Ciclo de debates da UENP amplia discussão sobre diretrizes de formação docente

Quarta, 11 Agosto 2021 14:03

Os cursos de Pedagogia dos campi de Cornélio Procópio e Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná realizaram, no dia 4 de agosto, a segunda palestra do “Ciclo de Debates dos Cursos de Pedagogia da UENP” pelo Youtube. O evento contou com a participação da comunidade acadêmica da UENP, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), das Universidades Federais de Mato Grosso do Sul (UFMS), do Rio Grande do Sul (UFRS), da Fronteira Sul (UFFS) e outras.

A convidada da noite, Suzane Gonçalves, docente da Universidade Federal do Rio Grande e presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE NACIONAL), discutiu as Diretrizes Curriculares Nacionais, a BNC Formação e o Edital nº35 de junho de 2021.
Em seus destaques iniciais, a professora ponderou que as Diretrizes e a BNC desconsideram os estudos e pesquisas sobre a formação de professores realizadas nas Instituições de Ensino Superior Públicas e nas associações que congregam docentes em nosso país.

Segundo a professora, explicita-se, por meio dessas propostas, uma concepção meramente pragmática e utilitarista, visando a submissão da formação de professores e professoras à BNCC, que é um instrumento de padronização de competências, conteúdos e habilidades e reflete num esvaziamento da função social da escola e seu sentido público.

Suzane também trouxe para o debate o Edital Nº 35 do MEC, que institui o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares, enfatizando que a tentativa de cooptação por parte do Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação ao “acenarem para as Instituições de Ensino superior com a possibilidade de direcionar parcos recursos orçamentários” para tal programa, também reveste-se de ação compulsória cuja intencionalidade é a adequação e alinhamento da Formação Docente à atual Política Curricular Nacional da Educação Básica (BNCC).

Para ela, trata-se de reforçar uma vez mais a importância da resistência dos cursos de Pedagogia e de todas as licenciaturas às propostas que não dialogam com os princípios que convergem com a necessidade da relação entre formação inicial e continuada de forma contextualizada com a sociedade e na luta contra as desigualdades sociais, a gestão democrática da educação em todos os níveis e a autonomia universitária.

O evento teve como mediadora a professora Flavia Martinez, do curso de Pedagogia, do Campus Jacarezinho, e contou com a presença do diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE/CCP), professor Augusto Seawrigth Zanatta, e do diretor do CCHE/CJ, professor Alfredo Moreira da Silva Junior.

O I Ciclo de Debates terá continuidade no dia 12 de agosto, a partir das 19h30. A próxima palestra será com a professora Andreia Militão da UEMS/ANFOPE – MS, com o tema “Desdobramentos da Resolução CNE/CPn.2/2019 para o trabalho docente”, com mediação da professora Maria Cristina Cavaleiro, da UENP.

A íntegra da palestra realizada do dia 04 de agosto está disponível AQUI

Última modificação: Quarta, 18 Agosto 2021 12:39