Governo destina R$259 mil para implantação do Parque de Cultura e Inovação da UENP

Sexta, 22 Outubro 2021 15:17
(Da esq. para a dir.) Luciano Bernardes, Fátima Padoan, Bruno Galindo, Fabiano Costa, Ana Paula e James Rios acompanham assinatura do superintende da SETI, Aldo Bona, que liberou R$259 mil para UENP (Da esq. para a dir.) Luciano Bernardes, Fátima Padoan, Bruno Galindo, Fabiano Costa, Ana Paula e James Rios acompanham assinatura do superintende da SETI, Aldo Bona, que liberou R$259 mil para UENP

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, assinou na quinta-feira (21) a liberação de R$ 259 mil em recursos destinados à implantação do Parque de Cultura, Extensão e Inovação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

O espaço de 120 mil metros quadrados, localizado na cidade de Jacarezinho, tem o objetivo de impulsionar as atividades culturais, de extensão, empreendedorismo e inovação na região. O parque abrigará um planetário, um museu, salas multiuso, galpão cultural, incubadora de empresas e “espaço maker”, local focado no desenvolvimento de protótipos de produtos.

“O repasse que assinamos possibilita que a universidade coloque em funcionamento um conjunto de atividades culturais, coordenadas por projetos de extensão. Estamos convictos de que esse espaço poderá servir à comunidade, oportunizando que a UENP cumpra ainda mais com seu papel social”, destaca o superintendente da Seti, Aldo Bona.

Serão ofertados à comunidade oficinas e exposições culturais, exposições científicas, atividades de diversos projetos de extensão, atividades e ações de empreendedorismo e inovação e oficina de línguas. Um dos projetos para o local é um Circuito sustentável do Norte Pioneiro do Paraná, que envolve conteúdos de biologia, química, física, matemática, história, português, inglês e libras.

A reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, destacou que o desejo da instituição é tornar o espaço uma referência cultural para o Norte do Paraná após a implementação de todo o projeto previsto para o local. Padoan acentuou ainda que a parceria envolve a participação da Prefeitura de Jacarezinho, Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e da Seti, órgãos que foram fundamentais para viabilizar todas as ações previstas.

“Nosso desejo é desenvolver e fortalecer cultural e economicamente nossa região. Esse espaço irá beneficiar, por meio de oficinas culturais permanentes, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos dos bairros como o Jardim São Luiz, Jardim Castro, Vila Prestes, Vila Setti, Panorama e Aeroporto, além de outros bairros mais distantes e nossa comunidade acadêmica”, disse a reitora.

Participaram também da assinatura e da visita ao Parque o vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa; o pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional, Bruno Galindo; a pró-reitora de Graduação, Ana Paula Brochado; o diretor de Cultura, James Rios; e o diretor da Tecpar, Luciano Bernardes.

Doação
Em novembro de 2020, o Tecpar cedeu as instalações de sua unidade em Jacarezinho para a UENP e disponibilizou três colaboradores para o desenvolvimento de soluções junto ao corpo acadêmico da universidade.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destacou que a parceria é estratégica para o instituto e têm como foco unir esforços entre educação, desenvolvimento tecnológico, soluções tecnológicas e difusão tecnológica. “A parceria entre o Tecpar e a UENP deve fomentar o apoio científico e tecnológico às atividades de diversos setores econômicos de interesse para o Estado, com a difusão de tecnologias de gestão para a melhoria da competitividade das organizações públicas e privadas”, observa.

Última modificação: Sexta, 22 Outubro 2021 15:31