UENP realiza formação de membros da Comissão de Heteroidentificação

Quinta, 08 Abril 2021 14:26

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná, em conjunto com a Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Política de Ações Afirmativas da UENP (CAAF/UENP), realizou na quarta-feira, 8 de abril, o curso de Formação Continuada dos membros da Comissão de Heteroidentificação da CAAF – ingresso 2021.

A Comissão de Heteroidentificação é a responsável por homologar as Autodeclarações Etnico-Raciais dos ingressantes em vagas Sociorraciais nos processos de seleção Vestibular e SiSU. Para a formação, a UENP recebeu, virtualmente, o professor Alexsandro Eleotério, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), que ministrou a formação aos membros na tarde de quarta-feira.

Durante o curso, o professor explanou sobre as históricas desigualdades raciais que existem em vários países e descreveu as condições conjunturais que levaram o Governo Federal a promulgar a Lei das Cotas/2012 para Instituições Federais de Ensino Superior, ampliando a discussão para as Universidades Estaduais.

Além disso, o professor Alexsandro Eleotério avaliou os processos de homologação de candidatos autodeclarados negros pelas Comissões de Heteroidentificação, dedicando especial atenção à forma remota da verificação, que, ainda em 2021, deve ser o formato a ser usado por muitas Instituições de Ensino Superior.

A Pró-Reitoria de Graduação acentua que houve ampla participação dos membros da Comissão, que puderam, por meio de seus depoimentos, reflexões e questionamentos, esclarecer inúmeros pontos, dentre eles os relacionados ao racismo estrutural da sociedade brasileira.

Última modificação: Quarta, 14 Abril 2021 11:22