UENP sedia audiência pública sobre Educação Ambiental no Paraná

Segunda, 30 Setembro 2019 18:14
Audiência foi conduzida pela professora Fabiana Campos, diretora de Políticas Ambientais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo Audiência foi conduzida pela professora Fabiana Campos, diretora de Políticas Ambientais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) sediou uma audiência pública para discutir Políticas Estaduais de Educação Ambiental. O evento, que reuniu cerca de 70 participantes entre membros das comunidades interna e externa, aconteceu na quinta-feira, 26 de setembro, na reitoria da UENP, em Jacarezinho.

A audiência foi conduzida pela professora Fabiana Campos, diretora de Políticas Ambientais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Dentre os presentes, estavam professores, agentes e acadêmicos da UENP, representantes de prefeituras da região, ativistas, membros de empresas e instituições que estão diretamente relacionados com o meio ambiente e demais interessados na pauta da educação ambiental.

A sessão foi aberta pela reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan. “Este espaço é muito importante e traz para a comunidade da região o papel de debater um tema que permeia todas as discussões do nosso cenário atual. Por isso, é muito importante darmos a nossa contribuição. A professora Fabiana está aqui para nos ouvir e eu acredito que nós podemos ajudar a construir a política de gestão ambiental do estado do Paraná”, afirmou.

O vice-reitor e membro da Comissão de Educação Ambiental do Estado do Paraná, Fabiano Gonçalves Costa, destacou a atuação realizada pelos comitês. “Quando a Comissão foi constituída, passei a integrar o grupo com muita satisfação. Rapidamente conseguimos viabilizar consultas públicas em todas as Universidades Estaduais do Paraná. Importante ressaltar que ao visitar as nossas Universidades, o Comitê se faz presente em todas as regiões do estado, uma vez que nossa rede de ensino superior tem abrangência em todo o território estadual”, ressaltou.

A professora Fabiana Campos fez uma contextualização do histórico, além do fluxo de trabalho de elaboração do Programa Estadual de Educação Ambiental e posteriormente apresentou a minuta do programa discutido na audiência. Dentre os vários temas colocados em pauta, Fabiana trouxe à tona questões sobre a formalidade da educação e a relação com a política.

“Sempre que se pensa em Educação Ambiental, as pessoas lembram de Ciências, de Biologia. Mas essa educação precisa ir além. Precisa ir para a conscientização das pessoas em torno de muitos temas relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. É preciso investir também na educação não formal para que os cidadãos mudem seus hábitos, sua rotina e sua cultura. Nos esforçamos também para encontrar um caminho coerente entre a técnica e as relações políticas. Este é o momento para ouvir a todos vocês”, destacou.

Após as participações do público e os importantes feedbacks oferecidos pelos membros das comunidades interna e externa, a professora Fabiana Campos recebeu uma homenagem da reitora e do vice-reitor pelos serviços prestados à UENP.  Com a contribuição do professor Fabiano Gonçalves Costa, a UENP está desenvolvendo uma especialização a distância em Educação Ambiental. No primeiro momento, a ideia é ofertar a formação adicional a cerca de 500 professores.