UENP participa da edição 2020 da GeniusCon

Quinta, 22 Outubro 2020 14:24 por Assessoria de Comunicação Social
Vice-reitor da UENP, professor Fabiano Gonçalves Costa, durante solenidade de abertura da GeniusCon 2020 Vice-reitor da UENP, professor Fabiano Gonçalves Costa, durante solenidade de abertura da GeniusCon 2020

A Universidade Estadual do Norte do Paraná participou da GeniusCon.2020, o maior evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Norte Pioneiro do Paraná. Neste ano, devido a pandemia do novo coronavírus, o evento foi realizado totalmente online, nos dias 7, 8 e 9 de outubro.

O público pode acompanhar palestras, oficinas, painéis, feiras virtuais dos parceiros do evento e exposição de startups, além de participar de competições, gamificação, batalha de pitches e do primeiro Hackathon online do Norte Pioneiro. A plataforma exclusiva e personalizada do GeniusCon 2020 proporcionou aos participantes uma experiência imersiva, com conteúdos gravados e ao vivo. Também foi desenvolvido um aplicativo exclusivo, que permitia a interação entre os participantes.

Na solenidade de abertura, o vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa, parabenizou a organização do evento e ressaltou a importância das universidades estaduais para o desenvolvimento regional. “Não deve ter sido fácil reorganizar algo tão grande como a GeniusCon, mas vocês conseguiram com muito sucesso. Gostaria de agradecer por tornarem a parceria da UENP tão forte. No Paraná somos em sete universidades estaduais e é inegável a importância das nossas instituições para o desenvolvimento regional. A UENP tem como missão o desenvolvimento do Norte Pioneiro e, portanto, nos colocamos ao lado de vocês, com esse sucesso tão grande do pensamento desenvolvimentista”, destacou.

A abertura do evento teve a participação especial do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes. Em sua fala, o ministro elogiou a produção de conhecimento no Brasil e salientou que o país ainda precisa crescer quando se trata de inovação. “O Brasil produz muito conhecimento, tem uma qualidade e quantidade de publicações científicas considerável. Contudo, na área de inovações, nós precisamos ainda de um bom trabalho para que todo esse conhecimento se transforme em novos produtos, serviços, empregos gerados pela tecnologia. O futuro é do conhecimento, tudo que temos hoje tende a convergir para o conhecimento”, afirmou.

O ministro também apontou a colaboração da pandemia para a ciências. “Esse momento de pandemia demonstrou a importância e a necessidade da ciência, como única arma que temos para vencer o coronavírus, a necessidade de tecnologia e de inovações para vencer e mitigar os impactos causados pelo vírus, e a necessidade de união entre todos, para que possamos sobreviver, aprender com essa situação e sair melhor”, frisou.

A GeniusCon.2020 é realizada pelo Sebrae, pelo Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná (SRI) e pela Prefeitura Municipal de Jacarezinho, com o apoio e patrocínio de diversos parceiros.