Apiesp se reúne com governador para apresentar demandas das universidades

Terça, 05 Outubro 2021 20:32
Reunião contou com a participação dos reitores das sete Universidades Estaduais do Paraná Reunião contou com a participação dos reitores das sete Universidades Estaduais do Paraná

A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP) se reuniu, nesta terça-feira, 5, com o governador Ratinho Júnior para solicitar apoio a demandas urgentes das Universidades. A reunião contou com a participação dos reitores das sete Universidades Estaduais do Paraná.

Na reunião, foi entregue ao governador documento que apresentou demandas das universidades. No ofício, apresentou-se a necessidade de contratação de agentes técnicos universitários, destacando a urgência na autorização, considerando o aumento significativo nos desligamentos de servidores. Por meio do documento, os reitores solicitaram também a autorização para realização de serviços extraordinários (horas extras), considerando a necessidade de continuidade dos serviços prestados, sobretudo na área da saúde.

No ofício, foi feito também a solicitação de aplicação total da Lei de Cargos, a regularização de todos os itens previstos na Lei, uma vez que a falta de implantação das gratificações aos coordenadores dos cursos vem causando problemas de gestão administrativa. Por fim, o documento assinado pelos reitores solicita a destinação de orçamento de custeio, recordando que, desde 2015, os orçamentos das universidades vêm sofrendo sucessivos cortes em sua recomposição, acarretando o risco de descontinuidade das atividades essenciais.

A presidente da Apiesp e reitora da UENP, professora Fátima Padoan, destacou o comprometimento do governador para a resolução das questões. “Nós solicitamos o apoio do governador para as questões urgentes das nossas universidades. As demandas apresentadas não se referem a aumento de despesas, uma vez que todas têm a finalidade de recomposição orçamentária, seja para recursos humanos seja para custeio”, explica. Fátima aproveitou para agradecer o atendimento do governador. “Na reunião, houve o compromisso do governador Ratinho Junior para as resoluções dessas questões apresentadas pelas nossas Universidades Estaduais”, destacou.

Participaram da reunião, além da reitora da UENP, os reitores das Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Sérgio Carvalho; de Maringá (UEM), Júlio César Damasceno; de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto; do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Alexandre Almeida Webber; do Centro-Oeste (UNICENTRO), Fábio Hernandes; e do Paraná (UNESPAR), Salete Machado Sirino, além do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.

Última modificação: Terça, 05 Outubro 2021 20:47