Bateria Capiau descem a Rua Paraná durante o desfile de Carnaval de Jacarezinho Ritmistas do Bloco Bateria Capiau descem a Rua Paraná durante o desfile de Carnaval de Jacarezinho

Os cerca de 70 membros da Bateria Capiau desceram a avenida no Carnaval de rua de Jacarezinho. A festa aconteceu durante a noite de domingo, 3 de março, na Rua Paraná. O bloco alviverde foi o penúltimo a descer suas alas pela Rua Paraná em uma noite de festa, alegria e muito samba.

O Bloco de Carnaval Bateria Capiau é formado por membros da comunidade, estudantes e servidores da Universidade. O bloco contou com mestre-sala e porta-bandeira; ala das baianas; ala de harmonia; bateria; ala de capoeiristas e um carro alegórico com a presença da dupla Remador e Canoeiro, em homenagem ao homem do campo, tema do enredo para o desfile.

O clima era de muita expectativa e alegria para o desfile. Foram cerca de três semanas de preparação, entre ensaios da bateria, confecção de fantasias e alegoria, sincronização entre harmonia e percussão, dentre outros detalhes devidamente executados para que o Bloco pudesse descer a avenida.

O resultado foi muita alegria e festa na rua. Enquanto a Bateria Capiau descia a Rua Paraná, foliões sambaram, dançaram e cantaram o samba-enredo do Bloco, interagindo diretamente com os integrantes da agremiação em um espetáculo democrático, gratuito e acessível.

Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura da UENP, Simone Castanho Sabaini de Mello, “existe uma Universidade além da sala de aula e esta experiência nós pudemos ver durante o Carnaval de Rua. Foi momento de verdadeira integração entre a Universidade e a comunidade”, disse.

O diretor de Cultura da UENP e mestre de Bateria do Bloco, James Rios, destacou a experiência de organizar o bloco do zero, bem como a reação do público na avenida. “Foi um grande desafio que conseguimos superar: congregar vários agentes das diferentes manifestações culturais e fazer com que eles comprassem a ideia de montar um bloco junto à Universidade, por isso, acho que tivemos grande sucesso”, comenta.

“Nas ruas, o feedback das pessoas foi muito positivo. Recebemos uma série de elogios e acho que superamos todas as expectativas. As pessoas não esperavam um bloco que trouxesse bateria afinada, um samba bem feito, fantasias bem elaboradas e um enredo com profundidade, que realmente conta uma história. Então, foi uma experiência incrível”, complementa Rios.

O advogado e egresso da UENP, Alfeu Júnior, foi um dos coordenadores do Bloco Bateria Capiau. Ele relata como foi ver a agremiação descer a avenida. “A interação do público com a agremiação na avenida foi sensacional. Isso nos deixa com a sensação de dever cumprido. Para esse primeiro ano consideramos o desafio como vencido, não só pelo o que vimos na rua Paraná, mas como também pelos comentários e impressões das pessoas.

Alfeu revela a intenção da agremiação em se lançar em uma empreitada ainda maior no ano seguinte. “Agora é organizar a casa rumo a um desafio maior para o ano 2020: nos lançarmos como uma escola de samba. Com o apoio da comunidade, será um desafio totalmente alcançável”, afirma.

A presidente da Bateria Capiau do curso de Direito da UENP, Aline Foggiato, relata a experiência vivida no carnaval. “Este ano, a Bateria Capiau teve a oportunidade de desfilar como Bloco no Carnaval de Jacarezinho. Uau, que passo! Abrimos os ensaios para a comunidade e tivemos contato com tantas pessoas, cada uma com sua bagagem, com sua visão”, destaca.

“Foi uma experiência sensacional que agregou tanto musicalmente quanto pessoalmente. Sou muito grata por ter tido a oportunidade de conhecer e tocar com pessoas tão sensacionais, que com muito esforço, fizeram esse desfile acontecer. E foi lindo”, finaliza a presidente.

A reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, parabeniza a toda Bateria pela participação no Carnaval de Jacarezinho. "Com um lindo samba-enredo que cantava nossa história e desta terra, a Bateria Capiau da UENP e a comunidade de Jacarezinho, que participou junto com a Bateria da Universidade, fizeram uma apresentação inesquecível. Parabenizo a todos pelo grande trabalho realizado e pelo sucesso do desfile".

Última modificação: Sexta, 08 Março 2019 11:05