Reitoria da UENP realiza recepção aos calouros 2020 nos três campi

Sexta, 06 Março 2020 11:12
Recepção aos Calouros realizada no Campus de Jacarezinho Recepção aos Calouros realizada no Campus de Jacarezinho

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proec), Graduação (Prograd) e Direção Central dos Estudantes (DCE), realizou, de 2 a 4 de março, recepção aos calouros 2020 da Instituição. Os eventos realizados nos campi de Cornélio Procópio, Luiz Meneghel - Bandeirantes e de Jacarezinho contou com apresentação cultural da banda Bananeiras Brass Band e falas institucionais de boas-vindas aos ingressantes e aos veteranos dos cursos de graduação da Universidade.

As recepções contaram ainda com apresentação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UENP (NEABI). Os professores Carla Holanda (Cornélio Procópio), Mauro Januário (Bandeirantes) e Antonio Donizete Fernandes (Jacarezinho), membros do Núcleo, falaram sobre as ações do NEABI e estenderam convite à comunidade acadêmica para participar das pesquisas e ações do Núcleo. Em Cornélio Procópio, o professor Ricardo Campos falou também sobre as ações da Comissão Universidade para os Índios (CUIA). A programação contou ainda com divulgação da PROEC sobre a Dengue, buscando alertar a comunidade acadêmica sobre a necessidade de cuidados para o combate ao mosquito transmissor da doença, e apresentação das Bateriais Universitárias Percuchão, em Bandeirantes, e Capiau, em Jacarezinho. Ainda no Campus de Jacarezinho, a professora Micheli Gomes falou sobre o Centro Internacional de Idiomas da UENP e, juntamente com outros docentes, divulgou os cursos ofertados.

A reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, acentua que a programação organizada pela Reitoria da Universidade para recepção aos calouros 2020 buscou promover a integração da comunidade acadêmica com os alunos ingressantes, tendo como objetivo também partilhar uma cultura do respeito. “Foram três dias para celebrarmos o início do ano letivo 2020 em nossa Universidade, buscando recordar a todos sobre a necessidade do respeito, da responsabilidade pelo outro. É com grande alegria que dou boas-vindas à nossa comunidade acadêmica, em especial, aos ingressantes, desejando um ótimo ano letivo para todos”, disse a reitora.

O vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa, acentuou a importância das ações realizadas pela Reitoria, pelos Campi, Centros de Estudos, Colegiados e a parceria com o DCE para que a recepção aos Calouros 2020 ocorresse com sucesso. “O comprometimento de todos, professores, alunos e funcionários, para realização das ações e eventos foi fator determinante para que obtivéssemos um início de ano letivo muito positivo para nossa comunidade acadêmica, momentos marcados pela integração, pela alegria e pelo respeito”, acentuou.

O evento contou com a participação dos diretores Thiago Alves Valente (Cornélio Procópio), Ederson Marcos Sgarbi (Luiz Meneghel) e Fábio Neia Martini (Jacarezinho), nos respectivos campi de trabalho. Além da recepção promovida pela Reitoria e DCE, cada Campus contou ainda com programação própria que contribuiu para a mudança de paradigma da recepção de calouros.

Campanha contra o Trote

A Reitoria da UENP em parceiria com o DCE realizou também neste ano, por meio das redes sociais, a campanha “Trote não é legal. Na UENP, a regra é o respeito!” A ação buscou semear a cultura do respeito dentro da Universidade, contra atitudes violentas, ofensivas e discriminatórias durante a recepção aos novos alunos.

Última modificação: Sexta, 06 Março 2020 17:39