UENP estreia com ouro no Josuepar

Sexta, 26 Outubro 2012 10:34

O primeiro ouro da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) nos Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná (Josuepar) veio da natação com o vice-reitor da UENP, Rinaldo Bernardelli Junior, que venceu os 25 metros nado peito. Pela primeira vez participando do Josuepar, a UENP e a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) se integraram, nesta edição realizada em Guarapuava de 24 a 27 de outubro, à disputa, iniciada em 1990, com as universidades de Ponta Grossa (UEPG), Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste) e Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).

Também da natação veio o segundo ouro da UENP com a equipe de revezamento 4x25 nado livre formada pelos professores Antonio Estabelini Neto, Rinaldo Bernardelli, Ederson Marcos Sgarbi e Jethro Barros Osipe. O vice-reitor levou ainda a prata nos 25 metros costas e o bronze nos 50 metros borboleta. Na corrida Rústica de 5.000 metros, o professor Fabrício José Jassí, ganhou a prata. O basquete masculino, que venceu a equipe da Unioeste, em jogo dramática por 31 a 29, na primeira partida, mas perdeu para UEM na segunda, disputa amanhã (27) o terceiro lugar da modalidade contra a UEL.

Na quinta-feira (25), no período da manhã, foram realizadas as provas de ciclismo masculino e feminino. A UENP foi representada pelos professores Neto, que ficou em 4º lugar na classificação geral, e Fabrício Jassí, em 6º. As provas aconteceram no campus Cedeteg, contando com nove competidores na categoria masculina, que completaram 15 voltas em torno do campus, e, três competidoras na categoria feminina, que realizaram cinco voltas. Já no futebol suíço, a UENP perdeu para UNIOESTE de 7 a 1.

Com objetivos de integrar a categoria e estimular a prática da atividade física, os Jogos, que já acontecem há 21 anos, reúnem servidores das universidades estaduais do Estado. Os atletas (agentes universitários e professores) disputam, nestes jogos, 25 modalidades diferentes em seis praças esportivas da cidade. A UENP participa dos jogos com uma delegação de 12 servidores.

Na quarta-feira (24/10), foi realizada a abertura dos Jogos, no Boliche XV (centro de Guarapuava), com a presença das delegações das IES paranaenses. Também participaram da solenidade o vice-reitor da UENP, o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona (presidente da Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Público – Apiesp) e o reitor da UEPG, João Carlos Gomes (presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – Abruem) e reitores das universidades públicas paranaenses.