UENP assina acordos internacionais com universidades do Chile

Sexta, 25 Outubro 2019 11:57
UENP integra delegação da Abruem no Chile. Na foto, reitores se reúnem na Universidad Católica de Temuco UENP integra delegação da Abruem no Chile. Na foto, reitores se reúnem na Universidad Católica de Temuco

A reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Fátima Aparecida da Cruz Padoan, e a coordenadora de Relações Internacionais, Eliane Segati Rios Registro, realizaram missão no Chile. A viagem, organizada pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), aconteceu entre 30 de setembro e 4 de outubro por diversas cidades chilenas.

A Abruem assinou convênio de cooperação em relações internacionais com o Conselho de Reitores das Universidades Chilenas (CRUCH). Participaram da assinatura o vice-presidente Executivo do Conselho, reitor Aldo Valle Acevedo, a secretaria geral María Elena González e diretores de Relações Internacionais de universidades filiadas ao CRUCH.

Durante a Missão, a UENP também assinou acordos de cooperação com diversas universidades chilenas, entre elas a Universidad Academia de Humanismo Cristiano (UAHC). O acordo fortalece o ensino de graduação e pós-graduação na área de Geografia e, no futuro, também poderá ser estendido aos cursos de Pedagogia de ambas as partes.

Assinaram o acordo, que estimula o intercâmbio entre docentes e discentes das duas instituições, a reitora e a diretora de Relações Internacionais da UENP, além do reitor da UAHC, Álvaro Ramis, do vice-chanceler Acadêmico, Fabián González e do vice-chanceler de Desenvolvimento Institucional, Macarena Barahona.

A reitora Fátima Padoan destacou o acordo como uma possibilidade de ampliar e tornar mais eficaz o relacionamento com universidades chilenas. “O acordo permitirá um intercâmbio com estudantes da nossa universidade. Também temos expectativas de novos programas e empregos. Esse intercâmbio de alunos e professores será extremamente positivo”, explicou.

Para o Álvaro Ramis, a assinatura do acordo com a universidade brasileira será muito importante para ambas as instituições. “A Universidade Estadual do Norte do Paraná é uma universidade inovadora e que está realizando projetos de grande impacto social na área em que está localizada. Isso poderá contribuir muito para o projeto educacional da UAHC, dado o perfil social que ambas as instituições possuem”, afirmou. Ele relata ainda que o acordo ocorre no momento em que a internacionalização da  Academia está sendo fortalecida e que a Universidade tem muito interesse em conhecer experiências que a ajudem a melhorar cada vez mais seu ensino.

A UENP também assinou acordos de colaboração com a Universidad de La Frontera (UFRO), na região de La Araucanía. O documento foi assinado pelo reitor da UFRO, Eduardo Hebel Weiss. A Universidade paranaense também realizou acordo de estímulo ao intercâmbio docente e discente com a Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV), na presença do Coordenador de Cooperação Internacional da PUCV, Rodrigo Coloma e, ainda, com a Universidad Viña del Mar, na região de Valparaíso, com a presença de Carlos Isaac Pályi, reitor da instituição.

O relatório completo da missão é público e está disponível no link https://tinyurl.com/y3yakmuf