V Encontro de Integração movimenta comunidade acadêmica da UENP

Quarta, 30 Outubro 2019 08:54

O V Encontro de Integração movimentou toda a comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Realizado no Campus de Cornélio Procópio durante os dias 23 e 24 de outubro, o evento contou com a participação cerca de 800 pessoas, dentre alunos, professores e agentes universitários.

O Encontro reuniu atividades da IX Jornada de Iniciação Científica da UENP (JOIC), do V Seminário de Extensão e Cultura da UENP (SEC), do II Encontro Anual de Extensão (EAEX), do V Encontro de Internacionalização e do III Seminário de Ensino da UENP. O evento contou ainda com uma Tenda Cultural para apresentações artísticas de membros da comunidade no palco UENP Talentos.

Durante os dois dias, foram realizadas sete oficinas com temas diversos, além de grupos de trabalho que totalizaram mais de 260 apresentações, 109 comunicações orais de ensino, 90 resumos expandidos sobre extensão, dezenas de banners e 16 trabalhos apresentados no modelo “Hotscience”, com falas rápidas em língua inglesa.

O Encontro de Integração também contou, na abertura, com palestra ministrada pela professora-doutora Débora Mello Gonçales Sant'Ana, com o tema “Protagonismo Estudantil e Carreira” e mesa-redonda mediada pela professora-doutora Ana Inês Sousa, com a temática “Estratégias sobre a Inserção da Extensão nos Currículos de Graduação”.

Na solenidade de encerramento, os melhores trabalhos em cada modalidade de apresentação foram premiados pela comissão avaliadora do evento. Ao todo, mais de 600 estudantes da Universidade se inscreveram para participar do Encontro de Integração 2019.

O coordenador do Evento, professor Rui Gonçalves Marques Elias, avalia o sucesso desta edição do evento. “Hoje o Encontro de Integração é uma marca registrada da UENP. Toda a mobilização desde a inscrição até as apresentações científica e cultural já são aguardadas pelos professores e alunos desde o início do ano”, acentua.

“É um evento pensado com muito carinho pela comissão organizadora. Pensamos na satisfação do aluno em participar das palestras, oficinas e material distribuído. E não à toa, este ano, obtivemos um número ainda maior de inscritos, de trabalhos apresentados e atrações culturais. Graças ao apoio das Pró-Reitorias, Coordenadorias e dos Campi envolvidos, este evento tem sido um sucesso ano após ano”, conclui.

A reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan parabenizou a todos os envolvidos na organização do evento e destacou a consolidação da Universidade em suas áreas de atuação. "Momentos como este nos fortalecem como Universidade e nos proporcionam uma real dimensão das ações realizadas pela nossa Instituição, reafirmando a importância da Universidade pública e da UENP para o Norte do Paraná. Com a realização da V edição deste Encontro, cumpre-me mencionar o amadurecimento não só deste evento, mas, sobretudo, das atividades que a constituem no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão, da internacionalização e da cultura. Somos, sim, uma Universidade que tem se consolidado em suas áreas de atuação e é, com toda a certeza, uma referência para o nosso Estado".

Última modificação: Terça, 12 Novembro 2019 10:47