Evento na UENP discute as novas Diretrizes na Formação Docente

Sexta, 30 Julho 2021 15:41

Os cursos de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná, dos campi de Cornélio Procópio e de Jacarezinho, iniciaram, no dia 27 de julho, o I Ciclo de Debates: “Resolução 02/2019 – BNC Formação Inicial: Reflexos nos Cursos de Pedagogia”. Transmitido por meio da plataforma do Youtube, o evento contou com a participação da comunidade acadêmica da UENP, das universidades do Paraná e de outras regiões do país.

Participaram da abertura do evento a pró-reitora de Graduação da UENP, professora Ana Paula Belomo Castanho Brochado, a coordenadora geral e professora do curso de Pedagogia – CCP, Sandra Regina dos Reis, a coordenadora do curso de Pedagogia - CCP, professora Maria Cristina Cavaleiro, e a coordenadora do curso de Pedagogia – CJ, professora Roseli de Cássia Afonso.

A convidada para o debate, professora Susana Tozetto (UEPG/ANFOPE-PR), discutiu “pontos e contrapontos” das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica. Ao longo de sua exposição e respondendo às perguntas de participantes, Susana enfatizou, dentre outros, que o documento da DCN revela o avanço de uma perspectiva política que procura empreender preceitos do grande capital e sua filosofia neoliberal. Uma proposta de formação “aligeirada, esvaziada de teoria e fortemente instrumental”.

Ao final, a professora Suzana afirmou que, diante dessas Diretrizes impostas pelo Conselho Nacional de Educação, o caminho para as universidades públicas e professores é “resistir”. Resistir na defesa de uma formação que prime pela busca da valorização e emancipação humana.

O “I Ciclo de Debates” terá continuidade no dia 4 de agosto, a partir das 19h. A próxima palestra será com a professora Suzane Gonçalves da FURG/Presidenta da ANFOPE.

A palestra na íntegra está disponível pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=JL8TfOSrt28

Última modificação: Quarta, 04 Agosto 2021 09:15